Вы находитесь на странице: 1из 2

RESUMO

A administrao o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos a fim de alcanar objetivos organizacionais. Administrar e buscar a melhor maneira de agregar valores e riqueza dentro de uma organizao, a administrao no pode ser direcionada por palpites e com racionalidade. O responsvel pela a Administrao e o Administrador , para exercer esta funo e preciso algumas habilidades : Tcnica, Humanas e conceitual . A Administrao sofre uma enorme amplitude e aprofundamento por meio das diferentes Teorias que compem a Teoria Geral da Administrao. Toda a organizao tem seus objetivos e para alcanar com eficincia e eficcia. Tivemos uma grande influencia dos filsofos como: Scrates, Aristteles , Francis Bacon. Plato,

A Administrao sofreu influencia da Igreja Catlica que a organizao mais eficiente da civilizao com normas e centralizao, tambm da Organizao Militar com escales hierrquico de comando com graus de autoridade, senso de direo, onde as ordens so com objetivo. A Revoluo Industrial remodelou o mundo com o avano tecnolgico e a descoberta de formas de energia, mexendo com o social , poltico e econmico. Com o crescimento desordenado das indstrias surge a Administrao Cientifica em 1903 iniciada pelo engenheiro Frederick Winslow Taylor e seus seguidores para aumentar a eficincia da organizao, melhorando o desempenho dos operrios, criando mtodos de trabalho para acabar com o desperdcio de esforo humano e de movimentos inteis e criando procedimentos para o trabalho e na especializao do trabalhador ,reestruturando trabalho do operrio e mudando alguns conceitos, como o de gratificaes por produo incentivava o operrio a produzir mais. S que no adiantava racionalizar o trabalho do operrio se o supervisor, o chefe, o gerente, o diretor continuavam a trabalhar dentro do mesmo empirismo anterior. A Administrao Cientifica promoveu um grande salto nas produes das indstrias, mas teve suas criticas : Teoria das Maquinas, robotizao e o conceito Homo Econimicus, a viso de Taylor era de baixo para cima , dando nfase nas tarefas.

A Administrao Clssica teve inicio em 1916 liderada por Henry Fayol. Para Fayol as funes da empresa so repartidas em seis nas quais a Administrativas engloba as funes universais da Administrao que so: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar (POCCC). Para Fayol a empresa analisada em uma estrutura de cima para baixo, nfase na estrutura. Sua viso mais gerencial com resultados finais na produo enquanto que a viso de Taylor na produo e no operrio para resultados na quantidade produtiva. Fayol complementa a Administrao Cientfica com a Teoria Clssica., nas tambm teve criticas : abordagem simplificada da organizao formal, deixando de lado a organizao informal, obsesso pelo comanda. A Teoria das Relaes Humanas surgiu em 1932 tendo o seu principal representante (Elton Mayo) com o foco totalmente ao contrario da Teoria Clssica . A necessidade humanizar e democratizar a administrao em um perodo marcado pela recesso econmica, inflao, elevada taxa de desemprego e de grande atividade dos sindicatos. Com as concluses da Experincia de Hawthorne, percebeu-se que o comportamento social do empregados se apoiava totalmente em grupo, o ser humano e motivado pela necessidade de esta junto. A civilizao industrial traz como conseqncia a desintegrao dos grupos primria, um operrio fica mais tempo no trabalho que em casa e acaba criando vnculos sociais, como se fosse uma extenso do seu lar.

Вам также может понравиться