Вы находитесь на странице: 1из 20

Curso de Toxicologia Geral

MDULO VI

Ateno: O material deste mdulo est disponvel apenas como parmetro de estudos para este Programa de Educao Continuada, proibida qualquer forma de comercializao do mesmo. Os crditos do contedo aqui contido so dados a seus respectivos autores descritos na Bibliografia Consultada.

MDULO VI

MEDIDAS DE SEGURANA E PREVENO Escorpies e Aranhas Medidas Preventivas


Usar calados e luvas nas atividades rurais e de jardinagem. Examinar e sacudir calados e roupas pessoais, de cama e banho, antes de uslas. Afastar camas das paredes e evitar pendurar roupas fora de armrios. No acumular lixo orgnico, entulhos e materiais de construo. Limpar o domiclio, observando atrs de mveis, cortinas e quadros. Vedar frestas e buracos em paredes, assoalhos, forros, meias-canas e rodaps. Utilizar vedantes em portas, janelas e ralos. Limpar locais prximos das casas, evitando folhagens densas junto delas e aparar gramados. Combater a proliferao de insetos, principalmente baratas e cupins, pois so alimentos preferidos dos aracndeos. Preservar os inimigos naturais e criar aves domsticas, que se alimentam de aracndeos.

Medicamentos Medidas Preventivas

Mantenha todos os produtos txicos em local seguro e trancado, fora do alcance das mos e dos olhos das crianas, de modo a no despertar sua curiosidade. Os remdios so ingeridos por crianas que os encontram em local de fcil acesso, deixados pelo adulto. Nunca deixe de ler o rtulo ou a bula antes de usar qualquer medicamento. Evite tomar remdio na frente de crianas.

168
Este material deve ser utilizado apenas como parmetro de estudo deste Programa. Os crditos deste contedo so dados a seus respectivos autores

No d remdio no escuro para que no haja trocas perigosas. No utilize remdios sem orientao mdica. Mantenha os medicamentos nas embalagens originais. Cuidado com remdios de uso infantil e de adulto com embalagens muito parecidas; erros de identificao podem causar intoxicaes graves e, s vezes, fatais.

Nunca use medicamentos com prazo de validade vencida. Descarte remdios vencidos; no guarde restos de medicamentos; despeje o contedo no vaso sanitrio ou na pia e lave a embalagem antes de descart-la; nunca coloque a embalagem com o seu contedo na lixeira.

importante que a criana aprenda que remdio no bala, doce ou refresco; quando sozinha, ela poder ingerir o medicamento; lembre-se: remdio remdio. Plulas coloridas, embalagens e garrafas bonitas, brilhantes e atraentes, odor e sabor adocicados despertam a ateno e a curiosidade natural das crianas; no estimule essa curiosidade; mantenha medicamentos e produtos domsticos trancados e fora do alcance das crianas.

Produtos Potencialmente Txicos Medidas Preventivas

Mantenha todos os produtos txicos em local seguro e trancado, fora do alcance das mos e dos olhos das crianas, de modo a no despertar sua curiosidade e manipulao.

Leia atentamente os rtulos antes de usar qualquer produto domstico e siga as instrues cuidadosamente. Guarde detergentes, sabes em p, inseticidas e outros produtos de uso domstico longe dos alimentos e dos medicamentos. Mantenha os produtos nas suas embalagens originais. Nunca coloque produtos txicos em embalagens de refrigerantes, sucos. No compre produtos de origem desconhecida.

169
Este material deve ser utilizado apenas como parmetro de estudo deste Programa. Os crditos deste contedo so dados a seus respectivos autores

Plantas Txicas Medidas Preventivas


Mantenha as plantas venenosas fora do alcance das crianas. Conhea as plantas venenosas existentes em sua casa e arredores pelo nome e caractersticas. Ensine as crianas no colocar plantas na boca e no utiliz-las como brinquedos (fazer comidinhas, tirar leite, etc). No prepare remdios ou chs caseiros com plantas sem orientao mdica. No coma folhas e razes desconhecidas. Lembre-se que no h regras ou testes seguros para distinguir as plantas comestveis das venenosas. Nem sempre o cozimento elimina a toxicidade da planta.

Tome cuidado ao podar as plantas que liberam ltex provocando irritao na pele, principalmente nos olhos; evite deixar os galhos em qualquer local onde possam vir a ser manuseado por crianas; quando estiver lidando com plantas venenosas use luvas e lave bem as mos aps esta atividade.

Em caso de acidente, procure imediatamente orientao mdica e guarde a planta para identificao.

