Вы находитесь на странице: 1из 10

A crtica de Bukhrin economia poltica do rentista.

Aparecido Francisco Bertochi RESUMO Este artigo busca analisar a crtica formulada pelo terico bolchevique Nikolai Bukhrin economia marginalista e ao parasitismo dos estratos rentistas das burguesias capitalistas europias no incio do sculo XX. Tentaremos entender quais os fatores que contriburam em sua refutao metodolgica s escolas histrica alem e a-histrica austraca de economia. Examinamos assim alguns dos elementos constitutivos de seu pensamento em economia poltica. Dentre eles destacam-se o surgimento desses estratos rentistas e do capital financeiro, enquanto agentes do processo de internacionalizao do capital, por meio do capital financeiro imperialista. Palavras-chave: marginalista, rentista, produo, economia, capitalismo. ABSTRACT: This article looks for to analyze the critic formulated by Bolshevik theoretical Nikolai Bukhrin to the economy marginalista and the parasitism of the strata rentistas of the European capitalist bourgeoisies in the beginning of the century XX. We will try to understand which the factors that contributed in his/her methodological refutation to the schools historical German and to-historical economy Austrian. We examined like this some of the constituent elements of his/her thought in political economy. Among them they stand out the appearance of those strata rentistas and of the financial capital, while agents of the process of internationalization of the capital, through the imperialistic financial capital. KEY-WORDS: marginalista, rentista, production, economy, capitalism. theoretical Nikolai Bukhrin to the economy marginalista and the parasitism of the ata r factors that contributed in his/her methodological refutation to the schools historical Foi no exlio em Viena, na ustria, que Bukhrin se props a um objetivo terico de flego: estudar toda a economia poltica desenvolvida depois da morte de Karl Marx, em 1883. Aps compulsar a literatura econmica moderna, inclusive a das correntes marxistas, decidiu escrever entre 1912-1913, uma de suas mais consistentes obras, que ainda mantm atualidade, A economia poltica do rentista: crtica da economia marginalista, publicada em 1919. Nela, Bukhrin fundamentava a sua crtica economia burguesa marginalista e teoria da utilidade marginal, por meio da anlise psco-sociolgica e marxista do indivduo em relao produo e ao papel improdutivo exercido na economia pelo burgus rentista, que ao viver somente de juros e de aplicaes financeiras no contribui com a produo material da sociedade.

Mestre em Cincias Sociais pela Universidade Estadual Paulista - UNESP - Campus de Marlia SP. Docente da Universidade Estadual do Sudoeste do Paran - UNIOESTE - Campus de Francisco Beltro - PR

O que motivou Bukhrin a escrever este livro foi dar continuidade refutao de um artigo de Eugen Bhm-Bawerk, de 1904, no qual criticava O Capital de Karl Marx, atacando os fundamentos da anlise marxista da economia capitalista em seu ponto mais vulnervel, a teoria do valor-trabalho, e afirmava a sua prpria teoria da utilidade marginal, cujo valor no determinado pelo trabalho investido no produto, mas pela utilidade que o produto tem para seus compradores. Marx, todavia, partia do valor-trabalho para compreender o lucro e a acumulao capitalistas, visando demonstrar cientificamente a natureza exploradora do capitalismo. Na poca este artigo fora respondido pelo economista Rudolf Hilferding, mas, a sua resposta manteve-se no necessrio defesa da doutrina econmica marxista, o que fez Bukhrin entender que era necessrio tecer uma crtica interna profunda ao sistema lgico e terico que sustentava a teoria marginalista. Na economia poltica burguesa da poca Bukhrin distinguiu duas correntes principais, a escola histrica alem de Roscher, Hildebrandt, Knies, Karl Bucher, Gustav Schmoller e List, baseada no protecionismo da burguesia alem diante da concorrncia da indstria inglesa no mercado mundial; e a escola marginalista austraca abstrata de Karl Menger, Frederick von Wiser e Eugen Bhm-Bawerk, voltada elaborao de abstraes tericas descoladas da realidade concreta. Ele explicava que a escola histrica por basearse no protecionismo rejeitava as abstraes e formulaes de leis universais, opondo-se aos economistas clssicos, como David Ricardo e Adam Smith, e s tendo por legtimas monografias de carter emprico. Mas, a escola marginalista austraca se situava num nvel mais alto de abstrao terica, pela utilizao de formulaes matemticas. Resultando disto, seu carter a-histrico e a sua preferncia por elaborar leis universais sem basear-se na realidade concreta das diferentes pocas histricas.
Ambas alternativas expressam, conquanto sob forma diametralmente oposta, o fracasso da Economia Poltica burguesa. A primeira fracassou porque adotou uma atitude negativa diante de toda teoria abstrata em geral. A segunda, porque se satisfez com a elaborao de uma teoria puramente abstrata e ofereceu, dessa maneira, uma srie de pseudo-explicaes habilmente imaginadas, porm inteis no referente aos problemas em cuja abordagem o marxismo demonstrou ser particularmente uma teoria eficaz: os relativos dinmica da sociedade capitalista atual (Bukhrin, 1974:46).

