Вы находитесь на странице: 1из 3

MEIOSE

Introduo
Como voc j sabe nem todos os seres vivos se reproduzem por meio do sexo. Na verdade, a reproduo sexuada mais custosa e at muitas vezes arriscada. Quantos machos no colocam sua vida em risco apenas para conseguir uma fmea? Mas, se a reproduo sexuada oferece estas desvantagens porque tantas espcies a utilizam como forma de reproduo? A explicao mais completa ns veremos em outro momento. Por hora, perceba apenas que ela permite que haja uma nova combinao de alelos, formando indivduos nicos. Parte dos genes que voc carrega vieram de seu pai e outra parte de sua me. Dada a imensa variedade de alelos existentes na espcie humana (este raciocnio vlido tambm para outras espcies) praticamente impossvel que mais algum no planeta, a menos que voc tenha um irmo gmeo univitelino, carregue o mesmo pool de genes que voc. Tendo uma combinao nova de genes talvez voc resista a parasitas ou condies ambientais que nem mesmo o organismo de seus pais aguentariam. Se voc estiver atento j deve ter percebido que nem o macho nem a fmea podem mandar todos os seus genes para o filho. Se fosse assim a cada gerao dobraria o nmero de cromossomos dos indviduos de uma espcie. No caso do ser humano o pai mandaria 46 a me mais 46 e nasceria uma criana com 92 cromossomos. Como voc sabe isto impossvel. Por isso o mecanismo de produo de gametas, clulas especializadas para a reproduo sexuada, tem que ser diferente da mitose. Enquanto que a mitose produz clulas-filhas com o mesmo nmero de cromossomos da clula-me, a meiose (tipo de diviso celular que produz gametas nos animais) tem que produzir clulas com a metade dos cromossomos. O nmero de cromossomos da espcie restaurado com a unio do gameta masculino com o feminino. Leptteno nesta subfase que os cromossomos comeam a se condensar.

Zigteno Os cromossomos homlogos se juntam formando pares, processo conhecido como sinapse cromossmica. O que mantm juntos os cromossomos homlogos uma substncia protica que funciona como se fosse uma cola. O nome dessa estrutura c o m p l e x o sinaptonmico. Paquteno No paquteno o complexo sinaptonmico j est formado. Com isso os pares de homlogos tornam-se nitidamente unidos. Estes pares formam o que chamamos de bivalente. Como cada bivalente possui quatro cromtides, podemos tambm chamar estas estrutras de ttrades. no paquteno que ocorre a permutao ou crossing-over. Este processo consiste na troca de pedaos entre cromtides homlogas. Diplteno Torna-se visvel o cruzamente em X das cromtides homlogas que realizaram o crossing-over. O nome dessa estrutura em X quiasma. Por isso dizemos que no diplteno ocorre a visualizao dos quiasmas. Alm disso o complexo sinaptonmico desfeito. Diacinese Na diacinese os cromossomos homlogos se afastam um pouco, ocorrendo a terminalizao dos quiasmas. Alm disso o envoltrio nuclear desfeito.

Fases da Meiose
Como j foi dito a meiose produz clulas com a metade do nmero de cromossomos da clula-me. Mas tem um detalhe. Na meiose, assim como na mitose, durante a intrfase ocorre a duplicao do material gentico. Logo, se o DNA foi duplicado, para reduzir o nmero de cromossomos a metade nas clulas-filhas preciso que haja duas divises celulares. Por isso a meiose produz quatro clulas filhas, todas haplides. A seqncia de eventos que levam a primeira diviso da meiose chamada de meiose I ou reducional. A segunda seqncia dita meiose II ou equacional.

Meiose I ou Reducional
A meiose I tembm chamada de reducional porque ao final dela so produzidas duas clulas com a metade do nmero de cromossomos da clula-me. Ou seja, j no final da meiose I as clulas sero haplides. Acompanhe abaixo as etapas da meiose I.

Metfase I Prfase I
Por ser uma fase muito longa e com muitos detalhes a prfase I est dividida em 5 subfases. Vamos a elas. Sem o envoltrio nuclear os cromossomos se ligam ao fuso acromtico, que foi montado durante a prfase I.

O fuso, assim como na mitose, dispe os cromossomos no meio da clula, formando a placa equatorial. Aqui existe uma diferena muito importante em relao a mitose. Na meiose I os cromossomos homlogos ficam um do lado do outro.