Serpentes Medidas Preventivas

Usar botinas com perneiras ou botas de cano alto no trabalho, pois 80% das picadas atingem as pernas abaixo dos joelhos. Usar luvas de couro nas atividades rurais e de jardinagem; no colocar as mos em buracos na terra, ocos de rvores, cupinzeiros, utilizando para isso um pedao de pau ou enxada.

Examinar os calados, pois serpentes podem refugiar-se dentro deles. Vedar frestas e buracos em paredes e assoalhos. Limpar as proximidades das casas, evitando folhagens densas junto delas. Evitar acmulo de lixo, entulhos e materiais de construo. 170

Este material deve ser utilizado apenas como parmetro de estudo deste Programa. Os crditos deste contedo so dados a seus respectivos autores

Avaliar bem o local onde montar acampamentos e fazer piqueniques. Preservar inimigos naturais (raposa, gamb, gavies e corujas) e criar aves domsticas, que se alimentam de serpentes.

TOXICOLOGIA E SADE DO TRABALHADOR Referncias questo da sade dos trabalhadores se encontram em papiros egpcios datando de 2600 anos antes de nossa era, vinculadas construo das pirmides e explorao de minas de cobre e de turquesa. Na poca dos faras j se contava com assistncia mdica, licena por enfermidade, penso por invalidez e cobertura de gastos com sade. Nos escritos de Hipcrates (460-375 a.C.), Plato (427347 a.C.) e Aristteles (384-322 a.C.), no Antigo Testamento (Livro do xodo, 400 anos a.C.), no Talmude (100 a.C.), nos trabalhos de Lucrcio (96-55 a.C.), de Plnio, o Velho (23-79 d.C.) e de Galeno (129-199 d.C.) h relatos de doenas em indivduos praticando certas profisses, sem estabelecimento de relao de causa e efeito. O aparecimento da Epidemiologia permitiu o estudo da distribuio e dos determinantes de estados ou eventos relacionados sade em populaes especficas, e suas aplicaes no controle de problemas de sade. As doenas infecciosas foram classicamente o enfoque primordial do trabalho epidemiolgico que hoje se aplica ao amplo espectro de eventos relacionados sade. Uma das caractersticas mais importantes da epidemiologia o fato de abranger grupos de pessoas em lugar de pacientes individuais. Os dados gerados pelos estudos orientam decises de sade pblica e contribuem para o desenvolvimento e avaliao de intervenes para a preveno e o controle de problemas de sade. Os trabalhadores compartilham os perfis de adoecimento e morte da populao geral, em funo de sua idade, gnero, grupo social, ou de integrar um grupo especfico de risco. Alm disso, podem adoecer ou morrer por causas relacionadas ao trabalho, como conseqncia do seu nvel de insero no processo de trabalho e da rea de produo em que exercem e exerceram suas atividades. Assim, o perfil de mobilidade dos trabalhadores resultar da amalgamao desses fatores e constituir a dita famlia das

171
Este material deve ser utilizado apenas como parmetro de estudo deste Programa. Os crditos deste contedo so dados a seus respectivos autores

doenas relacionadas com o trabalho. Estas se dividem, desde um ponto de vista reducionista, mas legal em dois grupos: Os agravos especficos ou doenas profissionais, para os quais se considera que o trabalho ou as condies em que ele realizado so causas diretas, reconhecidas no mbito do Seguro de Acidentes do Trabalho (SAT) da Previdncia Social, e cuja ocorrncia deve ser notificada segundo regulamentao na esfera da Sade, da Previdncia Social e do Trabalho; Dois outros grupos so formados por doenas consideradas de etiologia mltipla, ou causadas por mltiplos fatores de risco. Nestas doenas, o trabalho poderia ser entendido como um fator de risco contributivo ou agravador, ou seja, um atributo ou uma exposio que est associada com uma probabilidade aumentada de ocorrncia de uma doena, no necessariamente um fator causal. Elas no so reconhecidas automaticamente pela legislao vigente, mas geram estudos que podem levar a um reconhecimento futuro. Sua caracterizao etiolgica ou nexo causal ser essencialmente de natureza epidemiolgica.

CATEGORIA I - Trabalho como causa necessria II - Trabalho como fator contributivo, mas no necessrio. III - Trabalho como provocador de um distrbio latente, ou agravador de doena j estabelecida.