Segundo Bukhrin (1974), esta escola histrica alem surge enquanto reao perpetuao e ao cosmopolitismo dos clssicos, porque a Economia Poltica clssica, especialmente a inglesa, formulou leis gerais, de validade universal, com forte carter

terico-abstrato dedutivo. Ele buscava demonstrar tambm, que a diferena metodolgica, entre os clssicos ingleses e a moderna escola histrica alem, possua profundas razes econmicas e sociais. O que se ocultava nessa discusso era o fato de que os economistas clssicos, como David Ricardo, formularam leis gerias abstratas de carter universal baseadas no processo de desenvolvimento terico da economia, fomentado pela indstria inglesa. Este cosmopolitismo refletia o desenvolvimento industrial da Inglaterra, a partir de 1750, e sua superioridade tecnolgica e terica em relao ao desenvolvimento capitalista industrial na Frana e Holanda, que apenas dcadas depois se iniciou. Mas, a importao deste modelo industrial para Alemanha e Itlia s tardiamente ocorreria com o processo de unificao territorial e a formao de seus Estados nacionais, aps 1861-1873. Neste cenrio de desenvolvimento capitalista tardio no continente europeu, no incio do sculo XX, a Alemanha possua um carter agrrio e atrasado diante da Inglaterra. A indstria metalrgica alem, por exemplo, enfrentava a concorrncia inglesa nos mercados interno e mundial. Foi essa diferena econmico-industrial que propiciou o surgimento da escola histrica alem, devido necessidade prtica e terica da burguesia alem proteger sua nascente indstria com a adoo de polticas tarifrias e aduaneiras protecionistas pelo Estado Imperial. No campo terico, por meio da escola histrica, esta necessidade de proteo da indstria alem ganha outros matizes. Os seus estudos deveriam refletir as circunstncias e condies materiais concretas da realidade e apontar as reais perspectivas de crescimento da indstria em meio s salvaguardas protecionistas do Estado. Por isso, a refutao desta escola da validade universal das teorias econmicas e de suas leis de carter geral, desenvolvidas pelos clssicos ingleses.
Se a burguesia inglesa estava dispensada de enfatizar as particularidades nacionais, a burguesia alem, pelo contrrio, devia se mostrar atenta originalidade e autonomia da evoluo alem e servir-se delas a fim de demonstrar teoricamente a necessidade de um protecionismo para o desenvolvimento. O interesse terico se concentrava, com efeito, no historicamente concreto e nacionalmente limitado. A teoria servia exclusivamente para pr em evidncia estes aspectos especficos da vida econmica. De um ponto de vista sociolgico, a escola histrica foi a expresso ideolgica deste processo de crescimento da burguesia alem que, temerosa da concorrncia inglesa, buscou apoio para a indstria nacional e, por isso, salientou as particularidades nacionais e histricas da Alemanha e outrossim, generalizando o procedimento, as de outros pases (Bukhrin, 1974:46).

