Вы находитесь на странице: 1из 24

3

Tratamento sintomtico da EM

Esta a terceira brochura de uma srie que aborda a Esclerose Mltipla (EM) e tpicos relacionados com esta doena. Aqui poder encontrar informaes sobre quais so os sintomas mais comuns da EM. Os grupos de sintomas principais que abordaremos so a fadiga, as alteraes visuais, a espasticidade, a dor, os problemas urinrios e intestinais e outros. Para alm da descrio dos sintomas, poder tambm encontrar informaes acerca do tratamento destes sintomas. Tambm poder achar til ler acerca de outros aspectos da EM e do seu tratamento noutras brochuras desta srie. Poder pedir as outras brochuras directamente ao seu mdico ou enfermeiro, ou atravs do site www.ms-gateway.com.pt

ndice
Os sintomas da EM podem variar Descrio e tratamento dos sintomas mais comuns da EM Fadiga Espasticidade Equilbrio e coordenao Dor Problemas urinrios e intestinais Problemas sexuais Alteraes sensoriais Alteraes visuais Sintomas paroxsticos 6 8 10 12 14 16 18 20 21 22 4

Glossrio

Os sintomas da EM podem variar


Como decerto j ter visto nas brochuras anteriores desta srie, a EM uma doena muito varivel, em que no existe um padro fixo previsvel na sua evoluo. Cada doente com EM pode ter um conjunto diferente de sintomas, que podem variar de tempos a tempos e que podem mudar em termos de gravidade e durao. Estes sintomas dependem das reas do sistema nervoso central que foram afectadas durante a actividade da EM. Desta forma podemos ter doentes que apenas tiveram um ataque menor de viso dupla at aos doentes com sintomas mais pronunciados. A maioria dos doentes com EM apresentam inicialmente ataques abruptos, tambm conhecidos como surtos, seguidos pela remisso, i.e. um perodo sem quaisquer sinais clnicos bvios da actividade da EM. Os sintomas podem melhorar ao fim de alguns dias ou semanas, levando a uma recuperao total ou parcial. Os sintomas mais comuns nos doentes com EM podem incluir fadiga, rigidez, e/ou fraqueza muscular, espasticidade nos braos e pernas, sensaes anormais, tais como comicho, dor ou formigueiros, alteraes urinrias, intestinais e sexuais. Alguns destes sintomas ocorrem frequentemente, enquanto que outros apenas ocorrem raramente.

Uma vez que os sintomas podem apresentar um grande grau de variao entre os doentes com EM, necessria uma abordagem flexvel ao seu tratamento. Para alm da medicao, existem estratgias tais como a fisioterapia ou natao. Portanto, independentemente da forma como a pessoa se sente e da gravidade que os sintomas possam ter, existe uma grande variedade de coisas que os mdicos, enfermeiros e cada doente individualmente podem fazer para melhorar a sua doena. Cuidar do seu corpo e manter hbitos saudveis de alimentao um pr-requisito para o bem-estar geral.

Fadiga Rigidez muscular Alteraes dos movimentos Espasticidade nos braos e pernas

Fraqueza muscular Dormncia

Problemas urinrios e intestinais Comicho Dor

Sintomas da EM

Figura 1: Os sintomas da EM so muitos e diferem de pessoa para pessoa

Descrio e tratamento dos principais sintomas da EM


Fadiga
A fadiga ou cansao um dos sintomas mais comuns e perturbadores da EM. Afecta cerca de dois teros dos doentes com EM e pode durar durante meses ou anos. So conhecidos pelo menos dois tipos de fadiga. Uma um cansao contnuo que torna difcil completar mesmo a mais simples das tarefas. Outro tipo ocorre espontaneamente aps alguns minutos de actividade fsica. O ltimo geralmente afecta as pernas e desaparece aps uma curta pausa, mas tambm pode afectar a viso, que se deteriora durante a leitura, mas que regressa aps uma curta pausa. O cansao geralmente piora com as temperaturas elevadas ou aps um banho quente. Um aumento da temperatura corporal, por exemplo devido a febre, tambm pode agravar este sintoma. Portanto, os doentes com EM que so afectados pela fadiga queixam-se de uma reduo drstica na qualidade de vida. Apesar de a fadiga poder estar directamente ligada actividade da EM, outros factores tais como a inactividade tambm podem contribuir. Os ataques de fadiga tambm podem causar uma reduo da fora, depresso e alteraes do sono. 6

