Вы находитесь на странице: 1из 3

O Modelo das Cinco Foras desenvolvido por Michael E.

Porter: O Modelo das Cinco Foras desenvolvido por Michael Porter constitui uma boa opo para o estudo da envolvente externa uma vez que procura avaliar a atractividade de determinado sector. Segundo este modelo, a atractividade de um sector medida pela ameaa de entrada de novos concorrentes, pelo poder negocial dos fornecedores, pelo poder negocial dos clientes, pela presso dos produtos substitutos e pela rivalidade existente no sector. o conjunto destas foras que determina o potencial de lucro.
1.

Ameaa de Novas Entradas: Quanto maior for a probabilidade de entrada de novas empresas num determinado setor, menor a sua atratividade. Essa probabilidade tanto menor quanto maiores forem as barreiras entrada e a expectativa de retaliao. Ex: Economia de escala, diferenciamento do produto, necessidades de fundos, Custos de mudanas. Presso dos Produtos Substitutos: Quanto maior for a presso dos produtos substitutos menor a atratividade. Essa presso tanto maior quanto maior for o diferencial do preo/qualidade dos produtos do sector em relao aos produtos. Ex: Relao de preos/rendimento, desempenho, propenso do comprador. Poder Negocial dos Fornecedores: Quanto maior o poder negocial dos fornecedores maior a facilidade para estes imporem os preos de venda, condio de pagamento, prazos de entrega e qualidade dos produtos, afectando negativamente a rentabilidade,do sector. O poder negocial dos fornecedores tende a ser tanto maior quanto mais concentrada for a indstria fornecedor. (Ex: Concentrao fornecedores, custos de mudana de fornecedores e custo total comprado). Poder Negocial dos Clientes: Tal como no caso dos fornecedores, quanto maior o poder negocial dos clientes, menor ser a atratividade do sector, pois estes tm a possibilidade de imporem preos de venda, condies de pagamento, prazos de entrega e qualidade dos produtos. Ex: Volume de compra,preos,produtos substitudo.

2.

3.

4.

5.

Rivalidade no Sector: Quanto maior for a rivalidade no sector maior ser a probabilidade de se verificarem guerras de preos, guerras publicitrias, alargamento de garantias, etc., Ex: Numero de concorrentes,reduzida diferenciao, custos de mudanas,importncia estratgica de negocio.

A Anlise SWOT uma ferramenta utilizada para fazer anlise de cenrio (ou anlise de ambiente. Sendo usado como base para gesto e planejamento estratgico de uma corporao ou empresa. Anlise SWOT recapitula e reapresenta o material das etapas anteriores de forma dirigida. Examina como se alinham as vantagens de desvantagens internas (foras e fraquezas) com os factores externos positivos ou negativos (oportunidades e ameaas), no sentido de gerar valor.

Anlise externa: Analisar quais as oportunidades e as ameaas que as foras do ambiente representam para a empresa e como que a empresa pode aproveitar essas oportunidades e minimizar as ameaas. Esta anlise feita ao nvel do microambiente, ou seja, o nvel exterior que afecta todas as indstrias, e ao nvel do segmento de mercado ou do ambiente competitivo, que diz respeito a todos os intervenientes prximos e tratado pela Anlise de Porter; Anlise interna: implica a determinao das competncias da empresa, que em certas circunstncias se traduzem em pontos fortes (em comparao com os concorrentes) e a definio dos seus pontos fracos que limitam as suas hipteses de tirar partido das oportunidades existentes no ambiente.

Вам также может понравиться