Вы находитесь на странице: 1из 7

Universidade Federal da Bahia Departamento de Hidrulica e Saneamento

Captulo 1

CAPTULO 1 CONCEITOS BSICOS 1.1 Introduo Hidrologia uma cincia multidisciplinar que lida com a ocorrncia, circulao e distribuio das guas na Terra, suas propriedades fsicas e qumicas, e sua interao com o meio ambiente. Devido natureza complexa do ciclo hidrolgico e da sua relao com o clima, tipos de solo, topografia e geologia, a hidrologia se confunde com outras cincias que fazem parte da geografia fsica, tais como: meteorologia, geologia e oceanografia. A atmosfera terrestre, os oceanos, as geleiras, os lagos, os rios e a crosta terrestre contm cerca de 1,4x1018m3 de gua, distribudos da seguinte forma (Peixoto e Oort, 1990 apud Tucci, 1993):

Oceanos Geleiras guas subterrneas Rios e lagos Biosfera Atmosfera

1.350 25 8,4 0,2 0,0006 0,0130

x 1015 m3 x 1015 m3 x 1015 m3 x 1015 m3 x 1015 m3 x 1015 m3

Apesar da abundncia, a distribuio espacial e temporal da gua sobre a Terra bastante irregular causando problemas de excesso de gua em alguns lugares e escassez em outros. Aos problemas que ocorriam devido aleatoriedade dos eventos hidrolgicos vieram se somar os causados pela interveno humana sobre o meio ambiente, que, em diversos lugares, alcanou um nvel crtico, afetando o clima e as condies de vida em escala global. Os estudos hidrolgicos so utilizados para avaliar o efeito destas aes antrpicas sobre os recursos hdricos, realizar previses sobre o que pode ocorrer no futuro, e que medidas podem ser adotadas para evitar ou reduzir as conseqncias negativas para o bem estar da humanidade. A Hidrologia Aplicada tenta superar estes problemas atravs da previso de eventos extremos e da disponibilidade dos recursos hdricos. Como ainda no possvel prever com segurana e com antecedncia os eventos hidrolgicos, por serem aleatrios, a estatstica, com base em registros passados, uma ferramenta de suporte hidrologia. O objetivo do estudo ou projeto determinar a fase do ciclo hidrolgico e a escala de interesse. Basicamente, existem dois grupos de estudo: (1) a estimativa de disponibilidade e demandas e (2) a previso de eventos extremos. O primeiro grupo se aplica a: planos diretores de bacias; estudos de impacto ambiental; projetos de abastecimento; projetos de irrigao; projetos de gerao de energia. O segundo grupo se aplica a: projetos de proteo contra enchentes; projetos de grandes obras: barragens, pontes, estradas; projetos de drenagem. Desta forma, pode-se resumir os principais objetos de interesse do engenheiro hidrlogo nos seguintes itens: 1. 2. Vazes mximas esperadas em galerias de drenagem ou bueiros; Capacidade requerida de reservatrios para garantir suprimento de gua adequado para irrigao ou abastecimento urbano;

Grupo de Recursos Hdricos - Apostila de Hidrologia 1

Universidade Federal da Bahia Departamento de Hidrulica e Saneamento

Captulo 1

3. 4. 5.

Efeito de barragens sobre o controle de enchentes em bacias hidrogrficas; Efeito do desenvolvimento urbano sobre o sistema de drenagem e o escoamento de enchentes; Delimitao de nveis provveis de enchentes para garantir a proteo de reas urbanizadas contra alagamentos, ou para realizar o zoneamento da bacia em relao ao risco de enchentes.

