Вы находитесь на странице: 1из 43

Mineralogia 111962 tica de luz transmitida Observao de minerais com luz polarizada Observao de minerais no sistema ortoscpico

Prof. Cesar F. Ferreira Filho Instituto de Geocincias Universidade de Braslia

Por que usar o microscpio petrogrfico?


n n n n

n n

Identificar minerais. Determinar o tipo de rocha. Determinar sequncia de cristalizao. Documentar histria de deformao da rocha. Estabelecer condies de P-T de formao. Observar intemperismo/alterao. Etc, etc, etc,

Observaes com luz polarizada = Nicis no cruzados


Sistema tico centrado Ocular (Lente de Amici-Bertrand) (Analisador) Objetiva (Condensador mvel) (Diafragma) Condensador fixo Polarizador Filtro Fonte de luz
Observao:apenas as peas em amarelo sero utilizadas.

Partes de um microscpio

Sistemas de observao microscpica Luz polarizada

Na figura ao lado observa-se a posio relativa dos constituintes do sistema tico em observaes em luz polarizada.

Propriedades a serem analisadas em luz polarizada


Cr Pleocrosmo Hbito Relevo (ndice de refrao) Clivagem/Partio

n n n n n

Cr
n

A cr do mineral transparente em luz polarizada depende da absoro pelo mineral dos diferentes que compem a luz branca. Um mineral que ao transmitir luz branca no absorve nenhum ser incolor. Ao absorver alguns e transmitir outros faz com que a cor dos minerais seja relacionada aos transmitidos.

Pleocrosmo
n

Mudanas na absoro dos diferentes a medida que a platina do microscpio rotacionada, podem gerar mudanas na colorao dos minerais = pleocrosmo. Na direo de vibrao para a qual se verifica a maior absoro, a cr do mineral escura e, na menor absoro a cor clara. Comum em biotita, anfiblio, etc...

Pleocrosmo em hornblenda

Cristal 1

Cristal 2

Pleocrosmo em biotita

Pleocrosmo
n

Comum em minerais uniaxiais coloridos que costumam apresentar duas cores extremas relacionadas vibrao do raio extraordinrio (e) e a direo do raio ordinrio (o).

Frmula do pleocrosmo para os minerais uniaxiais expressa pelas cores do mineral segundo as duas direes acima (e e o): Turmalina e = azul claro o = azul escuro Minerais biaxiais coloridos podem apresentar trs cores de pleocrosmo, essas trs cores correspondem s direes de vibrao X, Y e Z do mineral e a frmula do pleocrosmo expressa pelas cores adquiridas pelo mineral segundo essas direes.

Hbito
n n n n n -

Pode ser til na identificao dos minerais. A descrio do hbito pode levar em conta gros (cristais) individuais ou agregados. Os gros individuais podem apresentar formas caractersticas e apresentar ou no faces cristalinas. Quando forma caracterstica: acicular, capilar, prismtico, lamelar, tabular, etc.... Quando a presena ou no de faces: Andrico Subdrico Eudrico

Hbito
Andrico

Eudrico

Hbito

Fibroso Prismtico

Lamelar

Relevo
n

Relevo a medida da diferena relativa entre o n do mineral e do material ao seu redor. Relevo avaliado visualmente com nicis descruzados. Relevo usado para avaliar n do mineral.
granada: n = 1.72-1.89 quartzo: n = 1.54-1.55 epxi: n ~ 1.54

Granada alto relevo

Quartzo baixo relevo

Relevo
- Olivina tem relevo alto - Plagioclsio tem relevo baixo
plag

olivine

olivina: n = 1.64-1.88 plag: n = 1.53-1.57 epxi: n = 1.54

O que causa relevo?


Mudanas na velocidade da luz (n) ao atravessar diferentes materiais causa refrao, o que pode ocasionar a focalizao ou no das bordas dos gros em relao aos seus vizinhos.
Relevo alto (+) Relevo baixo (+) Relevo alto (-)

ncrist > nepxi

ncrist = nepxi

ncris< nepxi

Relevo x ndice de refrao


n

A avaliao do ndice de refrao de um mineral em relao ao meio de imerso (e em relao a outros minerais) se faz atravs de dois mtodos: Mtodo da iluminao vertical. Mtodo da iluminao inclinada. Esses mtodos so qualitativos.

Mtodo da iluminao vertical


1.

2.

