Вы находитесь на странице: 1из 5

Quais as Doenas transmitidas pela gua ?

A falta de gua potvel e de esgoto tratado facilita a transmisso de doenas que, calcula-se, provocam cerca de 30 mil mortes diariamente no mundo. A maioria delas acontece entre crianas, principalmente as de classes mais pobres, que morrem desidratadas, vtimas de diarria causadas por micrbios. No Brasil, infelizmente mais de 3 milhes de famlias no recebem gua tratada e um nmero de casas duas vezes e meia maior que esse no tem esgoto. Isso muito grave. Estima-se que o acesso gua limpa e ao esgoto reduziria em pelo menos um quinto a mortalidade infantil. Para evitar doenas transmitidas pela gua devemos tomar os seguintes cuidados:

Proteger audes e poos utilizados para o abastecimento; Tratar a gua eliminando micrbios e impurezas nocivas a sade

humana; Filtrar e ferver a gua; No lavar alimentos que sero consumidos crus com gua no tratada como verduras, frutas e hortalias. As principais doenas transmitidas pela gua so:

Diarria infecciosa Clera Leptospirose Hepatite Esquistossomose

Diarreia infecciosa Se a pessoa vai muitas vezes ao banheiro e as fezes saem lquidas ou muito moles, ela pode estar com diarreia. A diarreia pode ser provocada por micrbios adquiridos pela comida ou gua contaminadas. As diarreias leves quase sempre acabam sozinhas. No entanto, preciso beber lquidos para evitar a desidratao, que muito perigosa. Uma criana com diarria precisa continuar a ser amamentada ou continuar com a alimentao. s crianas que j comem alimentos slidos devem ser oferecidas misturas bem amassadas de cereais e feijo ou carne bem cozidos, por exemplo. Depois de a diarria passar, bom dar a ela uma alimentao extra, para ajudar na recuperao. Crianas e idosos correm maior risco de desidratao. Por isso, importante tomar tambm os sais de reidratao oral, fornecidos pelos postos de sade. Eles devem ser misturados em gua, na quantidade indicada na embalagem. Clera

Originria da sia, mais precisamente da ndia e de Bangladesh, a clera se espalhou para outros continentes a partir de 1817. Chegou ao Brasil no ano de 1885, invadindo os estados do Amazonas, Bahia, Par e Rio de Janeiro. Em 1893 a doena chegou a So Paulo, alastrando-se tanto na capital quanto no interior do estado. No entanto, no final do sculo XIX, o governo brasileiro declarava a doena erradicava de todo o pas. Cerca de um sculo depois, em abril de 1991, a clera chegou novamente ao Brasil. Vindo o Peru, fez sua primeira vtima na cidade de Tabatinga, Amazonas. A clera uma doena infecciosa que ataca o intestino dos seres humanos. A bactria que a provoca foi descoberta por Robert Koch em 1884 e, posteriormente, recebeu o nome de Vibrio cholerae. Ao infectar o intestino humano, essa bactria faz com que o organismo elimine uma grande quantidade de gua e sais minerais, acarretando sria desidratao. A bactria da clera pode ficar incubada de um a quatro dias. Quando a doena se manifesta, apresenta os seguintes sintomas: nuseas e vmitos; clicas abdominais; diarria abundante, esbranquiada como gua de arroz, podendo ocasionar a perda de at um litro de gua por hora e cibras. A clera transmitida principalmente pela gua e por alimentos contaminados. Quanto o vibrio ingerido, instala-se no intestino do homem. Esta bactria libera uma substncia txica, que altera o funcionamento normal das clulas intestinais. Surgem, ento, a diarria e o vmito. Leptospirose A leptospirose uma doena bacteriana, que afeta humanos e animais, causada pela bactria do gnero Leptospira. transmitida pela gua e alimentos contaminados pela urinas de animais, principalmente o rato. uma doena muito comum depois de enchentes, pois as pessoas andam sem proteo em guas contaminadas. Em humanos a leptospirose causa uma vasta gama de sintomas, sendo que algumas pessoas infectadas podem no ter sintoma algum. Os sintomas da leptospirose incluem febre alta, dor de cabea forte, calafrio, dor muscular e vmito. A doena tambm pode causar os seguintes sintomas: olhos e pele amarelada, olhos vermelhos, dor abdominal, diarria e erupes na pele. Se a leptospirose no for tratada, o paciente pode sofrer danos nos rins, meningite (inflamao na membrana ao redor do crebro e cordo espinhal), falha nos rins e problemas respiratrios. Hepatite uma inflamao no fgado que pode ser provocada por vrios tipos de vrus. Os sintomas so parecidos com os da gripe e h tambm ictercia (colorao amarelada da pele causada pelo depsito de uma substncia produzida pelo fgado). A pessoa precisa ficar em repouso e seguir as orientaes mdicas.