A diversidade de interesses e a consequente diversidade de estudos tornam a Hidrologia Aplicada uma cincia complexa, impondo especialistas em diversas reas. O papel do hidrlogo coordenar as atividades destes profissionais e analisar os estudos elaborados, gerando um resultado que se aproprie aos objetivos do estudo ou do projeto. 1.2 Histrico Os primeiros estudos hidrolgicos de que se tem registro tinham objetivos bastante prticos. H 4000 anos, foi instalado no rio Nilo um nilmetro (escala para leitura do nvel do rio Nilo), ao qual apenas sacerdotes tinham acesso. A taxa de imposto a ser cobrada durante o ano dependia do nvel de gua do rio Nilo. A primeira referncia a medio de chuva data de cerca de 2000 anos, na ndia. Neste caso o total precipitado no ano tambm servia como base para clculo de impostos. interessante observar que as primeiras medies hidrolgicas foram realizadas para servir a propsitos sociais e polticos, ao invs de serem usados como base para projetos de obras hidrulicas ou para o entendimento de fenmenos hidrolgicos. Na histria recente da hidrologia pode-se observar grandes avanos a partir de 1930, quando agncias governamentais de pases desenvolvidos comearam a desenvolver seus prprios programas de pesquisas hidrolgicas. Sherman (1932), o hidrograma unitrio; Horton (1933), a teoria da infiltrao; Gumbel (1941) props a distribuio de valores extremos para anlise de freqncia de dados hidrolgicos. A introduo da computao digital na hidrologia, nas dcadas de 1960 e 1970, permitiu que problemas hidrolgicos complexos fossem simulados como sistemas completos pela primeira vez. O primeiro modelo hidrolgico completo foi desenvolvido pela Universidade de Stanford (1966). Este modelo pode simular os processos mais importantes do ciclo hidrolgico: precipitao, evapotranspirao, infiltrao, escoamento superficial, escoamento subterrneo e escoamento em canais. Outros modelos foram desenvolvidos em seguida: HEC-1 (1973), Corpo de Engenheiros do Exrcito Americano; ILLUDAS (1974), e outros. No Brasil, os primeiros textos publicados em hidrologia so de Garcez (1961) e Souza Pinto et al. (1973). Por ocasio do Decnio Hidrolgico Internacional, foi implantado no Rio Grande do Sul, com a participao da UNESCO, o primeiro curso de ps-graduao em Hidrologia, junto ao Instituto de Pesquisas Hidrulicas da Universidade Federal do Rio Grande do sul (IPH). O IPH tem sido responsvel pelo desenvolvimento de modelos de simulao hidrolgica, tais como os modelos IPH, determinsticos, tipo chuva-vazo, e os modelos MAG, para auxiliar na gesto de bacias. Hoje existem inmeros cursos de ps-graduao no pas, que mantm uma comunidade cientfica com interesse especfico em hidrologia. Em 1977, foi fundada a Associao Brasileira de Recursos Hdricos, que tem publicado trabalhos cientficos que so apresentados em simpsios, hoje internacionais, e tambm publica revistas tcnicas e livros de hidrologia.

Grupo de Recursos Hdricos - Apostila de Hidrologia 2

Universidade Federal da Bahia Departamento de Hidrulica e Saneamento

Captulo 1

1.3 Ciclo hidrolgico Os processos fsicos que controlam a distribuio e o movimento de gua so melhor compreendidos se descritos como ciclo hidrolgico. Uma representao esquemtica do ciclo hidrolgico no meio ambiente natural mostrada na Figura 1.1. O ciclo hidrolgico pode ser dividido em etapas para melhor compreenso: precipitao; interceptao; infiltrao; escoamento superficial; escoamento subterrneo; transpirao e evaporao. A precipitao, escolhida como ponto inicial, etapa do ciclo hidrolgico, cuja forma mais frequente a chuva, que ocorre quando o vapor dgua presente na atmosfera se aglutina formando microgotculas, que se agrupam at terem tamanho e peso suficiente para precipitar sob a forma de chuva, neve ou granizo. A precipitao pode ocorrer diretamente sobre um corpo dgua, ou deslocar-se sobre o solo, a partir do ponto de impacto, at um curso dgua, ou infiltrar.
Figura 1.1 - Ciclo hidrolgico no meio natural

