Вы находитесь на странице: 1из 8

Psicologia social: elo com o comportamento organizacional A importncia da troca de relaes entre organizao e indivduos

Daniel Fernandes de Frana1

O presente artigo tem como objetivo mostrar o campo de aplicao da Psicologia social e seu elo com o comportamento organizacional, bem como a importncia da troca de relaes entre organizao e indivduos. E de que forma essas relaes podem contribuir para o desenvolvimento das organizaes.

Antes de abordarmos os aspectos da psicologia social e o seu comportamento nas organizaes, faz-se necessrio antes entender de como surgiu tal cincia e quais foram suas origens. Portanto importante sabermos que a juno de duas outras cincias, a saber: A psicologia e sociologia, serviram como base para construo da psicologia social.

Psicologia

A palavra psicologia que se deriva da juno de duas palavras gregas psique e logos significa estudo da mente ou da alma Hoje, a psicologia geralmente definida como a cincia que se concentra no comportamento e nos processos mentais de todos os animais. (Linda L. Davidoff 2001, Introduo a Psicologia, p6).

Segundo Robbins [..]A psicologia a cincia que busca medir, explicar e, algumas
vezes modificar o comportamento dos seres humanos e dos animais. (Stephen P. Robbins, Comportamento Organizacional, p 8).
1

Aluno de Ps-graduao da faculdade IBGM do curso: logstica empresarial e comrcio exterior, mdulo gesto de pessoas.

Sociologia
Sociologia o resultado de uma tentativa de compreenso de situaes sociais radicalmente novas, criadas pela ento nascente sociedade capitalista. (Carlos Benedito Martins 2003, O que Sociologia, p 8).

Desta forma podemos compreender que a psicologia tem como objeto de estudo as faculdades mentais do ser e de que forma ocorre este comportamento, sendo ele motivacional, emocional ou do mbito da personalidade. O foco est na compreenso do individuo. Por sua vez a sociologia busca analisar as trocas existentes nas relaes entre o homem e o meio. Visto que o homem um ser social e est em constante movimento, suas interaes e as trocas com o meio contribuem para sua formao.

Algumas definies sobre Psicologia Social

Segundo Stephen P. Robbins define a Psicologia social como:

A psicologia social uma rea da psicologia que combina conceitos desta cincia e da sociologia. Seu foco a influncia de um indivduo sobre o outro. (Stephen P. Robbins, Fundamentos do Comportamento Organizacional, p 4.)

Por sua vez o psiclogo William Mc Dougall advoga a Psicologia social da seguinte forma:

As tendncias e capacidades da mente humana individual so compartilhadas em toda complexidade da vida mental das sociedades, a parti da analise do curso do desenvolvimento e operao individual. (Mc Dougall, 1908, p 28).

Dentre os conceitos expostos podemos extrair que a psicologia social uma cincia que busca compreender a relao existente entre o individuo e o ambiente no qual est inserido. Outras cincias tambm contriburam para o desenvolvimento da importncia do estudo do individuo e as relaes que o mesmo mantm com o meio, a saber: A antropologia e as cincias polticas.

A antropologia e as cincias polticas definas por Robbins


A antropologia o estudo de sociedades para compreender os seres humanos e suas atividades. Isso inclui seus aspectos fsicos, sua evoluo histrica, sua distribuio geogrfica, seus relacionamentos grupais e suas praticas culturais Cincias polticas embora sejam frequentemente subestimadas, as contribuies das cincias polticas para o entendimento do comportamento organizacional tm sido significativas. As cincias polticas estudam o comportamento dos indivduos e os grupos dentro de um ambiente poltico. (Stephen P. Robbins, Fundamentos do Comportamento Organizacional, p 5).

Com base nos pensamentos expostos identificamos que na antropologia o individuo o objeto de analise sociocultural e multicultural, desta forma podemos entender o processo de composio na construo de diferenas entre culturas, povos e grupos, seus valores, suas crenas, atitudes e etc. Por sua vez as cincias politicas visa identificar as relaes existes entre o individuo e o meio politico e bem como seu comportamento. Podendo ser de conflitos, relaes de poder em um ambiente que venha ser avaliado.

O comportamento individual

A compreenso do comportamento individual comea com uma reviso das principais contribuies da psicologia para a disciplina comportamento organizacional. Essas contribuies foram divididas em quatro conceitos: valores, atitudes, percepo e aprendizagem. (Stephen P. Robbins, Fundamentos do Comportamento Organizacional, p 17).

Valores
Os valores representam convices bsicas de que um modo especfico de conduta ou de valores finais individual ou socialmente prefervel a um modo oposto. Ele contm um elemento de julgamento, baseado no que um individuo acredita ser correto, bom ou desejvel. (Stephen P. Robbins, Fundamentos do Comportamento Organizacional, p 17).

Atitudes As atitudes so afirmaes avaliativas favorveis ou desfavorveis em relao a


objetos, pessoas ou eventos. Elas refletem como um indivduo se sente em relao alguma coisa. Quando digo gosto do meu trabalho, estou expressando minha atitude em relao ao trabalho. (Stephen P. Robbins, Fundamentos do Comportamento Organizacional, p 24).

Percepo
A percepo o processo pelo qual os indivduos organizam e interpretam suas impresses sensoriais com a finalidade de dar sentido ao seu ambiente. As pesquisas sobe percepo demonstram de modo consistente que pessoas diferentes podem perceber a mesma coisa de maneiras diferentes. O fato que nenhum de ns enxerga a realidade. O que fazemos interpretar o que vemos e chamar isso de realidade. (Stephen P. Robbins, Fundamentos do Comportamento Organizacional, p 28).

