Вы находитесь на странице: 1из 5

Concordncia Nominal e Concordncia Verbal

Por Maria Conceio da Fonseca


Vamos comear a nossa conversa, conhecendo o significado do verbo CONCORDAR.

Indo ao dicionrio, lemos: concordar = pr de acordo, conciliar, combinar, harmonizar. Esses verbetes j nos auxiliam para o entendimento do nosso assunto. Comecemos com concordncia nominal: Algum diz: Comprei abacate e mamo maduro. Certo ou errado? Absolutamente certo. Por qu ? O adjetivo maduro est se referindo a dois substantivos do mesmo nmero, independente do gnero de ambos, ento podemos fazer a concordncia com a palavra mais prxima.

Isso se chama de concordncia nominal pois os nomes (adjetivos e substantivos) concordam (se combinam) entre si.

Vejamos outros casos interessantes:

1 => Os substantivos so de gneros diferentes empregados antes dos adjetivos: Ex. melo e pra estragados (Prevalece o masculino plural)

Porm, se os substantivos so sinnimos, ou se podem ser considerados como tal, o adjetivo concorda com a palavra mais prxima. Ex. idia e pensamento fixo

Ateno: Caso o adjetivo seja colocado antes dos substantivos, a conversa outra. Ex. estragado melo e pra estragada pra e melo

Percebeu? A concordncia se deu com a palavra mais prxima.

2 => Mesmo (a) (s); Prprio (a) (s); Obrigado (a) (s); Agradecido (a) (s); Grato (a) (s); Anexo (a) (s); Incluso (a) (s).

Seguem o mesmo modelo: Concordncia com o referente. Ex. Uma garota disse: Eu mesma no sei disso

Quem disse algo? Garota => por isso o adjetivo no feminino singular

Ex. Seguem anexas minhas cartas. O que segue em anexo so as cartas, ento adjetivo no feminino plural. Ex. Os vencedores disseram emocionados: Muito obrigados. Quem agradeceu? Os vencedores, por isso o adjetivo no masculino plural. Ateno: Mesmo s na se flexiona quando for sinnimo de realmente, de fato. Ex. Eu no sabia disso mesmo (= realmente)

3 => S; Ss; A ss. No h mistrios.

a) Emprego sem flexo em nmero: (palavra invarivel = advrbio) Ex. S as moas assistiro segunda parte da palestra. Nesse caso, a palavra s equivale a somente.

b) Emprego com flexo em nmero; (adjetivo) Ex. As crianas no podem ficar ss. O idoso ficou s no saguo do hospital. Temos a concordncia com o referente e a palavra equivale a sozinho (a) (s).

c) E a ss? Sem pestanejar... uma expresso invarivel. Ex. As crianas no podem ficar a ss. O idoso ficou a ss no saguo do hospital. 4 => Voc conhece a palavra QUITE? Significa estar em dia com algo. Pois , ela flexiona em nmero. Ex. Estou quite com a mensalidade. Estamos quites com nossos dbitos. Por que singular ou plural? Por concordar com o praticante da ao.

5 => Proibido (a); Permitido (a); Necessrio (a); Bom / Boa. Ex. Proibida entrada de estranho. Permitida presena de menores. Construes completamente erradas. Vamos l... Esses adjetivos vo se flexionar em gnero feminino quando o substantivo a ele ligado estiver antecedido de determinantes.

Ex. Proibida sua entrada. Permitida a presena de menores. (Construo absolutamente certa)

No esquea: Determinantes so artigos, adjetivos, numerais, pronomes possessivos, pronomes indefinidos, pronomes demonstrativos que antecedem substantivos.

Prossigamos com os exemplos: Esta cerveja boa. Mas Cerveja bom. Mas necessrio presena de ns.

necessria nossa presena.

Percebeu? Com determinante = feminino Sem determinante = masculino

Vamos abordar, agora, alguns casos de concordncia verbal. Nesse caso, combinar verbo com sujeito.

Basicamente, verbo concorda com sujeito em nmero e pessoa. Ex. As pessoas andam apavoradas com tanta violncia. O povo vive amedrontado.

Mas, como toda regra tem suas excees, l vm elas:

1 => Sujeitos formados pelas expresses: a) a maioria de; grande parte de; a metade de; grande nmero de seguidas de um substantivo no plural. Verbo pode ser empregado no singular ou plural Ex. A maioria das pessoas no sabe (sabem) isso. Metade das laranjas estava (estavam) podre (s).

b) Nenhum de... ; Algum de ... ; Cada um de ... Verbo na terceira pessoa do singular Ex. Algum de vocs gosta de teatro? Nenhum de ns estar aqui tarde. Cada um de vs recebeu uma tarefa.

