Вы находитесь на странице: 1из 7

TEORIA GERAL DO DIREITO CIVIL II CASOS PRTICOS

FCPO CASO 1 Caso anncio da venda de casa Antnio faz publicar um anncio no jornal com o seguinte texto: vendo apartamento com 4 assoalhadas, 3 casas de banho e cozinha, na Rua das Cerejas, n. 4, 2. andar, em Lisboa, por 250.000 . Bento, amigo de Antnio e que conhece a casa, telefona-lhe e diz: Compro a tua casa pelos 250.000 que pedes. Est feito, responde Antnio. Diga, fundamentadamente, quem o proprietrio da casa.

CASO 2 Caso proposta de venda de biblioteca Em contacto telefnico, entre conversas sobre futebol, famlia e trabalhos, Antnio diz a Bernardo, seu velho conhecido: vendo-te a biblioteca que tanto elogias h anos. Por 200.000. Ao que Bernardo diz: j te respondo. Ora, tendo a conversa retomado os outros assuntos, Bernardo no chega a responder a Antnio. No dia seguinte, noite, apresenta-se em casa de Antnio, com o respectivo cheque e uma camioneta alugada, para transportar os livros. Antnio, que entretanto recebera proposta de compra por 300.000, por parte de Carlos, diz que j no est interessado em vender a Bernardo. Este no se conforma, sublinhando que uma vez aceite est o contrato celebrado. Quid iuris?

CASOS 3 Proposta de venda de carro seguido de venda a terceiro I. Em 2 de Maro de 2006, Antnio envia carta a Bernardo, dizendo: Finalmente, vendo-te o velho Mercedes. Pelos 20.000 de que j havamos falado. Recebida a carta a 4 de Maro, Bernardo apressa-se a responder por carta nesse dia enviada, onde diz: Boa notcia. Est feito o negcio. E nesse mesmo dia, entusiasmado, compra produtos de limpeza para abrilhantar pinturas de carros antigos, gastando 100. No dia 4, noite, Antnio surpreendido por Carl, americano, coleccionador de automveis antigos, que lhe oferece 40.000 pelo Mercedes. Logo ali lhe entrega o carro e recebe o dinheiro. Bernardo no se conforma. Quid iuris? II. Imagine agora que a carta de Antnio recebida a 20 de Maro, por ter ocorrido entretanto uma greve dos correios. Bernardo responde no mesmo dia 20, por fax, manifestando a sua concordncia. Entretanto, no dia 19 Antnio havia vendido a outrem o carro. Quid iuris?

TEORIA GERAL DO DIREITO CIVIL II CASOS PRTICOS


CASO 4 Empregada A pretende contratar uma empregada domstica para a sua casa. Anuncia num jornal esse propsito, publicitando a sua morada, e pedindo que lhe sejam enviadas candidaturas, acompanhadas de cartas de referncias e de condies de trabalho pretendidas. B e C enviam, ambas de Lisboa, a A, por correio, os elementos pretendidos com indicao das condies que cada uma est disposta a aceitar e o dia a partir do qual se encontram disponveis. A carta de B, que enviada a 02/09/2002 e recebida por A quatro dias depois, inclui, entre outras, a seguinte meno: Se, no prazo de 5 dias aps a recepo desta carta, nada responder, apresentar-me-ei ao servio no dia 4 de Dezembro. A nada faz. A proposta de C foi, por seu turno, tambm enviada em 02/09/2002, mas recebida no dia 03/09. No dia 11/09, de manh, C recebe, no seu atendedor automtico de chamadas uma declarao de A, aceitando a proposta. Posteriormente, como A mudou de ideias quanto data em que pretendia que C iniciasse o trabalho, telefonoulhe e, ao telefone, combinaram que C iniciaria funes no a 7 de Dezembro, conforme constava da carta de C, mas a 14 de Dezembro. a) b) c) Foi concludo algum contrato entre a A e B? Justifique. Em 11/09 foi concludo algum contrato entre a A e C? Justifique. Admita, agora, que A, arrependido de ter aceitado a proposta de C, deixa no mesmo dia 11, noite, no atendedor de chamadas de C, mensagem em que diz que afinal j no pretende contrat-la. C, que s ouve as 2 mensagens no dia 12 de Setembro, pretende agora saber se o contrato est ou no celebrado.

