Вы находитесь на странице: 1из 44

RESUMO

DISLEXIA

Alline Franciele Rorato.

A presente monografia teve como objetivo mximo descrever a dislexia, demonstrando seus principais aspectos, modalidades, tipos e os tratamentos possveis. Embora a dislexia seja uma dificuldade presente em sala de aula, ela de difcil entendimento e por este motivo, muitas vezes as crianas com essa dificuldade, passam a ser mal interpretada, dificultando assim o diagnstico. Por este fato, necessrio que os professores estejam atentos, sobre o que a dislexia, evitando assim o diagnstico tardio, o que dificulta no tratamento. A prtica psicopedaggica mais moderna tem mostrado que, mesmo na ignorncia a criana tem se mostrado persistente certamente por elaborar mecanismos inteligentes de defesa ou de manuteno de uma dinmica grupal na qual se encontra inseridas. Contudo fica indispensvel ressaltar que equipes multidisciplinares compostas por mdicos, pedagogos, psicopedagogos, psiclogos, professores entre outros como pais envolvidos, cada vez mais se colocam a servio dos casos de problemas de aprendizagem, colaborando para que as crianas encaminhadas possam desfrutar plenamente sua cidadania. No estudo destacouse uma nova modalidade de tratamento, denominada de PANLEXIA, que deveria ser aplicada pelas escolas, a fim de facilitar a insero deste aluno ao mundo das palavras, atravs da leitura e escrita. Demonstrou-se tambm neste estudo a importncia do acompanhamento desses alunos por equipes multidisciplinares que, envolvidas nesse processo, podem propiciar a superao desta dificuldade de aprendizagem. Palavras Chave: Dislexia, , Dificuldade de Aprendizagem, diagnstico; Panlexia

SUMRIO

INTRODUO ............................................................................................................3

2 FUNDAMENTAO TERICA ................................................................................. 2.1 DISTRBIOS DE APRENDIZAGEM ........................................................................ 21 2.2 TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM .............................................................22 2.3 DIFICULDADES OU PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM ...............................267

3 DISLEXIA...............................................................................................................23 3.1 CARACTERSTICAS E DEFINIO DESTA DIFICULDADE .............................23 3.2 PRINCIPAIS SINTOMAS ...................................................................................27 3.3 TIPOS DE DISLEXIA...........................................................................................30 3.4 PRINCIPAIS CAUSAS ........................................................................................34 3.5 DIAGNSTICO ...................................................................................................35 3.6 TRATAMENTO....................................................................................................38 3.7 PANLEXIA...........................................................................................................40

4 PROCESSO E ANLISE DOS DADOS ................................................................47

5 CONSIDERAES FINAIS ...................................................................................49

6 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ......................................................................52

7 ANEXOS ................................................................................................................53

INTRODUO

Sabe-se que so muitos os distrbios de aprendizagem que afligem as crianas de nossas escolas. Estes distrbios tm vrios sintomas, e dentre eles podemos destacar a Dislexia, que muito mais comum do que se imagina. Vivemos em um mundo to moderno onde h professores que ainda no sabem ou nunca ouviram falar sobre essa diferena de aprendizado.

As dificuldades de aprendizagem se apresentam nas escolas, principalmente aquelas que dizem respeito aquisio da leitura e escrita. Porm muitos professores no conseguem entender porque algumas crianas aprendem e outras no. Dentro de algumas questes encontra-se uma dificuldade muito comum, porm pouco discutida. Pensando dessa forma como futura pedagoga, perguntam-se quais so realmente as dificuldades encontradas em crianas com dislexia? O que o professor deve fazer para ensinar os alunos que apresentam este problema que to comum em sala de aula?

Pensando neste aspecto, decidiu-se elaborar um estudo que enfocasse esta situao. Com esta pesquisa descobriu-se os principais aspectos do distrbio de aprendizagem dislexia, assim o estudo foi focado nas dificuldades de alunos e professores, j que so esses os maiores prejudicados.

O objetivo principal foi descrever os pontos principais da dislexia, bem como enfatizar suas causas, sintomas e as intervenes possveis para esta dificuldade de

4 aprendizagem. Especificamente a proposio foi: Relatar o que dislexia; Listar os principais sintomas desta dificuldade; Escrever as principais formas de intervenes desta dificuldade.

Para o desenvolvimento do trabalho foram utilizadas Pesquisa Bibliogrfica e .como Pesquisa de Campo, foi elaborada entrevistas formais e informais com professores da rede municipal, de Goioer. ... Durante o desenvolvimento da pesquisa, vrios autores fundamentaram o trabalho, entre eles: Ellis (1995); Fernandes (1991); Luczinski (s.d); Jonhson 1987), e tambm em revistas, sites, apostilas, conversas informais com professores de Psicologia e Psiclogos..

2. DISLEXIA

Qual a origem da dislexia ou das dislexias? Os maus leitores so conseqncias de maus mtodos do ensino da leitura? A dislexia hereditria?

Martins, (2004), apresenta as principais caractersticas referente Dislexia.

2.1 CARACTERSTICAS E DEFINIO

A dislexia um problema que se detecta em crianas que sofrem dificuldades de leitura. Os testes psicopedaggicos, com uma relativa preciso, diagnosticam as dificuldades de aprendizagem relacionadas linguagem.

Entende-se por dislexia um conjunto de sintomas reveladores de uma disfuno parietal (o lobo do crebro onde fica o centro nervoso da escrita), geralmente hereditria, ou s vezes adquirida, que afeta a aprendizagem da leitura num contnuo que se estende do leve sintoma ao sintoma grave. A dislexia freqentemente acompanhada de transtornos na aprendizagem da escrita, ortografia, gramtica e redao. A dislexia afeta os meninos em uma proporo maior dos que as meninas (DROUET, 2001, p. 137).

A dislexia uma das mais comuns deficincias de aprendizado. Segundo pesquisas realizadas, 20% de todas as crianas sofrem de dislexia o que causa com que elas tenham grande dificuldade ao aprender a ler, escrever e soletrar. Pessoas dislxicas

6 e que nunca se trataram lem com dificuldade, pois difcil para elas assimilarem palavras. Dislxicos tambm geralmente soletram muito mal. Isto no quer dizer que crianas dislxicas so menos inteligentes; alis, muitas delas apresentam um grau de inteligncia normal ou at superior ao da maioria da populao.

A dislexia atinge crianas com dificuldades especficas de leitura e escrita. Essas crianas so incapazes de ler com a mesma facilidade que seus colegas da mesma idade, embora possuam inteligncia normal, sade e rgos sensoriais perfeitos, estejam em estado emocional considerado normal, tenham motivao normal e instruo adequada.

Para LUCZYNSKI (2002, p. 134):

Dislexia, muito mais do que uma dificuldade em leitura, embora muitas vezes, ainda lhe seja atribudo este significado circunscrito. Refere-se disfuno ou dano no uso de palavras. O prefixo dys, do grego, significando imperfeita como disfuno, isto , uma funo anormal ou prejudicada; lexia, do grego referente ao uso de palavras (no somente em leitura). E palavras do sentido comunicao atravs da Linguagem em leitura, sim, porm tambm na escrita, na fala, na linguagem receptiva. Palavras que, na escola, so usadas em todo ensino como na matemtica, cincias, estudos sociais ou em qualquer outra atividade.

