Вы находитесь на странице: 1из 14

FACULDADE DE ARACRUZ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUMICA LABORATRIO DE ENGENHARIA QUMICA I

CAROL FIZA LAMARO LEONARDO CAMPOS DE PALMA LEONARDO CARARETO PEZZIN RONIRIK PIOLI VIEIRA VINCIUS LIDOINO

PRTICA VI: DETERMINAO DA EFICINCIA DE UM HIDROCICLONE

ARACRUZ 2010

CAROL FIZA LAMARO LEONARDO CAMPOS DE PALMA LEONARDO CARARETO PEZZIN RONIRIK PIOLI VIEIRA VINCIU LIDOINO

PRTICA VI: DETERMINAO DA EFICINCIA DE UM HIDROCICLONE

Relatrio apresentado disciplina de Laboratrio de Engenharia Qumica II, do 7 perodo de Engenharia Qumica, da faculdade de Aracruz, como pr-requisito para avaliao. Prof Monica D.V.D.C.T. Barbosa.

ARACRUZ 2010

1 FUNDAMENTAO TERICA

Hidrociclone ou Ciclone um equipamento utilizado para separar partculas de um fluido atravs de fora centrfuga. Seu funcionamento baseado na alimentao tangencial na parte cilndrica do mesmo. Com isso forma-se um movimento em espiral ou uma trajetria helicoidal descendente de raio crescente. Nas velocidades tangenciais elevadas, a fora centrfuga vrias vezes maior que a gravidade, e por isso que esse equepamento efetua uma sepao mais eficiente do que as cmaras de sedimentao gravitacional. Quantomaior a velocidade terminal, maior a velocidade radial e mais fcil ser separar as partculas. Para partculas muito pequenas a separao no to eficiente. Por isso, esse movimento gera o arraste das partculas maiores e mais pesadas para sada inferior do equipamento, denominada underflow, e o arraste das partculas menores e menos densas para o centro do equipamento, onde forma-se um movimento em espiral ascendente e estas saem por um orifcio denominado overflow. A Fig. 1 mostra o esquema de um hidrociclone.

Fig. 1 Esquema de um hidrociclone

As vazes do underflow e overflow so obtidas pelo dimetro dos mesmos e pela presso em que o equipamento submetido para operar. Todo hidrociclone opera em conjunto com uma bomba centrfuga que responsvel por manter essa "presso de trabalho" do mesmo. A distribuio de fluxos no hidrociclone tem simetria circular, com exceo da

regio tangencial ao duto e suas imediaes. A velocidade do fluxo de lquido em qualquer ponto interno do ciclone pode ser decomposta em trs componentes: a velocidade tangencial v, a velocidade radial u e a velocidade axial w. Como a ciclonagem um princpio de separao que trata da dinmica de partculas, torna-se essencial o entendimento das caractersticas do fluxo de lquido dentro do equipamento para a melhor compreenso das suas funes, bem como da estimativa da trajetria das partculas que levam ao aperfeioamento do projeto do equipamento e sua eficincia de separao. Quando partculas slidas so alimentadas no hidrociclone prximo parede da seo cilndrica estas sofrem disperso radial devido intensa turbulncia causada pela alimentao. Por esta razo, a seo cilndrica considerada uma seo de separao preliminar; a separao propriamente dita ocorre na seo cnica do equipamento. Seja uma partcula slida situada em qualquer ponto do fluxo em um hidrociclone, esta est sujeita a duas foras: uma dos campos de acelerao (gravitacional ou centrfugo) e a outra proveniente do arraste exercido pelo lquido sobre as partculas. Nos hidrociclones pode-se negligenciar o efeito do campo gravitacional diante do campo centrfugo, tendo influncia sobre as partculas apenas as foras de arraste e centrfuga. O movimento das partculas ocorre nas direes tangencial e vertical e oposto s foras de arraste e centrfuga, o que resulta no valor das componentes de velocidade naquelas direes serem iguais velocidade do fluxo nas componentes v e w. Uma vez que a fora centrfuga atua na direo radial, a partcula seguir o fluxo radial de lquido e sofrer uma elutriao centrfuga. Se a ao da fora centrfuga sobre a partcula excede a fora de arraste, esta se mover radialmente para fora; se a fora de arraste excede a fora centrfuga, a partcula se mover radialmente para a parte interna do equipamento. Como as fora de arraste e centrfuga so determinadas pelos valores de u e v, respectivamente, os valores relativos de u e v em cada regio de separao so decisivos na determinao da eficincia do hidrociclone. A separao entre slidos e fluidos nem ciclone envolve geralmente partculas bem pequenas em situaes em que vlida a lei de Stokes, independente da velocidade do fluido. A obteno da velocidade radial no to simples devido ao fato dela estar em funo da velocidade terminal, da velociade tangencial e da posio em relao ao centro do ciclone. Porm, sabemos que a velocidade radial mnima nas vizinhanas do centro e aumenta na direo das paredes, informao importante para o entendimento do funcionamento de um hidrociclone. Porm, um dos parmetros que determina a eficincia do hidrociclone o tamanho da menor partcula que ele pode reter. Mas esse cculo, na

