Вы находитесь на странице: 1из 22

Projeto: Como tornar a amamentao mais prazerosa.

Enf. Veruska Montenegro Gestora de Enfermagem

Enf. Vanessa Ricordi Supervisora Maternidade

Enf. Meirielli Silva da Rosa Estagiria de Enfermagem

Projeto: Como tornar a amamentao mais prazerosa

Conceito: Aspectos relacionados ao aleitamento materno vm sendo muito estudados e discutidos ao longo das ltimas dcadas. Pesquisas tm comprovado cada vez mais a superioridade do leite humano em relao a outros tipos de leite, e conseqentemente, os benefcios que decorrem dessa prtica. A recomendao atual a prtica do aleitamento materno exclusivo at os seis primeiros meses de vida da criana, para posteriormente passar a alimentos complementares, podendo estender a amamentao por pelo menos um ano ou mais.

Projeto: Como tornar a amamentao mais prazerosa

Objetivo: Dada a importncia da amamentao, imprescindvel que os profissionais que lidam com as questes do aleitamento estejam preparados para oferecer mulher, criana e famlia o apoio necessrio para que esse processo transcorra o mais naturalmente possvel. Com este projeto a maternidade e o berrio da Unimed de Franca garantem suas misses e qualificam o Servio de Enfermagem para atender as necessidades dos nossos clientes de forma humanizada oferecendo excelncia em atendimento.

Projeto: Como tornar a amamentao mais prazerosa

Misses
Oferecer cuidados especializados a RNs, garantindo a orientao da famlia de forma humanizada, respeitando os valores ticos e de segurana ao RN e a me
Prestar cuidados durante o pr e ps parto, tratamentos ginecolgicos, garantindo a orientao da me quanto aos cuidados com o RN.

Misso berrio

Misso da maternidade

Projeto: Como tornar a amamentao mais prazerosa

Desenvolvimento Treinamento (educao continuada) aos funcionrios para a padronizao do contedo a ser discutido nas reunies com as purperas. Distribuio de lbum seriado para auxlio e complemento das aulas As aulas tericas e prticas so ministradas diariamente e em grupo para que haja uma troca de experincia entre as mes. Nestas aulas a enfermagem identifica a vivncia e a experincia que a mulher traz consigo, assim como crenas e atitudes em relao ao aleitamento materno, esclarecendo as dvidas do grupo em relao ao tema. realizada tambm uma aula prtica e detalhada sobre cuidados com RN, focando higiene corporal (banho) e cuidados com o coto umbilical.

Projeto: Como tornar a amamentao mais prazerosa

Desenvolvimento
H uma lista de presena que deve ser assinada ao trmino de cada aula. A presena da pupera na reunio obrigatria e so realizadas durante a internao. No momento da alta hospitalar a me recebe por escrito uma orientao de alta com o resumo de tudo que lhe foi falado durante sua internao. Esta orientao feita pela Enfermeira responsvel do setor, onde neste momento esclarecido qualquer dvida sobre amamentao, cuidados com RN , receita mdica do pediatra, encaminhamento do teste do pezinho, realizao da triagem auditiva e retorno para repetio, caso seja necessrio, teste do reflexo vermelho, declarao de nascido vivo e observaes feitas em domicilio em relao ao RN.

Projeto: Como tornar a amamentao mais prazerosa

Tpicos abordados no projeto



Produo do leite; Fases do leite; Benefcios para a me; Higiene; Local para amamentar; Posio; Como oferecer o peito (pega); Horrio das mamadas; Como colocar o beb para arrotar; At quando mamar; Intercorrncias mamrias;

?
Por que esses tpicos???