EXEMPLOS Doenas profissionais legalmente reconhecidas Doena coronariana Hepatite txica Cncer Bronquite crnica Dermatite de contato alrgica Asma Doenas mentais

No mbito dos servios de sade, o principal instrumento para a investigao das relaes TrabalhoSadeDoena e, portanto, para o diagnstico correto do dano para a sade e da relao etiolgica com o trabalho representado pela anamnese 172
Este material deve ser utilizado apenas como parmetro de estudo deste Programa. Os crditos deste contedo so dados a seus respectivos autores

ocupacional. Lamentavelmente, pouca ou nenhuma ateno dada ao desenvolvimento dessa competncia, fazendo com que os profissionais de sade tenham dificuldade para p-lo em prtica no seu dia a dia de trabalho. A anamnese ocupacional faz parte da entrevista mdica, que compreende: A histria clnica atual, detalhando a investigao sobre os diversos aparelhos; Os antecedentes clnicos pessoais e familiares; A histria ocupacional do paciente (dados atuais e passados), Seus hbitos e estilo de vida; O exame fsico detalhado; E a propedutica complementar.

A problemtica do diagnstico da intoxicao ocupacional O desenvolvimento tecnolgico e industrial gerou um incremento considervel da utilizao de substncias qumicas, cujos efeitos sobre o organismo humano isolados e, sobretudo, associados outros fatores de risco baseados em estudos clnicos, toxicolgicos e epidemiolgicos, so mal ou pouco conhecidos. Paralelamente, as intoxicaes vinculadas s atividades profissionais aumentaram de maneira significativa no mundo inteiro. A intoxicao aguda de trabalhadores resulta da exposio a fortes doses de produtos qumicos, em perodos de tempo limitados, correspondendo, na maioria dos casos, a acidentes massivos, coletivos ou individuais, ou a exposies voluntrias, com fins suicidas. A intoxicao crnica secundria exposio a pequenas doses quotidianas, durante perodos de tempo maiores. No obstante, enquanto os quadros clnicos de intoxicao aguda, so relativamente bem identificados, em particular, graas ao interrogatrio detalhado dos pacientes e de seus prximos, um outro fator vem complicar o desenvolvimento dos conhecimentos em matria de intoxicaes crnicas: a combinao de vrios produtos ao mesmo tempo. Isto resulta do uso de compostos industriais (princpios ativos associados a solventes, co-adjuvantes, emetizantes, dispersantes, substncias odorantes, corantes, etc), na utilizao concomitante de dois ou mais produtos comerciais ou na combinao

173
Este material deve ser utilizado apenas como parmetro de estudo deste Programa. Os crditos deste contedo so dados a seus respectivos autores

de substncias produzidas por fontes diferentes no mesmo ambiente de trabalho. Os efeitos aditivos (a+b=c), sinrgicos (a+b=d>c) e potencializadores (a+b>>|a+b|), independentemente do que se sabe sobre os efeitos inerentes a cada substncia, constituem um fator agravante do estado de desconhecimento global ao qual se confrontam toxiclogos, mdicos, enfermeiros, bilogos, bioqumicos, farmacuticos, geneticistas e outros profissionais envolvidos no estudo da sade do trabalhador. O diagnstico das intoxicaes agudas responde associao de sinais e sintomas estatisticamente reconhecidos. Ele identifica elementos no especficos, tais como dores, nuseas, mese, febre, sudorese, fadiga, etc, dentro de um contexto clnico que abarca elementos evocatrios, especficos da trajetria, do metabolismo e da excreo do produto em questo.

CENTROS DE INFORMAES TOXICOLGICAS Abaixo enviamos uma lista com endereos dos Centros de Informaes Toxicolgicas do Brasil: Sistema Nacional de Informaes Txico-Farmacolgicas Centro de Referncia Nacional - Braslia Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria Responsvel: Gerente Geral de Toxicologia SEPN 515 Edifcio Omega - Bloco B - 3 andar Braslia - DF Fone: (61) 448.1082/448.1099/448.1451 Fax: (61) 448.1076 Site: www.anvisa.gov.br e-mail: toxicologia@anvisa.gov.br

Belm Centro de Informaes Toxicolgicas de Belm Responsvel: Pedro Pereira de O. Pardal End: Hospital Universitrio Joo de Barros Barreto Rua dos Mundurucus, 4487 - Bairro Guam CEP: 66073-000 - Belm - PA Fone: (91) 249.6370 (tel. CIT) Fax: (91) 249.5365 (Diretoria) e-mail: citbelem@yahoo.com 174
Este material deve ser utilizado apenas como parmetro de estudo deste Programa. Os crditos deste contedo so dados a seus respectivos autores