Num quadro econmico histrico amplo, estas posies divergentes teoricamente, a clssica inglesa e da escola histrica alem, poderiam ser genrica e comparativamente semelhantes nalguns aspectos, pois refletiam os seus posicionamentos tericos no contexto

do processo de desenvolvimento da industrializao capitalista nacional. Mas, o lugar ocupado pela Inglaterra, pioneira no processo de desenvolvimento industrial capitalista, permitiu que as leis gerais abstratas da Economia Poltica ganhassem importncia e contornos universais. Isso se justifica, porque o modelo ingls foi transplantado aos pases europeus e as colnias. Esse foi o caso da Alemanha, que tambm importou dos ingleses seu modelo industrial, que, devido s peculiaridades dum pas agrrio atrasado, necessitou depois criar suas bases materiais para acelerar esse desenvolvimento visando sobreviver competio no mercado mundial. Foi esse processo, destinado ao desenvolvimento industrial nacional autnomo que levou ao surgimento da escola histrica na Alemanha, para pensar e justificar a importncia, nessa realidade local-nacional, das polticas protecionistas que resguardassem as suas frgeis bases industriais, como elucida Bukhrin:
De um ponto de vista genrico-social, tanto a escola histrica como a clssica so nacionais, na medida em que ambas so o produto de uma evoluo histrica e localmente limitada. De um ponto de vista lgico, no obstante, os clssicos so cosmopolitas e os partidrios da escola histrica so nacionais (idem).

Portanto, o pensamento econmico clssico ingls s se universalizou devido ao pioneirismo do desenvolvimento capitalista naquele pas. Mas, substancialmente, foi fruto dum desenvolvimento industrial nacional semelhante ao que, dcadas depois, ocorreu na Alemanha. O fator diferenciador, neste caso, est na no-aceitao da validade terica universal das teorias e leis gerais abstratas, formuladas no sculo XIX pelos clssicos ingleses, pelos tericos da escola histrica alem, pois estava em jogo o desenvolvimento industrial alemo e a sua sobrevivncia diante da concorrncia inglesa e dos pases industrializados anteriormente. Por isso Bukhrin atrela o processo de desenvolvimento da escola histrica alem ao protecionismo, pois a sua vocao empirista monogrfica dava o suporte e a legitimao terico-lgica para, a partir da realidade nacional, justificar medidas protecionistas do Estado, exigidas pela burguesia industrial alem. Para Bukhrin, a constituio dessa escola estava desde o incio ligada ao protecionismo nacional: o movimento protecionista alemo converteu-se, assim, no bero da escola

histrica(1974:47). Tal fato foi responsvel por engendrar o surgimento de tendncias de vrios tipos e diferentes caractersticas tericas. Porm, particularmente, fomentou a sua principal

corrente de pensamento, representante da conservadora burguesia rural alem, a escola histrica nova ou histrico-tica, idealizada por Gustav Schmoller. O que caracterizava essa escola era a atitude negativa face teoria abstrata, que segundo Bukhrin: parecia aos cientistas como sinnimo de absurdo (1974:47), gerando o repdio a produo de teorias e leis de carter abstrato ou geral na Economia Poltica. Por isso, validava apenas estudos com carter estreitamente emprico e monogrfico refratrio a toda generalizao. Isso, no entanto, o levou a incidir num erro terico, que depois geraria polmicas com os stalinistas e teria repercusses negativas sua carreira poltica. Seu erro foi prever o fim da Economia Poltica, que deixaria de ser uma disciplina de estudos especficos autnoma e seria substituda na sociedade socialista, por um tipo de geografia econmica e por uma poltica econmica da base material da sociedade. Segundo Bukhrin, a rejeio da teoria geral constitui precisamente a negao da Economia Poltica como disciplina terica autnoma, a declarao de sua bancarrota (1974:48). Noutra anlise, argumenta contra a escola a-histrica austraca, visando responder suas crticas ao marxismo. Tal teoria era ministrada no curso de Economia da Universidade de Viena por Bhm-Bawerk, Karl Menger e Wieser, no qual, Bukhrin participou como ouvinte. Uma das caractersticas dessa escola a sua rejeio ao historicismo, pois seus tericos consideram necessrio observar os fenmenos tpicos e as leis gerais da Economia Poltica. Ou seja, de maneira empirista, aos cientistas dessa corrente de pensamento, era necessrio se desenvolver frreas leis exatas, como se isso fosse epistemologicamente possvel no campo da economia capitalista. Bukhrin, por meio da obra Der bourgeois, de Werner Sombart, faz uma anlise histrica e psicolgica sobre o esprito burgus em seu aspecto decadente, nas principais formaes econmico-sociais capitalistas dos sculos XVII e XVIII. Dessa forma, buscava as origens do surgimento duma frao rentista no interior das classes burguesas dedicadas as altas finanas durante o ancien rgime na Inglaterra, Frana e Holanda. Inferiu assim, que esta decadncia no levou uma camada dessas classes ao processo de refeudalizao, como em outros pases europeus. Este esprito capitalista burgus decadente os transformou numa frao rentista, separada da burguesia ativa e produtiva. Uma parcela das classes burguesas voltadas s finanas passou a viver de aplicaes financeiras, sobretudo, em letras do tesouro nacional dos pases, sem vnculo direto com a produo social material

