Вы находитесь на странице: 1из 6

DOS NEGCIOS JURDICOS

CLASSIFICAO DOS NEGCIOS JURDICOS: (a) unilaterais bilaterais e plurilaterais; (b) gratuitos e onerosos neutros e bifrontes; (c) inter vivos e mortis causa; (d) principais e acessrios; (e) solenes (formais) e no solenes (de forma livre); (f) simples complexos e coligados; e (g) fiducirio e simulado.

INTERPRETAO DO NEGCIO JURDICO: (a) Nas declaraes de vontade se atender mais inteno nelas consubstanciada do que ao sentido literal da linguagem (artigo 112 do Cdigo Civil). Prevalncia da teoria da vontade; (b) Os negcios jurdicos devem ser interpretados conforme a boa-f e os usos do lugar de sua celebrao (artigo 113 do Cdigo Civil); (c) Os negcios jurdicos benficos e a renncia interpretam-se restritivamente (artigo 114 do Cdigo Civil); (d) Quando houver no contrato de adeso clusula ambgua ou contraditria, dever adotar-se a interpretao mais favorvel ao aderente (artigo 423 do Cdigo Civil); (e) A transao interpreta-se restritivamente (artigo 843 do Cdigo Civil); (f) A fiana no admite interpretao extensiva (artigo 819 do Cdigo Civil); (g) A inteno das partes pode ser apurada pelo modo como vinham executando o contrato, de comum acordo; (h) Deve-se interpretar o contrato, na dvida, da maneira menos onerosa para o devedor; (i) As clusulas contratuais no devem ser interpretadas isoladamente, mas em conjunto com as demais. ELEMENTOS DO NEGCIO JURDICO: ESSENCIAIS: Requisitos de existncia:

(a) manifestao de vontade; (b) finalidade negocial; (c) idoneidade do objeto. (II) Requisitos de validade (artigo 104 do Cdigo Civil):

(a) capacidade do agente; (b) objeto lcito, possvel, determinado ou determinvel; (c) forma prescrita ou no defesa em lei. ACIDENTAIS: Condio, termo e encargo.

REQUISITOS DE EXISTNCIA: (I) MANIFESTAO DA VONTADE = Que pode ser expressa ou tcita. O silncio pode ser interpretado como manifestao tcita quando a lei, as circunstncias ou os usos o autorizarem (artigo 111 do Cdigo Civil). A vontade, uma vez manifestada, obriga o contratante, segundo o princpio da obrigatoriedade dos contratos (pacta sunt servanda), ao qual se ope o da onerosidade excessiva (artigo 478 do Cdigo Civil). A manifestao da vontade subsiste ainda que o autor haja feito a reserva mental de no querer o que manifestou, salvo se dela o destinatrio tinha conhecimento (artigo 110 do Cdigo Civil). Ocorre a reserva mental quando um dos declarantes oculta a sua verdadeira inteno. O negcio considerado inexistente (no subsiste) se o declaratrio tinha conhecimento da reserva, tudo no passando de uma farsa. Como o contrato um acordo de vontades, no se admite a existncia de contrato consigo mesmo, salvo se o permitir a lei ou o representado (artigo 117 do Cdigo Civil). (II) FINALIDADE NEGOCIAL = Inteno de criar, conservar, modificar ou extinguir direitos. (III) IDONEIDADE DO OBJETO = A vontade deve recair sobre o objeto apto, que possibilite a realizao do negcio que se tem em vista, uma vez que cada contrato tem objeto especfico.