Belo Horizonte Servio de Toxicologia de Minas Gerais Responsvel: Dlio Campolina End: Avenida Professor Alfredo Balena, 400 - 1 andar - Santa Efignia Hospital Joo XXIII CEP: 30130-100 - Belo Horizonte - MG Fone: (31) 3239.9224/3239.9223 (Hospital) Fone: (31) 3239-9308 / 3224-4000 (Tel. CIT) Fax: : (31) 3239.9260(CIT) e-mail: servitoxmg@hotmail.com ou dcampolina@uol.com.br

Botucatu Centro de Assistncia Toxicolgica de Botucatu Responsvel: Wilma De Grava Kempinas End: Instituto de Biocincias UNESP - Campus de Botucatu, Rubio Junior Caixa Postal 510 CEP: 18618-000 - Botucatu/SP Fone: (14) 3815-3048 / 3811-6017 / 3811-6034 Fax: : (14) 6822.1385 Site: laser.com.br/ceatox e-mail: ceatox@ibb.unesp.br

Campina Grande Centro de Assistncia Toxicolgica de Campina Grande Responsvel: Dra. Sayonara Maria Lia Fook Meira Braga End: Hospital Universitrio Alcides Carneiro Rua Carlos Chagas s/n - Bairro So Jos CEP: 58107-670 - Campina Grande/PB Fone/Fax: (83) 341-4534 (Tel. Hospital - falar com Socorro Campos) E-mail: sayonarafook@hotmail.com

Campinas Centro de Controle de Intoxicaes de Campinas Responsveis : Eduardo Mello de Capitani e Ronan Jose Vieira End: Faculdade de Cincias Mdicas - Cidade Universitria - Zeferino Vaz Hospital das Clnicas - UNICAMP CEP:13083-970 - Campinas/SP Fone: (19) 3788.7573/3788.7290 (Tel. CIT) Fax: (19) 3289-3952 (CIT) e-mail: mtereza@fcm.unicamp.br

175
Este material deve ser utilizado apenas como parmetro de estudo deste Programa. Os crditos deste contedo so dados a seus respectivos autores

Campo Grande Centro de Informaes Toxicolgicas de Campo Grande Responsvel: Mrcio Toledo End: Av. Eng. Luthero Lopes, 36 - Aero Rancho CEP: 79084-180 - Campo Grande/MS Fone: (67) 386-8655 e 378-2558 Fax: (67) 381.2996(CIT) e-mail: civitoxms@bol.com.br

Cuiab Centro de Informao Anti-Veneno de Mato Grosso Responsvel: Dr. Jose Antonio de Figueiredo End: Hospital Municipal e Pronto Socorro de Cuiab Rua General Valle, 192 - Bairro Bandeirantes CEP: 78010-100 - Cuiab/MT Fone/Fax: (65) 617-1700 (Tel. Hospital) Fone: (65) 617-1715 (Tel. CIT) E-mail: laine.magalhaes@bol.com.br

Curitiba Centro de Informaes Toxicolgicas de Curitiba Responsvel: Gislia Burigo Guimares Rubio Supervisora: Dr Marlene Entres End: Hospital de Clnicas Rua General Carneiro, n 180 - Centro CEP: 80060-000 - Curitiba/PR Fone: (41) 264-8290 / 363-7820 Fax: (41) 360-1800 - R. 6619 Atendimento: 0800 41 01 48 e-mail: giselia@pr.gov.br

Florianpolis Centro de Informaes Toxicolgicas de Santa Catarina Responsvel: Marlene Zannin End: Universidade Federal de Santa Catarina - Hospital Universitrio Bairro Trindade - Caixa Postal 5199 CEP: 88040-970 - Florianpolis/SC Fone: (48) 331.9535/ 331.9173 (Tel. CIT) Atendimento: 0800 643 52 52 Fax: (48) 331.9083 (CIT) e-mail: cit@ccs.ufsc.br - cit@hu.ufsc.br

176
Este material deve ser utilizado apenas como parmetro de estudo deste Programa. Os crditos deste contedo so dados a seus respectivos autores

Fortaleza Centro de Assistncia Toxicolgica de Fortaleza Responsvel: Dr. Jose Ambrosio Guimares End: Instituto Dr. Jos Frota Rua Baro do Rio Branco,1816 - Centro CEP: 60016-061 - Fortaleza/CE Fone: (85) 255.5050 / 255.5012 (Tel. CIT) Fax: (85) 255.5048 (CIT) e-mail: ceatox.adm@ijf.ce.gov.br