Como LUCZYNSKI (2002), pesquisadores sobre essa dificuldade afirmam que a falta de consenso no entendimento do que Dislexia, comeou a partir da decodificao do termo criado para nomear essas especficas dificuldades de aprendizado; que foi eleito o significado latino dys, como dificuldade; e lexia, como palavra. Mas que na decodificao do sentido da derivao grega de Dislexia, que

7 est significao intrnseca do termo: dys, significando imperfeito como disfuno, isto , uma funo anormal ou prejudicada; e lexia que, do grego, d significao mais ampla ao termo palavra, isto , como Linguagem em seu sentido abrangente.

De acordo com a ABD, (Associao Brasileira de Dislexia), ressalta Luczinski (2002, p. 34) a definio vem do grego e do latim: Dis, de distrbio, vem do latim, e Lexia, do grego, significa linguagem. Ou seja, Dislexia uma disfuno neurolgica que apresenta como conseqncia dificuldades na leitura e escrita.

Os Fonoaudilogos especialistas em voz definem dislexia como a dificuldade especfica que afeta a aprendizagem da decodificao do sistema verbal escrito, classificada entre as patologias de linguagem, mais especificamente de linguagem escrita.

A dislexia persiste apesar da boa escolaridade. necessrio que pais, professores e educadores estejam cientes de que um alto nmero de crianas sofre de dislexia. Caso contrrio, eles confundiro dislexia com preguia ou m disciplina. normal que crianas dislxicas expressem sua frustrao por meio de mal-comportamento dentro e fora da sala de aula. Portanto, pais e educadores devem saber identificar os sinais que indicam que uma criana dislxica - e no preguiosa pouco inteligente ou mal-comportada.

Para Rawson, a dislexia apresentada como: Dificuldade de aprendizado do nvel bsico, e pode ser resultante da histria de vida ou da estrutura organizacional, porm no tendo sua origem na Linguagem. Criana que, provavelmente, necessite de tratamento no lingstico ou pr-lingustico. (apud LUCZYNSKI, 2002, p. 134).

8 J para Serrano, (2002), dislexia pode ser definida como a situao na qual a criana incapaz de ler com a mesma facilidade com que lem as crianas do mesmo grupo etrio, apesar de possuir uma inteligncia normal, sade e rgos sensoriais intactos, liberdade emocional, motivao e incentivos normais, bem como instruo adequada.

Dislexia tambm pode ser definida como dislexia do desenvolvimento ou de evoluo uma desordem na aquisio da leitura e/ou escrita com competncia que acomete crianas com inteligncia dentro dos padres de normalidade, sem deficincias sensoriais, isentas de comprometimento emocional significativo e com oportunidades educacionais adequadas (ELLIS, 1995; PINHEIRO, 1994; NUNES, 1992, CONDEMARIN E BLOMQUIST, 1989).

Podemos compreender com base em Varella (2006), quando a dislexia no identificada, a criana, vai desenvolvendo estratgias, de ler silabada por silaba, decora o formato e o tamanho da palavra e, quase que por adivinhao, encaixaadentro do contexto. Desse jeito, consegue at ser um leitor razovel.

A partir dessas colocaes torna-se possvel dizer que a dislexia evolutiva possui a seguinte caracterizao: um transtorno especfico nas operaes envolvidas no reconhecimento das palavras que compromete, em maior ou menor grau, a compreenso da leitura.

So vrias as definies para a dislexia apresentada pelos pesquisadores, mas pode-se dizer ento de uma forma mais simples que dislexia uma dificuldade que

9 pode interferir no registro, no processamento da informao ou na elaborao da resposta, em crianas, jovens e adultos. (LUCZYNSKY, 2001)

A dislexia no deve ser motivo de vergonha para crianas que sofrem dela ou para seus pais. Dislexia no significa falta de inteligncia e no um indicativo de futuras dificuldades acadmicas e profissionais. A dislexia, principalmente quando tratada, no implica em falta de sucesso no futuro.

2.2.PRINCIPAIS SINTOMAS

Dislexia um jeito de ser e de aprender; reflete a expresso individual de uma mente, muitas vezes arguta e at genial, mas que aprende de maneira diferente.

Como a criana dislxica aprende de maneira diferente necessrio segundo MARTINS (2004), entender que o modo como a criana articula a linguagem fundamental para o sucesso da mesma na escola.

A linguagem fundamental para o sucesso escolar. Ela est presente em todas as disciplinas e todos os professores so potencialmente professores de linguagem, porque utilizam a lngua materna como instrumento de transmisso de informaes. Muitas vezes uma dificuldade na aprendizagem da Matemtica est mais relacionada compreenso do enunciado do que ao processo operatrio da soluo do problema. Os dislxicos, em geral, sofrem tambm de discalculia dificuldade de calcular porque encontram dificuldade de compreender os enunciados das questes.

10 Por isso necessrio que o diagnstico da dislexia seja precoce. J nos primeiros anos da Educao Infantil, pais e educadores devem se preocupar em encontrar indcios de dislexia em crianas de 4 a 5 anos aparentemente normais. Quando no se diagnostica a dislexia ainda na Educao Infantil, os distrbios de letras podem levar crianas de 8 a 9 anos j no Ensino Fundamental, portanto a apresentar perturbaes de ordem emocional, afetiva e lingstica.

Uma criana dislxica encontra dificuldade para ler e as frustraes acumuladas podem conduzir a comportamentos anti-sociais, agressividade e a uma situao de marginalizao progressiva.

Pais, professores e educadores devem estar atentos a dois importantes indicadores para o diagnstico precoce da dislexia: a histria pessoal do aluno e as suas manifestaes lingsticas nas aulas de leitura e escrita.

Quando os professores se deparam com crianas inteligentes, saudveis, mas com dificuldade de ler e entender o que leram, devem investigar imediatamente se h existncia de casos de dislexia na famlia. Em geral, a histria pessoal de um dislxico traz traos comuns, como o atraso na aquisio da linguagem, atrasos na locomoo e problemas de dominncia lateral. O histrico de dificuldades na famlia e na escola poder ser de grande utilidade para profissionais como psiclogos, psicopedagogos e neuropsiclogos que atuam no processo de reeducao lingstica das crianas dislxicas.

Os principais sintomas verificados so:

11 No plano da linguagem, os dislxicos fazem confuso entre letras, slabas ou palavras com diferenas sutis de grafia, como "a-o", "h-n" e "e-d". As crianas dislxicas escrevem com letra muito defeituosa, de desenho irregular, o que denota perda de concentrao e de fluidez no raciocnio.

As crianas dislxicas confundem letras com grafia similar, mas com diferente orientao no espao, como "b-d", "d-p", "b-q", "d-b", "d-q", "n-u" e "a-e". A dificuldade pode acontecer ainda com letras que possuem um ponto de articulao comum e cujos sons so acusticamente prximos, como "d-t" e "c-q".

Na lista de dificuldades dos dislxicos, para o diagnstico precoce dos distrbios de letras, educadores, professores e pais devem ficar atentos para as inverses de slabas ou palavras como "sol-los", "som-mos", bem como para a adio ou omisso de sons como "casa-casaco", repetio de slabas, salto de linhas e soletrao defeituosa de palavras. [grifo nosso].

