Вы находитесь на странице: 1из 3

Introduo

A solubilidade muito importante em processos realizados em laboratorios quimicos, dentre estas pode se destacar a identificao de substancias desconhecidas ,atravez dela uma pode se obter informaes :seu comportamento quanto a solubilidade, a sulubilidade em certos solventes e dedua de sua massa molecular. Ela pode ser dividida em duas categorias : a solubilidade na qual uma reao qumica a fora motriz e a solubilidadena na qual somente est envolvida a simples miscibilidade

desenvolvimento

A solubilidade de compostos organicos uma ideia quantitativa que indica a propriedade que uma substncia tem a se dissolver em outra , a ideia mais ou menos " semelhante dissolve semelhante" , se o solvente muito polar , ser necessario um solvente muito polar para dissolv-lo; se for apolar, sera necessrio um solvente apolar para dissolv-lo. Geralmente compostos que tem grupos funcionais capazes de formar pontes de hidrognio( -OH,-NH-,-COOH,CONH-) ser mais solvente em solventes hidroxlicos, como H2O ou CH3OH, do que hidrocarbonetos , como tolueno ou hexano. se o grupo funcional no for a parte principal da molcula , esse comportamento de solubilidade deve ser revertido. * ordem decrescente de polaridade do solvente H2O- gua RCOOH- cidos orgnicos( cido actico) RCONH2- amidas( N,N-dimetilformamida) ROH-( metanol, etanol) ROCOOR-steres( acetato de etila)

entre outros
Um bom solvente para recristalizao deve dissolver grande quantidade em

temperatura elevadas e pequenas quantidades em temperaturas mais frias. outros

fatores que influenciam

tambem a facilidade de

manipulao, a volatibilidade ,a inflamabilidade e o custo. Aps muitos anos de estudos, chegou-se a concluso que conveniente distribuir os compostos orgnicos em sete grupos de solubilidade, com base em:

Sua solubilidade em relao gua, ter, soluo aquosa de hidrxido de sdio a 5%, cido clordrico a 5%, cido concentrado frio. Nos elementos que eles contm alm do carbono e hidrognio.

Os grupos resultantes desta classificao so:

Grupo I: Compostos solveis tanto em ter quanto em gua.

Grupo II: Compostos solveis em gua, mas insolveis em ter.

Grupo III: Compostos insolveis em gua, mas solveis em hidrxido de sdio diludo. Este grupo ainda foi dividido em: - Grupo III-A: compostos solveis em hidrxido de sdio diludo e solveis em bicarbonato de sdio diludo. - Grupo III-B: compostos solveis em hidrxido de sdio diludo e insolveis em bicarbonato de sdio, diludo.

Grupo IV: Compostos insolveis em gua, mas solveis em cido clordrico diludo.

Grupo V: Hidrocarbonetos e compostos contendo C, H e O que no sejam

aqueles dos Grupos I a IV e sejam solveis em cido sulfrico concentrado ("compostos indiferentes").

Grupo VI: Todos os compostos que no contenham N ou S e que sejam insolveis em cido sulfrico concentrado.

Grupo VII: Compostos que contenham N ou S que no sejam aqueles dos Grupos I a IV. Muitos dos compostos deste grupo so solveis em cido sulfrico concentrado.

A cetona um composto orgnico


Os compostos orgnicos em sua maioria so formados pela ligao entre tomos de carbono e hidrognio. Sendo assim, a atrao entre eltrons das molculas orgnicas praticamente a mesma, essa propriedade nos leva a abordar uma caracterstica dos compostos orgnicos: a polaridade. * polaridade- quando em certos composto orgnico houver outro elemento qumico, alm de carbono e hidrognio, suas molculas passaro a apresentar certa polaridade.

Вам также может понравиться