das sociedades em que viviam. Transplantar sua anlise modernidade no foi difcil para ele, pois a evoluo capitalista sofreu profunda acelerao no processo de acumulao de capital, nas ltimas dcadas do sculo XIX e incio do XX. Tal processo resultou na transformao da economia de livre concorrncia em monopolista, em sua fase imperialista, por meio da fuso dos capitais industrial e bancrio e gerou o capital financeiro. Esse capital engendrou os grandes cartis e trusts que passaram a concorrer no mercado mundial. Portanto, estas transformaes contriburam para acelerar o crescimento desta frao rentista na sociedade capitalista mundial, facilitado com o surgimento das empresas de sociedades annimas, do sistema de crditos e emprstimos a pases pobres e da especulao em bolsas de valores.
O nmero destes indivduos cresce, a ponto de chegar a formar uma classe social: a dos rentistas. Este estrato da burguesia, ainda que no constitua uma classe no sentido especfico da palavra, seno um grupo com caractersticas prprias no interior da burguesia capitalista, apresenta certas notas distintivas que o caracterizam e que derivam de sua psicologia social. A expanso das sociedades annimas e dos bancos e a crescente influncia da Bolsa engendram e consolidam este grupo social. Sua atividade econmica se exerce essencialmente no plano da circulao, sobretudo de ttulos e valores, e nas transaes da Bolsa. significativo o fato de que, no interior deste estrato social, que vive de rendas produzidas por estes valores, existam diferentes matizes. O caso limite representado pela camada situada fora no s da produo como tambm do prprio processo de circulao (Bukhrin, 1974:49).

Ao analisar as caractersticas principais desse novo estrato social, os rentistas, ele ressalta seu carter parasitrio, pois sua atividade se exerce no campo do consumo. A vida inteira do rentista se baseia no consumo e a psicologia do consumo em estado puro, constitui seu estilo particular de vida(BUKHARIN,1974:50). Ainda, baseando-se em Sombart, conclui que as caractersticas psicolgicas deste estrato rentista aparentam-se s da nobreza decadente e s da aristocracia financeira de fins do ancien rgime (idem). Bukhrin tece uma comparao entre os modos de vida do proletariado e dos rentistas e indica que a principal caracterstica desse estrato rentista a sua completa separao de todo o processo de vida econmica da sociedade. Por isso, para essa parcela rentista, o trabalho produtivo concreto seria algo fortuito e margem de seu horizonte visual, que se limita apenas ao presente. Para ele, isso reforaria a caracterstica psicolgica do rentista como consumidor passivo que no possui, como o proletariado que vive na esfera da produo social, uma mentalidade ativa de produtor socialmente til, e conclua que a segunda caracterstica importante do estrato rentista seria o seu individualismo crescente. Bukhrin (1974:52),

