Вы находитесь на странице: 1из 2

PRTICA SIMULADA III PROFa M. Sc.

Aline Magna Cardoso Barroso Lima

CASO PRTICO N. 03 Rito sumarssimo: Sidlia Alves, residente em Santa Cruz, prestou servios domsticos para a Sra. Mrcia Regina, de 25.08.2004 at 30.12.2010, data em foi despedida sem justa causa. Resta salientar que os servios foram prestados na residncia da exempregadora, localizada na cidade do Rio de Janeiro, e que a remunerao percebida por Sidlia era de R$ 581,88, em observncia ao piso regional da categoria no Estado do Rio de Janeiro, alm de sua jornada de trabalho ser das 8hs s 17hs com 1h de intervalo para descanso e alimentao, de segunda a sexta feira. A ex-empregadora anotou a CTPS de Sidlia, sem, no entanto, recolher os depsitos relativos ao FGTS. Quando da despedida, a Sra. Mrcia arcou com o pagamento de todas as verbas resilitrias devidas, bem com o pagamento das parcelas contratuais vencidas, de acordo com o recibo de pagamento assinado por Sidlia e confirmado seu recebimento. Cumpre esclarecer, que a ex-empregadora domstica realizou as contribuies previdencirias corretamente. Porm, Sidlia alega que, apesar de residir longe do trabalho, nunca recebeu o pagamento do vale-transporte. Assim, por inmeras vezes requereu tal direito ex-empregadora sem, no entanto, lograr xito. Elabore a pea processual cabvel, considerando a data de ajuizamento da ao em 02.02.2011.

Empregados Domsticos: .1 conceito e normatizao: Lei 5859/72 .2 direitos: art. 7, pargrafo nico, CF/88 + Lei 5858/72 + Lei 7418/85 (Vale-Transporte) + Lei 605/49 (feriados)

- O aluno deve seguir o roteiro abaixo na confeco da pea: 1) ENDEREAMENTO: local da prestao dos servios:art. 651 CLT e art.112CRFB/88. 2) QUALIFICAO COMPLETA: art. 39,I, CPC c/c 44 CPC. 3) NOME DA PEA EM DESTAQUE (especificar o rito: exigncia da prova da OAB) 4) GRATUIDADE DE JUSTIA: art. 790, 3, da CLT c/c Lei 1060/50 c/c Lei 5584/70. 5)TUTELA ANTECIPADA/LIMINAR: -LIMINAR: art. 659, IX (dirigente sindical afastado) e X (transferncia abusiva) da CLT- pedir a nulidade da dispensa e a consequente reintegrao ou a indenizao substitutiva. -TUTELA ANTECIPADA art. 273 CPC c/c art. 769 CLT para demais estveis ou com garantia de emprego; saque de FGTS e entrega das guias do seguro-desemprego. 7)FATOS E FUNDAMENTOS (juntos ou separados): Se fizer separado, os fatos correspondem a um resumo do que aconteceu e no se cita artigos. J se for feito junto, fazer um tpico para cada fato separadamente contando o que houve e qual o direito relacionado. a adequao da lei ao caso concreto. importante, ainda, concluir e dizer o que se pretende (o pedido). Isso ajuda na hora da formulao dos pedidos propriamente ditos.

PRTICA SIMULADA III PROFa M. Sc. Aline Magna Cardoso Barroso Lima
8)ROL DOS PEDIDOS: - Separar por itens, podendo ser utilizados nmeros ou letras. - Se for sumarssimo tem que ser lquido (indicar os valores art. 852 B, CLT) - Se houver antecipao de tutela ou liminar tem que ser o p rimeiro pedido. (colocar que se assim no entender V.Exa. seja deferida, no mrito, a reintegrao, ou a indenizao substitutiva, por ex. e, ainda, elaborar abaixo um pedido em ordem sucessiva, pedindo que caso no seja deferida a reintegrao nem a indenizao substitutiva, que lhe sejam pagas as parcelas decorrentes da extino contratual) - Se for pedir honorrios os fundamentos devem constar como um dos tpicos da fundamentao. - Pedir a condenao da reclamada e relacionar cada pedido (liminares e de mrito) 9)ENCERRAMENTO: Requerer a notificao do Reclamado (ou requerer seja o reclamado citado por edital se em local incerto e no sabido), para comparecer audincia para se defender, sob pena de confesso. Protestar pela produo das provas. Valor da causa: se o procedimento for o Ordinrio voc ter que arbitrar um valor causa acima de 40 salriosmnimos. J se for o Sumarssimo, no se pode arbitrar e o valor da causa corresponder ao somatrio de cada pedido lquido, no podendo ultrapassar 40 salrios-mnimos. Pede deferimento. Local, data e assinatura e OAB do advogado.

Вам также может понравиться