Com a objetiva de maior aumento (40x), focaliza-se perfeitamente um gro do mineral a ser avaliado. Esse gro deve estar em contato com o meio (epxi ou outro mineral qualquer) em relao ao qual a avaliao de n ser feita. No contorno do gro observa-se uma linha luminosa fina a chamada linha de Becker. Afasta-se a objetiva por meio do parafuso micromtrico, a linha de Becker mover para o meio de maior ndice de refrao.

O mineral de ndice de refrao n2 est em contato com o meio de n=n1, onde n2>n1. O raio 1 penetra no meio de ndice n1 e atravessa a superfcie de contato penetrando no mineral. Os raios 2, 3 que atravessam o mineral, ao incidirem na superfcie de contato, o fazem sob ngulo de incidncia maior que o ngulo limite e, portanto, sofrem reflexo total, concentrando maior quantidade de luz no mineral. Focalizando-se o microscpio e afastando, por exemplo, a objetiva da posio A para B, tem-se a impresso de que a linha luminosa, produzida por aquela concentrao de luz, se move para dentro do mineral.

Mtodo da iluminao vertical

Mtodo da iluminao oblqua


n

Com a objetiva de menor aumento ou a de aumento intermedirio focaliza-se uma rea da lmina que contenha gros do mineral cujo n esteja sendo avaliado. Intercepte parcialmente o feixe luminoso que atravessa o microscpio (diminua o campo luminoso). Essa eliminao parcial da luz produz um escurecimento de uma parte do microscpio.

Mtodo da iluminao oblqua


n

Se nmineral > nmeio: os gros localizados na parte iluminada do campo apresentam escuras as bordas voltadas para a parte escura do campo. Se nmineral < nmeio: os gros localizados na parte iluminada do campo apresentam escuras as bordas opostas parte escura do campo.

nm>ni

nm<ni

Clivagem
n n

Clivagem a propriedade dos minerais se dividirem segundo planos de fraqueza na sua estrutura. Em lminas delgadas as clivagens se apresentam como linhas finas e retilneas (nem sempre contnuas). Essas linhas so paralelas entre si. Exemplos: 1plano de clivagem (micas); 2 planos de clivagem (piroxnios, anfiblios); sem clivagem (quartzo, olivina)

Piroxnio

Anfiblio

Clivagem
Piroxnio 2 clivagens se intersectando em 90

Anfiblio 2clivagens se intersectando em 60/120

120 60

Clivagem

Fraturas irregulares, sem clivagem: olivina

Observaes com luz polarizada = Nicis cruzados Sistema ortoscpico


Sistema tico centrado Ocular (Lente de Amici-Bertrand) Analisador **** Objetiva (Condensador mvel) (Diafragma) Condensador fixo Polarizador Filtro Fonte de luz
Observao:apenas as peas em amarelo sero utilizadas

Partes de um microscpio

Sistemas de observao microscpica esquemas

Na figura ao lado observa-se a posio relativa dos constituintes do sistema tico em observaes em luz polarizada e com o sistema ortoscpico.

Propriedades a serem analisadas em luz polarizada com nicis cruzados Observaes ortoscpicas

n n n n n

Extino * Iso/Anisotropia * Cor de interferncia * Geminao * Retardo e birrefringncia*

Extino
n

Quando os planos de vibrao do mineral coincidirem com os do polarizador e do analisador, a luz polarizada que penetra no mineral se decompe em dois componentes, mas o componente segundo o plano perpendicular ao do polarizador tem amplitude nula. O outro componente que atravessa o mineral vibra // ao plano de vibrao do polarizador e, ao penetrar no analisador, se decompe em outros dois, sendo que o componente segundo o plano de vibrao do analisador nulo. O outro componente vibra perpendicularmente ao analisador , de modo que absorvido pelo mesmo. O mineral nessa posio se apresenta escuro ou extinto.

ngulo de extino
O comportamento da extino funo da relao entre a orientao da indicatriz e a orientao cristalogrfica
c Z
c=Z

ne nw b=Y a=X

b Y a X

Extino paralela

Extino inclinada

ngulo de extino extino paralela


Todos os minerais uniaxiais apresentam extino paralela. Minerais ortorrmbicos apresentam extino paralela.
(Isso ocorre porque os eixos cristalogrficos e os eixos da indicatriz coincidem)

Ortopiroxnio

N//

Nx

ngulo de extino extino inclinada


Minerais monoclnicos e triclnicos: Os eixos da indicatriz no coincidem com os eixos cristalogrficos. Estes minerais tm extino inclinada. (os ngulos de extino so auxiliares na identificao dos minerais) ngulo de extino

Clinopiroxnio

Iso/Anisotropia
n

Mineral isotrpico fica sempre extinto quando observado com NX ao se fazer uma completa rotao da platina (360). Isso significa que o mineral no altera o plano de polarizao da luz. Mineral anisotrpico fica alternadamente extinto e com uma certa cor a uma rotao completa da platina. Existem 4 posies de extino alternadas com quatro de luminosidade. As 4 posies de extino so as posies em que os planos ticos coincidem com os planos de vibrao do polarizador e do analisador.