Atualmente com os novos recursos da sociedade informtica, pais e educadores devem redobrar os cuidados. O mau uso do computador, por exemplo, pode levar a criana a ter algum distrbio de letras. At agora, no h estudos cientficos sobre o assunto, mas relatos de pais e professores revelam que posies pouco ergonmicas diante do computador podem comprometer o sistema perceptivo da criana, levando dificuldade de leitura e escrita.

Com base em Calafange (2004), um dos principais sintomas da dislexia a leitura sem modulao, sobre o assunto, a autora descreve que a criana apresenta, leitura

12
lenta sem modulao, sem ritmo e sem domnio da compreenso/interpretao do texto lido; confunde algumas letras; srios erros ortogrficos; apresenta dificuldades de memria;

dificuldades no manuseio de dicionrios e mapas; dificuldades de copiar do quadro ou dos livros; dificuldades de entender o tempo: passado presente e futuro; tendncia a uma escrita descuidada, desordenada e s vezes incompreensvel; no utilizao de sinais de pontuao/acentuao gramaticais; inverses, omisses, reiteraes e substituies de letras, palavras ou silabas na leitura e na escrita, problemas com sequenciaes. Essas so apenas algumas das caractersticas dislxicas que podem ser observadas nas crianas com dificuldades escolares. Se pudermos dissociar as dificuldades de ler e escrever corretamente ausncia de problemas intelectuais ou de outro tipo de problemas que possam dar uma explicao alternativa ao problema apresentado, ento podemos suspeitar de uma possvel dislexia.

Numa primeira etapa da aprendizagem, algumas crianas podem apresentar estas caractersticas, e esses so considerados erros normais dentro do processo de aprendizagem, preciso distinguir essas dificuldades das dificuldades dislxicas que so mais profundas, constantes e contnuas. Crianas com expressivas dificuldades de leitura no so necessariamente dislxicas, mas todas as crianas dislxicas tm um srio distrbio de leitura. (CALAFANGE, 2004)

2.3 TIPOS DE DISLEXIA

Afirma Olivier (2004), que ultimamente ouve-se e/ou l-se tantos absurdos, tantas colocaes mentirosas ou, no mnimo, dbias sobre a Dislexia que foram a esclarecer a Dislexia e desmentir tantas inverdades que esto por ai. Para o autor, (op. cit) a dislexia existe em vrios nveis, no mnimo, trs tipos de Dislexia:

13 1. Dislexia Congnita ou Inata: a Dislexia que nasce com o indivduo.

Pode ter as mais variadas causas e tem caractersticas prprias como por exemplo, uma comprovada alterao hemisfrica cerebral, onde os hemisfrios encontram-se com tamanhos invertidos ou em tamanhos exatamente iguais, quando o considerado normal que o esquerdo seja maior que o direito. Em conseqncia desta alterao, o indivduo dislxico tem pouca ou nenhuma habilidade para a aquisio de leitura/escrita, geralmente no chega a ser alfabetizado e, quando o , no consegue ler/escrever por muito tempo e, quando termina de ler/escrever j no se lembra de nada. Este tipo de Dislexia incurvel, deve ser tratada por uma junta de profissionais, o que chamamos de Tratamento Multidisciplinar, envolvendo sempre Psicopedagogo, Neurologista e/ou Psiquiatra, dependendo da gravidade do caso.

Em casos onde haja tambm distrbios de fala/audio, um Fonoaudilogo, caso haja dificuldades motoras e/ou de lateralidade, um Psicomotricista e, neste caso, tambm aconselhvel que um Psiclogo acompanhe o tratamento e desenvolva atendimento paralelo.

2.

Dislexia Adquirida: a Dislexia que vem atravs de um acidente qualquer.

Como exemplo, temos "Anoxia Perinatal", "Anoxia" por afogamento, ( obs: Anoxia falta de oxigenao no crebro ), Acidente Vascular Cerebral ( o popular derrame ) e outros acidentes/distrbios que podem causar uma Dislexia Adquirida. Neste caso, o indivduo que antes lia e escrevia normalmente, passa a ter perodos/fases de Dislexia. Nestes perodos, ele no consegue ler/escrever ou o faz com muita dificuldade, tem falhas de memria e pode tambm apresentar problemas de lateralidade.

14 Dependendo do grau de dificuldade que o indivduo apresente tambm necessrio um Tratamento Multidisciplinar, mas neste caso, bem provvel que somente o Psicopedagogo e o Neuro ou Psiquiatra sejam solicitados. Caso o acidente tenha afetado tambm a lateralidade, um Psicomotricista ser necessrio. Se a fala/audio estiver comprometida, tambm o Fono e, assim por diante. Neste caso, se o indivduo j tinha uma profisso, dever apenas adaptar-se para enfrentar os perodos em que "estiver dislxico" e seguir seu tratamento, podendo obter cura ou boa melhora, j que sua dislexia no envolve alteraes hemisfricas.

3.

Dislexia ocasional: a Dislexia causada por fatores externos e que aparece

ocasionalmente. Pode ser causada por esgotamento do Sistema Nervoso/estresse, excesso de atividades, e, em alguns casos considerados raros por TPM e/ou hipertenso. Se este tipo de Dislexia for diagnosticado, no h a necessidade de grandes tratamentos. Apenas repouso, talvez umas boas frias, uma mudana de horrios/rotina e tudo voltar ao normal.

Dentro destes tipos existem variaes que parecem tornar cada caso um caso, cada dislxico, nico. Portanto no d mais para admitir generalizaes.

Sobre generalizaes destaca Drouet (2001, p. 132):

preciso parar definitivamente de imaginar que a Dislexia faa trocar letras. O que acontece com o dislxico que, na maioria dos casos, ele no identifica sinais grficos/letras ou qualquer cdigo

15
que caracterize um texto. Portanto ele no troca letras porque seu crebro sequer identifica o que seja letra. Inverte-se letras/slabas simplesmente por nem saber o que so e no como se insiste em divulgar porque "troque letras". Existem muitos distrbios que fazem realmente trocar letras que, em outra oportunidade, poderei esclarecer.

aconselhvel que o dislxico, seja de que tipo for, pratique esportes que tambm desenvolvero sua coordenao motora, raciocnio, agilidade, etc. Um dos melhores a natao, em segundo lugar vm os esportes com bola (futebol, vlei, etc.).

2.4 PRINCIPAIS CAUSAS

A partir de uma leitura atenta do histrico da dislexia, Ballone (2001), ressalta que, a Dislexia tem sempre como causa primria a relao espacial alterada, fazendo com que a criana no consiga decifrar satisfatoriamente os cdigos da escrita. O diagnstico da Dislexia exige quase sempre uma equipe multidisciplinar, formada por neurologista, psiclogo, psiquiatra e psicopedagogo. Esta equipe tem a funo bsica de eliminar outras causas responsveis pelas trocas de letras e outras alteraes de linguagem.

As causas da dislexia so neurobiolgicas e genticas. A dislexia herdada e, portanto, uma criana dislxica tem algum pai, av, tio ou primo que tambm dislxico em alguns casos.

Diferentemente de outras pessoas que no sofrem de dislexia, dislxicos processam informaes em uma rea diferente de seu crebro; no obstante, os crebros de

16 dislxicos so perfeitamente normais. A dislexia parece resultar de falhas nas conexes cerebrais.