Figura 2: Fadiga devida EM

Figura 3: Combate contra a fadiga

Tratamento da fadiga
Se a fadiga tem outras causas que no a EM, tais como alteraes do sono, que resultam em sonolncia diurna, a doena subjacente deve ser identificada e tratada directamente. Se o cansao se tornar um problema maior para um doente com EM, dever ser efectuado um exame mdico completo por um neurologista para eliminar quaisquer outras razes para a fadiga. Se a EM for a causa maior da fadiga, devem ser feitas alteraes no estilo de vida e na ocupao. Poucos medicamentos tm sido eficazes no combate fadiga da EM. No entanto, os doentes com EM afectados por fadiga excessiva tm relatado resultados positivos com algumas teraputicas. Por favor, informe-se junto do seu mdico acerca de qual a teraputica mais indicada para si. As estratgias no-farmacolgicas incluem horrios regulares de deitar, pausas frequentes nas actividades regulares e um programa de exerccios com treino moderado dos msculos. As tcnicas tais como a gesto de tempo e de stress, a definio de prioridades, o planeamento das actividades com antecedncia e a simplificao do trabalho so estratgias adicionais que podem ser utilizadas para controlar a fadiga. Os banhos e duches frios tambm podem ajudar, tal como o ar condicionado em ambientes quentes. O Yoga, ou a meditao combinada com exerccio tambm podem resultar para algumas pessoas, dado que o cansao excessivo agrava os sintomas. Evitar este excesso de cansao ir permitir um maior conforto aos doentes com EM, apesar de provavelmente no ir alterar a evoluo da doena. 7

Espasticidade
A espasticidade um aumento da rigidez muscular, e que pode estar associada a dor quando os msculos desenvolvem cibras. Durante a evoluo da EM, pode ocorrer perca de fora muscular nos braos ou pernas. Estes sintomas podem agravar-se gradualmente e aumentar a necessidade de apoio enquanto anda.

Figuras 4 a-d: Exerccios simples de estiramento e relaxamento de vrios grupos de msculos

Tratamento da espasticidade
Uma teraputica no-farmacolgica para relaxar os msculos e para restaurar os movimentos envolve a fisioterapia ou a hipoterapia. Programas de estiramento incluem diferentes exerccios para as coxas e anca, pernas e costas e podem ser efectuados sozinhos ou com a ajuda de outra pessoa (figuras 4 a-d). O estiramento pode melhorar o problema da espasticidade. Estes movimentos devero ser ensinados por um fisioterapeuta com experincia.

O tratamento da espasticidade depende do seu grau. Para reduzir a espasticidade existem diversos medicamentos. Nos ltimos anos, foram desenvolvidos diversos medicamentos com um efeito benfico nos sintomas da espasticidade. Informe-se com o seu mdico para saber qual o medicamento mais indicado para os seus sintomas.

Equilbrio e coordenao
Os problemas com a coordenao e equilbrio ocorrem quando o cerebelo, i.e. a parte do crebro responsvel pela coordenao dos movimentos, fica afectado pela EM. Isto pode resultar na perca de equilbrio enquanto anda. Tambm pode ser difcil agarrar em objectos pequenos com as mos, da mesma forma que tambm podem ocorrer tremores.

10

Tratamento da perca de equilbrio e coordenao


O exerccio (fisioterapia) geralmente recomendado em vrios graus e intensidade, dependendo do tipo de msculos afectados pela doena. O exerccio serve para promover a coordenao e o equilbrio, que so muitas vezes afectados nos doentes com EM. Os doentes com uma incapacidade moderada e os que sofrem com os sintomas relacionados com o calor, podem achar que o exerccio na gua mais fcil. O tremor geralmente tratado com medicao. A gua permite a sustentao, o que ajuda a contornar os problemas com o equilbrio durante o exerccio. Adicionalmente, a gua previne o aquecimento relacionado com o exerccio, que pode agravar os sintomas em alguns doentes com EM.

