Вы находитесь на странице: 1из 4

CMARA CVEL-TJ.

Livro nD 39 Fls 440

Va ^
b*
coFIr>
. - 1

TRI8UNAL DE JUSTIA

j^ ^
//ri
A

^ <? -*
CD

;Rf

DO ESTADO DA BAHIA

PRIMEIRA CMARA CVEL AGRAVO DE INSTRUMENTO N 26787-2/2008 - DE ILHUS. AGRAVANTE: GENERAL ELECTRIC DO BRASIL LTDA, ADVOGADOS: DAIANA DE ABREU FREIRE, BIANCA FERREIRA SANTANA, JUREMA CINTRA BARRETO, VERA LCIA ALVIM DA SILVA, SRGIO RAIMUNDO TOURINHO DANTAS, MARIA VITRIA TOURINHO DANTAS, JENNER AUGUSTO DA SILVEIRA KRUSCHEWSKY, JOS CARLOS WASCONCELLOS JNIOR, MARIANA DA SILVA LARANGEIRA, PAULA ADRIANA BUGANO DE OLIVEIRA, JOSIANE DE SOUZA JARDIM RONCONI, JOS THEODORO ALVES DE ARAJO, DCIO POLICASTRO, JOS PAULO BUENO, SYLVIO F. PAES DE BARROS JNIOR, CAMILA DA MOTTA PACHECO A. DE ARAJO TARZIA, ROGRIO FELIPPE DA SILVA, ALEXANDRE LINS MORATO E JOAQUIM AUGUSTO MELO DE QUEIROZ. AGRAVADA: ADVOGADOS: RELATORA: IMAGENS ASSOCIADOS LTDA. MATHEUS PLVORA COSTA, ANTNIO JORGE O. PELTIER CAJUEIRO E VANESSA LESSA LEMOS DE SANTANA FARIA. DESA. MARIA DA PURIFICAO DA SILVA. AGRAVO DE INSTRUMENTO. EXECUO DE SENTENA. EXCEO DE PR-EXECUTIVIDADE. CITAO INVLIDA NO PROCESSO DE CONHECIMENTO. CITAO POSTAL ENTREGUE NO ENDEREO DE EMPRESA DO MESMO GRUPO ECONMICO DA R, MAS RECEBIDA POR FUNCIONRIO DO CONDOMNIO. INADMISSIBILIDADE DA APLICAO DA TEORIA DA APARNCIA. NULIDADE DO PROCESSO DE CONHECIMENTO A PARTIR DA CITAO E NULIDADE DA EXECUO. EXCEO DE PREXECUTIVIDADE ACOLHIDA. NULIDADE DOS PROCESSOS. AGRAVO DE INSTRUMENTO A QUE SE D PROVIMENTO. " possvel a citao da pessoa jurdica pelo correio, desde que entregue no domiclio da r e recebida por funcionrio, ainda que sem poderes expressos para isso". "O ato de citao essencial formao do processo, s podendo ser adotada a teoria da aparncia se observadas as circunstncias de cada caso, em homenagem boa-f. No lcita, porm, sua utilizao, para denegar regras legais, concebidas em homenagem segurana processual". ACRDO Vistos, relatados e discutidos estes autos da agravo de instrumento n 26787-2/2008, de Ilhus, em que figuram, como agravante, a General Electric do Brasil Ltda. e, como agravada, a Imagens Associados Ltda.

JO 0 ' b B'J

Acordam os Desembargadores integrantes da Turma Julgadora da Primeira Cmara Cvel do Tribunal de Justia do Estado da Bahia, por unanimidade de votos, em negar provimento ao agravo, pelas razes adiante expostas. Insurgiu-se a agravante, atravs do presente recurso, contra deciso do Juzo da Vara Especializada de Defesa do Consumidor de Ilhus que, nos autos da execuo de sentena promovida pela agravada, rejeitou exceo de pr-executividade, determinando o prosseguimento da execuo. Sustentou que demonstrou na exceo a irregularidade da citao, direcionada e recebida em endereo diverso do seu, razo pela qual nunca teve conhecimento da existncia da demanda, salientando que a deciso impugnada, fundamentada na teoria da aparncia, foi embasada em dois julgados que no tm qualquer relao com o caso dos autos. Aduziu que a citao da pessoa jurdica deve ser efetivada em quem tem poderes para receber citao judicial, ou seja, o gerente ou quem tem poderes de administrao, e no o funcionrio do condomnio, sem qualquer indicao que pudesse ao menos remet-la s empresas que fazem parte do grupo da r, que tampouco poderiam ser citadas. Argumentou que ser intimada para pagar o valor fixado na sentena proferida sua revelia, devendo ter seus bens penhorados, salientando que foi inclusive expedida carta determinando a penhora de R$ 647.060,04 {seiscentos e quarenta e sete mil, sessenta reais e quarenta centavos), ao invs de ser expedida carta de intimao para pagamento. s fls. 211/212 foi indeferida a suspensividade pleiteada. Contra esta deciso interps a agravante agravo regimental, de fls. 215/253, tendo a Desa. Relatora reconsiderado, concedendo a suspensividade ao recurso atravs da deciso de fls. 257/258. O recorrido contraminutou o recurso, s fls. 285/300, refutando as alegaes da agravante e pugnando pelo improvimento do agravo. O juiz da causa prestou as informaes requeridas, fl. 326, apenas reiterando os fundamento aduzidos na deciso impugnada. o relatrio. O recurso teve como objeto o inconformismo com a deciso que rejeitou exceo de pr-executividade, determinando o prosseguimento da execuo. O Juiz da causa pautou o interlocutrio agravado no entendimento de que a citao foi entregue no endereo em que funcionavam empresas do mesmo grupo econmico da r, e na teoria da aparncia, segundo a qual vlida a citao recebida por pessoa que se presume da empresa.