Felizmente, existem tratamentos que curam a dislexia. Estes tratamentos buscam estimular a capacidade do crebro de relacionar letras aos sons que as representam e, posteriormente, ao significado das palavras que elas formam. Alguns pesquisadores acreditam que quanto mais cedo tratada a dislexia, maior a chance de corrigir as falhas nas conexes cerebrais da criana. Em outras palavras, a dislexia, se tratada nos primeiros anos de vida da criana, pode ser curada por completo.

2.5 DIAGNSTICO

O diagnstico diferencial em Dislexia tem sido orientado por sintomas e sinais caractersticos. Nos casos menos severos, os problemas s passam a ser percebidos como dificuldades significativas de aprendizado, em geral, pelo professor, tornando-se mais evidentes a partir do segundo ano do curso primrio. Porm quando os nveis so muito tnues, correm o risco de no serem diagnosticados, embora, como adverte um especialista italiano, a falta do diagnstico e da adequada assistncia psicopedaggica a esse dislxico pode vir a agravar as suas dificuldades sociais e de aprendizado. E quanto mais graves ou severas se apresentem essas dificuldades, elas podem ser percebidas, como tendncia ou risco, j a partir dos primeiros anos da vida escolar dessa criana, por seus pais, especialmente por sua me, e por seu professor.

17 Podemos inferir com Varella (2006) que, hoje em dia o diagnstico da dislexia, est associado a algumas alteraes do crebro, e precisa ser diferenciada de outros distrbios. Dizer que um indivduo dislxico deixar claro que ele no deficiente mental, no tem transtorno de dficit de ateno, nem portador de quadro emocional ou psicolgico que identifica no aprendizado.

De certa forma, o diagnstico de dislexia feito por excluso. Por isso, quando a criana levada ao consultrio com a queixa que vai mal na escola, antes de afirmar que dislexia, preciso descartar uma serie de distrbios que ela no tem. Por exemplo: deficincias visuais e auditivas interferem negativamente na aprendizagem e podem ser to sutis que as pessoas ao redor no percebem.

A advertncia de especialistas com base em estudos conclusivos mais recentes de que, crianas que apresentam sinais caractersticos e passam a receber efetivo treinamento fonolgico j a partir do jardim de infncia e do primeiro ano primrio, apresentaro significativamente menos problemas no aprendizado da leitura do que outras crianas dislxicas que no sejam identificadas nem devidamente assistidas at o terceiro ano primrio.

Porque Dislexia no se caracteriza por dificuldades especficas de grupo, mas em combinaes e nveis individuais de facilidades e dificuldades de aprendizado; e porque em Dislexia esto envolvidos fatores que requerem a leitura de profissionais de diferentes reas da Educao e da Sade com especializao efetiva, esse diagnstico diferencial requer a avaliao de equipe multidisciplinar para ser equacionado.

18 Especialistas tambm esclarecem que o diagnstico diferencial e o treinamento remediativo para o dislxico adulto devem seguir orientao idntica quela que adequada criana e ao jovem dislxico

Temos hoje possibilidade de fazer um diagnstico precoce de uma criana potencialmente dislxica, logo a partir do Jardim de Infncia. Um dos sintomas mais alarmantes nestas crianas o seu distrbio psicomotor o qual permite ao tcnico especializado fazer um prvio despistamento do problema dislxico.

De acordo com MARTINS, (2004), o diagnstico precoce imprescindvel para o desenvolvimento contnuo das crianas dislxicas. Reconhecer as caractersticas o primeiro passo para que se possam evitar anos de dificuldades e sofrimentos, induzindo esta criana, fatalmente ao desinteresse pela escola e a tudo o que est em torno dela, gerando s vezes quadros "quase-fbicos", desta criana em relao s tarefas que exijam a leitura e a escrita.

2.6 TRATAMENTO

Nunca tarde demais para ensinarem dislxicos a ler e a processar informaes com mais eficincia. Entretanto, diferente da fala, que qualquer criana acaba adquirindo, a leitura precisa ser ensinada. Utilizando mtodos adequados de tratamento e com muita ateno e carinho, a dislexia pode ser derrotada. Crianas dislxicas que receberam tratamento desde cedo apresentam uma menor dificuldade

19 ao aprender a ler. Isso evita com que a criana se atrase na escola ou passe a desgostar de estudar.

importante enfatizar que a dislexia no curada sem um tratamento apropriado. No se trata de um problema que superado com o tempo; a dislexia no pode passar despercebida. Pais e professores devem se esforar para identificar a possibilidade de seus filhos ou alunos sofrerem de dislexia. Crianas dislxicas que foram tratadas desde cedo superam o problema e passam a se assemelhar quelas que nunca tiveram qualquer dificuldade de aprendizado.

Foram desenvolvidos diversos programas para curar a dislexia. No h um s tratamento que seja adequado a todas as pessoas. Contudo, a maioria dos tratamentos enfatiza a assimilao de fonemas, o desenvolvimento do vocabulrio, a melhoria da compreenso e fluncia na leitura. Esses tratamentos ajudam o dislxico a reconhecer sons, slabas, palavras e, por fim, frases. aconselhvel que a criana dislxica leia em voz alta com um adulto para que ele possa corrigi-la. importante saber que ajudar dislxicos a melhorar sua leitura muito trabalhoso e exige muita ateno e repetio.

Mas um bom tratamento certamente rende bons resultados. Alguns estudos sugerem que um tratamento adequado, administrado ainda cedo na vida escolar de uma criana, pode corrigir as falhas nas conexes cerebrais ao ponto que elas desapaream por completo.

20 Toda criana necessita de apoio e pacincia. Muitas crianas dislxicas sofrem de falta de autoconfiana, pois se sentem menos inteligentes que seus amigos. Porm, um bom tratamento pode curar a dislexia. Muitos dislxicos tiveram grande sucesso profissional; existe uma alta porcentagem de dislxicos entre os grandes artistas, cientistas e executivos. Muitos especialistas acreditam que pessoas dislxicas, por serem foradas a pensar de forma diferente, so mais habilidosas e criativas e tm idias inovadoras que superam as de no-dislxicos.

A dislexia requer um tratamento que envolve um processo lento, laborioso, sujeito a recadas e, fundamentalmente, um trabalho com a famlia e a escola.

Os dados de estudos longitudinais de sujeitos reabilitados (Rueda e Sanchez, 1994) mostram a necessidade de trabalho constante com as habilidades envolvidas na leitura.

Para o seu tratamento necessria uma equipe multidisciplinar, quer sejam neurologistas, fonoaudilogos, psicopedagogos, psiclogos tm que ter uma formao especfica nesta rea, complementando um slido conhecimento terico com uma prtica refletida sobre este tema.

No tratamento do dislxico, h, ao nvel da clnica mdica, neste mbito da correo das perturbaes posturais e proprioceptivas, trs processos que se complementam: reprogramao postural e psicomotricidade; modificao da informao visual atravs de lentes prismticas de pequena potncia; apoio psicopedaggico especializado.