Algumas formas de hepatite so transmitidas por gua e alimentos contaminados por fezes (Tipo A e E). Outros tipos so transmitidos por transfuso de sangue (B, C) ou por relaes sexuais. Esquistossomose tambm chamada Xistosa, ou doena do caramujo. Ela provocada por um verme chamado esquistossomo. Os vermes vivem nas veias do intestino e podem provocar diarria, emagrecimento, dores na barriga, que aumenta muito de volume (barriga-d'gua), e problemas em vrios rgos do corpo. Os ovos do esquitossomo saem junto com as fezes da pessoa contaminada. Se no houver fossa ou rede de esgotos, eles podem chegar a gua doce (lagos, lagoas ou riachos, margens de rios, etc). Na gua, os ovos do origem a pequenas larvas (animais diferentes dos vermes adultos) chamados miracdios. As larvas penetram em um tipo de caramujo chamado planorbdeo. No interior do caramujo, elas se reproduzem e se transformam em outras larvas, as cercrias, que saem do caramujo e ficam nadando livres na gua. A cercria pode penetrar, atravs da pele, nas pessoas que usam a gua de lagos, lagoas, riachos e outros locais para tomar banho, lavar roupa, trabalhar, pescar ou outras atividades. Alm de tratar o doente com medicamentos, necessrio instalar um sistema de esgotos para impedir que os ovos atinjam a gua. As pessoas precisam tambm ter acesso a gua de boa qualidade e ser informadas sobre as formas de transmisso da doena. preciso tambm combater o caramujo que transmite a esquistossomose com produtos qumicos e com a criao de peixes que se alimentam do caramujo, como a tilpia, o tambaqui e o piau. Esses peixes podem ser consumidos pelas pessoas sem risco de contaminao. Quais pases que mais sofrem com a falta de gua ? A Arbia Saudita, por exemplo, extrai aproximadamente 75% de suas necessidades do subsolo, cerca de 7 bilhes de metros cbicos (m3) por ano, especialmente para a irrigao da sua produo de trigo, produto em que o pas se tornou auto-suficiente em 1984. Se este ritmo se mantiver, calcula-se que as reservas estaro inteiramente secas por volta de 2048. Em 1967, um dos motivos da guerra entre Israel e seus vizinhos foi justamente a ameaa, por parte dos rabes, de desviar o fluxo do rio Jordo, cuja nascente fica nas montanhas no sul do Lbano. O rio Jordo e seus afluentes fornecem 60 por cento da gua necessria Jordnia. A Sria tambm depende desse rio. A populosa China tambm sofre com o problema. O grande crescimento populacional e a demanda agroindustrial esto esgotando o suprimento de gua. Das 500 cidades que existem no pas, 300 sofrem com a escassez de gua. Mais de 80 milhes de chineses andam mais de um

quilmetro e meio por dia para conseguir gua, e assim acontece com inmeras naes. Pases como: Iraque, Ir, Israel, Afeganisto, Arbia Saudita, Jordnia, Lbia, Qatar, Palestina, Egito, Lbano. O relatrio da ONU indica 46 pases que correm o risco da falta de gua terminar em briga. Principalmente entre as naes que compartilham o uso de rios e lagos. Em alguns casos, as fontes so disputadas litro a litro, como no "Oriente Mdio". Por l, a gua estopim de guerra desde a Antiguidade. Mas voc deve estar se perguntando o porqu desses conflitos, se dois teros da Terra so cobertos por gua.

Como previnir esse problema; Uma das consequncias da falta de gua o aumento das doenas e a poluio dos mananciais (as nascentes de guas) a maior causa de mortes no mundo. Quase 10 milhes de crianas morrem graas diarreia e outros males devido gua contaminada. A urbanizao tambm agrava o quadro. Por isso, a ONU definiu que 2008 seria o Ano Internacional do Saneamento Bsico. Hoje, uma em cada cinco pessoas no tem acesso a gua e esgoto tratados. Mudana de hbitos / Medidas de conservao Com o risco da escassez de gua no futuro, a preocupao em evitar o desperdcio ficou redobrada. Segundo o bilogo marinho Marcelo Szpilman, para reverter o quadro temos que investir na mudana de comportamento da populao. Tem que haver a mudana do padro de consumo. Se voc toma banho e no desliga a gua quando vai se ensaboar, voc tem que fazer isso. Por que voc consome muito mais gua do que o necessrio. Existe uma srie de coisas que voc pode diminuir o consumo e fazer de uma forma mais consciente. E continua. Voc no pode pensar que as pessoas vo mudar porque bonito e importante. Infelizmente, as pessoas e as empresas mudam quando interessa a elas e quando no tem mais jeito. Quando voc tem problema de falta de gua na sua casa voc sente, quando falta luz voc sente. Nos pases da Europa o conceito de meio ambiente muito grande porque necessrio. L no tem gua disponvel como a gente tem. Ela custa muito caro. A conscincia em funo da necessidade. Ento, antes que a necessidade bata a sua porta, fique atento s dicas abaixo. E mos obra para economizar.

ESCOLA AURLIO BUARQUE DE HOLANDA FERREIRA

TRABALHO DE GEOGRAFIA

Aluno: Henrique Rodrigues da Silva 6 ANO Turma A Matutino

Вам также может понравиться