' 00 01 0 69

CAMAKM tivbL,

Livro n 39 Fls. 442

(>M<Jfy

TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DA BAHIA

Conforme o disposto no art. 12, VI, do CPC, as pessoas jurdicas so representadas em juzo por quem os respectivos estatutos designarem ou, no as tendo designado, por seus diretores. A citao ato essencial para a validade do processo, pois mediante a sua efetivao, sem vcio algum, que se assegura a imprescindvel aplicao do princpio do contraditrio e do devido processo legai, previstos constitucionalmente. No caso em tela, a citao foi realizada via postal no endereo informado pela agravada, deduzindo-se que a pessoa que recebeu o AR, de nome Maria de Lourdes, se tratava de uma empregada do condomnio, em face do carimbo aposto no local designado para a data de recebimento, salientando-se que tampouco continha, o AR, qualquer indicao da localizao da acionada no prdio, como nmero da sala ou bloco. Com efeito, em que pese a agravante tenha admitido que outras empresas do seu mesmo grupo econmico tivessem escritrio no condomnio em que foi realizado o ato citatorio, sustentou que no corresponde ao seu endereo de fato e que a pessoa que assinou o Aviso de Recebimento no era sua representante nem exercia qualquer funo na empresa. Ora, seria plenamente cabvel a aplicao da teoria da aparncia se a citao tivesse sido recebida por um funcionrio de uma das empresas do mesmo grupo econmico da agravante localizada no condomnio. Isso porque no caberia ao acionante, ante a confuso decorrente da existncia de vrias empresas do mesmo grupo, com diversos endereos e com denominao quase idntica, indicar precisamente o endereo correto, razo pela qual se afigura razovel a indicao do endereo da empresa atravs da qual adquiriu o produto. Porm, conforme salientado acima, a citao no foi recebida por nenhum funcionrio da agravante, mas por terceiro estranho lide. Assim, no estando a pessoa que recebeu a citao entre as elencadas no art. 12 do CPC, o ato processual afigura-se contaminado de nulidade. Neste sentido: "AGRAVO REGIMENTAL AUSNCIA DE ARGUMENTOS CAPAZES DE INFIRMAR OS FUNDAMENTOS DA DECISO AGRAVADA. PREQUESTIONAMENTO. SMULA 211. CITAO. PESSOA JURDICA. VIA POSTAL. POSSIBILIDADE. - No merece provimento recurso carente de argumentos capazes de desconstituir a deciso agravada. - "Inadmissvel recurso especial quanto questo que, a despeito da oposio de embargos declaratrios, no foi apreciada pelo Tribunal a quo." - possvel a citao da pessoa jurdica pelo correio,

00^1 0.89

1 CMARA CVEL-T.J. Livro n 39 Fls. 443

/ , , ^ C ^ ^

TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DA BAHIA

desde que entregue no domiclio da r e recebida por funcionrio, ainda que sem poderes expressos para isso (AgRg no Ag 711722-PE, 3a Turma, rei. Min. Humberto Gomes e Barros, j. 21/02/2006, DJ 27/03/2006, p. 267)". E mais: "AO ANULATRIA - EXECUO DE TTULO EXTRAJUDICIAL - CITAO EFETIVADA EM NOME DE EXEMPREGADO DA EXECUTADA, EM SEU ENDEREO RESIDENCIAL - POSTERIOR FALNCIA - NULIDADE DA CITAO - INAPLICABILIDADE DA TEORIA DA APARNCIA - SENTENA MANTIDA - APELOS IMPROVIDOS -1.0 ato de citao essencial formao do processo, s podendo ser adotada a teoria da aparncia se observadas as circunstncias de cada caso, em homenagem boa-f. 2. No lcita, porm, sua utilizao, para denegar regras legais, concebidas em homenagem segurana processual. 3. In casu, em vista da ausncia de vinculo empregatcio da pessoa que recebeu a citao em nome da executada e de ter sido procedido o ato citatro fora do estabelecimento comerciai da empresa, o reconhecimento da nulidade ato que se impe. (TJPR - ApCiv 0115055-0 - (23280) - Curitiba - 4a C.Civ. - Rei. Des. Dilmar KesslerDJPR 03.05.2004)".

Por tais razes, d-se provimento ao recurso, para acolhendo a exceo de pr-executividade, anular o processo de conhecimento desde a citao, inclusive, assim como a execuo. /j-C"" Sala das sesses, ' u Q de M ^ O ^ A ^ ^ U ^ A J de 2008.

D E S A B A R I A DA PURIFICAO DA SILVA / PRESIDENTE E RELATORA ^

PROCUjtADOR(A) DE JUSTIA

oo c 1 " o y

Вам также может понравиться