Вы находитесь на странице: 1из 6

29/2/2012

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCA SUPERIOR DO OESTE CEO ENGENHARIA DE ALIMENTOS

Metodologia da Implantao
A empreendedora pode contratar uma ou vrias firmas de engenharia especializadas nas seguintes reas de atuao:
a) Escritrios de consultoria especializadas em estudos preliminares e em anteprojetos; Empresas especializadas em engenharia do processo;

Projetos Industriais
Prof - Fabiane Bach

b)

Pinhalzinho, fevereiro de 2011

c) Empresas de engenharia dedicadas elaborao de projetos executivos: documentao tcnica necessria execuo das obras e ao processamento das compras de materiais e equipamentos; d) Empresas de consultoria especializadas em determinadas tecnologias: condicionamento de ar, poluio ambiental, comunicao visual, segurana, automao, luminotcnica.... e) Empresas de construo civil;

f) Empresas especializadas no processamento de compras e na inspeo de materiais e de equipamentos; g) Empresas de montagem industrial: montagem de estruturas metlica, tanques, sistemas de fluido e de utilidades geral; h) Firmas instaladoras: de gua, energia, esgoto....
i) Firmas fornecedoras de itens e de servios especializados: fornecem concreto, estruturas metlicas..

Localizao da Indstria
Grande influncia no sucesso de uma empresa. A escolha deve ser realizada com cuidado e critrio. A planta deve ser instalada onde o custo de produo e distribuio seja mnimo. Levantamento completo das vantagens e desvantagens. Disponibilidade de matria prima: pesquisar preo, distncia da fonte de fornecimento, custos com transporte, sazonalidade, qualidade.... Mercados: localizao. A distncia afeta o preo do transporte e a vida de prateleira.

Fatores a serem considerados na escolha da localizao:

29/2/2012

Disponibilidade energtica: o consumo de energia e vapor pode ser grande. A proximidade de uma fonte de combustvel pode ser essencial para uma operao econmica. Clima: a umidade do ar em excesso e extremos de calor e frio podem provocar srios efeitos na operao econmica da indstria. Facilidades de transporte: gua, ferrovia e rodovias so os meios de transporte mais utilizados.

Fornecimento de gua: certificar que o fornecimento de gua confivel, ou ter um reservatrio prprio. Considerar T, teor de minerais, bactrias e os custos para o tratamento de purificao. Disposio de resduos: o local escolhido deve apresentar capacidade adequada e facilidade para a correta disposio de resduos. Mo e obra: verificar a disponibilidade, qualificao e produtividade dos trabalhadores.

Restries legais e taxas: taxas municipais e estaduais e obteno de requerimentos podem ser importantes em termos de custo e perda de tempo. Caractersticas do local: topografia, custo da terra, da construo local. A rea de terra adquirida deve ser maior do que a necessria para a construo da indstria, para que futuramente haja espao para expanses.

Proteo contra incndios e inundaes: terras prximas de rios devem ser consultadas para avaliao do histrico de eventos naturais. A presena de uma unidade do corpo de bombeiros prximo a indstria deve ser levado em considerao. Fatores comunitrios: deve haver um nmero mnimo de facilidades para uma pessoa viver satisfatoriamente: igrejas, escolas, associaes, livrarias...

Macrolocalizao
A localizao da indstria ser definida em duas etapas:
1. Macrolocalizao: define-se a regio onde se dever implantar a indstria. Razes de ordem econmica e aspectos tcnicos prevalecero. 2. Microlocalizao: rea mais restrita contida na rea de macrolocalizao. Considerar condies fsicas do terreno, proximidade e suprimento de gua, energia eltrica, etc.

Dever considerar uma srie de fatores:


a) Custo e eficincia dos transportes: a localizao ideal para uma indstria ser aquela na qual o somatrio dos custos de transporte de matrias primas e dos produtos acabados ser um mnimo.

29/2/2012

b) Dimenso e localizao das reas de mercado: mercados mais prximos e preos de seguro e frete mais baixos conduzem a uma rentabilidade maior. Atingindo mercados maiores a indstria poder se tornar mais competitiva. c) Custo da terra: quanto maior a quantidade de terra requerida para a implantao da indstria, maior ser a ateno dada a este quesito.

d) Custo e disponibilidade de mo de obra: esse fator pode ser extremamente importante para indstrias que necessitam de mo de obra qualificada. e) Disponibilidade e qualidade da gua: o consumo de gua por unidade produzida permitir medir a importncia desse fator locacional. Ao custo de captao transporte, armazenamento e tratamento da gua dever ser acrescido o custo de sua restituio ao meio ambiente.

f) Disponibilidade e custo da energia: tanto a disponibilidade da energia a ser consumida (eltrica, mecnica, vapor, solar, lenha) e o custo unitrio dessa energia pode ser um fator decisivo.

h) Eliminao de resduos: em reas povoadas ou ribeirinhas a montante de concentraes populacionais que devam se servir do mesmo curso de gua, o problema torna-se mais grave. i) Motivaes fiscais e financeiras: isenes ou redues de impostos e de taxas locais, cesso de terrenos e de servios pblicos geram maior interesse para a instalao industrial. Entretanto, deve-se leva em considerao a durao dos benefcios.

g) Suprimento de matrias primas: buscar a proximidade s fontes de matrias primas mais utilizadas, perecveis ou frgeis.