prtica, no funciona to bem quanto na teoria. Experimentos indicam que a aglometrao das partculas e o arraste tendem a provocar desvios em relao ao resultado dos clculos. por isso que quando um ciclone projetado para separar partculas com um certo tamanho, a eficincia do ciclone pode ser definida como a frao ponderal das partculas com este tamanho que so separadas pelo ciclone. Quanto maior o tamanho das partculas, maior a eficincia do ciclone. Defini-se como dimetro de corte, o dimetro das partculas cuja metade ponderal e separada. Alm disso, as dimenses importantes de um ciclone so a altura, o dimetro, o dimetro de sada e a razo entre o dimetro da cmara cilndrica e o dimetro do duto de sada. Seguindo todas estas especificaes, possvel projetar um hidrociclone que atinja o objetivo prtico de separao. E a configurao do equipamento dada por uma relao especfica entre as suas dimenses, expressa em termos do dimetro de corte, Dc. Temos como exemplo os hidrociclones nas configuraes Rietema e Bradley (Fig.2).

Fig.2 Configurao dos hidrociclones Rietema e Bradley

Todas esta especifiaes tornam possvel a utilizao deste equipamento sozinho ou em conjunto com outros hidrociclones formando um espcie de bateria. A Fig. 3 ilustra esta situao.

Fig.3 Bateria de hidrociclones

Os ciclones so equipamentos com inmeras aplicaes nos diferentes campos tecnolgicos, como na limpeza de gases, atomizao, classificao de partculas, dentre outras. H tambm grande utilizao desses equipamentos nos processos de separao slido-lquido e classificao de minrios, quando so chamados de hidrociclones. Os hidrociclones, tm grande aplicao na classificao de partculas com dimetros na faixa de 5 a 200 m, sendo utilizados em dois processos extremos que so a clarificao e o desaguamento. Como aplicaes tpicas dos hidrociclones pode-se ainda incluir a purificao de leos de refrigerao na industria, na separao de produtos minerais, na regenerao de lamas de perfurao entre outros. No espessamento, os hidrociclones so usados em substituio aos espessadores gravitacionais.