afirma que a terceira caracterstica deste estrato rentista seria, como no caso da burguesia em geral, o seu temor ao proletariado e o medo s eminentes catstrofes sociais. Na sua concepo, tais aspectos da conscincia social do rentista, derivados de seu ser social, determinam a sua conscincia no aspecto terico e no nvel das idias cientficas. Para Bukhrin a psicologia seria a base da lgica, pois os sentimentos e as propenses determinariam a orientao geral do pensamento e a perspectiva pela qual se considera a realidade antes de submet-la lgica. Por isso, se a anlise duma frase isolada de uma teoria qualquer no desvenda a sua infra-estrutura social, um estudo das caractersticas distintivas e do aspecto geral do sistema permitiria observar essa infra-estrutura. Portanto, para ele cada frase teria um sentido novo, se configuraria na trama de todo encadeamento, traduzindo a experincia duma determinada classe ou de um grupo social dado (1974:52). Retomando a anlise da escola austraca, enfatiza sua caracterstica lgica distintiva procedendo comparao metodolgica entre a escola austraca e o marxismo, e afirma que, diferentemente de Marx, cuja anlise parte da produo capitalista como categoria histrica especfica, o objetivo principal do rentista a soluo do problema do consumo, e que essa constitui a posio terica fundamental e caracterstica da escola austraca. A partir disso, inferiu que as teses da escola austraca e da marginalista tinham por base comum o subjetivismo e o individualismo do sujeito econmico, e que elas pouco se diferiam das teorias, baseadas na anlise da utilidade e do valor de uso dos bens, dos pensadores do sculo XIX, como Adam Smith. Os mesmos procedimentos tericos e metodolgicos se expressavam nas primeiras dcadas do sculo XX, na escola angloamericana, cujo expoente era J.B.Clark. Essas teorias embasam o pensamento econmico neoliberal atual de globalizao econmica ditada pelo FMI e Consenso de Washington. O que demonstra a atualidade da crtica formulada por Bukhrin, no incio do sculo XX. Um aspecto importante de A economia do rentista no fazer uma anlise crtica superficial escola austraca e a marginalista. Ao contrrio, ele aprofundou sua crtica metodolgica da economia burguesa moderna a partir da comparao com a teoria marxista. Desta forma, pde caracterizar no interior da burguesia como classe social, o estrato dos rentistas, demonstrando a sua ligao terica estreita com o subjetivismo e o individualismo atomstico de Bhm-Bawerk. Bukhrin comprovou metodologicamente que as teses da escola austraca partiam das anlises das motivaes psicolgicas do indivduo

isolado e das anlises das motivaes dos sujeitos econmicos, fazendo abstrao de toda correlao social. Por isso, as refuta cientificamente, alegando que essas teorias, ao partir de uma anlise do indivduo social atomizado, no refletiriam a realidade econmica concreta do modo de produo capitalista, pois se fundavam em uma formulao errnea ao fazer da conscincia individual do sujeito econmico, o ponto de partida de sua anlise terica e o centro gravitacional de sua argumentao a-histrica.
Com efeito, enquanto Marx concebe o movimento social como um processo histrico-natural regido por leis que no somente so independentes da vontade, da conscincia e da inteno dos homens, seno que, ademais, determinam sua vontade, conscincia e intenes [...] (trecho da crtica de Kaufmann citado pelo prprio Marx), Bhm-Bawerk faz da conscincia individual do sujeito econmico o ponto de partida de sua anlise (Bukhrin, 1974:57).

Essa oposio entre mtodo objetivo e subjetivo, segundo Bukhrin, caracteriza a oposio entre o mtodo social e o mtodo individualista. Por isso, sublinha, como Marx, a independncia com relao vontade, conscincia e s intenes humanas; para, em segundo lugar, buscar definir com preciso esse sujeito econmico, do qual parte a escola austraca em suas anlises econmicas. A sociedade moderna capitalista anrquica, objeto de estudo da Economia Poltica, em cujo mercado atuam foras elementares como a concorrncia, flutuao dos preos, bolsas de valores etc., comprova que o produto social governa seus criadores e que o resultado dos motivos geradores da ao dos sujeitos econmicos individuais, mas no isolados, no correspondem a esses motivos e, em certos casos, encontra-se em violenta oposio a eles. Recorrendo anlise da mercadoria de Marx no livro primeiro de O Capital, Bukhrin afirma que metodologicamente este fenmeno expressa o carter irracional, elemental, do processo econmico desenvolvido nos marcos da economia de mercado e aparece claramente na psicologia do fetichismo das mercadorias (1974:58). Uma vez que se produz no interior da economia mercantil o processo de reificao (Verdinglichung) das relaes humanas, em que tais expresses coisificadas (Dingausdrcke) tm existncia autnoma independente, submetida a leis especficas prprias apenas deste tipo de existncia, enquanto conseqncia do carter elemental do prprio desenvolvimento capitalista. Bukhrin quer dizer que o mtodo dialtico consiste em determinar quais sos as leis reguladoras das relaes entre os diferentes fenmenos sociais capitalistas. Marx analisa as leis da dinmica do desenvolvimento do sistema capitalista, que regem os