Projeto: Como tornar a amamentao mais prazerosa

Tpicos abordados no projeto


Produo do leite: Esclarecer o perodo da apojadura e quais as tcnicas utilizadas para no ter desconforto neste perodo; Orientar quanto a produo e ejeo do leite materno. Fases do leite: Reconhecer a qualidade do leite materno e sua composio; orientar a purpera quanto as diferentes fases do leite, suas propriedades fsicas e a importncia deste para o RN. Benefcios para a me: Incentivar a assistncia ao aleitamento desde a gestao (no pr-natal); identificar os benefcios do aleitamento para a me como recuperao do tamanho normal do seu tero, diminuindo o risco de hemorragia e de anemia aps o parto, reduo do risco de diabetes e cncer de mama.

Projeto: Como tornar a amamentao mais prazerosa

Tpicos abordados no projeto


Higiene: Recomendar e enfatizar a importncia da higiene como controle de infeco e preveno de doenas puerperais. Enfatizar as prticas no recomendadas. Local para amamentar: Auxiliar na escolha de um local propcio para a prtica da amamentao orientando os benefcios dessa prtica. Posio: Orientar a importncia de uma posio confortvel pois este um fator de estmulo s glndulas mamrias. Como oferecer o peito (pega): Ensinar a purpera a fazer com que o RN apreenda corretamente o mamilo pois isto poder prevenir traumas mamilares futuros. Reforar as prticas corretas e discutir as incorretas.

Projeto: Como tornar a amamentao mais prazerosa

Tpicos abordados no projeto


Horrio das mamadas: Orientar quanto ao benefcio da livre demanda, ou seja, amamentar quando a criana tiver com fome, tomando cuidado para que ele no faa o bico de chupeta. Como colocar o beb para arrotar: Informar a importncia desta prtica e as conseqncias da no realizao da mesma. At quando mamar: Incentivar a superao dos obstculos e os cuidados com mamas e mamilos. Intercorrncias mamrias: Identificar os problemas mais freqentes no perodo da lactao e as intervenes especificas para as dificuldades mais freqentes.

Projeto: Como tornar a amamentao mais prazerosa

Vantagens para o beb


O leite materno protege contra doenas alrgicas, diversos tipos de cncer, desnutrio, diabetes mellitus, doenas digestivas, doenas crnicas como osteoporose, doena cardiovascular e ateroesclerose, obesidade, meningites, sarampo e outras doenas infecciosas, doenas respiratrias e otites, doenas do trato urinrio e cries. ( Sociedade de Pediatria de So Paulo) Promove, melhor desenvolvimento neuro-psicomotor infantil e cognitivo, aumenta o QI, promove melhor padro cardiorrespiratrio durante a alimentao, melhor resposta s imunizaes e melhor equilbrio emocional. (Sociedade de Pediatria de So Paulo)

Projeto: Como tornar a amamentao mais prazerosa

Vantagens para o beb


Contm endorfina, substncia qumica que ajuda a suprimir a dor. uma boa idia amamentar o beb logo aps ele ser vacinado. Ajuda a superar a dor e o leite materno tambm refora a eficincia da vacina. Auxilia o movimento dos msculos e ossos da face, promovendo melhor flexibilidade na articulao das estruturas que participam da fala ( Revista Pr-Fono).
A amamentao uma forma muito especial e fortalecedora do relacionamento entre me e filho, que transmite segurana, carinho e amor ao beb.

Projeto: Como tornar a amamentao mais prazerosa

Vantagens para a me
Aumenta os laos efetivos.

Reduz o peso mais rapidamente aps o parto.


Reduz o risco de diabetes.

Reduz o risco de cncer de mama.


econmico e prtico. No precisa ser comprado

Projeto: Como tornar a amamentao mais prazerosa

Vantagens para a me
A amamentao estimula a produo de oxitocina, que estimula as contraes que vo diminuir o tamanho do tero e expulsar a placenta. Essas contraes tambm agem nos vasos sanguneos da mulher diminuindo o sangramento. A amamentao exclusiva protege contra anemia (deficincia de ferro). J que as mulheres amamentando exclusivamente demoram mais tempo para menstruar, seu "estoque" de ferro no diminuido com sangramento mensal.

