Вы находитесь на странице: 1из 4

Escola Bsica e Secundria Dr.

Isidoro de Sousa Viana do Alentejo Disciplina de Fsica e Qumica - A Ficha de Avaliao n 6 11 ano - Turma _A Data: 16 / 03 / 2012 Durao da Prova: 90 minutos VERSO 1

Nas questes que envolvam escolha mltipla ou verdadeiro/falso deves indicar na tua folha de prova a opo de modo legvel. Apresenta todos os clculos e/ou raciocnios que efectuares.

GRUPO I
Devido ao crescimento da populao mundial tornou-se fundamental o desenvolvimento da agricultura de modo a garantir alimentos em quantidade e qualidade suficiente. Para a produo de produtos agrcolas no ficar dependente da qualidade do solo e das condies atmosfricas so utilizados adubos e fertilizantes que visam suprir as deficincias em substncias essenciais sobrevivncia dos vegetais. O azoto um dos elementos mais importantes para a nutrio das plantas sendo tambm um dos primeiros a esgotar-se nos solos. Os adubos azotados so fabricados a partir do amonaco, da que a sua produo industrial se revista de particular importncia. Para a produo do amonaco, utiliza-se o hidrognio, obtido a partir do metano, e o azoto, destilado do ar.

1. Para obter o hidrognio retiram-se as impurezas que se encontram misturadas com o metano. Em seguida d-se a
reaco entre o metano e vapor de gua, de acordo com a seguinte equao qumica:

CH4 (g) + 2H2O (g) CO2 (g) + 4H2 (g) Portugal Dirio, 21 de Junho de 2004 Adaptado de

1.1. Num dado instante, dentro do depsito em que ocorre a reaco de produo de hidrognio, esto contidos 64,0 g de
metano e 6,0 mol de vapor de gua. Qual dos reagentes o limitante? Justifique.

1.2. O volume de hidrognio formado 320 dm3. A reaco est a decorrer nas condies PTN? Justifique. 1.3. O nmero de tomos de hidrognio, obtidos nos produtos da reaco : (apresente os clculos)
A 86,02210 . 23 B 326,02210 . 23 C 246,02210 . 23 D - 166,02210 . Ar (H) = 1,0 Ar (C) = 12,0 Ar (O) = 16,0
23

2. O passo final a sntese do amonaco, com recurso a um catalisador de ferro, de acordo com a equao qumica:
N2 (g) + 3H2 (g) 2NH3(g) H = 93 kJ

2.1. Seleccione a alternativa que completa correctamente a frase:


Como todo o estado de equilbrio qumico dinmico, numa mistura de H2 (g), N2 (g) e NH3 (g) em equilbrio, as velocidades de reaco no sentido directo e inverso so iguais, isto , na unidade de tempo A- quando n moles de H2 se transformam, transformam-se tambm n moles de N2 e n moles de NH3. B- quando 2n moles de NH3 se transformam, a quantidade de H2 presente aumenta de 3n moles. C- quando 3n moles de H2 se transformam, a quantidade de NH3 presente aumenta de 2n moles. D- quando 3n moles de H2 reagem, reagem tambm n moles de N2 e 2n moles de NH3.

2.2. Qual a finalidade de utilizar o catalisador na reaco?


A Estabilizar a reaco. B Aumentar o rendimento da reaco. C Aumentar a velocidade da reaco. D Tornar a reaco exotrmica.

2.3. Quando se produzem 4 mol de amonaco...


A absorvida a energia de 93 kJ. B absorvida a energia de 186 kJ. C libertada a energia de 93 kJ. D libertada a energia de 186 kJ.

2.4. temperatura de trabalho a constante de equilbrio da reaco 0,01.


Num determinado momento as concentraes dos intervenientes da reaco so: -3 -3 -3 [N2] = 0,68 mol dm ; [H 2] = 8,80 mol dm ; [NH3] = 0,50 mol dm . Verifique que o sistema no se encontra em equilbrio qumico.

2.5. Indique, justificando, como ir o sistema evoluir at se atingir o equilbrio qumico. 2.6. A partir dos valores da tabela seguinte, verifique que para esta reaco, H = 93 kJ.
Tipo de ligao Energia de ligao kJ mol H-H 436 NN 945 H-N 391 2.7. A reaco ocorre num sistema isolado. A energia do sistema
-1

A aumenta, pois a energia cintica e a potencial aumentam. B - diminui, pois a energia cintica diminui e a energia potencial diminui. C - mantm-se constante, pois a energia cintica aumenta e a energia potencial diminui. D - mantm-se constante, pois a energia cintica diminui e a energia potencial aumenta.

GRUPO II 1.
Numa operao stop, foi apreendido um p branco no interior de um automvel. No laboratrio criminal, verifica-se a probabilidade de ser um alcalide. feita a sua combusto de forma a tentar obter a frmula qumica do composto e assim, ser possvel identific-lo. A combusto de 3,03 g o composto (formado por tomos de C, H, O e N), permite obter 0,17 mol de CO2, 0,09 mol de H2O e 0,01 mol de NH3. Sabe-se que na reaco de combusto, a relao estequiomtrica entre a molcula de composto e a de amonaco de 1:1, isto , cada mol de composto que reage, origina uma mol de amonaco.

1.1. Com base nas informaes dadas, qual a massa molar do composto? 1.2. A investigao permite determinar a frmula qumica do composto, C17H21O4N. Escreva a equao da reaco de
combusto do composto e acerte-a.

