Вы находитесь на странице: 1из 15

GAGLIANO, Pablo Stolze; FILHO, Rodolfo Pamplona.

Novo curso de direito civil, volume IV: contratos, tomo I: teoria geral. 7.ed. So Paulo: Saraiva, 2011.pp. 63125.

Luiz Otvio Kunty Oiticica Brando1

Captulo III Principiologia do Direito Contratual


1. INTRUDUO
Por princpios entendem-se os ditames superiores, fundantes e simultaneamente informadores do conjunto de regras do Direito Positivo. (p. 63) Temos, portanto: a) o princpio da autonomia da vontade ou do consensualismo; b) o princpio da fora obrigatria do contrato; c) o princpio da relatividade subjetiva dos efeitos do contrato; d) o princpio da funo social do contrato; e) o princpio da boa-f objetiva; f) o princpio da equivalncia material. (p. 64) Pairando sobre todos eles [os princpios], dando-lhes dimenso constitucional, est o princpio da dignidade da pessoa humana [...] (p. 64)

2. BREVE REVISTA AO PRINCPIO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA


[...] por se tratar de clusula geral, de natureza principiolgica, a sua definio misso mais rdua, muito embora arrisquemo-nos em dizer que a noo jurdica de dignidade traduz um valor fundamental de respeito existncia humana, segundo suas possibilidades e expectativas, patrimoniais e afetivas, indispensveis sua realizao pessoal e busca da felicidade. (p. 65) Mais do que garantir a simples sobrevivncia, este princpio assegura o direito de se viver plenamente, sem quaisquer intervenes esprias estatais ou particulares na realizao desta finalidade. (p. 65) [...] tomando-se em contato os reflexos do princpio da dignidade da pessoa humana no plano infraconstitucional, verificamos a necessidade de efetiva proteo aos direitos da personalidade, atualmente disciplinados pelos arts. 11 a 21 do Cdigo Civil. (p. 66) Os direitos da personalidade [...] so aqueles que tm por objeto os atributos fsicos, psquicos e morais da pessoa em si e em suas projees sociais. (p. 67) [...] a prevalncia do ditame constitucional da tutela da dignidade da pessoa humana, em face de quaisquer outros princpios, de natureza econmica ou no,

Aluno do terceiro ano matutino do curso de Direito na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso.

resultado do princpio da proporcionalidade, que tem ntida funo regulatria em nosso sistema. (p. 68)

3. PRINCPIO DA AUTONOMIA CONSENSUALISMO


DA

VONTADE

OU

DO

No se pode falar em contrato sem autonomia da vontade. (p. 69) ARNOLDO WALD, nesse particular, lembra-nos que: a autonomia da vontade se apresenta sob duas formas distintas, na lio dos dogmatistas modernos, podendo revestir o aspecto de liberdade de contratar e liberdade contratual. Liberdade de contratar a faculdade de realizar ou no determinado contrato, enquanto liberdade contratual a possibilidade de estabelecer o contedo do contrato. A primeira se refere possibilidade de realizar ou no um negcio jurdico, enquanto a segunda importa na fixao das modalidades de sua realizao. (p. 70) [...] com o advento do liberalismo, mormente aps a propagao de ideias iluministas, esse importante princpio ganhou ainda mais visibilidade. (p. 70) A autonomia da vontade [...] vista no plano da bilateralidade do contrato, pode ser expressa pelo denominado consensualismo: o encontro das vontades livres e contrapostas que faz surgir o consentimento, pedra fundamental do negcio jurdico contratual. (p. 70) Contrato sem vontade no contrato. (p. 71) As leis civis, portanto, pouco a pouco, deixaram de ser meramente abstencionistas, passando a intervir na seara das relaes negociais, coibindo abusos e reequilibrando a balana contratual por meio da previso de instrumentos ou mecanismos jurdicos em favor do hpossuficiente econmico [...]. (p. 71) [...] a autonomia da vontade e o consensualismo permanecem como base da noo de contrato, embora limitados e condicionados por normas de ordem pblica em benefcio do bem-estar comum. (p. 72) Assim, envolvem-se, nessa ideia de liberdade contratual e suas limitaes por preceitos de ordem pblica, trs modalidades distintas que podem ser didaticamente compreendidas da seguinte forma: a) A prpria liberdade de contratar [...]; b) A mencionada liberdade de com quem contratar [...]; c) A liberdade de estabelecimento do contedo do contrato [...]. (p. 73) O princpio da fora obrigatria, denominado classicamente pacta sunt servanda, traduz a natural cogncia que deve emanar do contrato, a fim de que se lhe possa reconhecer utilidade econmica e social. (p. 74) Sem o reconhecimento da obrigatoriedade dos contratos, a palavra dos homens careceria de fora jurdica, em franco prejuzo segurana das relaes negociais. (p. 74)