21 2.7 DISTRBIOS DE APRENDIZAGEM

Etimologicamente, a palavra distrbio compe-se do radical turbare e do prefixo dis. O radical turbare significa alterao violenta na ordem natural e pode ser identificado tambm nas palavras turvo, turbilho, perturbar e conturbar. O prefixo dis tem como significado alterao com sentido anormal, patolgico e possui valor negativo. O prefixo dis muito utilizado na terminologia mdica (por exemplo: distenso, distrofia). Em sntese, do ponto de vista etimolgico, a palavra distrbio pode ser traduzida como anormalidade patolgica por alterao violenta na ordem natural. (COLLARES; MOYSES, 1992, 32)

Segundo as autoras, (op.cit), seguindo a mesma perspectiva etimolgica, a expresso distrbios de aprendizagem teria o significado de anormalidade patolgica por alterao violenta na ordem natural da aprendizagem, obviamente localizada em quem aprende. Portanto, um distrbio de aprendizagem

obrigatoriamente remete a um problema ou a uma doena que acomete o aluno em nvel individual e orgnico.

Contudo ressalta o autor Collares e Moyss (1992), o uso da expresso distrbio de aprendizagem tem se expandido de maneira assustadora entre os professores, apesar da maioria desses profissionais nem sempre conseguir explicar claramente o significado dessa expresso ou os critrios em que se baseiam para utiliz-la no contexto escolar. Na opinio das autoras, a utilizao desmedida da expresso distrbio de aprendizagem no cotidiano escolar seria mais um reflexo do processo de patologizao da aprendizagem ou da biologizao das questes sociais.

22 A fim de prevenir a ocorrncia de erros de interpretao o Comit publicou a definio acima apresentada com explicaes especficas ao longo de cada frase.

No entanto, segundo Ross (1979), (apud Martins, 2006), a utilizao do termo distrbio de aprendizagem, chama a ateno para a existncia de crianas que freqentam escolas e apresentam dificuldades de aprendizagem, embora

aparentemente no possuam defeitos fsicos, sensoriais, intelectuais ou emocionais.

Esse rtulo, segundo o autor, ocasionou durante anos que tais crianas fossem ignoradas, mal diagnosticadas ou maltratadas e as dificuldades que demonstravam serem designadas de vrias maneira como hiperatividade, sndrome

hipercintica, sndrome da criana hiperativa, leso cerebral mnima, disfuno cerebral mnima, dificuldade de aprendizagem ou disfuno na aprendizagem..

2.8 TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM

Outra terminologia recorrente na literatura especializada a palavra transtorno. Segundo a Classificao de Transtornos Mentais e de Comportamento da Classificao Internacional de Doenas - 10, elaborado pela Organizao Mundial de Sade:

O termo transtorno usado por toda a classificao, de forma a evitar problemas ainda maiores inerentes ao uso de termos tais como doena ou enfermidade. Transtorno no um termo exato, porm usado para indicar a existncia de um conjunto de sintomas ou comportamentos clinicamente reconhecvel associado, na maioria dos casos, a sofrimento e interferncia com funes pessoais (CID - 10, 1992, p. 5).

23 Segundo o CID - 10, todos os transtornos includos na categoria Transtornos do desenvolvimento psicolgico (F80 - 89), inclusive os Transtornos especficos do desenvolvimento das habilidades escolares (F81), possuem os seguintes aspectos em comum: - um incio que ocorre invariavelmente no decorrer da infncia; - um comprometimento ou atraso no desenvolvimento de funes que so fortemente relacionadas maturao biolgica do sistema nervoso central; - um curso estvel que no envolve remisses (desaparecimentos) e recadas que tendem a ser caractersticas de muitos transtornos mentais.

Segundo o CID - 10:


Na maioria dos casos, as funes afetadas incluem linguagem, habilidades visuoespaciais e/ou coordenao motora. caracterstico que os comprometimentos diminuam progressivamente medida que a criana cresce (embora dficits mais leves freqentemente perdurem na vida adulta). Em geral, a histria de um atraso ou comprometimento que est presente desde to cedo quando possa ser confiavelmente detectado, sem nenhum perodo anterior de desenvolvimento normal. A maioria dessas condies mais comum em meninos que em meninas. (Classificao de Transtornos Mentais e de Comportamento da Classificao Internacional de Doenas - 10, 1992, p. 228).

Em relao aos Transtornos do desenvolvimento psicolgico (F80 - 89), o documento coloca que caracterstico a esses tipos de transtornos que uma histria familiar de transtornos similares ou relacionados esteja presente e que fatores genticos tenham um papel importante na etiologia (conjunto de possveis causas) de muitos (mas no de todos) os casos.

Os

fatores

ambientais

freqentemente

podem

influenciar

as

funes

de

desenvolvimento afetadas, porm, na maioria dos casos, esses fatores no possuem

24 uma influncia predominante. E adverte que, embora exista uma concordncia na conceituao global dos transtornos do desenvolvimento psicolgico, a etiologia na maioria dos casos desconhecida e h incerteza contnua com respeito a ambos (CID - 10, 1992: 228).

Acerca dos Transtornos especficos do desenvolvimento das habilidades escolares (F81), o documento coloca que

[...] so transtornos nos quais os padres normais de aquisio de habilidades so perturbados desde os estgios iniciais do desenvolvimento. Eles no so simplesmente uma conseqncia de uma falta de oportunidade de aprender nem so decorrentes de qualquer forma de traumatismo ou de doena cerebral adquirida. Ao contrrio, pensa-se que os transtornos originam-se de anormalidades no processo cognitivo, que derivam em grande parte de algum tipo de disfuno biolgica (CID - 10, 1992, p. 236).

Fazem parte da categoria Transtornos especficos do desenvolvimento das habilidades escolares (F81), as seguintes subcategorias:

F81. 0 - Transtorno especfico da leitura

F81. 1 - Transtorno especfico do soletrar

F81. 2. - Transtorno especfico de habilidades aritmticas

F81. 3 - Transtorno misto das habilidades escolares

F81. 8 - Outros transtornos do desenvolvimento das habilidades escolares

25 F81. 9 - Transtornos do desenvolvimento das habilidades escolares, no especificado

De acordo com o CID - 10, os Transtornos especficos do desenvolvimento das habilidades escolares so compostos por grupos de transtornos manifestados por comprometimentos especficos e significativos no aprendizado de habilidades escolares, comprometimentos esses que no so resultado direto de outros transtornos, como o retardo mental, os dficits neurolgicos grosseiros, os problemas visuais ou auditivos no corrigidos ou as perturbaes emocionais, embora eles possam ocorrer simultaneamente com essas condies.

Os

transtornos especficos do desenvolvimento

das

habilidades escolares

geralmente ocorrem junto com outras sndromes clnicas, como por exemplo, o transtorno de dficit de ateno ou o transtorno de conduta, ou outros transtornos do desenvolvimento, tais como o transtorno especfico do desenvolvimento da funo motora ou os transtornos especficos do desenvolvimento da fala e linguagem.

As possveis causas dos Transtornos especficos do desenvolvimento das habilidades escolares no so conhecidas, mas supe-se que exista a

predominncia de fatores biolgicos, os quais interagem com fatores no biolgicos, como oportunidade para aprender e qualidade do ensino.

um fator diagnstico importante que os transtornos se manifestem durante os primeiros anos de escolaridade. Portanto, segundo o CID - 10, o atraso do desempenho escolar de crianas em um estgio posterior de suas vidas escolares,

26 devido falta de interesse, a um ensino deficiente, a perturbaes emocionais ou ao aumento ou mudana no padro de exigncia das tarefas, no podem ser considerados escolares. Transtornos especficos do desenvolvimento das habilidades

2.9 DIFICULDADES OU PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM

Vale ressaltar que Fernndez (1991) considera as dificuldades de aprendizagem como sintomas ou fraturas no processo de aprendizagem, onde necessariamente esto em jogo quatro nveis: o organismo, o corpo, a inteligncia e o desejo.