Projeto: Como tornar a amamentao mais prazerosa

Vantagens para a famlia


A amamentao mais econmica para a famlia. (incluindo mamadeiras, bicos, leites infantis, complemento, gs, remdios etc.). Como os bebs amamentados adoecem menos, os pais desses bebs tm menos problemas cuidando de crianas doentes, isso significa mais tempo para toda a famlia. Melhora a qualidade de vida das crianas e de toda a famlia.

Projeto: Como tornar a amamentao mais prazerosa

Vantagens para o planeta


Amamentar um Ato Ecolgico! Se cada mulher dos EUA desse mamadeira ao seu beb, seria preciso quase 86,000 toneladas de alumnio para produzir 550 milhes de latas por ano. Se cada mulher da Inglaterra amamentasse, seriam economizados 3000 toneladas de papel para os rtulos dos leites infantis.
Mas o leite no o nico problema. mamadeiras e bicos so feitos de plstico, vidro, borracha e silicone.A produo desses materiais cara e constantemente no so reaproveitados. Todos esses produtos usam recursos naturais, causam poluio na sua produo e distribuio e tambm criam um lixo no seu empacotamento, promoo e exposio.

Projeto: Como tornar a amamentao mais prazerosa

Desafios: Oferecer suporte para que as purperas identifiquem as especificidades do leite humano. Identificar os procedimentos na assistncia de enfermagem no aleitamento materno no perodo do parto de pueprio. Identificar junto s gestantes os problemas mais freqentes no incio da lactao. Identificar as intervenes especficas para as dificuldades mais freqentes. Incentivar a doao do leite materno aos Bancos de Leite. Esclarecer dvidas a respeito dos mitos criados sobre amamentao.

Projeto: Como tornar a amamentao mais prazerosa

Planejamento:
Os tpicos abordados no projeto foram definidos levando em considerao que no basta a mulher estar informada das vantagens do aleitamento materno e optar por esta prtica. Para levar adiante sua opo, ela precisa estar inserida em um ambiente favorvel amamentao e contar com o apoio de um profissional habilitado a ajud-la, quando necessrio. Porm nem sempre o profissional de sade tem conhecimentos e habilidades suficientes para manejar adequadamente as inmeras situaes que podem servir de obstculo amamentao bem-sucedida, em parte porque o aleitamento materno uma "cincia" relativamente nova. papel da equipe oferecer cuidados especializados, garantindo a orientao da famlia de forma humanizada e respeitando os valores ticos para que essa mulher saiba por que deve amamentar, no somente do ponto de vista das vantagens da criana, mas tambm em relao s vantagens para ela.

Projeto: Como tornar a amamentao mais prazerosa

Execuo: O projeto est em andamento, e ser revisado constantemente


na busca da qualidade exigida pela equipe de avaliadores da ONA e, principalmente, em busca da qualidade exigida pelo grupo de cooperados da Unimed Franca e por clientes que procuram o hospital So Joaquim Unimed Franca buscando um diferencial no atendimento ao binmio purpera e RN em uma maternidade e berrio.

Projeto: Como tornar a amamentao mais prazerosa

Concluso

O UNICEF calcula que o aleitamento materno exclusivo at o sexto ms de vida pode evitar, anualmente, 1,3 milho de mortes de crianas menores de 5 anos. competncia da maternidade realizar as aes de educao em sade, enfatizando o aleitamento materno e os cuidados com o beb.

Projeto: Como tornar a amamentao mais prazerosa

Referncias bibliogrficas Enfermagem no ciclo gravdico puerperal Autora: Snia Maria Oliveira de Barros; Caderno de Sade da Criana do Ministrio da Sade; Nosso Pequeno Manual da Amamentao; O Livro da Amamentao Autora: Vera Helosa Pileggi Vinha.

Obrigada!

Enf. Veruska Montenegro e.mail: veruska.ribeiro@unimedfranca.com.br

Вам также может понравиться