4. PRINCPIO DA FORA OBRIGATRIA DO CONTRATO

Todavia, esse princpio da fora obrigatria, manifestado especialmente na imodificabilidade ou intangibilidade dos termos do contrato, tornou-se um nefasto instrumento de opresso econmica. Em uma poca como a atual, em que os contratos paritrio cedem lugar aos contratos de adeso, o pacta sunt seranda ganhou um matiz mais discreto, temperado por mecanismos jurdicos de regulao do equilbrio contratual, a exemplo da teoria da impreviso. (p. 75) [...] por meio da teoria da impreviso que, sob nova roupagem, pode tambm ser denominada teoria da onerosidade excessiva quer-se evitar o empobrecimento injustificado da parte contratante. (p. 75)

5. PRINCPIO DA RELATIVIDADE SUBJETIVA DOS EFEITOS DO CONTRATO


Regra geral, os contratos s geram efeitos entre as prprias partes contratantes, razo por que se pode afirmar que a sua oponibilidade no absoluta ou erga omnes, mas, to somente, relativa. (p. 76) [...] como todos os demais princpios tradicionais aqui descritos, tambm se verifica, na modernidade [...] a relativizao do princpio da relatividade subjetiva [...]. (p. 77)

Captulo IV Funo Social do Contrato e Equivalncia Material


1. PRINCPIOS SOCIAIS DOS CONTRATOS: MUDANA DE MENTALIDADE JURDICA
[...] de nada adianta concebermos um contrato com acentuado potencial econmico ou financeiro, se, em contrapartida, nos depararmos com um impacto negativo ou desvalioso no campo social. (p. 79) O contrato, portanto, para poder ser chancelado pelo Poder Judicirio deve respeitar regras formais de validade jurdica, mas, sobretudo, normas superiores e cunho moral e social, que, por serem valoradas pelo ordenamento como inestimveis, so de inegvel exigibilidade jurdica. (p. 80) [...] o fenmeno da socializao do contrato (funo social) e o reconhecimento da boa-f objetiva so mais do que simples parmetros interpretativos, traduzindo, sobretudo, normas jurdicas (princpios) de contedo indeterminado de natureza cogente, que devem ser observadas pelas partes no contrato que celebrarem. (p. 80) A partir do momento em que o Estado passou a adotar uma postura mais intervencionista, abandonando o ultrapassado papel de mero expectador da ambincia econmica, a funo social do contrato ganhou contornos mais especficos. (p. 81)

2. FUNO SOCIAL DO CONTRATO

Segundo GIZELDA HIRONAKA [...] a respeito da inteleco da palavra social: Ainda que o vocbulo social sempre apresente esta tendncia de nos levar a crer tratar-se de uma figura da concepo filosfico-socialista, deve restar esclarecido tal equvoco. No se trata, sem sombra de dvida, de se estar caminhando no sentido de transformar a propriedade em patrimnio coletivo da humanidade, mas to apenas subordinar a propriedade privada aos interesses sociais, atravs desta ideia-princpio, a um s tempo antiga e atual, denominada doutrina da funo social (p. 81)

2.1.

Buscando uma delimitao conceitual

[...] a funo social do contrato manifestar-se-ia em dois nveis: a) intrnseco o contrato visto como relao jurdica entre as partes negociais, impondo-se o respeito lealdade negocial e boa-f objetiva, buscando-se uma equivalncia material entre os contratantes; b) extrnseco o contrato em face da coletividade, ou seja, visto sob o aspecto de seu impacto eficacial na sociedade em que fora celebrado. (p. 82) E nessa perspectiva [intrnseca] temos que a relao contratual dever compreender os deveres jurdicos gerais e de cunho patrimonial (de dar, fazer ou no fazer), bem como devero ser levados em conta os deveres anexos ou colaterais que derivam desse esforo socializante. (p. 83) Em um segundo plano, o contrato considerado no s como um instrumento de circulao de riquezas, mas, tambm, de desenvolvimento social. (p. 83) A autonomia da vontade, pontifica JOS REINALDO DE LIMA LOPES, marca registrada da teoria contratual do sculo XIX, gera ou gerada por uma concepo de direito como expresso de faculdades individuais, entre elas a vontade de um soberano, e noo de poder como capacidade de imposio (p. 84) [...] a socializao do contrato. Devidamente amparada no sistema constitucional e consagrada expressamente pelo art. 421 do Cdigo Civil, no poderia, em nosso entender, sofrer ulterior constrio ou violncia por parte de outra lei ordinria, sob pena de flagrante inconstitucionalidade. (p. 85) Embora concebido [...] para ser aplicado sobretudo em defesa dos direitos sociais, nada impede que transplantemos o princpio do no retrocesso social para o mbito do direito contratual, uma vez que, segundo a perspectiva constitucional pela qual estudamos este ltimo, a violao da funo social do contrato traduzir-se-ia, sem dvida, em inegvel retrocesso em nossa nova ordem jurdica. (p. 85)

