Вы находитесь на странице: 1из 6

CONTROLE DE DEFORMAO

Controle de Deformaes A deformao um dos mais srios problemas a ser enfrentado na fabricao de estruturas e equipamentos soldados.

ANALOGIA DA BARRA AQUECIDA medida que a barra uniformemente aquecida ela se expande em todas as direes. Quando o metal resfriar, a temperatura ambiente, ela ter se contrado uniformemente para retomar s suas dimenses originais. Mas se a barra tiver sua movimentao restringida enquanto for aquecida, a expanso lateral no poder ocorrer. Entretanto, a expanso em volume tem que ocorrer, logo a barra se expandir em maior quantidade na direo vertical. Conclumos que durante o aquecimento, a dilatao ocorreu somente para onde havia liberdade. medida que a barra deformada retorna a temperatura ambiente, ela tender a se contrair uniformemente em todas as direes. A barra ser agora mais fina e apresentar maior largura, ou seja: ela sofreu deformao permanente.

CAUSAS DA DEFORMAO A principal causa da deformao o aquecimento no uniforme junta soldada pelo arco ou chama. Com o aumento da temperatura, o limite de escoamento, o mdulo de elasticidade e a condutividade trmica do ao decrescem e o coeficiente de dilatao trmica aumenta. Fatores que influenciam na deformao: Energia de soldagem se o metal ao redor da poa restringe, isto , dificulta

ao metal de base aquecido de se contrair novamente, tenses internas se desenvolvem. Quanto menor a energia de soldagem, menor ser a quantidade do metal de base adjacente solda aquecida e conseqentemente menor ser a deformao. Caso o pr-aquecimento seja aplicado incorretamente a deformao pode aumentar. Grau de restrio estando a deformao impedida ou dificultada pelo uso de acessrios, o nvel de tenses internas aumenta e no caso de grandes espessuras o surgimento de trincas pode ser inevitvel. Quanto maior o grau de restrio, maior o nvel de tenses internas, menor a possibilidade de deformao, porm muito maior a possibilidade de aparecimento de trincas. Tenses internas esto geralmente presentes nos componentes de uma estrutura mesmo antes de sua fabricao e so causadas por vrios processos como laminao, dobramento, corte, conformao e oxicorte. Muitas vezes estas tenses se opem a deformao causada pela soldagem e assim reduzem a deformao resultante, outras vezes elas se somam. Propriedades dos materiais quanto maior o valor do coeficiente de dilatao maior ser a tendncia a deformao durante a soldagem. Condutividade trmica a medida da capacidade do calor escoar atravs de um material. Quanto maior a tenso de escoamento na rea da solda, maiores as tenses residuais que podem agir para deformar a pea. Para minimizar o empenamento, os metais devem ser soldados e ento submetidos a tratamento trmico de alvio de tenses, quando possvel. O mdulo de elasticidade a medida da rigidez de um material. Com altos mdulos de elasticidade mais provvel se resistir a deformaes. Para as mesmas condies de soldagem o ao inoxidvel vai se deformar mais que o ao carbono.

TIPOS DE DEFORMAES

Contrao transversal trata-se de uma reduo de dimenso perpendicular ao eixo do cordo de solda. Quanto maior a seo transversal da zona fundida, maior a contrao. Ela influenciada pelos seguintes fatores: diminui com o aumento do grau de restrio das peas durante a soldagem e resfriamento, aumenta com a extenso da curva de repartio trmica e diminui com o martelamento da solda. A contrao transversal desprezvel para a solda em ngulo. Contrao longitudinal a reduo do comprimento do cordo de solda, depende da relao entre a seo transversal da zona fundida e a seo restante da pea. A contrao longitudinal est sujeita aos mesmos fatores de influncia que a contrao transversal. Deformao angular a principal razo da deformao angular a disposio irregular da zona plastificada em relao a linha neutra da pea. Empenamento o resultado da flambagem da pea, provocada pela contrao longitudinal do cordo de solda. Ocorre freqentemente na soldagem de chapas finas e perfis leves. PREVENO E CONTROLE DA DEFORMAO