REQUISITOS DE VALIDADE: (I) CAPACIDADE DO AGENTE = Aptido para intervir em negcios jurdicos como declarante ou declaratrio. A incapacidade de exerccio suprida, porm, pelos meios legais: a representao e a assistncia (artigo 1.634 inciso V do Cdigo Civil). No se confunde com falta de legitimao, que a incapacidade para a prtica de determinados atos. (II) OBJETO LCITO = o que no atenta contra a lei, a moral ou os bons costumes. O objeto deve ser tambm possvel. Quando impossvel, o negcio nulo. Impossibilidade fsica a que emana de leis fsicas ou naturais. Deve ser absoluta. Ocorre a impossibilidade jurdica do objeto quando o ordenamento jurdico probe negcios a respeito do determinado bem (artigo 426 do Cdigo Civil). A ilicitude do objeto a mais ampla, pois abrange os contrrios moral e aos bons costumes, alm de no ser impossvel o cumprimento da prestao. O objeto deve ser tambm, determinado ou determinvel. (III) FORMA = Deve ser a prescrita ou no defesa em lei. Em regra, a forma livre, a no ser nos casos em que a lei exija as formas escritas, pblicas ou particulares (artigo 107 do Cdigo Civil). H trs espcies de formas: (I) livre, (II) especial ou solene ( a exigida pela lei) e (III) contratual (convencionada pelas partes - artigo 109 do Cdigo Civil). A forma pode ser tambm, ad solemnitatem (quando determinada forma da substncia do ato, indispensvel, como a escritura pblica na aquisio de imvel - artigo 108 do Cdigo Civil); e ad probationem tantum (quando a forma destina-se a facilitar a prova do ato = lavratura do assento de casamento no livro do registro - artigo 1.536 do Cdigo Civil).

ELEMENTOS ACIDENTAIS DO NEGCIO JURDICO: CONCEITO = Trs so as espcies: (I) condio; (II) termo e (III) encargo. Tais elementos acidentais so introduzidos facultativamente pela vontade das partes e no so necessrios essncia do negcio jurdico.

(I) CONDIO: CONCEITO = a clusula que, derivando exclusivamente da vontade das partes, subordina o efeito do negcio jurdico a evento futuro e incerto (artigo 121 do Cdigo Civil). S so consideradas condies, portanto, as convencionais, e no as impostas pela lei. ELEMENTOS = Futuridade e incerteza. As condies subordinadas a evento passado ou presente so denominadas condies imprprias. CLASSIFICAO = (a) Quanto licitude: podem ser lcitas e ilcitas (artigo 122, 1 parte do Cdigo Civil); (b) Quanto possibilidade: possveis e impossveis; (c) Quanto fonte de onde promanam: causais; potestativas (puramente potestativa e simplesmente potestativa); e mistas; e (d) Quanto ao modo de atuao: suspensiva e resolutiva.

EFEITOS:

As condies impossveis invalidam os negcios jurdicos que lhes so subordinados, quando suspensivas, assim como as ilcitas, incompreensveis e contraditrias (artigo 123 do Cdigo Civil). Tem-se por inexistentes as condies impossveis, quando resolutivas (artigo 124 do Cdigo Civil).

(II) TERMO: CONCEITO = o momento em que comea ou extingue a eficcia do negocio jurdico.

ESPCIES: (a) termo convencional, termo de direito, termo de graa; (b) termo inicial (dies a quo) e final (dies ad quem); (c) termo certo e incerto; (d) termo impossvel (artigo 137 do Cdigo Civil); (e) termo essencial e no-essencial. essencial quando o efeito pretendido deva ocorrer em momento bem preciso, sob pena de verificado depois, no ter mais valor (data para a entrega de vestido para uma cerimnia). PRAZO: o intervalo entre o termo inicial e o final (artigos 132 a 134 do Cdigo Civil).

(III) ENCARGO (OU MODO): CONCEITO: Clusulas acessrias s liberalidades, pela qual se impe um nus ou obrigao ao beneficirio. admissvel tambm em declaraes unilaterais, como na promessa de recompensa. EFEITOS:

O encargo no suspende a aquisio nem o exerccio do direito (artigo 136 do Cdigo Civil). Sendo ilcito ou possvel, considera-se no escrito (artigo 137 do Cdigo Civil). OBSERVAO: Difere da condio suspensiva porque esta impede a aquisio do direito. E da resolutiva, porque no conduz, por si s, a revogao do ato. O instituidor do benefcio poder ou no propor a ao revocatria, cuja sentena no ter efeito retroativo.

Вам также может понравиться