Goinia Centro de Informaes Txico-Farmacolgicas de Gois Responsvel: Dilza Diniz Dias End: Superintendncia de Vigilncia Sanitria Av. Anhanguera, 5195- Setor Coimbra CEP: 74043-001 - Goinia/GO Fone: (62) 201.4113 Fax: (62) 291-4350 Atendimento: 0800 646 43 50 E-mail: cit@visa.goias.gov.br

Joo Pessoa Centro de Assistncia Toxicolgica da Paraba Responsvel: Ednilza Pereira de Farias Dias End: Hospital Universitrio Lauro Wanderley Cidade Universitria - Campus I CEP: 58059-900 - Joo Pessoa/PB Fone: (83) 216.7007 Fax: : (83) 224.6688 Site: www.ufpb.br/ceatox E-mail: ednilza@terra.com.br

Londrina Centro de Controle de Intoxicaes de Londrina Responsvel: Dra. Conceio Aparecida Turini End: Hospital Universitrio Regional do Norte do Paran Universidade Estadual de Londrina Av. Robert Kock, 60 - Vila Operria - Caixa Postal 1611 CEP: 86038-440 - Londrina/PR Fone: (43) 3371.2244 Fax: (43) 3371-2422 e-mail : cci@uel.br

177
Este material deve ser utilizado apenas como parmetro de estudo deste Programa. Os crditos deste contedo so dados a seus respectivos autores

Manaus Centro de Informaes Toxicolgicas de Manaus Responsvel: Andra de Souza Carneiro End: Hospital Universitrio Getlio Vargas Servio de Farmcia do HUGV Av. Apurin, 4 - Praa 14 CEP: 69020-170 - Manaus/AM Fone/Fax: (92) 622-1972 E-mail: citam@ig.com.br

Marlia Centro de Atendimento Toxicolgico de Marlia Responsvel: Dr. Machado End: Rua Aziz Atalah s/n CEP: 17500-000 - Marlia/SP Fone: (14) 433.8795 (Tel. CIT) Fone: (14) 421.1744 R. 1008 (Tel. Hospital) Fax: ( 14) 433.1888 e 422.5457 e-mail: mcshadow@terra.com.br

Maring Centro de Controle de Intoxicaes de Maring Responsvel: Dra. Magda Lucia Felix de Oliveira End: Hospital Universitrio Regional de Maring Av. Mandacaru, 1590 CEP: 87080-000 - Maring/PR Fone: (44) 225.8484 R. 227 (Tel. Hospital) Fone/Fax: (44) 262.1131 (Tel. CIT) E-mail: sec-cci@uem.br

Natal Centro de Informao Toxicolgica de Natal Responsvel: Dr. Jose Roberto Freire de Oliveira End: Hospital Giselda Trigueiro Rua Cnego Montes, N 110 - Quintas CEP: 59035-000 - Natal/RN Fone: (84) 232-7969 Fax: (84) 232-7909 E-mail: rivaneteb@bol.com.br

178
Este material deve ser utilizado apenas como parmetro de estudo deste Programa. Os crditos deste contedo so dados a seus respectivos autores

Niteri Centro de Controle de Intoxicaes de Niteri Responsveis: Dr. Luis Querino de Arajo Caldas e Lilia Ribeiro Guerra End: Hospital Universitrio Antnio Pedro Avenida Marques do Paran, 303 - Centro Prdio da emergncia do HUAP - 4 andar CEP: 24033-900 - Niteri/RJ Fone: (21) 2717.0521 / 2717-0148 - R. 4 Fax: (21) 2717.0521 - R. 5 e-mail: ccilqac@vm.uff.br e ccinlrg@hospital.huap.uff.br

Porto Alegre Centro de Informaes Toxicolgicas do Rio Grande do Sul Responsvel: Dr. Alberto Nicolella End: Rua Domingos Crescncio, 132 8 andar - Santana CEP: 90650-090 - Porto Alegre Fone: (51) 3217.1751 (Tel. CIT) Fax: (51) 3217.9067 Atendimento: 0800 78 02 00 Celular: (51) 9966.9103 Site: www.cit.rs.gov.br e-mail: cit@fepps.rs.gov.br

Presidente Prudente Centro de Atendimento Toxicolgico de Presidente Prudente Responsvel: Dra. Rita de Cssia Bomfim Leito Higa End: Hospital Estadual Odilon Antunes de Siqueira Av. Coronel Jos Soares Marcondes, 3758 - Jardim Bongiovani CEP: 19050-230 - Presidente Prudente - So Paulo Fone/Fax: (18) 231.4422 Fone: (18) 229-1500 (Planto) Fone: (18) 9771-2286 Site: www.unoeste.br/ceatox e-mail : ceatox@apec.unoeste.br