1.3. O composto detectado a cocana. Um dos maiores perigos para os consumidores desta droga, a mistura de
componentes que permitem aumentar a sua massa, com consequncias devastadoras para a j debilitada sade do consumidor. Para aquilatar da pureza da droga encontrada, um investigador criminal faz um teste de pureza que consiste na medio exacta da quantidade de gua produzida na combusto de uma amostra. Assim, provoca-se a combusto de 5 g de cocana, em recipiente fechado, na presena de um agente exsicante (composto utilizado para aprisionar toda a gua libertada na combusto). A massa do exsicante aumenta 2,5 g. Qual a pureza da cocana?

2.

temperatura T, a constante de equilbrio, Kc, da reaco A(g) + 3B(g) 2C (g) 2,00. Introduziu-se num recipiente, de 2,00 L de capacidade, uma certa quantidade de C. Mantendo constante a temperatura T, verificou-se que no equilbrio existiam 6,0 moles de B. Calcule:

2.1. A concentrao de cada espcie no equilbrio. 2.2. A quantidade de C que foi introduzida inicialmente no recipiente.

3.

Para o controle dos processos industriais, por vezes necessrio intervir de forma a perturbar o equilbrio, aumentando assim o rendimento do produto pretendido. A reaco de produo do tricloreto de fsforo, endoenergtica, a seguinte:

PCl5 (g) PCl3 (g) + Cl2 (g)


Esta reaco ocorre em sistema fechado, a uma dada temperatura. Os grficos seguintes traduzem a variao da concentrao dos componentes da mistura reaccional, em funo do tempo:

3.1. Para cada uma das seguintes alteraes, provocadas no sistema, indique o grfico correspondente.
3.1.1. Remoo de PCl3. 3.1.2. Aumento de presso. 3.1.3. Diminuio da temperatura. 3.1.4. Aumento da concentrao de PCl5. 3.1.5. Adio de catalisador.

3.2. Justifique a resposta dada em 3.1.2. GRUPO III 1.


Para verificar a presena de azoto amoniacal num adubo, usou-se o indicador vermelho de tornesol em papel humedecido com gua. amoniacal no detergente, de acordo com o teste adoptado. A- Registar as observaes. B- Adicionar 2 gotas de hidrxido de sdio, NaOH. C- Adicionar, gota a gota, soluo de sulfato de cobre e verificar o aparecimento de um precipitado azul-claro. D- Aproximar da boca do tubo de ensaio uma fita de papel de vermelho de tornesol. E- Colocar uma pequena amostra do adubo num tubo de ensaio. F- Adicionar 2 gotas de reagente de Nessler. G- Aquecer ligeiramente.

1.1. Seleccione e ordene, da lista seguinte, os passos considerados mais adequados para verificar a presena de azoto

1.2. Complete o esquema qumico a seguir apresentado de modo a obter a equao inica que traduz a transformao
ocorrida quando se adiciona NaOH (base forte) amostra de adubo. + NH4 (aq) + _________ NH3 (aq) + _________

1.3. Descreva e explique atravs de equaes qumicas o que aconteceu durante o teste referido.

2.

Um grupo de alunos, ao pretender estudar a influncia da temperatura e da concentrao numa reaco em equilbrio, prepararam uma soluo saturada de cloreto de cobalto (II) (a partir de cloreto de cobalto (II) hexaidratado, slido) num tubo de ensaio, temperatura ambiente. Os alunos colocaram o tubo num banho de gelo e obtiveram a cor rosa, em seguida colocaram o tubo num banho de gua a ferver e obtiveram a cor azul. A equao qumica que traduz a reaco :

CoCl2 . 6H2O (aq) CoCl2 . 2H2O (aq) + 4 H2O (l) (rosa) (azul )
Posteriormente, os estudantes diluram a soluo e adicionaram soluo cristais de cloreto de cobalto (II) hexaidratado.

2.1. De acordo com as observaes efectuadas, que concluram os alunos sobre a influncia da temperatura neste
equilbrio? Qual das reaces, directa ou inversa, endotrmica?

2.2. Que cor apresenta a soluo depois de diluda? Justifique. 2.3. Quando os alunos adicionaram soluo cristais de cloreto de cobalto hexaidratado, a soluo foi mudando de cor, de
acordo com os registos da tabela seguinte: Inicial rosa 1 cristal de sal Rosa azulado 2 cristais de sal Azul rosado 3 cristais de sal azul

Cor

Que concluses se podem tirar a partir dos registos feitos pelos alunos? Explique.

2.4. Os estudantes dissolveram cloreto de cobalto hexaidratado em soluo aquosa de cido clordrico e atinge-se o
equilbrio qumico traduzido pela equao:

Co(H2O)62+ (aq) + 4 Cl- (aq) CoCl42- (aq) + 6H2O (l) (rosa) (azul)

2.4.1. Se os estudantes adicionarem cido clordrico ao sistema em equilbrio, qual ser a cor predominante da
soluo?

2.4.2. Ao adicionarem soluo aquosa de nitrato de prata, AgNO3, ao sistema reaccional, os estudantes
observaram a intensificao da cor rosa. Explique a variao da cor da soluo.

Dados:

NA = 6,022 1023 mol1

Vm gs, PTN = 22,4 dm3mol1

Вам также может понравиться