2.2. A Funo Social Do Contrato No Cdigo Civil De 1916: Anlise Da Omisso Legislativa

Embora no possamos negar a sua grandeza tcnica, sem cometermos grave injustia, o fato que o codificador de 1916 absorveu, demasiadamente, os valores indivudualistas, patriarcais e conservadores da sociedade de ento. (p. 86) Por incrvel que possa parecer, a nossa legislao contratual e civil em geral somente se aperfeioou, alinhando-se aos sistemas mais avanados do mundo ocidental, aps a entrada em vigor da atual Constituio Republicana. Com ela, os valores de elevao da pessoa humana, alm de princpios norteadores de um planejamento econmico sustentado, fariam com que a nossa legislao ordinria, sob muitos aspectos obsoleta, viesse a ser repensada e reconstruda. (p. 87) Vivemos, no Brasil, em larga escala [...] um verdadeiro Direito Civil Simblico. [...] Para cada questo que se afigure relevante, o Estado apressa-se em aprovar uma lei ou pior uma medida provisria, para, simplesmente, arrefecer os nimos sociais acerca de determinada matria, quando, em verdade, se tivssemos cuidado de aplicar com efetividade a nossa Carta Constitucional, tal preocupao legiferante restaria desnecessria. (p. 88)

2.3. Funo Social do Contrato no Cdigo Civil de 2002: anlise do art. 421
[...] os princpios vetores de uma ordem econmica sustentada e equilibrada, em que haja respeito ao direito do consumidor, ao meio ambiente e, como j observamos, prpria funo social da propriedade, todos eles, reunidos e interligados, do sustentao constitucional funo social do contrato. (p. 89) Segundo o critrio teleolgico ou finalstico do princpio da funo social do contrato: [...] toda a atividade negocial, fruto da autonomia da vontade, encontra sua razo de ser, o seu corpo existencial, na sua funo social. (p. 90) Sob o aspecto limitativo do princpio da funo social do contrato: [...] temos que essa liberdade negocial dever encontrar justo limite no interesse social e nos valores superiores de dignificao da pessoa humana. Qualquer avano para alm dessa fronteira poder caracterizar abuso, judicialmente atacvel. (p. 90) O banimento das clusulas leoninas no deve se dar apenas no mbito trabalhista ou do consumidor, mas sim em todo e qualquer contrato, civil ou empresarial, entre partes economicamente iguais ou no. (p. 90)

2.4. A Funo Social dos Contrato e os Defeitos do Negcio Jurdico


Pode-se conceituar leso como sendo o prejuzo resultante da desproporo entre as prestaes de um determinado negcio jurdico, em face do abuso da inexperincia, necessidade econmica ou leviandade de um dos declarantes. (pp. 92-93) [...] na sistemtica do CDC, a recusa de modificao dos termos do contrato determinar, no a simples anulao, mas a nulidade absoluta e de pleno direito da clusula contratual considerada abusiva, por se reconhecer violao a superiores princpios de ordem pblica. (p. 94)

O estado de perigo Configura-se quando o agente, diante de situao de perigo conhecido pela outra parte, emite declarao de vontade para salvaguardar direito seu, ou de pessoa prxima, assumindo obrigao excessivamente onerosa (p. 95) Identificasse, no caso, [do estado de perigo] uma especial hiptese de inexigibilidade de conduta diversa, ante a iminncia de dano por que passa o agente, a quem no resta outra alternativa seno praticar o ato. (p. 95) Segundo PAULO LUIZ NETTO LBO: o princpio da equivalncia material busca realizar e preservar o equilbrio real de direitos e deveres no contrato, antes, durante e aps sua execuo, para harmonizao dos interesses. Esse princpio preserva a equao e o justo equilbrio contratual, seja para manter a proporcionalidade inicial dos direitos e obrigaes, seja para corrigir os desequilbrios supervenientes, pouco importando que as mudanas de circunstncias pudessem ser previsveis. O que interessa no mais a exigncia cega de cumprimento do contrato, da forma como foi assinado ou celebrado, mas se sua execuo no acarreta vantagem excessiva para outra, afervel objetivamente, segundo regras de experincia ordinria. O princpio clssico pacta sunt servanda passou a ser entendido no sentido de que o contrato obriga as partes contratantes nos limites do equilbrio dos direitos e deveres entre elas (p. 96) [...] institutos jurdicos, tais como a leso e o estado de perigo [...], bem como a admissibilidade da teoria da impreviso [...] visam, afinal, a equivalncia material, e, em ltimo plano, a prpria funo social do contrato. (p. 97)