Recife Centro de Assistncia Toxicolgica de Pernambuco Responsvel: Dr. Amrico Ernesto de Oliveira Jnior End: Hospital da Restaurao - 1 andar Av. Agamenon Magalhes s/n - Bairro Derby CEP: 52010-040 - Recife - PE Fone: (81) 3421.5444 R. 151 (Tel. Hospital) 179
Este material deve ser utilizado apenas como parmetro de estudo deste Programa. Os crditos deste contedo so dados a seus respectivos autores

Fax: (81) 3421.5927 / 3423-8263 E-mail: americojr@uol.com.br

Ribeiro Preto Centro de Controle de Intoxicaes de Ribeiro Preto Responsvel: Joo Batista de Menezes End: Hospital das Clnicas da Faculdade de Medicina de Ribeiro Preto da USP Av. Bernardino de Campos, 1000 - Bairro Higienpolis CEP: 14015-130 - Ribeiro Preto - SP Fone: (16) 602-1000 (Tel. Hospital) Fone: (16) 602.1190 (Tel. CIT) Fax: (16) 610.1375

Rio de Janeiro Centro de Controle de Intoxicaes do Rio de Janeiro Responsvel: Dr. Jaderson Scrates Lima End: Hospital Universitrio Clementino Fraga Filho Av. Brigadeiro Trompovski, s/n UFRJ - 8 andar, sala E-01- Ilha do Fundo - Cidade Universitria CEP: 21941-590 - Rio de Janeiro/RJ Fone: (21) 2573.3244/2290-3344 (Tel. CIT) Fax: (21) 2573-7079 (CIT) E-mail: jsocrates@hucff.ufrj.br e jsocrates@infolink.com.br

Rio de Janeiro FIOCRUZ Responsvel: Eduardo Martins End: Av. Brasil, 4635 - Prdio Haity Moussatche - sala 218 CEP: 21045 - Rio de Janeiro/RJ Fone: (21) 3865-3246 Fax: (21) 2260.9944/22702668 Site: www.fiocruz.br/sinitox e-mail: sinitox@fiocruz.br

So Jose do Rio Preto Centro de Assistncia Toxicolgica de So Jose do Rio Preto Responsvel: Dr. Carlos Alberto Caldeira Mendes End: Hospital de Base - Fundao Faculdade Regional de Medicina - (FUNFARME) Av. Brigadeiro Faria Lima, 5416 - Bairro So Pedro CEP: 15090-000 - So Jos do Rio Preto/SP Fone: (17) 210.5000 R. 1380 Fax: (17) 210-5000 R. 1560 E-mail: ceatox.hbase@famep.br 180
Este material deve ser utilizado apenas como parmetro de estudo deste Programa. Os crditos deste contedo so dados a seus respectivos autores

So Jose dos Campos Centro de Controle de Intoxicaes de So Jose dos Campos Responsvel: Otvio Monteiro Becker Jnior End: Hospital Municipal " Dr. Jos de Carvalho Florence" Rua Saigiro Nakamura, 800 - Vila Industrial CEP: 12220-280 - So Jose dos Campos/SP Fone: (12) 3901-3400 R. 3431/3449 (Tel. Hospital) Fax: (12) 3912-1232 E-mail: hmjcf@iconet.com.br

Salvador Centro de Informaes Anti-Veneno da Bahia - CIAVE Responsvel:Dra. Daisy Schwab Rodrigues End: Hospital Geral Roberto Santos Rua direta do saboeiro, Estrada velha do saboeiro, s/n, Cabula CEP: 41150-000 - Salvador/BA Fone: (71) 387.3414/387-4343 e 0800 284 43 43 Fax: (71) 387.3414 Site: www.ciave.hpg.com.br e-mail: ciave@saude.ba.gov.br

Santos Centro de Controle de Intoxicaes de Santos Responsvel: Alfredo Jos Monteiro Scaff End: Rospital Guilherme lvaro Rua Dr. Oswaldo Cruz, 197 - Boqueiro sala 134 CEP: 11045-904 - Santos/SP Fone: (13) 3222.2878 Fax: (13) 3222.2654 e-mail: alfredo@lusiada.br