A dificuldade para aprender, segundo a autora, seria o resultado da anulao das capacidades e do bloqueamento das possibilidades de aprendizagem de um indivduo e, a fim de ilustrar essa condio, utiliza o termo inteligncia aprisionada (atrapada, no idioma original).

Para a autora, a origem das dificuldades ou problemas de aprendizagem no se relaciona apenas estrutura individual da criana, mas tambm estrutura familiar a que a criana est vinculada. As dificuldades de aprendizagem estariam relacionadas s seguintes causas: ((id. Ibid, p. 49)

a. Causas externas estrutura familiar e individual: originariam o problema de aprendizagem reativo, o qual afeta o aprender, mas no aprisiona a inteligncia e, geralmente, surge do confronto entre o aluno e a instituio; b. Causas internas estrutura familiar e individual: originariam o problema considerado como sintoma e inibio, afetando a dinmica de articulaes necessrias entre organismo, corpo, inteligncia e

27
desejo, causando o desejo inconsciente de no conhecer e, portanto, de no aprender;

c. Modalidades de pensamento derivadas de uma estrutura psictica, as quais ocorrem em menor nmero de casos; d. Fatores de deficincia orgnica: em casos mais raros.

Em uma tentativa de sntese, apresenta-se a proposta de anlise de Romero (1995), o qual afirma que, apesar da proliferao de teorias e modelos explicativos com a pretenso, nem sempre bem sucedida, de esclarecer as dificuldades aprendizagem, em geral essas costumam ser atribudas a leses cerebrais, variveis ambientais, como ambientes familiares e educacionais inadequados; e ambos os tipos.

Segundo o autor, possvel situar as diferentes teorias ou modelos de concepo das dificuldades de aprendizagem em uma contnua pessoa - ambiente, dependendo da nfase na responsabilidade da pessoa ou do ambiente na causa da dificuldade.

Em um extremo estariam todas as explicaes que se centram no aluno e que compartilham a concepo da pessoa como um ser ativo, considerando o organismo como a fonte de todos os atos. No outro extremo, estariam situadas as correntes de cunho ambiental, que esto ligadas, em maior ou menor grau, a uma concepo mecanicista do desenvolvimento, considerando que a pessoa controlada pelos estmulos do ambiente externo.

28 .2.10 PANLEXIA

De acordo com LUCZYNSKI (2007) Panlexia1 um mtodo de orientao diagnstica e um programa abrangente de assistncia pedaggica ao indivduo dislxico. o resultado de longos anos de pesquisas e experincias compartilhadas por diferentes fontes de informao. E se torna interessante perceber que muitas dessas influncias vieram do trabalho cooperativo de profissionais ligados a domnios nos quais crianas dislxicas eram observadas e assistidas.

Dentre as primeiras influncias que aliceraram a construo progressiva do Mtodo PANLEXIA, destaca-se o trabalho de um professor de lingstica da Yale University, Leonard BLOOMFIELD, cujo filho era dislxico. Ele formulou o conceito que "Seria melhor ensinar leitura a estudantes dislxicos, atravs da introduo de elementos consistentes do idioma escrito primeiramente, e s ento, depois de estabelecidas essas conexes, ir acrescentando,

paulatinamente, os padres menos comuns de soletrao".

Ele deu o nome de "Lingstica Estruturada" a essa forma de abordagem pedaggica. E desde ento (1933), muitos pesquisadores famosos vm investigando os inmeros aspectos da Dislexia e diferentes programas remediativos de ensino tm sido publicados nos Estados Unidos.

Panlexia- Anlises retiradas de Apostila de Curso de Panlexia, realizada na APAE em Curitiba,Pr.

29 Luczynski (2007), enfatiza que j na dcada de 1960, o Dr. Jesse GRIMES, Ph. D da Harvard University, foi convidado pelas Escolas Pblicas Newton, em Newton, Massachusetts, EUA, para investigar qual seria o melhor dentre os trs mtodos de iniciao leitura que eram, ento, formas tpicas de ensino utilizadas em programas de leitura: fontico - visual/global - lingstico estruturado

Essa pesquisa realizada pelo Dr. Grimes incluiu 30 salas de aula, envolvendo 10 classes em cada uma das trs abordagens tpicas de leitura, e foi desenvolvida com a seguinte orientao prognstica: bons leitores - leitores em nvel mdio - pobres leitores

A avaliao do resultado dessa pesquisa deixou claro que a Leitura Lingstica Estruturada obteve os melhores resultados em todas as categorias. Entretanto, desde que nessa abordagem lingstica foram includos mtodos especficos de ensino desenvolvidos e supervisionados pelo Dr.Grimes, e no to somente a tcnica de leitura segmentada em elementos lingsticos, seus resultados foram ignorados quela poca.

Em virtude disso, no ficou estabelecido o conceito de que o ensino da leitura em sries lingsticas era mais eficiente em si, e por si mesmo. Porm, ficou evidenciado que os mtodos de ensino de leitura desenvolvidos pelo Dr. Grimes, constituam-se na chave-mestra do grande sucesso do Programa Estruturado em Leitura Lingstica.

30 O filho e o neto do Dr Grimes eram dislxicos, e ele desenvolveu esses mtodos de ensino para ajud-los no aprendizado da leitura. Ele havia sido treinado, inicialmente, em mtodos baseados em tcnicas Orton-Gillinghan de ensino para estudantes dislxicos, porm desenvolveu e aprimorou outras tcnicas que ele comprovou serem essenciais para ensinar o dislxico a ler. Dentre essas tcnicas est includo o treinamento para desenvolvimento da conscincia fonolgica, que somente nos ltimos poucos anos tm sido reconhecido por pesquisadores famosos como um componente-chave do sucesso alcanado no aprendizado de leitura e soletrao. Essas tcnicas pedaggicas com base em ensino teraputico em lingstica estruturada, em que est alicerado o Mtodo Panlexia, tiveram comprovada sua eficincia para ensinar o dislxico, mais uma vez, em recente e importante trabalho de pesquisa desenvolvido pela University (Luczynski (2007). Dra. Sally Shaywitz e sua equipe da Yale

As Escolas Newton, em 1968, confiaram ao Dr. Grimes a responsabilidade de dirigir seu novo programa de ensino diferencial para alunos com Dificuldades de Aprendizado. Isto aconteceu antes da aprovao de Leis Estaduais e Federais requeridas para orientar programas como esse.

Pamela

KVILEKVAL,

educadora

especializada

em

Dificuldades

de

Aprendizado, teve o privilgio de fazer parte do primeiro grupo de profissionais treinados diretamente pelo Dr. Grimes. E depois de trs meses engajada nesse trabalho dinmico de ensino, ela se tornou sua assistente, supervisionando diretamente os professores de educao especial.