3. PRINCPIO DA EQUIVALNCIA MATERIAL

Captulo V Boa-F Objetiva em Matria Contratual


1. A BOA-F COMO UM PRINCPIO JURDICO
A noo de boa-f (bona fides), ao que consta, foi cunhada primeiramente no Direito Romano, embora a conotao que lhe foi dada pelos juristas alemes, receptores da cultura romanista, no fosse exatamente a mesma. (p. 99) Em Roma [...]: A fides seria antes um conceito tico do que propriamente uma expresso jurdica tcnica. Sua juridicizao s iria ocorrer com o incremento do comrcio e o desenvolvimento do jus gentium, complexo jurdico aplicvel a romanos e a estrangeiros (p. 99) J no Direito Alemo, a noo de boa-f traduzia-se na frmula Treu und Glauben (lealdade e confiana), regra objetiva, que deveria ser observada nas relaes jurdicas em geral. (p. 99) Tambm o direito cannico enfrentaria o tema, em termos semelhantes aos do direito alemo, embora introduzisse em poderoso polo de significados: a boa-f

vista como ausncia de pecado, ou seja, como estado contraposto m-f. (p. 100) [...] a boa-f se traduz em um princpio de substrato moral, que ganhou contornos e matiz de natureza jurdica cogente. (p. 100) A boa f subjetiva [...] consiste em uma situao psicolgica, um estado de nimo ou de esprito do agente que realiza determinado ato ou vivencia dada situao, sem ter cincia do vcio que a inquina. (pp. 100-101) A boa-f objetiva [...] tendo natureza de princpio jurdico delineado em um conceito jurdico indeterminado -, consiste em uma verdadeira regra de comportamento, de fundo tico e exigibilidade jurdica. (p. 101) [...] o pensamento de MENEZES CORDEIRO, em obra clssica sobre o tema: A boa-f apenas normatiza certos factos que, estes sim, so fonte: mantenha-se o paralelo com a fenomenologia da eficcia negocial: a sua fonte reside no na norma que mande respeitar os negcios, mas no prprio negcio em si. (p. 104) Ainda citando MENEZES CORDEIRO O Direito obriga, ento, a que, nessas circunstncias, as pessoas no se desviem dos propsitos que, em ponderao social, emerjam da situao em que se achem colocadas: no devem assumir comportamentos que a contradigam deveres de lealdade nem calar ou falsear a actividade intelectual externa que informa a convivncia humana deveres de informao. Embora a estrutura e teleologia bsicas sejam as mesmas, advinhase a presena de concretizaes diversas, consoante os fatos que lhes deram origem. (pp. 104-105)

2. BOA F OBJETIVA E BOA-F SUBJETIVA

3. COMPREENDENDO O PRINCPIO DA BOA-F OBJETIVA

4. FUNES DA BOA-F OBJETIVA


[...] a doutrina destaca as seguintes funes da boa-f objetiva: a) funo interpretativa e de colmatao; b) funo criadora de deveres jurdicos anexos ou de proteo; c) funo delimitadora do exerccio de direitos subjetivos. (p. 105) 4.1. Funo interpretativa e de colmatao O aplicador do direito tem, na boa-f objetiva, um referencial hermenutico dos mais seguros, para que se possa extrair da norma, objeto de sua investigao, o sentido moralmente mais recomendvel e socialmente mais til. (p. 105) Guarda, pois, essa funo [interpretativa], ntima conexo com a diretriz consagrada na regra de ouro do art. 5 da Lei de Introduo ao Cdigo Civil, segundo a qual o juiz, ao aplicar a lei, deve atender aos fins sociais a que ela se dirige e s exigncias do bem comum. (p. 105) E essa base legal interpretativa encontra-se no art. 113 do Cdigo Civil [...] (p. 105) 4.2. Funo criadora de deveres jurdicos anexos Mas a boa-f objetiva tem tambm a importante funo criadora de deveres anexos ou de proteo. (p. 106)