CASOS 5 Troca de cavalos I. No dia 3 de Janeiro de 2005, Antnio diz a Bernardo, em jantar de amigos: Troco o Trovo, o cavalo lusitano que tanto aprecias, pelo teu puro-sangue rabe. E olha que foi avaliado em 250 mil euros. Caso aceites, entrego-to no dia 3 de Fevereiro, aproveitando para receber o teu nessa altura. Bernardo responde: Est feito. No dia 15 de Janeiro, Carlos diz a Antnio, na quinta deste: Compro o Trovo por 300 mil euros. Antnio responde: Aceito. Logo ali cavalo e dinheiro so entregues. Quem o proprietrio do Trovo? II. Imagine agora que no dia 3 de Janeiro de 2005 Antnio diz a Bernardo, em jantar de amigos: No dia 3 de Fevereiro troco o Trovo, o cavalo lusitano que tanto aprecias, pelo teu puro-sangue rabe. E olha que foi avaliado em 250 mil euros. Caso aceites, entrego-to quinze dias depois, aproveitando para receber o teu nessa altura.

TEORIA GERAL DO DIREITO CIVIL II CASOS PRTICOS


Bernardo responde: Est feito. No dia 15 de Janeiro, Carlos diz a Antnio, na quinta desta: Compro o Trovo por 300 mil euros. Antnio responde: Aceito. Logo ali cavalo e dinheiro so entregues. Quem o proprietrio de Trovo?

CASO 6 Exame Antnia, mulher de valiosssimo patrimnio mobilirio e imobilirio, diz, ao almoo, sua filha Benedita, universitria (fonte de inmeras e grandes preocupaes para sua Me): Passas no exame e dou-te o que tu quiseres. Benedita responde: Desta vez vou surpreend-la. E vai ter remorsos pelo que me acaba de prometer. Quid iuris?

CASO 7 Clusulas proibidas/letra pequena A sociedade Bltico, S.A., importadora de bacalhau, encomendou ao fornecedor habitual, Cristal, S.A., 15 novos computadores, para uma nova filial da Bltico. Os computadores foram instalados, de acordo com o combinado, a 20 de Julho, tendo Antnio, gerente da Bltico, ido de frias durante o ms de Agosto. A 7 de Setembro, uma semana depois do seu regresso de frias, Antnio exige, por escrito, Cristal, S.A., a substituio dos computadores dado que um dos componentes de cada computador se encontrava queimado, limitando fortemente as possibilidades do computador. A Cristal, S.A. recusa-se a substituir os computadores alegando: Nos termos das "condies gerais de fornecimento", elaboradas pela Cristal e devidamente assinadas pela Bltico em Janeiro, a no reclamao de defeitos no prazo de uma semana depois da instalao corresponde a aceitao da coisa com renncia a qualquer eventual reclamao; As "condies gerais de fornecimento" estabelecem ainda que "alteraes ao presente contrato em sentido favorvel ao Cliente consideram-se aceites por este na falta de oposio recebida pela Cristal, S.A. no prazo de uma semana a contar da recepo da comunicao de alterao. Cabe Cristal, S.A. qualificar a alterao como favorvel ou desfavorvel ao Cliente.". a) b) Pronuncie-se, justificadamente, sobre a validade de cada uma das clusulas do contrato. Admita agora que as "condies gerais de fornecimento" constavam de um anexo do contrato, redigidas em letra tamanho 6. Quid iuris?

TEORIA GERAL DO DIREITO CIVIL II CASOS PRTICOS

CASO 8 Retractao (defesa do consumidor) No dia 2 de Junho, tendo por base um folheto do JUMBO das ocasies do ms, Antnio encomenda, por telefone, um plasma. O plasma entregue no dia 3 de Junho. No dia 5, Antnio, depois de chamado razo pela sua mulher, ao longo daqueles 2 dias, reconhece que tal compra acarreta eliminao do jantar (sendo este substitudo, por dificuldades financeiras, por uma frugal ceia). Logo nesse dia restitui o plasma ao JUMBO, pedindo o dinheiro de volta. O JUMBO recusa. Antnio tem o direito de o restituir pedindo o dinheiro de volta (artigo 9. da Lei de defesa do consumidor).

CASO 9 Prostituio Antnia obriga-se, perante Bernardo, a prostituir-se todas as sextas-feiras, noite, durante um ano. Ao fim de 2 meses Antnia recusa-se a faz-lo. Bernardo intenta aco em tribunal pedindo que Antnia seja obrigada a cumprir a obrigao que havia assumido. Quid iuris?