2 EQUIPAMENTOS E MATERIAIS Foram utilizados os seguintes materiais e equipamentos para a realizao do procedimento experimental: Hidrociclone Cal Bomba e agitador Cronmetro Bquer Estufa Balana

3 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL Inicialmente foi preparada uma soluo de cal a 1%. Para isso, mediu-se o dimetro e a altura do tanque de formato cilndrico para o clculo do volume da soluo. A cal necessria para atingir a concentrao de 1% foi pesada e adicionada no tanque aps o acionamento da bomba e do agitador. Com a regulagem das vlvulas da linha do hidrociclone e da linha by-pass, o sistema foi posto em funcionamento. A seguir, o Erlemmeyer 1, para uso do overflow, e o Erlemmeyer 2, para uso do underflow, foram pesados. Para obter as vazes overflow e do underflow, um recipiente foi usado para recolher uma amostra da soluo e o tempo gasto no procedimento foi cronometrado. J para obter as concentraes, cada amostra recolhida foi transferida para o seu respectivo Erlemmeyer (overflow ou underflow) e pesada. Este procedimento foi repetido trs vezes tanto para o overflow, como para o underflow. O prximo passo foi colocar as amostras em uma estufa par secagem. Aps a secagem, a quantidade de p de cada recipiente foi pesada. 4 RESULTADOS E DISCUSSO A pesagem dos Erlemmeyer geraram os seguintes valores: Overflow: 78,483 g Underflow: 68,275 g

As medidas de tempo, volume e peso das amostras esto listadas na Tabela 1.


Tabela 1 Dados experimentais

Medida Tempo (s) Volume (ml) Vazo (ml/s) Peso (g)

1 1 760

Overflow 2 3 1,03 1,06 770 710

1 1,09 550

Underflow 2 3 0,94 1,02 560 590

760 747,6 670 504,5 595,7 578,4 737,93 754,69 696,84 544,51 550,53 582,57 3 3 8 4 3 2

Com os dados da Tabela 1, obtemos as mdias descritas na Tabela 2:


Tabela 2 - Vazes Overflow Vazo (ml/s) 726 Underflow 560 Alimentao 1286

Tabela com valores de peso para clculo de concentrado do underflow:


Medida Peso(g) Tabela 3: Massa de p - Underflow Placa de Petri Placa e p P 50,921 65,211 14,29

Clculo da concentrao de slidos: Cunder = 14,29/50 = 0,2858 g/cm3 A massa de soluto foi dividida por 50 devido ao fato de terem sido coletados 50 ml de soluo. Para calcular o concentrado do overflow precisamos dos dados da Tabela 4.
Medida Peso (g) Tabela 4: Massa de p - Overflow Placa de Petri Placa e p 50,583 61,970 P 11,387

Clculo da concentrao de slidos: Cover = 11,387/50 = 0,2277 g/cm3 Novamente a massa de soluto foi dividida por 50 pelo mesmo motivo anterior. Com esses dados o clculo da eficincia do hidrociclone pode ser realizado: (1)

(2) (3) (4) (5) Eficincia total: (6) (7) Eficincia total reduzida: (8) Dados:

Para calcular a vazo mssica usamos a segunda equao: Wconc = Dconc . Qconc Wconc = 1,13 . 560,0 Wconc = 632,8 (g/s) Wdil = Ddil . Qdil Wdil = 1,09 . 726,0 Wdil = 791,3 (g/s)

Clculo de Walim: Walim = Wconc + Wdil Walim = 632,8 + 791,3

Walim = 1424,1 (g/s)

Clculo de Cw utilizando a equao 1: Cwunder = Ds . (Dunder D) Dunder (Ds D) Cwunder = (2,1/1,13). ((1,13 1)/(2,1 1)) Cwunder = 0,2196

Cwover = Ds . (Dover D) Dover (Ds D)

Cwover = (2,1/1,09). ((1,09 1)/(2,1 1)) Cwover = 0,1576

Clculo de Cwalim utilizando a equao 5: Cwalim = ((W.Cw)dil = (W.Cw)conc)/Walim Cwalim = (791,3.0,1576 + 632,8.0,2196)/ 1424,1 Cwalim = 0,1851

Clculo de Et utilizando a primeira equao de eficincia total: Et = (W.Cwconc)/(W.Cwalim) Et = (632,8.0,2196)/(1424,1.0,1851) Et = 53%