Figura 5: A gua permite a sustentao, o que ajuda nos exerccios

11

Dor
Apesar de EM ter sido considerada durante muitos anos como uma doena indolor, hoje em dia sabe-se que alguns doentes sentem dor e desconforto durante a evoluo da doena. A dor pode ocorrer directamente como resultado da actividade da EM no sistema nervoso ou pode ser uma consequncia dos outros sintomas da EM e pode oscilar entre a dor ligeira e a dor grave. Para alm da dor msculo-esqueltica nas articulaes e msculos, tendes e ligamentos, alguns doentes referem dores paroxsticas. A dor pode ocorrer na face, por exemplo, se os nervos faciais forem afectados. Os espasmos nos braos ou pernas tambm podem ser dolorosos, quando estes membros esto imveis durante longos perodos de tempo. No entanto, a forma mais comum de dor na EM, a dor neurognica crnica, causada por sinais nervosos defeituosos gerados pelas leses da EM no crebro e espinal medula. Este tipo de dor inclui sensaes conhecidas popularmente como picadas de agulhas.

12

Figura 6: Fisioterapia e acunpuctura

Tratamento da dor
O tratamento da dor pode ser efectuado com medicamentos ou por tratamentos no-farmacolgicos, dependendo do tipo de dor, da sua origem e dos problemas particulares de cada doente. A auto-ajuda pode ser uma parte importante no controlo da dor na EM, uma vez que tem um impacto directo na sua qualidade de vida. O exerccio, meditao e relaxamento progressivo dos msculos (usando a Tcnica de Jacobsen) podem ajudar a nvel dos espasmos e da dor muscular. Outras formas de alvio de dor incluem a fisioterapia, hidroterapia, massagens, estimulao elctrica dos nervos, acunpuctura e quiropatia.

13

Problemas urinrios e intestinais


Muitos doentes com EM esto constantemente procura de uma casa-de-banho, uma vez que os msculos que controlam a bexiga e os intestinos podem estar afectados. Os problemas intestinais so menos evidentes e geralmente envolvem a obstipao devido falta de exerccio nas fases mais avanadas da doena, mas os problemas urinrios so comuns na EM e conduzem perca involuntria de urina. Alguns doentes so incapazes de esvaziar a sua bexiga completamente.

Figura 7: Os problemas urinrios e intestinais podem ser bastante desagradveis

14

Tratamento dos problemas urinrios e intestinais


Quando ocorrem problemas de incontinncia ou de esvaziamento incompleto, o seu mdico ir primeiro eliminar a possibilidade de uma infeco urinria que ter de ser tratada separadamente, se necessrio. Os sintomas podem ser aliviados eficazmente, mas o tratamento tem de ser baseado nas necessidades individuais. O treino vesical e do pavimento plvico so exerccios teis para controlar a funo urinria. Para tratamento da urgncia urinria, geralmente so utilizados medicamentos. Nos casos ligeiros, os hbitos de bebida podem ser alterados e as bebidas alcolicas e bebidas com cafena, como o caf devem ser evitadas. Os problemas intestinais que podem ocorrer nas fases mais avanadas da doena podem muitas vezes ser facilmente aliviados com uma mudana de alimentao. A dieta deve ser rica em fibras e pobre em gorduras e conter lquidos suficientes. Os laxantes como a lactulose tambm podem ser usados. Pode ser necessrio o uso de leos minerais. O exerccio regular tambm recomendado para os problemas intestinais. NO deve seguir nenhuma dieta especial sem uma consulta prvia com o seu neurologista. Se ler alguma coisa na Internet, pea conselho ao seu mdico! 15

Figura 8: Uma alimentao equilibrada pode aliviar alguns problemas urinrios e intestinais

Problemas sexuais
Os problemas sexuais como a impotncia, a diminuio da libido, ou dor durante as relaes sexuais podem estar associados com a EM. A perca de sensibilidade nas mulheres ou a dificuldade em manter uma ereco nos homens pode tambm estar relacionado com a EM. Por vezes tambm existem problemas psicolgicos, que podem originar problemas na intimidade.

16

Figura 9: melhor falar acerca dos problemas sexuais do que torn-los um tabu e ficar frustado

Tratamento dos problemas sexuais


Muitos casais descobriram uma forma de ter uma vida amorosa normal e de comunicar um com o outro, de forma a que a EM no tenha a possibilidade de ir para a cama com eles. Falar acerca da relao e do que cada parceiro espera do outro parece ser a chave para resolver muitos dos problemas. Para os homens, existem disponveis numerosas medicaes e auxiliares eficazes. As mulheres com falta de lubrificao vaginal podem usar agentes lubrificantes para diminuir o desconforto da secura vaginal. Existem tambm alguns auxiliares sexuais que no requerem uma prescrio mdica, por exemplo, vibradores. Por favor contacte o seu mdico para conselhos adicionais.