CASO 10 Conveno prescindindo de escritura em compra e venda de imvel Antnia e Benedita acordam, por escrito, em prescindir de escritura pblica na compra, por Antnia, do terreno de Benedita, a celebrar no dia seguinte. proprietria do terreno, por nulidade da dita venda. Quid iuris? Caso 11 Filomena Simplcio, emigrante no Brasil, celebrou com Catarino, residente na terra natal de ambos, o seguinte contrato: Catarino traria do Brasil, nas frias seguintes, uma jibia chamada Filomena, de que Simplcio era proprietrio, pelo preo de 500,00. Simplcio desejava que Catarino colocasse a jibia na sua casa em Portugal para impor respeito aos filhos do seu vizinho Asdrbal. Hiptese 1: Imagine que Simplcio compara a jibia a Francisco quando vigorava uma regra que integrava no domnio pblico do Estado toda a fauna e flora florestais. Hiptese 2: Imagine que no dia anterior ao contrato celebrado com Catarino o tratador de Filomena, Daniel, havia envenenado Filomena, em retaliao sua persistente agressividade. No dia seguinte a compra e venda celebrada por escrito. Passados 2 anos Benedita afirma-se

TEORIA GERAL DO DIREITO CIVIL II CASOS PRTICOS


Hiptese 3: Imagine que no dia da viagem Catarino informado pelas autoridades aeroporturias que as normas de proteco da vida selvagem impedem que Filomena seja transportada para fora do pas. Hiptese 4: Imagine que no dia da viagem Catarino informado pelas autoridades aeroporturias que Filomena dever seguir em transporte especial, que custar 700,00, pagando 300,00 de taxas. Hiptese 5: Imagine que no dia anterior celebrao do contrato havia sido decretada a priso de Catarino, por 16 anos, em razo do homicdio de Eduardo. Hiptese 6: Imagine que no dia da viagem Filomena envenenada por outro passageiro que no queria seguir com ela no avio. Hiptese 7: Imagine que no dia da viagem Filomena envenenada por Catarino que sentiu os olhares reprovadores dos outros passageiros. Caso 12 Licena de construo Por escritura pblica, A compra a B terreno para construo por 5 milhes de euros. Numa das clusulas, estabelece-se que tal venda fica sem efeito se no prazo de 2 anos no for emitida, pelo municpio, licena de construo, caso Antnio, perante esse facto, confirme a ineficcia. Passados 2 meses da compra e venda, Antnio constitui hipoteca sobre o terreno, em garantia de dvida para pagamento do remanescente do preo. Um ano mais tarde, por deciso final camarria, o pedido de licena recusado, aps contacto informal entre A e um seu amigo funcionrio da Cmara, para que o referido projecto no fosse aprovado, atendendo a que A, entretanto se havia arrependido da compra (por dificuldades surgidas no mercado imobilirio). A vem, pois, pr em causa a relao contratual. Quid iuris? CASO 13 Ratos Antnio fez saber por anncio num jornal: Vendo ratos, a 5 cada um. Indicava, ainda, uma morada e um nmero de telefone. Bcd, laboratrio, precisava de ratos/cobaias. Ao ler o anncio, Carlos, empregado do laboratrio, enviou de imediato uma carta a Antnio em que dizia pretender comprar 30 ratos. Em anexo carta enviou vale postal, no valor de 150 euros. Alguns dias depois Carlos adquiriu uma gaiola e dirigiu-se morada indicada, para ir buscar os ratos. Qual no foi o seu espanto quando Antnio lhe pretendeu entregar 30 ratos de computador. Carlos recusa, afirmando que aquilo que comprou (e pagou) foram 30 ratos animais. Quid iuris? CASO 14 Caso relgio-jia Antnia, s portas da morte, escreve a Benedita, sua afilhada, no dia do casamento desta (estando, Antnia, arrependida por pouco ter procurado a sua afilhada, ao longo da vida): Dou-te todos os meus anis. Ao que Benedita responde: Agradeo madrinha. Quando dias depois, em reunio familiar, Antnia entrega os anis a Benedita esta assinala que falta um anel o que tem valiosssimo relgio incorporado. Antnia responde dizendo que se trata de um relgio, e no de um anel de resto, o seu relgio do dia-a-dia. Quid iuris?