Clculo de Cv utilizando a equao 3:

Clculo de Rl utilizando a segunda equao de eficincia total:

Clculo de ET utilizando a equao de eficincia reduzida:

Anlise da distribuio granulomtrica:


Tabela 5: Propriedades - Overflow Conc. (g/cm3) 0,006858 C cal. (g/cm3) 0,0010072 Temp. (oC) 25 gua (g/cm3) 0,99757 gua (cP) 0,9325 sol. (g/cm3) 2,1

Tabela 6: Anlise granulomtrica - Overflow N H (cm) 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 21,3 19,9 18,5 17,4 16,7 15,4 13,2 11,2 9,3 7,4 t (min) 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Rec. (g) 7,797 7,779 7,713 7,738 7,792 7,797 7,846 7,709 7,754 7,759 Rec.+Sol (g) 13,4524 12,3409 12,2196 10,4226 10,2708 16,14 16,1543 15,1956 14,5982 14,0551 Rec.+Po (g) 7,877 7,8553 7,7929 7,7889 7,8404 7,9115 7,8584 7,7178 7,7668 7,7668 Cw 0,013 0,016 0,017 0,018 0,019 0,013 5E-04 2E-04 9E-04 2E-04 sus.(g/cm3) 1,004468 1,005889 1,006379 1,007031 1,007436 1,004268 0,997812 0,997686 0,99803 0,997699 Cw/v 0,0131 0,0158 0,0168 0,018 0,0188 0,0128 0,0005 0,0002 0,0009 0,0002 dstk(m) 74,238 50,74 39,945 33,549 29,398 25,771 22,089 19,033 16,352 13,837 Y(%) 1,9161 2,311 2,4468 2,6281 2,7405 1,8606 0,0672 0,0323 0,1278 0,036

Fig. 4 Anlise granulomtrica - Overflow Tabela 7: Propriedades - Underflow Conc. (g/cm3) 0,0091 C cal. (g/cm3) 0,001 Temp. (oC) 25 gua (g/cm3) 0,99757 gua (cP) 0,9325 sol. (g/cm3) 2,1

Tabela 8: Anlise granulomtrica para underflow N 1 2 3 4 5 6 7 8 H (cm) 19,2 16,1 13,2 10,7 8,2 5,9 3,9 2,2 t (min) Rec. (g) 1 2 3 4 5 6 7 8 7,6722 7,7614 7,8077 7,7338 7,7269 7,7776 7,7809 7,6425 Rec.+Sol (g) 11,812 18,0829 18,341 17,7527 17,324 15,8328 15,1454 14,5038 Rec.+Po (g) 7,8693 7,957 8,0027 7,7487 7,7414 7,7878 7,792 7,652 Cw 0,0467 0,018 0,0175 0,0005 0,0005 0,0003 0,0005 0,0004 sus.(g/cm3) 1,0226177 1,0070696 1,0068357 0,9978254 0,9978378 0,9977095 0,9978359 0,9977716 Cw/v 0,0477 0,0180 0,0176 0,0005 0,0005 0,0003 0,0005 0,0004 dstk(m) 70,4838 45,6391 33,7415 26,3088 20,5997 15,9510 12,0067 8,43539 Y(%) 5,2432 1,9885 1,9396 0,0535 0,0561 0,0292 0,0557 0,0422

Fig.5 Anlise granulomtrica Underflow

5 CONCLUSO

5 BIBLIOGRAFIA http://leblon.mec.puc-rio.br/~metexp/Teoria/MEC_1602_Medida_de_Vazao.pdf http://www.mspc.eng.br/fldetc/fluid_0310.shtml http://www.bringer.com.br/bringer_instrumentos/produtos/medidoresvazao/medidores.htm http://www.if.ufrj.br/teaching/fis2/hidrostatica/pressao.html http://www.mspc.eng.br/fldetc/press_120.shtml

Вам также может понравиться