Apenas ttulo de ilustrao, citem-se os deveres mais conhecidos: a) lealdade e confiana recprocas; b) assistncia; c) informao; d) sigilo ou confidencialidade. (p. 106) 4.2.1. Deveres de lealdade e confiana recprocas Quando se fala em deveres de lealdade e confiana recprocas, costuma-se denomin-los deveres anexos gerais de uma relao contratual. (p. 107) [...] lealdade nada mais do que a fidelidade aos compromissos assumidos, com respeito aos princpios e regras que norteiam a honra e a probidade. (p. 107) Confiana a [...] crena na probidade de outro [...]. (p. 107) 4.2.2. Dever de assistncia O dever de assistncia, tambm conhecido como dever de cooperao, se refere concepo de que se o contrato feito para ser cumprido, aos contratantes cabe colaborar para o correto adimplemento da sua prestao principal, em toda a sua extenso. (p. 108) 4.2.3. Dever de informao Trata-se de uma imposio moral e jurdica a obrigao de comunicar outra parte todas as caractersticas e circunstncias do negcio e, bem assim, do bem jurdico, que seu objeto, por ser imperativo de lealdade entre os contraentes. (p. 109) 4.2.4. Dever de sigilo ou confidencialidade imperativo lgico da lealdade que deve ser observada entre as contratantes, resguardando direito da personalidade. (p. 112) 4.3. Funo delimitadora do exerccio de direitos subjetivos Por meio da boa-f objetiva, visa-se evitar o exerccio abusivo dos direitos subjetivos. Alis, no atual sistema constitucional, em que se busca o desenvolvimento socioeconmico sem desvalorizao da pessoa humana, no existe mais lugar para a tirania dos direitos. (p. 112)

5. A BOA-F OBJETIVA E O ART. 422 DO CDIGO CIVIL BRASILEIRO


[...] o legislador tratou dos princpio de probidade e boa-f como verdadeira obrigao dos contratantes. (p. 113) Falhou, entretanto, [o Legislador] ao prever que a boa-f somente seria observvel quando da concluso e durante a execuo do contrato. (p. 113) Dever esse princpio que veio delineado no Cdigo como clusula geral incidir mesmo antes e aps a execuo do contrato, isto , nas fases pr e pscontratual. (p. 113) Em concluso verificamos que os deveres anexos ou de proteo geraro efeitos que subsistiro prpria vigncia do contrato em si, caracterizando aquilo que a doutrina convencionou chamar de ps-eficcia das obrigaes. (p. 116)

Insere-se a ps-eficcia as obrigaes no mbito da funo integrativa da boaf objetiva como um dever lateral de lealdade, pontifica MAURICIO JORGE MOTA. (p. 116)

6. DESDOBRAMENTOS DA BOA-F OBJETIVA


As [...] figuras parcelares, tambm chamadas funo reativa ou de subprincpios da boa-f objetiva, consistem em verdadeiros desdobramentos da boa-f objetiva, de relevantssima utilizao, independentemente da denominao utilizada. (p. 118) 6.1.Venire contra factum proprium A primeira repercusso pragmtica da aplicao do princpio da boa-f objetiva reside na consagrao da vedao do comportamento contraditrio. (p. 118) Na traduo literal, venire contra factum proprium significa vir contra um fato prprio. Ou seja, no razovel admitir-se que uma pessoa pratique determinado ato ou conjunto de atos e, em seguida, realize conduta diametralmente oposta. (p. 118) O subprincpio do venire contra factum proprium parte [...] da premissa de que os contratantes, por consequncia lgica da confiana depositada, devem agir de forma coerente, segundo a expectativa gerada por seus comportamentos. (p. 119) 6.2.Supressio Decorre da expresso alem Verwirkung, consiste na perda (supresso) de um direito pela falta de seu exerccio por razovel lapso temporal. (p. 120) Trata-se de um instituto distinto da prescrio, que se refere perda da prpria pretenso. Na figura da supressio, o que h , metaforicamente, um silncio ensurdecedor, ou seja, um comportamento omissivo tal, para o exerccio de um direito, que o movimentar-se posterior soa incompatvel com as legtimas expectativas at ento geradas. (p. 120) [...] h evidente proximidade da supressio e do venire contra factum proprium, no sendo desarrazoado vislumbr-los em uma relao de gnero (venire) e espcie (supressio). Todavia, vale destacar que a supressio se refere exclusivamente a um comportamento omissivo, ou seja, no atuao da parte gerando a ineficcia do direito correspondente. (p. 121) 6.3.Surrectio [...] na figura da supressio, vislumbra-se a perda de um direito pela sua no atuao evidente, o instituto da surrectio se configura no surgimento de um direito exigvel, como decorrncia lgica do comportamento de uma das partes. (p. 122) 6.4.Tu quoque A aplicao do tu quoque se constata em situaes em que se verifica um comportamento que, rompendo com o valor da confiana, surpreende uma das partes da relao negocial, colocando-a em situao de injusta desvantagem. (p. 122) 6.5.Exceptio doli