Cor de interferncia
n

Ao atravessar o analisador os dois raios emergentes do cristal vibram no mesmo plano, e interferem entre si. Para luz monocromtica (nico ) existem duas posies possveis:

- 1 raio est um nmero inteiro de defasado em relao ao outro, i.e 1 , 2 , 3 , ou n as ondas se anulam e a interferncia resulta em escurido. - 1 raio est /2, 3 /2 ou (2n-1) /2 atrs do outro as ondas se somam e a interferncia produz uma luminosidade mxima.

Cor de interferncia
n

Se ao invs de luz monocromtica (nico ) for usada luz branca (vrios ), em vez de claro/escuro a interferncia resulta em diferentes cores. Essas so chamadas cores de interferncia. Existem diferentes ordens de interferncia dependendo da diferena existente entre os raios: 1 1. ordem 2 2. Ordem Etc...

Cor de interferncia
As cores de interferncia dependem de: - Birrefringncia: caracterstica de cada mineral. - Espessura do cristal (30 microns para as nossas lminas). - Orientao dos cristais. Exemplos: Quartzo no = 1,544, ne = 1,553; ne-no = 0,009 (+) Calcita no = 1,658, ne = 1,486; ne-no = 0,272 (-)
n

Cores so observadas com NX Cor pode ser quantificada numericamente:

Carta de cores de interferncia

d = nmaior - nmenor

Geminao
Presena e estilo da geminao pode ser diagnstica

Geminao melhor observada em NX.

Geminao - exemplos
Clinopiroxnio(augita)
Geminao simples em {100}

Plagioclsio
Geminao simples (Carlsbad) em (010) Geminao polissinttica lei da albita em (010) Geminao lei da periclina em (h01)

Retardo e Birrefringncia
n

A luz proveniente de uma fonte polarizada ao atravessar o polarizador do microscpio. Essa luz polarizada que vibra, por exemplo, segundo a direo N-S, incide em um mineral anisotrpico colocado na platina e, o atravessa-lo se desdobra em dois raios que vibram em planos perpendiculares entre si.

Esses dois raios geralmente tm velocidades de propagao diferentes vx e vz e ndices de refrao respectivos n2 e n1 e ao atravessarem o mineral de espessura e , resulta uma diferena de caminhamento ou retardo D. D= (t2 t1)v T2= tempo para o raio mais rpido atravessar o cristal T1= tempo para o raio mais lento atravessar o cristal V = velocidade da luz
n

Retardo e Birrefringncia
d = espessura do cristal v1t1 = d t1= d/v1 v2t2=d t2 =d/v2 D = (t2 t1)v

D = (d/v2 d/v1)v D = (1/v2 1/v1)dv Por definio n1=v/v1 e n2=v/v2 D = (n2/v n1/v)dv D = (n2 n1)d Retardo

Birrefringncia = (n2 n1)

Birrefringncia
n n

Trata-se da diferena entre os n dos dois raios que atravessam o mineral. A birrefringncia varia de zero at valores mximos aos quais correspondem os valores mnimo e mximo de retardo (D), respectivamente. A esse valor mximo de diferena de retardo corresponde uma cor de interferncia de maior ordem. A birrefringncia correspondente a birrefringncia mxima. A diferena n2 n1 varia com a orientao do gro

do mineral.

Cores so observadas com NX Cor pode ser quantificada numericamente:

Carta de cores de interferncia

d = nmaior - nmenor

Retardo (D)

Referncias bibliogrficas
n

Fujimori, S. & Ferreira, Y.A., 1985. Introduo ao uso do microscpio petrogrfico. Salvador, Centro Editorial e Didtico da Universidade Federal da Bahia, 1. edio, 202 p.Caps. 5 e 6, p. 59 a 107. Klein, C. & Dutrow, B. 2008. Manual of Mineral Science. New York. John Wiley & Sons, 23rd. Edition, captulo 13. www.webmineral.com

Вам также может понравиться