So Paulo Centro de Controle de Intoxicaes de So Paulo Responsvel: Darcileia Amaral End: Hospital Municipal Dr. Artur Ribeiro de Saboya Av. Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, 860 Trreo II - Jabaquara CEP: 04330-020 - So Paulo/SP Fone/Fax: (11) 5012/2399 (Tel. CIT) Fone: (11) 5012-5311 (atendimento mdico) Atendimento: 0800 771 37 33 E-mail: cci.sp@bol.com.br

181
Este material deve ser utilizado apenas como parmetro de estudo deste Programa. Os crditos deste contedo so dados a seus respectivos autores

So Paulo Centro de Assistncia Toxicolgica do Hospital das Clnicas da Faculdade de Medicina da Universidade de So Paulo Responsvel: Dr. Anthony Wong End: Hospital das Clnicas/Faculdade de Medicina Av. Dr. Enas de Carvalho Aguiar, 647 - 2 andar - Cerqueira Csar CEP: 05403-900 - So Paulo Fone: (11) 3069.8571 0800148110 Fax: (11) 3088.9431 Atendimento: 0800 14 81 10 Site: www.icr.hcnet.usp.br/ceatox e-mail: ceatox@icr.hcnet.usp.br

Sergipe Centro de Informao Toxicolgica Responsvel: Antonio Medeiros Venncio End: Avenida Tancredo Neves, s/n antiga creche anexo Hospital Governador Joo Alves Filho - Bairro Capucho CEP:49.000-000 - Sergipe/SE Fone/Fax: (79) 259.3645 e-mail: sescit@prodase.com.br e vamk@infonet.com.br

Taubat Centro de Controle de Intoxicaes de Taubat Responsvel: Dra. Telma da Silva Santos End: Fundao Universitria de Sade de Taubat Universidade de Taubat - Hospital Escola Av. Granadeiro Guimares, 270 - Centro CEP: 12020-130 - Taubat/SP Fone: (12) 232.6565 Fax: (12) 232.6565 E-mail: crisfugliene@ig.com.br

Vitria Centro de Controle de Intoxicaes do Esprito Santo Responsvel: Dra. Sony de Freitas Itho End: Hospital Infantil Nossa Senhora da Glria Alameda Mary Ubirajara, 205 - Santa Lcia CEP: 29055-120 - Vitria/ES Fone/Fax: (27) 3137-2400 / 3137-2406 Atendimento: 0800 283 99 04 E-mail: sonytho@excelsa.com.br

182
Este material deve ser utilizado apenas como parmetro de estudo deste Programa. Os crditos deste contedo so dados a seus respectivos autores

LEGISLAO ESPECFICA Leis Lei n 9.795, de 27 de abril de 1999 http://www.anvisa.gov.br/legis/leis/9795_99.htm Dispe sobre a educao ambiental, institui a Poltica Nacional de Educao Ambiental e d outras providncias. Lei n 9.605 de fevereiro de 1998 http://www.anvisa.gov.br/legis/leis/9605_98.htm Dispe sobre as sanes penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente. Lei n 8.974 , de 5 de janeiro de 1995 http://www.anvisa.gov.br/legis/leis/8974_95.htm Estabelece normas para uso das tcnicas de engenharia gentica e liberao no meio ambiente, de organismos geneticamente modificados

Decretos Decreto n 3.179 de 21 de setembro de 1999 http://www.anvisa.gov.br/legis/decretos/3179_99.htm Dispe sobre a especificao das sanes aplicveis s condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e d outras providncias

Normas Normas Regulamentadoras Rurais NRR 1 http://www.anvisa.gov.br/legis/normas/nrr_1.htm Disposies Gerais ( 151.000 - 2) Normas Regulamentadoras Rurais NRR 2 http://www.anvisa.gov.br/legis/normas/nrr_2.htm Servio Especializado em Preveno de Acidentes do Trabalho Rural -SEPATR

Normas Regulamentadoras Rurais NRR 3 http://www.anvisa.gov.br/legis/normas/nrr_3.htm Comisso Interna de Preveno de Acidentes do Trabalho Rural( 153.000 ) Normas Regulamentadoras Rurais NRR 4