Na etapa seguinte, parte da precipitao sofre interceptao antes de tocar o solo, ficando retida na vegetao at ser evaporada ou alcanar o solo, quando a precipitao exceder a capacidade de reteno da vegetao, ou pela ao dos ventos. A gua retida em depresses do solo tende a infiltrar. A infiltrao ocorre enquanto a intensidade da precipitao no exceder a capacidade de infiltrao do solo, ou seja, enquanto a superfcie do solo no estiver saturada. A partir do momento em que foi excedida a capacidade de reteno da vegetao e do solo e a superfcie do solo j estiver saturada, passa a haver escoamento superficial. A gua, impulsionada pela gravidade para cotas mais baixas, forma pequenos filetes que tendem a se unir e formar cursos dgua, que continuam fluindo at encontrar riachos que formaro rios, de porte cada vez maior, at atingir um oceano ou um lago. O escoamento subterrneo acontece quando a poro de precipitao infiltrada percola at os aqferos subterrneos (zona de saturao), escoando de forma bastante lenta. Quando o escoamento da gua infiltrada ocorre na zona de aerao do solo (camada insaturada) at aparecer como escoamento superficial chamado de escoamento de base. Este escoamento mantm a vazo de base dos rios em perodos de estiagem. Parte da gua armazenada no solo ser consumida pela vegetao voltando, em seguida, atmosfera pelas folhas das plantas, em um processo chamado transpirao. O fenmeno de evaporao se inicia antes mesmo da chuva tocar o solo, aps a formao da precipitao. A evaporao ainda ocorre diretamente do solo desprovido de vegetao. Nos lagos, mares e oceanos, rios e outros corpos dgua a evaporao devolve a gua atmosfera, completando o ciclo hidrolgico, estando, outra vez disponvel para ser precipitada.

Grupo de Recursos Hdricos - Apostila de Hidrologia 3

Universidade Federal da Bahia Departamento de Hidrulica e Saneamento

Captulo 1

O ciclo hidrolgico em uma bacia pode ser representado, em unidades de altura (mm ou polegadas) pela equao do balano hdrico (Equao 1.1): P R G E T = S (1.1) Onde P = precipitao; R = escoamento superficial; G = escoamento subterrneo ou de base; E = evaporao; T = transpirao; S = armazenamento. Esta representao do ciclo hidrolgico pode ser aplicada a qualquer tamanho de bacia, como base para o desenvolvimento de um modelo matemtico que represente o escoamento em uma bacia. A principal dificuldade neste tipo de modelao que alguns dos termos da equao podem ser desconhecidos. A prova que o ciclo hidrolgico em um meio ambiente natural no esttico, que a prpria paisagem, est sempre em constante transformao. Precipitaes muito intensas causam eroso da superfcie do solo. O escoamento de ondas de cheia de eventos de grande volume podem mudar a configurao de leitos de rios, deslocando bancos de areia e provocando eroso das margens. Em perodos muito secos o permetro de reas desrticas pode crescer. Em resumo, mesmo em ambientes naturais, a precipitao e o escoamento superficial causam alteraes significativas s bacias hidrogrficas.

E T P R G2 S

G1

Fig. 1.2 - Esquema de balano hdrico

Com o crescimento da populao mundial, as alteraes ao meio ambiente se tornaram mais importantes, causando maiores mudanas s caractersticas do escoamento nas bacias hidrogrficas. A derrubada da vegetao natural para o desenvolvimento da agricultura aumenta a superfcie de solo exposto, com bvia diminuio da proteo natural da vegetao. Esta perda de proteo diminui o potencial de infiltrao do solo, aumenta o escoamento superficial e resulta em grandes perdas de solo. Nos ltimos dois sculos, o crescimento das cidades tem modificado drasticamente a paisagem nos arredores destes centros urbanos. A urbanizao tem interferido significativamente nos processos envolvidos no ciclo hidrolgico.

Grupo de Recursos Hdricos - Apostila de Hidrologia 4

Universidade Federal da Bahia Departamento de Hidrulica e Saneamento

Captulo 1

Superfcies impermeveis, tais como telhados e ruas pavimentadas, reduzem o potencial de infiltrao e consequentemente a recarga dos aqferos subterrneos, e aumentam o volume do escoamento superficial. Estas superfcies ainda apresentam uma rugosidade menor, aumentando a velocidade do escoamento superficial e a eroso. Estas alteraes do ciclo hidrolgico tm agravado as enchentes e aumentado a sua freqncia, trazendo transtornos e prejuzos s populaes urbanas. Uma representao esquemtica do ciclo hidrolgico no meio ambiente urbanizado mostrada na Figura 1.3.
Figura 1.3 - Ciclo hidrolgico em ambiente urbanos