A exceo dolosa, conhecida como exceptio doli, consiste em um desdobramento da boa-f objetiva, que visa a sancionar condutas em que o exerccio do direito tenha sido realizado com o intuito, no de preservar legtimos interesses, mas, sim, de prejudicar a parte contrria. (p. 122) Nesse ponto, observa LUCIANO DE CAMARGO PENTEADO: A exceptio doli specialis nada mais seria do que uma particularizao da exceptio doli generalis referida a atos de carter negocial e a atos dele decorrentes, quando o primeiro houvesse sido obtido com dolo. Assim, a generalis, como o prprio nome diz, gnero e a outra espcie. A diferena especfica encontra-se nos casos em que a fonte da que dimana o possvel direito um negcio jurdico e no qualquer outra fonte. O carter excessivamente geral das duas figuras acaba por tornar sua aplicao perigosa em termos de segurana jurdica, valor que parece preservado pelas figuras anteriormente consideradas, na medida em que tem pressupostos concretos de verificao. (p. 123)

6.6.Inegabilidade das nulidades formais A inegabilidade das nulidades formais PE a aplicao da regra de quem ningum se deve valer da prpria torpeza, como desdobramento do princpio da boa-f objetiva. (p. 123) Consiste tambm em uma aplicao do venire contra factum proprium, vedando o comportamento contraditrio em matria de nulidade. (p. 124) 6.7.Desequilbrio no exerccio jurdico A meno ao desequilbrio no exerccio jurdico nada mais, nada menos, do que o reconhecimento da funo delimitadora do exerccio de direitos subjetivos, exercidas pela boa-f objetiva. (p. 124) 6.8.Clusula de Stoppel Trata-se de uma expresso tpica do direito internacional, em que se buca preservar a boa-f e, com isso, a segurana das relaes jurdicas neste importante campo. (p. 124) Consiste, em sntese, na vedao do comportamento contraditrio no plano do Direito Internacional. (p. 124) Configura-se, portanto, como uma aplicao pragmtica da boa-f objetiva em relaes internacionais, desde que a situao de prejuzo por quebra da confiana seja, como visto, de possvel constatao. (p. 125)

CONSIDERAES FINAIS Tem-se que o modelo de ordenamento jurdico contemporneo formado tanto por normas-regra, ou seja, normas que traduzem enunciados imperativos determinadores de condutas, quanto normas-princpio, normas que predicam preceitos mais abertos e que informam interpretativa e teleologicamente as normas-regras e, por isso, toda a completitude do ordenamento. Quanto ao Direito Civil no diferente, este tambm se constri a partir de normas tanto de carter regrador quanto principiolgicas. No que concerne ao direito contratual, ramo, por excelncia, do Direito Civil, temos princpios informadores que se apresentam como modificaes da clssica viso acerca deste instrumento jurdico fundamental para a manuteno das relaes econmico-jurdicas. O, outrora, imprio da vontade das partes contraentes, vem sofrendo matizes e nuances produzidos pelas mudanas sociais desenroladas desde a segunda metade do sc. XX. Na doutrina brasileira, h a identificao de seis principais princpios regentes do direito contratual2: a) b) c) d) e) f) o princpio da autonomia da vontade ou do consensualismo; o princpio da fora obrigatria do contrato; o princpio da relatividade subjetiva dos efeitos do contrato; o princpio da funo social do contrato; o princpio da boa-f objetiva; o princpio da equivalncia material.

Todos esses princpios so regidos por um macroprincpio de status constitucional: o princpio da dignidade da pessoa humana. Tal princpio, sendo levado aos mais amplos limites, deve guiar toda a interpretao e aplicao dos princpios contratuais, anteriormente citados, de modo a defender a incolumidade financeira e biopsicolgica das pessoas contratantes. Princpio da autonomia da vontade ou do consensualismo O princpio da autonomia da vontade surge, para o mundo jurdico, com a conformidade que imperou at recentemente, aps o advento das ideias iluministas que voltaram seus olhos para a possibilidade de determinao e alcance de objetivos que a vontade humana pode adquirir e imprimiu esta total potencial jurdico, de modo que os indivduos poderiam pactuar sobre o assunto que os aprouvesse sem qualquer coero quanto ao pactuado. Hoje, tal princpio no mais comporta semelhante interpretao. Pelo reconhecimento da repercusso do contrato para terceiros no contratantes e por fora
2

GAGLIANO, Pablo Stolze; FILHO, Rodolfo Pamplona. Novo curso de direito civil, volume IV: contratos, tomo I: teoria geral. 7.ed. So Paulo: Saraiva, 2011.p. 64.

dos ditames do macroprincpio da dignidade da pessoa humana a autonomia da vontade sofreu grandes modificaes ficando sujeita ao respeito limites constitucionais e legais. Pablo Stolze ainda afirma3:
Assim, envolvem-se, nessa ideia de liberdade contratual e suas limitaes por preceitos de ordem pblica, trs modalidades distintas que podem ser didaticamente compreendidas da seguinte forma: a) A prpria liberdade de contratar [...]; b) A mencionada liberdade de com quem contratar [...]; c) A liberdade de estabelecimento do contedo do contrato [...].