Por que no singular? Por causa do pronome indefinido no singular.

Ateno: Caso o pronome indefinido esteja no plural, a conversa muda: a concordncia ser com o pronome pessoal. Ex. Alguns de vocs gostam de teatro.

c) Mais de um... Mais de um aluno ficou ou Mais de um aluno ficaram?

Nada de plural... O verbo fica na terceira pessoa do singular concordando com o numeral (um). Logo: Mais de um aluno ficou.

2 =>

Vendese casas

ou

Vendemse casas ? comum errarmos essa construo. Na verdade, o

verbo concordar com o sujeito. Veja o esquema abaixo:

A exigncia : verbo transitivo direto + se concorda com o termo que recebe a ao. Ento: VENDEMSE CASAS.

Veja mais: Jogam se bzios e no Joga se bzios A palavra bzios o termo que caracteriza o elemento que recebe a ao (bzios so jogados). Esse elemento o sujeito da orao.

Voc sabia que essa construo uma das vozes do verbo? Sim, a voz passiva sinttica ou pronominal.

Ah! Tem mais, a palavra SE, aqui pronome apassivador ou partcula apassivadora (aspecto morfolgico) e funciona como objeto direto (aspecto sinttico). 3 => Precisa se de empregados Vive se aterrorizados no RJ? ou Precisam se de empregados ?

ou

Vivem se aterrorizados no RJ?

Nada de desespero... Verbo no singular. Qual a exigncia? Leia abaixo:

Verbo transitivo indireto + se

ou

verbo intransitivo + se formam oraes com sujeito indeterminado.

Essa partcula se considerada smbolo de indeterminao do sujeito portanto nada de verbo no plural.

4 => E os verbos impessoais? Aqueles que formam orao sem sujeito. Bem, se o sujeito no existe, verbo no singular sempre.

Quais so eles? a) Fazer indicando tempo decorrido => Faz dez anos que ... (jamais Fazem dez anos...) b) Haver quando significa existir => Havia pessoas esperando o diretor. (impropriedade dizer Haviam pessoas...) c) Verbos caracterizadores de fenmenos da natureza => Choveu dois dias sem parar Ateno: Emprego de sentido figurado muda de figura: Choveram papis picados de cima dos prdios (papis picados = sujeito)

5 => SOAR/DAR/BATER indicando hora = Concordncia com o numeral da hora. Ex. Bateram trs horas da madrugada. SOARO duas horas da tarde.

6 => Pronomes Relativos: QUE / QUEM Quem = Exige o verbo na terceira pessoa do singular Ex. Quem paga a conta somos ns.

No lugar de QUEM usar QUE? Verbo concordar com o antecedente. Ex. Somos ns que pagamos a conta.

7 => E o verbo SER e PARECER ? De preferncia concordncia com o predicativo quando o sujeito for nmero singular. Ex. Aquilo parecem estrelas. Tudo so flores.

J com sujeito pessoa => Paulo era as nicas esperanas da famlia (concordncia com o sujeito).

Ateno: Hoje dia vinte e dois de novembro. ou Hoje so vinte e dois de novembro.

E agora? Super simples. Com o emprego expresso da palavra dia, verbo singular, caso contrrio verbo concorda com o numeral da hora.

Olha aqui outro caso: Esta eu. Gente, que coisa horrvel! No! Nessa construo, a concordncia com o pronome pessoal: Esta sou eu.

Tem mais: Dois dias so pouco. Negativo!

Dois dias pouco.

Predicativo sendo advrbio de intensidade (pouco, muito , bastante...) verbo no singular.

Cuidado com o emprego do verbo Parecer em perodo composto. Veja:

Os rapazes parecia que brigavam. As crianas parece que gostaram da brincadeira.

Os perodos esto escritos na ordem indireta ou inversa. Observe a ordem direta: Parecia que os rapazes brigavam. Parece que as crianas gostaram da brincadeira.

O verbo parecer est no singular porque o sujeito oracional, isto , toda a segunda orao o sujeito (orao subordinada substantiva subjetiva).

Esse assunto inesgotvel. Apresentamos apenas alguns casos pertinentes. Procure ler mais sobre isso.

Вам также может понравиться