resultados das vontades particulares, mas sem examinar estas vontades como tais, sem analis-las como vontades individuais. Ele analisa essas leis que governam os fenmenos sociais, abstraindo sua relao com os fenmenos dependentes da conscincia individual. Portanto, o mtodo de Marx conceitualmente diferente da forma metodolgica com que Bhm-Bawerk analisa os sujeitos econmicos como tomos isolados, abstraindo das correlaes sociais resultantes da prpria determinao da infra-estrutura econmica da sociedade capitalista, nas quais este indivduo, por mais isolado que estivesse, encontravase imerso, pelo fato dos homens viverem em sociedade. Por isso, avalia que Bhm-Bawerk se equivoca metodologicamente ao tomar como centralidade terica o sujeito econmico isolado. Bhm-Bawerk escamoteava o cerne da questo metodolgica, que era desenvolver uma anlise sobre o que caracterizava o intercmbio capitalista, pois o capitalismo constitui a atual forma historicamente desenvolvida da produo de mercadorias. Era esta relao capitalista de intercmbio historicamente situada e determinada que deveria ser objeto de sua anlise e no o intercmbio indistinto, a-histrico e desconectado de qualquer formao scio-econmica histrica e especificamente determinada, como o era e continua a ser o sistema capitalista. Bukhrin realava a diferena metodolgica entre os fundamentos das escolas histrica emprica alem de List e Schomoller e da austraca abstrata matemtica a-histrica, baseada na teoria de Bhm-Bawerk, porque essa caracterizaria a anttese da ideologia proletria, objetivismo versus o subjetivismo, o ponto de vista histrico versus a perspectiva a-histrica, o ponto de vista da produo versus o do consumo.
Precisamente porque corresponde ideologia de um tipo marginal da burguesia, a escola austraca constitui a anttese perfeita da ideologia proletria: objetivismo versus subjetivismo, ponto de vista histrico versus perspectiva a-histrica, ponto de vista da produo versus ponto de vista do consumo - esta a diferena metodolgica, tanto dos fundamentos da prpria teoria como de toda a construo terica de Bhm-Bawerk (Bukhrin,1974:54).

Porm, nunca ser demais reafirmar a atualidade desta obra bukhariniana, nem que consiste numa das crticas mais profundas aos equvocos metodolgicos das escolas histrica alem e a-histrica austraca e, tambm, da teoria marginalista, que embasam o pensamento econmico e anti-cientfico ps-moderno capitalista atual. Escolas estas cujas razes tericas e metodolgicas fundamentam as teorias econmicas que intentam legitimar o projeto de dominao mundial capitalista de globalizao econmica, baseado no iderio neoliberal do FMI e do Consenso de Washington, imposto s naes do mundo visando o

saqueio de suas riquezas naturais e a superexplorao de sua fora de trabalho. Sobretudo, em relao ao emprego do capital financeiro de natureza especulativa desse estrato rentista da sociedade capitalista mundial que Bukhrin, ainda em 1914, desvendou a existncia parasitria.

Referncias bibliogrficas

BUKHARIN, N. La economa poltica del rentista: crtica da economa marginalista. Crdoba: Pasado y Presente, 1974. COHEN, S. Bukharin: uma biografia poltica. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990. GORENDER, J.(Org.). Bukhrin - Histria. So Paulo:tica, 1988. HEITMAN, S. Nikolai I. Bukharin: bibliography. Stanford: Hoover Institution, 1968. HILFERDING, Rudolf. El capital financiero. Madrid: Techos, 1973.
____________. La crtica de Bhm-Bawerk a Marx. In: BHM-BAWERK, Eugen von et ali.

Economa burguesa y economia marxista. II ed. Mxico: Pasado y Presente, 1978. LWY, A.G. El comunismo de Bujarin. Barcelona, Mxico:Grijalbo, 1973.

Вам также может понравиться