A terceira modalidade de liberdade contratual foi a que sofreu maiores mitigaes, por conta do pensamento contemporneo de valorizao da pessoa humana que impede de serem submetidos tratamento contratual desdignificador ou at mesmo, em casos mais especiais, qualquer tipo de tratamento contratual (por exemplo os direitos personalssimos, que o so por serem: inalienveis, imprescritveis e indisponveis). Princpio da fora obrigatria do contrato O contrato, desde os mais remotos tempos, mostra-se como ferramenta de acordo entre partes que se propem realizao de determinada atividade (hoje tidas como de dar, de fazer e de no fazer) e que possui obrigatoriedade de cumprimento, caso contrrio, o descumpridor do pactuado passvel de determinadas reprimendas que variam de acordo com a realidade social na qual o contrato foi celebrado. Tal obrigatoriedade sempre existiu e, logicamente, sempre dever existir em matria contratual. Essa obrigatoriedade do contrato descrita e denominada pelo brocado: pacta sunt servanda, que significa o pactuado deve ser seguido. Este princpio informa toda a relao contratual e deve ser respeitado, sob pressgios de derrocada do sistema econmico e at mesmo social no qual estamos inseridos. Porm, nos tempos atuais, tal princpio imperativo sofreu algumas atenuaes em funo do atendimento aos ditames da dignidade da pessoa humana, ou seja, no mais absoluta a ideia de que deve-se seguir obrigatoriamente aquilo que foi pactuado, alienando-se das condies objetivas supervenientes ou at mesmo anteriores e que eram desconhecidas da parte prejudicada, de modo que do contrato resulte prejuzo desmedido para qualquer uma das partes. No mais podem ser obedecidas clusulas ditas leoninas que impem uma das partes uma prestao desigual, ponto em

GAGLIANO, Pablo Stolze; FILHO, Rodolfo Pamplona. Novo curso de direito civil, volume IV: contratos, tomo I: teoria geral. 7.ed. So Paulo: Saraiva, 2011.p. 73.

que se relacionam os princpios da obrigatoriedade do pactuado com o da equivalncia material. O princpio da dignidade da pessoa humana informa a interpretao das clusulas contratuais determinando relativizaes do princpio da fora obrigatria do contrato. Princpio da relatividade subjetiva dos efeitos do contrato As determinaes normativas possuem carter abstrato e geral, de maneira que estas atingem a generalidade das pessoas submetidas determinado ordenamento jurdico. J as normas pactuas, ou por outra, os contratos, no possuem esse alcance generalizado e nem tal grau de abstrao, so criadas para regularem determinado negcio jurdico que se desenrola entre duas partes que figuram como contraentes daquela obrigao e, entre estas partes, possui fora cogente. Em contraposio generalidade abstrata das normas jurdicas, os contratos possuem relatividade subjetiva de suas determinaes, de modo que a relao contratual destinada a produzir seus efeitos em relao s partes contratantes, apenasmente. Porm, h que lembrar-se que os contratos podem gerar efetaes pessoas no constantes da relao contratual principal, o que a doutrina4 tem chamado: relativisao do princpio da relatividade subjetiva. Vale lembrar, entretanto, que tais situaes so excees ao princpio da relatividade subjetiva e que este deve ser, mais frequentemente, a forma de manifestao dos efeitos contratuais. Princpio da funo social do contrato As relaes privadas, at bem pouco tempo, eram tidas como sendo pertencentes uma esfera da vida social que no estava afeta aos ditames minuciosos do aparato estatal ou aos objetivos da coletividade, ou, em outras palavras, queriam apenas dizer em relao aos pactuantes e que os instrumentos contratuais no tinham nada que ver com a realidade social ou o implemento da distribuio de riquezas entre as pessoas. Com a modificao da mentalidade, ocorrida na segunda metade do sc. XX, tambm modifica-se a concepo da funo social do contrato, esta no mais se inscreve aos interesses das partes contratantes, mas, antes de tudo, circunscreve-se aos ditames das necessidades e objetivos da coletividade, na realizao da funo social da propriedade e da dignidade da pessoa humana. Um contrato que viole os ditames da distribuio de riquezas no mais pode ser aceito, mesmo tendo sido acatado pelas partes, por ferir um predicado social de primeira observao. Hoje os instrumentos contratuais de circulao de bens, e outros

GAGLIANO, Pablo Stolze; FILHO, Rodolfo Pamplona. Novo curso de direito civil, volume IV: contratos, tomo I: teoria geral. 7.ed. So Paulo: Saraiva, 2011.p. 77.