Grupo de Recursos Hdricos - Apostila de Hidrologia 5

Universidade Federal da Bahia Departamento de Hidrulica e Saneamento

Captulo 1

A seca ... Aproxima-se a seca. O sertanejo adivinha-a e prefixa-a graas ao ritmo singular com que se desencadeia o flagelo. ... Com os escassos recursos das prprias observaes e das dos seus maiores, em que ensinamentos prticos se misturam a extravagantes crendices, tem procurado estudar o mal, para o conhecer, suportar e suplantar. Aparelha-se com singular serenidade para a luta. Dois ou trs meses antes do solstcio de vero, especa e fortalece os muros dos audes, ou limpa as cacimbas. Faz os roados e arregoa as estreitas faixas de solo arvel orla dos ribeires. Est preparado para as plantaes ligeiras vinda das primeiras chuvas. Procura em seguida desvendar o futuro. Volve o olhar para as alturas; atenta longamente os quadrantes; e perquire os traos mais fugitivos das paisagens. Os sintomas do flagelo desponta-lhe, ento, encadeados em srie, sucedendo-se inflexveis, como sinais comemorativos de uma molstia cclica, da sezo assombreadora da Terra. Passam as chuvas de caju em outubro, rpidas, em chuvisqueiras prestes delidos nos ares ardentes, sem deixarem traos; e pintam as caatingas, aqui, ali, por toda a parte, mosqueadas de tufos pardos de rvores marcescentes, cada vez mais numerosos e maiores, lembrando cinzeiros de uma combusto abafada, sem chamas; e greta-se o cho; e abaixa-se vagarosamente o nvel das cacimbas... Do mesmo passo nota que os dias, estuando logo ao alvorecer, transcorrem abrasantes, medida que as noites se vo tornando cada vez mais frias. A atmosfera absorve-lhe, com avidez de esponja, o suor da fronte, enquanto a armadura de couro, sem mais a flexibilidade primitiva, se lhe endurece aos ombros, esturrada, rgida, feito uma couraa de bronze. E ao descer das tardes, dia a dia menores e sem crepsculos, considera, entristecido, nos ares, em bandos, as primeiras aves emigrantes, transvoando a outros climas. o preldio de sua desgraa. V-o acentuar-se, num crescendo, at dezembro. Precautela-se: revista, apreensivo, as malhadas. Percorre os logradouros longos. Procura entre as chapadas que se esterilizam vrzeas mais benignas para onde tange os rebanhos. E espera, resignado, o dia 13 daquele ms. Porque, em tal data, usana avoenga lhe faculta sondar o futuro, interrogando a Providncia. a experincia tradicional de Santa Luzia. No dia 12 ao anoitecer expe ao relento, em linha, seis pedrinhas de sal, que representam, em ordem sucessiva da esquerda para a direita, os seis meses vindouros, de janeiro a junho. Ao alvorecer de 13 observa-as: se esto intactas, pressagiam a seca; se a primeira apenas se deliu, transmudada em aljfar lmpido, certa a chuva em janeiro; se a segunda, em fevereiro; se a maioria ou todas, inevitvel o inverno benfazejo. Esta experincia belssima. Em que pese ao estigma supersticioso, tem base positiva, e aceitvel que se considere que dela se colhe a maior ou menor dosagem de vapor dgua nos ares, e, dedutivamente, maiores ou menores probabilidades de depresses baromtricas, capazes de atrair o afluxo das chuvas.
Grupo de Recursos Hdricos - Apostila de Hidrologia 6

Universidade Federal da Bahia Departamento de Hidrulica e Saneamento

Captulo 1

Entretanto, embora tradicional, esta prova deixa ainda vacilante o sertanejo. Nem sempre desanima, ante os seus piores vaticnios. Aguarda, paciente, o equincio da primavera, para definitiva consulta aos elementos. Atravessa trs longos meses de expectativa ansiosa e no dia de S. Jos, 19 de maro, procura novo augrio, o ltimo. Aquele dia para ele o ndice dos meses subseqentes. Retrata-lhe, abreviadas em doze horas, todas as alternativas climticas vindouras. Se durante ele chove, ser chuvoso o inverno: se, ao contrrio, o Sol atravessa arrazadoramente o firmamento claro, esto por terra as suas esperanas. A seca inevitvel. Euclides da Cunha Os Sertes

QUESTIONRIO 1. Como o ciclo hidrolgico pode ser alterado em uma bacia em estado natural ? 2. Quais as etapas do ciclo hidrolgico que so afetadas pela urbanizao? 3. Defina o balano hdrico. Descreva a sua equao.

Grupo de Recursos Hdricos - Apostila de Hidrologia 7

Вам также может понравиться