Evitar soldagem excessiva reduzir o mnimo a quantidade de metal depositado numa junta, pois quanto maior a quantidade de metal depositado numa junta maior ser a fora de contrao. Em chapas relativamente espessas o ngulo do chanfro pode ser diminudo se o espaamento da raiz for aumentada ou se o chanfro J ou V for usado. Usar chanfros duplos uma junta em X requer cerca de metade da quantidade de metal depositado da necessria para a junta com chanfro em V

numa chapa de mesma espessura. Alm disso, a solda em ambos os lados possibilita o equilbrio dos esforos de contrao. Usar soldas intermitentes sempre que possvel usar soldas intermitentes ao invs de solda contnua. Menor nmero possvel de passes usar sempre que possvel poucos passes. Do ponto de vista de aquecimento da pea prefervel usar poucos eletrodos de grande dimetro a muitos eletrodos de pequeno dimetro; quanto a contrao transversal puder ser um problema. Posicionar as soldas prximas linha neutra a deformao minimizada quando se tem o menor brao de alavanca possvel para as foras de contrao puxarem o perfil fora do seu alinhamento. Balancear as soldas em torno da linha neutra compensa uma fora de contrao com uma fora para efetivamente minimizar a deformao da soldagem. Utilizar a soldagem com passe a r com os cordes sucessivos, as chapas se expandem cada vez menos devido a restrio das soldas anteriores. A soldagem com passe a r pode no ser efetiva em todas as aplicaes, e ela pode no ser econmica quanto usada em soldagem automtica. Utilizar a pr-deformao e a disposio dorso a dorso colocar as partes a serem soldadas fora de posio pode fazer com que a contrao trabalhe de maneira construtiva. Gabaritos e dispositivos auxiliares de fixao e montagem os dispositivos auxiliares de fixao e montagem no devem ser removidos por impacto e a rea da solda provisria no deve apresentar mordedura, poro, trinca, reduo de espessura ou remoo incompleta. Planejar a seqncia de soldagem a medida que o conjunto contrai num ponto, ele ir interagir com as foras de contrao de soldas j executadas.

Martelamento (peening) e tratamento trmico o martelamento deforma o cordo de solda, aliviando assim (por deformao plstica) as tenses induzidas pela contrao no metal frio. Porm, este mtodo deve ser usado com muito cuidado. Por exemplo, o passe de raiz nunca deve ser martelado, por causa do perigo de nele se produzir uma trinca, que pode ficar oculta. Geralmente, o martelamento no permitido no passe final, por causa da possibilidade dele encobrir uma trinca pelo fechamento desta e assim interferir com a inspeo, e tambm devido ao efeito indesejvel do encruamento. Outro mtodo para remoo das foras de contrao pelo alvio de tenses (aquecimento controlado de um equipamento ou estrutura soldada a uma temperatura elevada, seguido por um resfriamento controlado). Minimizar o tempo de soldagem o uso de eletrodos com revestimento de p de ferro e os processos automticos reduzem o tempo de soldagem, provocando menos deformao. Planejar a seqncia de montagem dos equipamentos e estruturas.

CORREO DE DEFORMAES Nem sempre possvel controlar as deformaes dentro de limites aceitveis, especialmente quando nos deparamos com um novo produto, fabricado pela primeira vez. Normalmente possvel retificar a deformao por um dos mtodos abaixo referidos:

Ressoldar; Uso de pernas e martelos; Uso do aquecimento localizado - o uso do aquecimento localizado atravs de maarico muito difundido para corrigir deformaes. Somente a experincia pode dizer o melhor mtodo a ser aplicado a um caso particular.

Em todos os casos o maior perigo a super-contrao da rea que esta sendo aquecida. A super-contrao pode ser causada pelo aquecimento de uma rea muito grande ou pelo aquecimento a uma temperatura muito alta. aconselhvel restringir a temperatura da rea 600-650C. O sucesso da tcnica depende do estabelecimento de um grande diferencial de temperatura na pea entre o local que recebe a chama e a rea circunvizinha. Para acelerar a operao e evitar que a rea aquecida seja maior uma pistola atomizadora de gua algumas vezes usada para acelerar o resfriamento.