TEORIA GERAL DO DIREITO CIVIL II CASOS PRTICOS


CASO 15 Revoluo Antnio, general vitorioso em golpe de Estado, diz ao seu vizinho, ministro do governo deposto: Compro-lhe a sua bela moradia por 100.000. A escritura amanh. E logo de seguida, garanto-lhe uma fuga em segurana para o estrangeiro para que no seja preso como os seus colegas de governo. Bernardo, sabendo que a casa vale cerca de 750.000, responde: As regras so as suas. A escritura assim lavrada. Passados 10 anos, em Fevereiro de 1994, o general deposto, e Bernardo autorizado a regressar ao pas. O que faz decorridos 2 meses. Pretende, agora, recuperar a casa. O general dispe-se a pagar o preo justo. Quid iuris? Caso 16 Aranhes A cliente do antiqurio B. Tendo visto, ao passar em dia feriado, diante da loja, um soberbo prato aranhes ao canto inferior esquerdo, por 4000, telefona logo na 2. feira de manh dizendo ficar com o aranhes da montra. A funcionria que recebe o telefonema verifica que, de facto, nesse canto da montra est um aranhes, e, assim, diz a A que pode por l passar a buscar o prato. A responde que passar dias mais tarde, mas que naquele mesmo dia paga por transferncia bancria. Acontece que pouco antes de abrir a loja, naquela 2. feira, o antiqurio havia refeito a montra, substituindo o aranhes de 4000 por um vulgar aranhes j colado e recolado, ali colocado apenas para decorar a montra. A, ao deslocar-se loja, e constatado o engano, pretende o dinheiro de volta. B negalho. Retorquindo que lhe entrega, afinal, o 1. aranhes. A, incomodada, recusa qualquer compra naquele estabelecimento. Quid iuris?

CASO 17 Piscina A pretende vender a sua casa uma bela moradia de praia, com todos os luxos, nomeadamente jardim de 10.000m2, a que, estranhamente, apenas falta piscina. Falta que h muito impede a venda da casa pelos 2,5 milhes de euros pedidos por A. Perante essas dificuldades, A contacta Z, sociedade de mediao imobiliria, a quem promete 3% do valor de venda, caso esta lhe encontre um comprador. Z contacta emigrantes em Frana, proporcionando fotografias da casa. B, um dos contactados, diz: Vi as fotografias. A casa esplndida. Ainda que no aparea nas fotografias presumo que tem piscina. Coisa imprescindvel hoje em dia. Ao que Z responde: Claro que tem todos os luxos. Como se fosse possvel o contrrio! O negcio faz-se (2 meses depois de A contratar Z) pelo preo de 3milhes, apressadamente, num dia em que B passa por Portugal, em negcios. Passados meses, chegado a Portugal para as frias de Vero, B v, pela 1. vez a casa, e verifica que no tem piscina. Pretende reaver o dinheiro. Quid iuris? CASO 18 Professor Antnio, professor, tendo errado ao consultar pautas de distribuio de professores, e pensando, por isso, que vai ser transferido para uma escola em Portimo, arrenda, nessa localidade, uma casa a Bento e, em conversa, diz-lhe que est a arrendar em Portimo porque vai ser transferido para l, como professor. Afinal, acedendo s pautas correctas, Antnio verifica que foi colocado em Aveiro. Pode anular o contrato celebrado com Bento? CASO 19

TEORIA GERAL DO DIREITO CIVIL II CASOS PRTICOS


Concerto No dia 2 de Julho, A, dono de um estdio, celebra com B., agente musical, um contrato para utilizao da respectiva sala para B. a realizar um espectculo com vrios grupos musicais, no dia 2 de Agosto. O preo acordado entre A e B 250.000. A e B, data da celebrao do contrato, estavam certos da presena dos C2, grupo mundialmente famoso, que sempre garantia lotao esgotada - s por este facto o preo era to alto. Todavia, e sem que A e B o soubessem, os membros dos C2, tinham tido um grave acidente de viao no dia 1 de Julho e estavam hospitalizados, no podendo actuar na data do espectculo. Pode A anular o contrato? Caso 20 Malhoa e Vieira da Silva Em Agosto de 2000, Antnio diz sua colega Benedita: Recebi de herana um Malhoa e um Vieira da Silva. Cada um avaliado em cerca de 250.000. Vendo-te um deles aquele que quiseres. Benedita responde: Fico com o Malhoa. E, j agora, em vez de dinheiro, entrego-te o meu apartamento da Praia da Luz. Ao que Antnio diz: Bom negcio! Combinado! Passado 1 ano, em Agosto de 2001, Antnio sugere a Benedita: O negcio do Malhoa est feito. Mas de ficar preto no branco. Pelo que convm irmos a um notrio. E, j agora, avaliemos o Malhoa em 100.000, para que eu poupe algum em impostos. Benedita aceita a sugesto de Antnio. Em Setembro de 2001, num cartrio de Lisboa, a escritura lavrada naqueles termos. Passados 5 anos, Antnio contactado por Carlos, coleccionador de arte que, julgando-o dono do Malhoa, lhe oferece 600.000, informando Antnio de que nos ltimos 4 anos os Malhoas foram descobertos por alguns dos grandes coleccionadores de arte americanos, pelo que muito se valorizaram. Antnio vem, agora invocar a invalidade do contrato titulado pela escritura, pelo ocorrido acerca do valor do quadro (na medida em que o valor indicado aquando desse acto notarial foi apenas de 100.000). Pelo que ele, Antnio, continua proprietrio do Malhoa. Quid iuris?

Вам также может понравиться