31 Transcorridos dois anos como assistente do Dr. Grimes e como supervisora do Curso de Instruo Teraputica que ele ministrava, assistindo a mais de 200 dislxicos durante o ano escolar e em programas especiais de vero, Pamela foi nomeada para dirigir o Programa de Dificuldades de Aprendizado das Escolas Pblicas de Andover, em Andover, Massachusetts. Pamela foi indicada para esse cargo por membros do Departamento de Educao do Estado de Massachusetts, depois que eles analisaram as tcnicas de ensino das Escolas Newton e avaliaram como "Muito favorvel" o programa teraputico que era, ento, desenvolvido naquelas escolas.

Em paralelo, o Dr. Grimes tambm capacitou seu grupo de educadores em tcnicas de desenvolvimento e uso de materiais, como recurso coadjuvante essencialmente complementar em seu programa de ensino. Mas, desprendido, ele nunca teve interesse em formalizar o registro escrito desse seu trabalho. Por isso, quando um manual de treinamento foi requerido para as escolas de Andover, o Dr. Grimes autorizou e estimulou Pamela a escrever o Manual Bsico, com 70 pginas, para dar incio ao treinamento de 15 membros do corpo docente das Escolas de Andover. Esses profissionais no eram formalmente especializados, mas compunham um grupo comprometido com esse ensino diferencial, muitos dos quais eram motivados por estarem diretamente envolvidos no ensino de crianas com dificuldades de

aprendizado. E por isso, eles estavam determinados a desenvolver um eficiente programa de apoio pedaggico aos estudantes dislxicos, em suas escolas.

32 quela poca, no havia nenhum programa de graduao universitria para formar esses especialistas, em Massachusetts. Mas, com o passar dos anos, esse Programa de Treinamento com estrutura fundamentada nas

caractersticas fonema x grafema do idioma ingls por Pamela, evoluiu de 70 pginas para 700 pginas, publicadas em seis volumes, com o ttulo: "Um Programa para Dificuldades Especficas de Linguagem". Programa abrangente que se constitui, hoje, como base na formulao de muitos outros programas de treinamento de profissionais em Dificuldades de Aprendizado, em diferentes sistemas escolares.

Depois de 4 anos como Supervisora em programas de Dificuldades de Aprendizado e 10 anos como Administradora em Educao Especial, responsvel por todos os programas de Educao Especial em Andover, sob Leis Estaduais e Nacionais, Pamela se tornou Consultora em Educao Especial na Itlia. Como fora professora e supervisora em escolas internacionais em Milo e Roma, nos primeiros anos de sua vida profissional, ela sempre desejou retornar a Roma. Por isto, desde 1986, Pamela Consultora em escolas internacionais na Itlia, e Supervisora de ensino diferencial para estudantes dislxicos.

Na Itlia no existe, ainda, programas pedaggicos especializados em Dislexia, muitos mdicos e psiquiatras italianos tm encaminhado crianas dislxicas italianas para serem assistidas pela equipe de Pamela. Por isto, ela se imps o que se lhe constituiu num verdadeiro desafio: traduzir e construir seu programa de ensino tambm dentro da base estrutural fontica do idioma italiano. Para

33 isso, no incio ela teve que estabelecer a estrutura lingstica fonema x grafema do idioma italiano, o que foi mais simples de ser feito do que ao estruturar o Programa em seu idioma-ptrio: o ingls. Isso porque a lngua italiana pronunciada quase que exatamente da mesma forma como escrita. No incio desse rduo trabalho, Pamela desenvolveu listas de palavras para as lies de cada dia. E, na evoluo progressiva da formulao de seu Mtodo, as listas precisas de palavras e de exerccios de ditado passaram a ser agrupadas em manuais. Ento, o que ainda precisava ser feito era criar histrias com o componente essencial de adequar-se a cada uma das lies, seguidas as caractersticas da estrutura lingstica do idioma italiano.

Enquanto diversos livros de leitura, lingisticamente estruturados, estavam sendo publicados para serem utilizados em programas em ingls, no existia nenhum livro em Italiano. Por isso, Nelly Melone, me de um dos estudantes dislxicos de Pamela, afirmou que poderia tentar criar essas histrias. E ela foi admiravelmente bem sucedida. E, assim, foi publicada: "Le Storie di Zia Lara", ao mesmo tempo e como um encarte do "IL Mtodo Panlexia". E so esses livros que compem o primeiro programa educacional teraputico de assistncia pedaggica ao dislxico, publicado na Itlia. Enquanto muitos livros tm sido escritos sobre Dislexia na Itlia, no havia nenhum programa com um Mtodo de instruo pedaggica, como qualquer indicao orientada criao e ao uso de materiais didticos especficos, o que se constitui em tcnica coadjuvante essencial em programas de ensino diferencial para assistir ao estudante dislxico. Era assim at o ano de 1998.

34 Hoje, porm, a Itlia est na segunda publicao do Programa IL MTODO PANLEXIA, que ainda continua sendo o nico programa publicado naquele pas.

Professores, psiclogos e terapeutas da fala tm sido treinados, atravs de toda a Itlia, nos seguintes cursos de Pamela Kvilekval:

REABILITAO DA DISLEXIA IDENTIFICAO PRECOCE DAS DIFICULDADES DE APRENDIZADO REABILITAO DA DISCALCULIA ORIENTAO PARA PAIS DE CRIANAS COM DIFICULDADES POR DEFICINCIA DE ATENO.

Alm do programa IL Mtodo Panlexia de identificao de diferentes formas de dificuldades de aprendizado, nas quais a Dislexia tem prevalncia, bem como referente s tcnicas pedaggicas de ensino diferencial em Dislexia, Pamela desenvolveu uma verso Italiana do "Preschool Screening System", de Peter Hainsworth e Marian Hainsworth, publicado por ANICIA-2002. Trata-se de um programa de identificao precoce de diferentes formas dificuldades em crianas em idade entre 2 a 6 anos, atravs de sintomas e sinais caractersticos que as pr-dispem a virem a apresentar dificuldades em seu aprendizado escolar.

35 Crianas que, se integradas tambm precocemente em adequado programa pedaggico preventivo, em sua grande maioria podero vir a superar completamente suas dificuldades.

Com permisso de seus autores, Pamela est estruturando uma verso do Preschool Screening System para ser publicado tambm em lngua portuguesa e validado em escolas brasileiras.

36 4. RELATO DO TRABALHO PRTICO

Os questionrios (Apndice 1), foram entregues aos professores do ensino fundamental, aleatoriamente, com o objetivo de compreender o conhecimento dos mesmos no que diz respeito dislexia.

Todos os professores disseram ter conhecimento do que dislexia e em sua maioria, tm trabalhado com alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem., dentre eles tambm alunos dislxicos.

Alguns ressaltaram que perceberam estas dificuldades na escola, embora em conversa com os pais desses alunos, ficou evidenciado que os mesmos no percebiam os problemas, mas que estes ocorriam em casa, mas no tinham idia de que poderia ser uma dificuldade especcfica.

Dentre as caractersticas principais desses alunos, destaca-se que foram percebidas dificuldades de fala e escrita.

Destaca-se tambm, que quando foi diagnosticada a dislexia nesses alunos, alm do atendimento recebido na sala de aula pelos professores, foram encaminhados para outros profissionais como: neurologista e fonoaudilogo.

Aps os atendimentos ficaram evidentes a melhoria desses alunos, ou seja, comearam a falar normalmente, a se relacionarem melhor com os outros

37 alunos. Destaca-se ainda que as melhorias, de acordo com o relato dos professores foram lentas, mas evidentes.