Aprendizagem
Uma definio psicolgica certamente mais ampla do que a viso leiga de que o que fazemos quando vamos para a escola. Na realidade, todos ns continuamos indo escola. O aprendizado acontece o tempo todo. Uma definio mais precisa de aprendizagem , portanto, qualquer mudana relativamente permanente no comportamento que ocorra como resultado de uma experincia. (Stephen P. Robbins, Fundamentos do Comportamento Organizacional, p 30).

Podemos ento perceber e analisar que a importncia dos valores, atitudes, percepes e a aprendizagem esto voltadas quanto desenvolvimento tico do individuo.

O comportamento organizacional
o comportamento organizacional um campo de estudos que investiga o impacto que indivduos, grupos e a estrutura tm sobre o comportamento dentro das organizaes com o proposito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficcia organizacional.

Stephen declara que: em uma definio resumida, podemos dizer que o


comportamento organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizaes e de como este comportamento afeta o desempenho das empresas. (Stephen F. Robbins, comportamento organizacional, p 6)

Desta forma podemos concluir que o comportamento organizacional toma como base a influencia das cincias anteriormente citadas. A exemplo da psicologia social, antropologia e as cincias politicas, vm contribuindo grandemente para o desenvolvimento do comportamento do individuo nas organizaes. Surgir ento necessidade de abordarmos a influncia da cultura organizacional nas empresas, Stephen Robbins declara cultura organizacional da seguinte maneira:

Cultura organizacional
cultura organizacional se refere a um sistema de valores compartilhado pelos membros que diferencia uma organizao das demais. Esse sistema , em ltima anlise, um conjunto de caractersticas bsicas que, em seu conjunto, captura a essncia da cultura organizacional. (Stephen F. Robbins, comportamento organizacional, p 375).

Notamos que a cultura organizacional tem como finalidade definir as formas politicas e sociais de sua estrutura, bem como o modo de filosofia de ser a organizao.

Cria-se ento uma especulao de suas origens, e quais forma os pensamentos de ajudaram na definio do comportamento organizacional e cultura organizacional.

Origens da Teoria Comportamental Muitos contriburam com os fundamentos da teoria comportamental, mas seu inicio foi com Hebert Simon e outros que ajudaram em seu desenvolvimento como Chest Barnard, Douglas McGregor, Abraham Maslow, Frederick Herzberg dentro outros.
A Teoria comportamental surge no final da dcada de 1940 com uma definio dos conceitos administrativos, ao criticar as teorias anteriores. O behaviorismo reescalona as abordagens anteriores e amplia seu contedo. A Teoria Comportamental fundamenta-se no comportamento individual das pessoas para explicar o comportamento organizacional. Para analisar como as pessoas se comportam, tornam-se necessrio o estudo da motivao humana. Um dos temas fundamentais dessa teoria a motivao humana. O administrador deve reconhecer as necessidades para compreender o comportamento humano e utilizar a motivao como meio para melhorar a qualidade de vida nas organizaes. (CHIAVENATO, introduo teoria geral da Administrao, p 264).

Com base nos fundamentos da teoria da organizao podemos abster que o fator humano primordial para a elaborao e desenvolvimento dos estudos no que se refere ao homem e sua relao com as organizaes. Vale tambm salientar que essas teorias surgiram no final da primeira metade do sculo, sendo uma novidade para as organizaes lhe dar com esse clima de modificaes constantes. O comportamento organizacional recebeu de Maslow quanto a sua pirmide da hierarquia das necessidades (necessidades fisiolgicas, segurana, sociais, estima e a de auto realizao). Herzberg relatou a importncia dos fatores higinicos e os fatores motivacionais.

A teoria comportamental oferece uma variedade de estilos de administrao disposio do administrador. A administrao das organizaes condicionada pelos estilos adotados pelos administradores que nelas dirigem o comportamento das pessoas. (Chiavenato, 2004, Introduo Teoria Geral da Administrao, p 270).

A forma de gesto das empresas muitas vezes est ligada ao perfil do gestor, duas teorias administrativas influenciam na forma de gerir as organizaes. As teorias X e y.

Teoria X
A Teoria X reflete um estilo de administrao duro, rgido e autocrtico, e que faz as pessoas trabalharem dentro de padres planejados e organizados, tendo em vista o alcance dos objetivos da organizao. As pessoas so meros recursos de produo (Chiavenato, 2004, Introduo Teoria Geral da Administrao, p 270).

Teoria Y
A Teoria Y o estilo de administrao aberto, dinmico e democrtico. Administrar um processo de criar oportunidades, liberar potenciais, remover obstculos e encorajar o crescimento individual. (Chiavenato, 2004, Introduo Teoria Geral da Administrao, p 271).

Em vista do comportamos organizacionais mencionados anteriormente, podemos extrair que o comportamento humano nas organizaes sofre

modificaes a partir das influencias geradas por aqueles que as gerenciam. O fato de que o homem um ser metafisico, enquanto as organizaes so meramente estruturas, o individuo contribui para o desenvolvimento e o modo de ser de cada organizao.

REFERENCIAS BIBIOGRAFICAS
Carlos Benedito Martins 2003, O que Sociologia, p 8. CHIAVENATO, introduo teoria geral da Administrao, p 264, 270, 271. Linda L. Davidoff 2001, Introduo a Psicologia, p6. Mc Dougall, 1908, p 28. Stephen P. Robbins, Comportamento Organizacional, p 6, 8, 375 Stephen P. Robbins, Fundamentos do Comportamento Organizacional, p 4, 5, 17, 24, 28, 30

Вам также может понравиться