Entre a meiose I e a meiose II ocorre um pequeno intervalo chamado de intercinese. Nesse intervalo no ocorre duplicao de DNA.

Meiose II ou Equacional
Nessa fase acontecer uma srie de eventos com as duas clulasfilhas formadas pela meiose I que culminaro com a formao de quatro clulas. Essas quatro clulas tero o mesmo nmero de cromossomos que as duas clulas que lhes deram origem (por isso o termo equacional). S que ao invs dos cromossomos serem duplicados eles sero simples.

Anfase I
Assim como na anfase da mitose, os cromossomos sero puxados para os plos da clula. S que na meiose tem uma diferena. Como os cromossomos homlogos foram colocados um ao lado do outro o fuso acromtico no tem como se ligar aos dois lados de um mesmo cromossomo. Lembre-se de que na mitose como o fuso se ligava aos dois lados, um fuso puxava para a direita e o outro para esquerda provocando a quebra do centrmero e a separao das cromtides irms. Como na anfase I da meiose o fuso liga-se a apenas um lado no ocorrer a quebra do centrmero. Os cromossomos sero puxados inteiros, cada homlogo indo para o plo diferente do seu par. O nome dessa separao dos cromossomos homlogos disjuno ou segregao.

Prfase II
Os cromossomos voltam a se condensar, os centrolos dirigem-se para os plos da clula, formando o fuso acromtico e o envoltrio nuclear se desfaz.

Metfase II
Os cromossomos ligados ao fuso so transportados ao equador (centro) da clula formando a placa equatorial. Observe que como no h mais homlogos nas clulas eles se dispem um sobre o outro, como na mitose. Dessa forma, o fuso consegue ligar-se aos dois lados de cada cromossomo.

Telfase I
Os cromossomos homlogos j esto separados nos plos da clula e se descondesam parcialmente. O envoltrio nuclear se refaz dos dois lados e ocorre a citocinese (diviso do citoplasma).

Anfase II
Devido a trao do fuso em sentidos diferentes ocorre a quebra do centrmero e as cromtides irms so separadas.

Telfase II
O envoltrio nuclear se refaz e o citoplasma se divide formando 4 clulas-filhas.

Balano da meiose I
Ao final da meiose I formam-se duas clulas com metade do nmero de cromossomos. Mas observe que cada cromossomo das duas clulas-filhas so duplos, porque no houve a separao das cromtides na anfase I. Alm disso, essas duas clulas so haplides porque elas no possuem pares de cromossomos homlogos. Os cromossomos foram segregados desde a anfase I.

Balano da Meiose II
Formam-se 4 clulas haplides. Seus cromossomos so simples devido a separao das cromtides na anfase II.

A MEIOSE E A VARIABILIDADE GENTICA


Por que um casal, com exceo dos gmeos univitelinos, nunca produz dois filhos geneticamente idnticos? A resposta a essa pergunta est na meiose. Durante a meiose ocorre dois rearranjos aleatrios de alelos que torna possvel uma produo imensa de gametas diferentes. Um deles ocorre na anfase I com a segregao cromossmica. Como voc j sabe metade dos cromossomos que possumos vieram de nosso pai e a outra metade de nossa me. Acontece que quando formamos gametas no enviamos os cromossomos tal

qual recebemos. Ou seja, no formado um espermatozide com os cromossomos que eu recebi de meu pai e outro com os cromossomos que eu recebi de minha me. Esse processo na verdade catico. Ou seja, em um espermatozide eu posso estar enviando o cromossomo nmero 1 que recebi de meu pai mas o cromossomo 2 ser o que eu recebi de minha me e assim por diante (observe na figura abaixo que podem haver vrios alinhamentos diferentes de cromossomos na meiose. Essa a base cromossmica da segunda lei de Mendel a lei da segregao independente dos fatores). Considerando todas as possibilidades de embaralhamento como a descrita acima para os nossos 46 cromossomos chegaremos a concluso de que cada um de ns pode produzir 8.4 x 106 gametas diferentes! Mas ainda h outra possibilidade de produzir mais gametas diferentes. o crossing-over. Na medida em que ocorre uma troca de pedaos de cromossomos homlogos surgem novas combinaes de alelos.

Вам также может понравиться