17

Alteraes sensoriais
As alteraes sensoriais so causadas por leses nos nervos sensoriais da espinal medula. Geralmente ocorrem num ou mais membros e so sintomas iniciais comuns desta doena. Quase universais nas fases avanadas da EM, incluem as parestesias (formigueiros), sinal de Lhermitte, dormncia, dor e comicho. A parestesia causa sensaes desagradveis que podem ocorrer em diferentes partes do corpo. Estas incluem picadas de agulhas, formigueiros, zumbidos. Os doentes podem sentir que uma faixa lhes est a apertar o tronco ou um dos membros. A pessoa pode tambm ter uma sensao de queimadura, comicho ou inchao. A dormncia pode ser sentida como a incapacidade de sentir toques ligeiros, picadas ou sensaes de temperaturas quentes e frias.

18

co m ic h o

Figura 10: A EM pode ser acompanhada de sensaes estranhas

picadas de agu lhas

19

arr ep

io s

form igu eiros

Figura 11: As alteraes visuais so comuns nas fases iniciais da EM

Alteraes visuais
Movimentos oculares anormais (nistagmo) e viso dupla (diplopia) podem ser causadas pela actividade da EM no crebro. A inflamao do nervo ptico do olho (nevrite ptica) um dos sintomas mais comuns e muitas vezes uma primeira indicao da EM. Conduz a viso turva, perca de percepo das cores e/ou dor por trs do globo ocular, aumentada pelo movimento do olho. A recuperao destes sintomas pode no ser sempre completa. Poder ser necessrio um exame por um oftalmologista. Poder ser til, por exemplo, para prevenir a viso dupla, o uso de uns culos com lentes prismticas.

20

Sintomas paroxsticos
Os sintomas paroxsticos o termo paroxstico refere-se a sintomas que aparecem repentinamente ocorrem frequentemente e eventualmente desaparecem completamente. Podem estar relacionados com alteraes do movimento, sensoriais ou visuais e ter uma tendncia a reocorrer sempre com o mesmo padro e durar alguns minutos ou mesmo menos do que 20 segundos. So muitas vezes desencadeados por movimentos ou estmulos sensoriais. Alguns deles so altamente caractersticos da EM, por exemplo a dificuldade em articular as palavras (disartria). So geralmente sinais iniciais da doena e respondem bem teraputica.

21

Glossrio
Disartria: Dificuldade em articular as palavras. Fadiga outro termo para cansao, um dos sintomas mais comuns da EM. Nistagmo um termo mdico para os movimentos oculares anormais, i.e. movimentos rtmicos e involuntrios do olho. Sinal de Lhermitte uma sensao semelhante a um choque que corre pela espinha, espalhando-se eventualmente para as pernas e braos. Dura apenas um a dois segundos e desencadeado quando se inclina o pescoo para a frente. O sinal de Lhermitte frequente nos doentes com EM. Sintomas paroxsticos so sintomas transitrios que aparecem subitamente, incluindo incerteza na marcha, dificuldade em articular as palavras, gaguez ou sintomas sensoriais. Duram menos do que dois minutos mas podem ocorrer frequentemente (por vezes at 20 a 30 vezes por dia). Espasticidade: Dureza muscular ou perda de fora muscular, s vezes associada com dor.

22

Notas

23

A minha vida com EM


Um guia prtico sobre a esclerose mltipla que pretende ajud-lo(a) a manter um estilo de vida activo

Para pessoas recm-diagnosticadas com EM:

1 Esclerose Mltipla Uma introduo 2 Diagnstico 3 Tratamento sintomtico da EM

Linha de Apoio Personalizado

800 910 300


Sempre que tiver dvidas contacte-nos!

www.ms-gateway.com.pt

am

o s o a p oio

ao

p o rta d or

UP 0342 10/2004

de

EM

Schering Lusitana Estrada Nacional 249 - Km 15 2726-901 Mem Martins Tel.: 219 269 900 Fax: 219 218 471 www.schering.pt

Li d e

Вам также может понравиться