183
Este material deve ser utilizado apenas como parmetro de estudo deste Programa. Os crditos deste contedo so dados a seus respectivos autores

http://www.anvisa.gov.br/legis/normas/nrr_4.htm Equipamentos de Proteo Individual - EPI( 154.000 - 9) Normas Regulamentadoras Rurais NRR 5 http://www.anvisa.gov.br/legis/normas/nrr_5.htm Produtos Qumicos ( 155.000 - 4). Normas Regulamentadoras NR 7 http://www.anvisa.gov.br/legis/normas/nrr_7.htm Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional (107.000-2): estabelece a obrigatoriedade da elaborao e da implementao, por parte de todos os empregadores e instituio que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional PCMSO. Normas Regulamentadoras NR 9 http://www.anvisa.gov.br/legis/normas/nrr_9.htm Programa de Preveno de Riscos Ambientais (109.000-3) : estabelece a obrigatoriedade da elaborao e da implementao, por parte de todos os empregadores e instituio que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Preveno de Riscos Ambientais -PPRA Normas Regulamentadoras NR 15 http://www.anvisa.gov.br/legis/normas/nrr_15.htm Atividades e Operaes Insalubres (115.000-6): considera as atividades ou operaes insalubres e os limites de tolerncia Normas Regulamentadoras NR 16 http://www.anvisa.gov.br/legis/normas/nrr_16.htm Atividades e Operaes Perigosas ( 116.000-1) Normas Regulamentadoras NR 25 http://www.anvisa.gov.br/legis/normas/nrr_25.htm Resduos Industriais (125.000.0)

------ FIM MDULO VI -----

FIM DO CURSO

184
Este material deve ser utilizado apenas como parmetro de estudo deste Programa. Os crditos deste contedo so dados a seus respectivos autores

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA GOODMAN & GILMAN. As bases farmacolgicas da teraputica. 9 ed., Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1996. LARINI, L. Toxicologia. 3 ed., So Paulo: Manole, 1997. ZANINI & OGA. Fundamentos de Toxicologia. So Paulo: Atheneu, 1996. DIAS, E.P.F.; ARAJO, R.S. Toxinformes: a Toxicologia ao alcance da comunidade. Joo Pessoa: Ed. Universitria/UFPB, 1999. DIAS, E.P.F.; MOREIRA, I.F.; BASLIO, I.L.D.; MARQUES, M.F.L. Informao toxicolgica. Joo Pessoa: Ed. Universitria/UFPB, 2002. CASARETT & DOULLS. Toxicology: the basic science of poisons. 6 ed., New York: Pergamon Press, 1997. LIMA, R.L. Teraputica clnica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001. MDIO, A.F. Glossrio de Toxicologia. So Paulo: Rocca, 1992. ALMEIDA, W. F. et al. Intoxicaes profissionais nos pesticidas. Revista Medicina do Trabalho. S.P., Savier, 1980. Agrotxicos, Riscos e Preveno Manual de Treinamento, Ministrio do Trabalho. FUNDACENTRO. So Paulo. 1991 AUGUSTO, L. G. S. Exposio ocupacional dos Agrotxicos. Relatrio de Pesquisa, Recife -PE. 1997. GARCIA, G.; ALMEIDA, W. F. Exposio dos trabalhadores rurais aos agrotxicos no Brasil Revista Brasileira de Sade ocupacional, 72 Vol. 19 Jan, Fev, Mar, 1991. 185
Este material deve ser utilizado apenas como parmetro de estudo deste Programa. Os crditos deste contedo so dados a seus respectivos autores

MACHADO, J. G. N. Risco de Intoxicao na cultura do Citrus. Revista CIPA. S.P., Ano XVII 196, 1996. Defesa Vegetal, A EMATER-DF faz campanha pelo uso adequado, 1984. Defesa Vegetal, Ed. Extra II, Uso adequado dos defensivos agrcolas, 1985. Informaes Agropecurias, Para a ANDEF a agricultura s vivel com o uso de defensivos, 1979. SINITOX/CICT/FIOCRUZ. Alegre, RS, s/d. (folder). Bortoletto, M.E. Txicos, Civilizao e Sade. Contribuio Anlise dos Sistemas de Informaes Txico-Farmacolgicas no Brasil. Srie Poltica de Sade n 12, FIOCRUZ, Rio de janeiro, 1993. Brasil. Fundao Nacional de Sade, Guia de Vigilncia Epidemiolgica, Fundao Nacional de Sade. Braslia: Funasa, 2000. AGROTXICOS: Responsabilidade de Todos (Uma abordagem da questo dentro do paradigma do desenvolvimento sustentvel) Adeilson Jos de Luna; Leonardo Teixeira de Sales e Ronaldo Faustino da Silva. Envenenamento Domstico. Setembro, 2001 (folder).

Centro de Informao Toxicolgica do Rio Grande do Sul. Intoxicao Infantil. Porto

186
Este material deve ser utilizado apenas como parmetro de estudo deste Programa. Os crditos deste contedo so dados a seus respectivos autores

Вам также может понравиться