Quanto ajuda dispensada pela famlia, os professores relataram que assim que a dificuldade foi descoberta, os pais interagiram e buscaram ajudar principalmente na questo da procura de outros profissionais para ajudar no tratamento.

5. ANLISE DOS RESULTADOS E CONCLUSES

A criana com dificuldade de aprendizagem, durante muito tempo, foi encaminhada ao mdico, cujo diagnstico isolado, ansiosamente aguardado pela famlia e pela escola, iria confirmar ou negar a sua normalidade.

Num passado ainda prximo, nos casos detectados, geralmente a criana era encaminhada para classes ou escolas especiais que ofereciam um ensino diferenciado. Com isso, acabava por tornar-se estigmatizada e fazer parte de um segmento social marginalizado, onde as oportunidades de ampliao de suas potencialidades eram reduzidssimas. Apenas com a chancela do mdico, na maioria das vezes, a criana com dificuldade de aprendizagem passava a ser considerada, por muitas pessoas, como um ser incapaz de criar e produzir conhecimento.

Mesmo hoje, no podemos ignorar que, diante de qualquer desvio do padro de comportamento, principalmente na escola, a primeira hiptese de explicao ainda faz referncia a um possvel problema mental.

Como sujeito dotado to somente de cabea, desprovido de corpo, emoo e sentimento, a criana distante dos padres de competncia foi, at a bem pouco tempo, vtima de um julgamento equivocado e parcial.

Esse procedimento se modificou-se, em decorrncia, principalmente, dos avanos nas pesquisas neurolgicas comprovando a plasticidade do crebro

39 que, mesmo lesado, tem condies de reconstituir-se e garantir seu funcionamento, bem como da Psicologia, em especial a Psicanlise, cuja contribuio est sendo significativa no sentido de colaborar para que a criana seja tambm considerada como dotada de sentimentos, que desde a vida intrauterina influenciam o seu comportamento. A Pedagogia, igualmente, acabou por repensar a sua prtica, investigando mais profundamente a relao ensinoaprendizagem. E todos esses profissionais, atuando integradamente, deram um impulso questo.

Percebe-se cada vez mais a evidncia de que se faz necessrio considerar o aspecto orgnico como importante na avaliao do problema de aprendizagem, no entanto , tambm, indispensvel que os aspectos cognitivos e afetivos sejam ponderados na elaborao do diagnstico, como tambm no tratamento indicado.

Alm desses fatores, no se pode deixar de levar em conta os nveis econmicos e culturais em que o grupo familiar da criana se encontra, bem como o tipo de escola que freqenta, uma vez que, se forem bem entendidas e encaminhadas as crianas com dificuldades de aprendizagem, elas no precisam ficar pelos cantos ou entristecidos por causa disso, mas sim ter orgulho te ter pessoas capazes de poder ajud-los e am-los.

A prtica psicopedaggica mais moderna tem mostrado que, mesmo na ignorncia a criana tem se mostrado persistente certamente por elaborar

40 mecanismos inteligentes de defesa ou de manuteno de uma dinmica grupal na qual se encontra inseridas.

Contudo fica indispensvel ressaltar que equipes multidisciplinares compostas por mdicos, pedagogos, psicopedagogos, psiclogos, professores entre outros como pais envolvidos, cada vez mais se colocam a servio dos casos de problemas de aprendizagem, colaborando para que as crianas encaminhadas possam desfrutar plenamente sua cidadania.

Ao trmino deste trabalho, como me de um dislxico, estudante do curso de pedagogia e futura profissional da educao, esta pesquisa foi e ainda est sendo de grande validade.Inicialmente no se tem idia dessa dificuldade especificamente, somente aps as pesquisas e o confronto com os sintomas apresentados pela criana e que se vai observando as dificuldades e nomeando-as, at chegar ao diagnstico final.

Sugere-se a todos os educadores que esto diariamente em contato com alunos pesquisem sobre a Dislexia.

REFERNCIAS

Ballone GJ - Linguagem - in. PsiqWeb Psiquiatria Geral, Internet, 2001 disponvel em http://www.psiqweb.med.br/cursos/linguag.html, acesso em 22/08/2006. CALAFANGE, Selene. Dislexia, um desafio do processo de ensino aprendizagem. Disponvel em www.internewwws.com.br, em 13/09/2004.

Classificao de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10: Descries clnicas e diretrizes diagnsticas. Organizao Mundial de Sade (Org.). Porto Alegre: Artes Mdicas, 1993.

ELLIS, A.W. Leitura, escrita e dislexia: uma anlise cognitiva. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1995.

FERNNDEZ. A. A inteligncia aprisionada: abordagem psicopedaggica clnica da criana e da famlia. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1991.

JONHSON, D.; MYKELEBUST, H. Distrbios de aprendizagem. So Paulo: Pioneira, 1987.

LUCZYNSKI, Zeneida B. Panlexia: histrico do mtodo. Acesso em <www.dislexia.com.br>, acesso em 01/02/2007.

42 MARTINS, Vicente. Dislexia e o projeto genoma humano. Disponvel no site <www.prosaber.com.br>, acesso em 10/08/2006. MIRANDA, M. I. Crianas com problemas de aprendizagem na alfabetizao: contribuies da teoria piagetiana. Araraquara, SP: JM Editora, 2000.

MOOJEN, S. Dificuldades ou transtornos de aprendizagem? In: Rubinstein, E. (Org.). Psicopedagogia: uma prtica, diferentes estilos. So Paulo: Casa do Psiclogo, 1999. ROMERO, J. F. Os atrasos maturativos e as dificuldades de aprendizagem. In: COLL. C., PALACIOS, J., MARCHESI, A. Desenvolvimento psicolgico e educao: necessidades educativas especiais e aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1995, v. 3.

SANCHEZ, Emilio. A Aprendizagem da leitura e seus problemas. In COLL, PALACIOS, MARCHESI (Org). Desenvolvimento Psicolgico e Educao. Porto Alegre, Artes Mdicas: 1995.

SERRANO, Graciete. Dislexia, uma nova abordagem teraputica. Disponvel em <www.abd.org.br>, acesso em 10/09/2004.

VARELLA, Drauzio. Dislexia. Disponvel em <www.drauziovarella.com.br/entrevistas/dislexiaII6.asp>. As mquinas ficam mais inteligentes e ns? Acesso em 31/11/2006.

43 6. ANEXOS

Questionrio aplicado aos professores do ensino fundamental do municpio de Goioer

Caro professor (a):

Gostaria que respondesse estas perguntas para o trmino da minha monografia, pois estou no ltimo perodo do Curso de Pedagogia da Faculdade Dom Bosco de Goioer. O tema Dislexia.

1) Voc

conhece

ou

ouviu

falar

sobre

dislexia,

mesmo

que

superficialmente? Caso afirmativo, responder as seguintes questes:

2) J teve alunos que tiveram essa dificuldade de aprendizagem?

3) Qual a idade desse aluno e a srie?

4) Como foi detectado o problema desse aluno?

5) Ele teve atendimento diferenciado? Se teve como foi?

6) Quais foram os progressos desse aluno?

44 7) Voc teve orientao pedaggica especfica para isso ou ajuda da direo da escola e dos pais?

Вам также может понравиться