escopos, sofrem a influncia de sua funo social e devem submeter-se s regras que regulam nossa ordem social. Princpio da boa-f objetiva H, numa relao contratual, expectativas de ambas as partes. Expectativas estas que permeiam todo o iter contratual, ou seja, esto presentes tanto nas fases prcontratual, contratual como ps-contratual. Tais expectativas so ditas pela doutrina5: lealdade e confiana recprocas. Tais expectativas resumem-se na boa-f objetiva, sendo esta uma posio dos sujeitos que demanda deveres tico-jurdicos coerentes com os objetivos da relao contratual. A boa-f gera deveres conexos a esta que so enumerados pela doutrina, porm no em carter exaustivo, como assevera Pablo Stolze6:
Apenas ttulo de ilustrao, citem-se os deveres mais conhecidos: a) lealdade e confiana recprocas; b) assistncia; c) informao; d) sigilo ou confidencialidade.

A lealdade [...] nada mais do que a fidelidade aos compromissos assumidos, com respeito aos princpios e regras que norteiam a honra e a probidade.7. Tem-se que a confiana a expectativa gerada pela crena na probidade da outra parte contratante. O dever de assistncia se traduz na exigncia de que as partes se empenhem no fornecimento das condies necessrias para a execuo do que foi pactuado. O dever de informao est ligado ao imperativo tico de que as partes devem fornecer umas s outras todo o aparato informativo possvel que se relacione ao contrato. O dever de sigilo, ou confidencialidade, est ligado expectativa de que qualquer das partes, mesmo findada a relao contratual, deve manter segredo sobre os fatos que possam prejudicar de qualquer maneira outra parte. Segundo Pablo Stolze, a boa f objetiva tambm realiza outras duas funes, alm da formao de deveres anexos relao contratual, quais sejam: (a) a de interpretao e colmatao dos ditames contratuais; e (b) de delimitao do exerccio dos direitos subjetivos.8 Enquanto determinao de interpretao dos ditames contratuais a boa-f age nos momentos em que o contrato necessita de determinao de seu sentido, fazendo com que o sentido, abstrado do regramento, coadune com as expectativas geradas pelos imperativos tico-juridicos. Como colmatadora, a boa-f age preenchendo lacunas legadas tanto pelo ordenamento jurdico regente das relaes contratuais quanto as
5

GAGLIANO, Pablo Stolze; FILHO, Rodolfo Pamplona. Novo curso de direito civil, volume IV: contratos, tomo I: teoria geral. 7.ed. So Paulo: Saraiva, 2011.p. 99. 6 Idem, p. 106. 7 Idem, p. 107. 8 Idem, p. 105.

deixadas pelo prprio texto do instrumento pactuado. Enquanto delimitadora do exerccio dos direitos subjetivos, a boa-f interrompe o emprego de direitos subjetivos em benefcio prprio quando tal exerccio realizar um benefcio advindo de torpezas anteriormente configuradas. Em concluso, tem-se que a boa-f objetiva hoje um dos princpios de maior importncia no direito contratual, mas no apenas nesse, j que podemos ver desdobramentos daquela em todo o ordenamento jurdico, e deve ser observada durante todo o desenvolvimento da relao contratual. Princpio da equivalncia material Segundo Pablo Stolze9:
Segundo PAULO LUIZ NETTO LBO: o princpio da equivalncia material busca realizar e preservar o equilbrio real de direitos e deveres no contrato, antes, durante e aps sua execuo, para harmonizao dos interesses. Esse princpio preserva a equao e o justo equilbrio contratual, seja para manter a proporcionalidade inicial dos direitos e obrigaes, seja para corrigir os desequilbrios supervenientes, pouco importando que as mudanas de circunstncias pudessem ser previsveis. O que interessa no mais a exigncia cega de cumprimento do contrato, da forma como foi assinado ou celebrado, mas se sua execuo no acarreta vantagem excessiva para outra, afervel objetivamente, segundo regras de experincia ordinria. O princpio clssico pacta sunt servanda passou a ser entendido no sentido de que o contrato obriga as partes contratantes nos limites do equilbrio dos direitos e deveres entre elas

O princpio da equivalncia material determina que haja equilbrio entre as prestaes contrapostas em um contrato de modo que nenhuma das partes seja onerada excessivamente em detrimento de outra que apenasmente aufere vantagens. Tal princpio atende aos ditames da dignidade da pessoa humana e ainda corrobora com as determinaes do princpio da funo social do contrato, vinda auxiliar de modo imprescindvel na construo de um contrato que atenda vontade do constituinte e aos predicados da moral vigente.

Idem, p. 96.

Вам также может понравиться