Atividade
j) vantagens das aglomeraes industriais (distritos industriais): Existncia de infra-estrutura; Transporte; Suprimento de energia;

1. Nomear a indstria; 2. Definir linha de produo/produtos; 3. Definir pblico alvo; 4. Apontar 2 localidades possveis para a instalao da indstria; 5. Listar para cada uma das localidades as caractersticas positivas e negativas.

29/2/2012

Microlocalizao
Aps apontada a regio, define-se o local exato da implantao da indstria. Escolhe-se o terreno, onde prevalecem aspectos tcnicos:
Relevo e declividade; Resistncia e qualidade do solo; Vias de acesso e de comunicao; Servios pblicos; Insumos industriais (gua, energia, matria prima, ...)

A seleo do terreno definitivo dever levar em conta:


Situao legal da propriedade; Demarcao efetiva dos limites do terreno; Existncia de construes no terreno que devam ser demolidas; Necessidade da realizao de obras de conteno e estabilizao de encostas, drenagem, aterros....

Avaliao de alternativas de localizao


Existncia de limitaes quanto ao nvel de rudo, emisso de fumaa, vapores e odores... Custos com a extenso at o terreno da indstria de distribuio de gua, energia, telefone... Existncia de limitaes fsicas legais para o trfego, tais como pontes e tneis, curvatura e rampas, veculos pesados... A partir de vrias alternativas de localizao, muitos modelos tem sido desenvolvidos para auxiliar na escolha final:
Anlise dimensional; Centro de gravidade; Modelo da mediana;

Procedimento:

Anlise dimensional
Tcnica til quando se deseja comparar alternativas para as quais existem custos que podem ser quantificados e fatores qualitativos transformados em nmeros relativos.

Estabelecer valores numricos para todos os custos, onde for possvel; Ponderar os fatores qualitativos segundo uma escala de valores relativos; Atribuir um peso a cada fator, quali ou quantitativo, que indica a importncia; Calcular o coeficiente de mrito CM, que funo de Fij (valor do fator j na localidade i) e pj (peso relativo ou importncia do fator j).

29/2/2012

Dados k fatores diferentes, o CM1,2 da localidade 1 em relao 2 definido pela equao:

Modelo do centro de gravidade utilizado quando se quer localizar uma nova instalao dentro de uma rede de instalaes e/ou mercados j existentes. O objetivo encontrar uma localizao em que os custos de transporte sejam mnimos.

CM1,2 =

(F1,1/F2,1)p1(F1,2/F2,2)p2...(F1,K/F2,K)pK

Se CM1,2 for maior do que 1, a localidade 2 ser a preferida, pois isso indica que seus custos so relativamente menos significativos. EXEMPLO

Equaes:
A aplicao do modelo se d atravs dos seguintes passos:
Assinalar uma coordenada horizontal e uma vertical para cada instalao ou mercado existente; Determinar o centro de gravidade a localizao procurada, que ter duas coordenadas (horizontal Gx e vertical Gy)

Gx = dixpiCi / piCi Gy = diypiCi / piCi


Onde: dix coordenada horizontal da instalao ou mercado i; diy coordenada vertical da instalao ou mercado i; pi custo de transporte na direo da instalao ou mercado i; Ci volume transportado de/para a instalao ou mercado i. EXEMPLO

Modelo da mediana
Mesma finalidade do centro de gravidade: localizar uma nova instalao dentro de uma malha j existente, atravs da minimizao dos custos de transporte. Dados bsicos do modelo:
Coordenadas horizontais e verticais dos mercados j existentes; Cargas que devem ser movidas para cada um dos mercados.

29/2/2012

Passos para aplicao do modelo da mediana:


Efetua-se a soma das cargas que devem ser deslocadas e determina-se sua mediana.
Se a soma for mpar (1201), a mediana ser exatamente a metade da soma (600,5); Se a soma for par (1200), teremos duas medianas: a metade (600) e a metade mais 1 (601).

Percorre-se a distncia horizontal somando as cargas das localidades medida que vo sendo encontradas. Quando se chegar a uma localidade tal que essa soma iguale ou ultrapasse a mediana, a coordenada horizontal estar estabelecida. A coordenada vertical obtida pelo mesmo procedimento, percorrendo-se de cima para baixo ou vice-versa.

Aps a determinao do local procurado, fcil calcular o custo total de transporte associado: CT = Cipi (dix + diy) Onde: Ci carga movida de/para o mercado i; pi custo de transporte ; dix e diy distncia horizontal e vertical, respectivamente, do mercado em relao ao local encontrado.

EXEMPLO

EHRLICH, P. J.; MORAES, E. A. de. Engenharia Econmica: avaliao e seleo de projetos de investimento. 6 ed. So Paulo: Atlas, 2005. MARTINS, P. G.; LAUGENI, F. P. Administrao da produo. 2 ed. So Paulo: Saraiva, 2005. MOREIRA D. A. Administrao da Produo e Operaes. 2 ed. So Paulo: Cengage Learning, 2008.

Вам также может понравиться