Вы находитесь на странице: 1из 23

Centro Estadual de Educao Tecnolgica Paula Souza ETEC Nome da Instituio

So Paulo SP 2012

Centro Estadual de Educao Tecnolgica Paula Souza ETEC Nome da Instituio

:
Projeto apresentado como requisito da disciplina Desenvolvimento de Trabalho de Concluso de Curso do Tcnico de Nvel Mdio em Prof.

So Paulo SP 2012

NOME DO AUTOR TTULO DO TRABALHO: subttulo, se houver

Projeto apresentado como requisito da disciplina Desenvolvimento de Trabalho de Concluso de Curso do Tcnico de Nvel Mdio em Prof. Data: __________________ Resultado: ______________

BANCA EXAMINADORA Prof. _______________________________________ Assinatura __________________________________ Prof. _______________________________________ Assinatura __________________________________ Prof. _______________________________________ Assinatura __________________________________ ____________________ ____________________ ____________________

A dedicatria fica nessa pgina, mas ela no obrigatria. Na dedicatria voc pode prestar homenagem ou dedicar seu trabalho. Esta folha no recebe ttulo.

AGRADECIMENTOS

Folha ou folhas de manifestao de agradecimento a pessoas e instituies que, de alguma forma, colaboraram para a execuo do trabalho. Deve ser dirigido queles que realmente contriburam de maneira relevante na elaborao do trabalho, especificando-se em que colaboraram. Os agradecimentos devem ser restringidos ao mnimo necessrio. O ttulo deve estar centralizado, sem indicativo numrico.

A epigrafe um elemento opcional, No qual o autor apresenta uma citao, seguida de indicao de autoria, relacionada com a matria do trabalho. Esta folha no recebe ttulo.

RESUMO
Palavras-chave: .

O Resumo tem a finalidade de evidenciar os pontos relevantes de um texto e deve apresentar uma descrio breve do problema estudado e das solues encontradas. Dever expor o objeto da sua monografia, dissertao ou tese; a metodologia; os principais resultados; e as suas concluses. O resumo ser redigido em portugus, ocupando a terceira pessoa do singular e verbo na voz ativa. Deve ter entre 150 e 500 palavras distribudas em aproximadamente 1400 caracteres, constituindo cerca de 20 linhas. Sua redao deve ser uma seqncia corrente de frases concisas. A primeira frase deve ser significativa, explicando o tema central do trabalho. A seguir, deve ser indicada a categoria do tratamento (memria cientfica, estudo de casos, trabalho experimental etc.). O Resumo no deve conter tabelas, figuras e frmulas, referncias a outros autores e a aspectos do trabalho no descritos no texto. Palavras-chave: incluir aqui as palavras-chave do trabalho, separadas entre si por ponto e finalizadas tambm por ponto.

LISTA DE TABELAS
Tabela 1 Nome da Tabela Tabela 2 Nome da Tabela Tabela 3 Nome da Tabela 27 32 33

LISTA DE FIGURAS
Figura 1 Nome da Figura 18 Figura 2 Nome da Figura 25 Figura 3 Nome da Figura 27

SUMRIO

1 INTRODUO...................................................................................12 1 INTRODUO...................................................................................12
1.1 O PROBLEMA.....................................................................................................12 1.2 OBJETIVOS.........................................................................................................13 1.2.1 Objetivo Geral................................................................................................13 1.2.2 Objetivos Especficos...................................................................................13 1.3 DELIMITAO DO ESTUDO..............................................................................13 1.4 RELEVNCIA DO ESTUDO...............................................................................14 1.5 ORGANIZAO DO TRABALHO.......................................................................14

3 PROPOSIO...................................................................................16 3 PROPOSIO...................................................................................16 4 MTODO............................................................................................17 4 MTODO............................................................................................17 5 RESULTADOS...................................................................................18 5 RESULTADOS...................................................................................18 CRONOGRAMA...................................................................................19 CRONOGRAMA...................................................................................19 ORAMENTO.......................................................................................20 ORAMENTO.......................................................................................20
REFERNCIAS 21

REFERNCIAS.....................................................................................21
APNDICE A 22

APNDICE A ..........................................................................22
ANEXO A - 23

ANEXO A - ...............................................................................23
O Sumrio acima um ndice eletrnico e foi feito usando-se o recurso Inserir/Referncia/ndices/ndice analtico.

Para atualiz-lo basta selecion-lo, colocar o mouse ao lado da seleo, apertar o boto direito do mouse, escolher Atualizar Campo e mandar atualizar o ndice inteiro. Assim, voc no precisar ficar contando pginas todo o tempo.

1 INTRODUO
A introduo a parte inicial do texto, onde deve ser enfocado o assunto a ser abordado. Pode incluir informaes sobre a natureza e importncia do problema, sua relao com outros estudos sobre o mesmo assunto, suas limitaes e objetivos. No necessrio dividir a seo em subsees, como est feito a seguir. As subdivises de um texto devem ser ditadas pela necessidade de clareza, e so objetos de entendimento entre o autor e o orientador. Se decidir que haver subsees, siga o padro oferecido a seguir.

1.1 O PROBLEMA

A subseo Problema importantssima nesse momento do trabalho, em que voc estabelece com o que trabalhar. com ele que voc convencer inicialmente seu primeiro leitor -- o seu orientador -- de que voc sabe para onde quer ir, quais os resultados que poder atingir e quais os limites de sua pesquisa. Por isso, ela inclui as subsees Objetivos, Hipteses, Delimitao do estudo, Relevncia do estudo, Definio dos termos e Organizao proposta para o trabalho.

1.2 OBJETIVOS

1.2.1 Objetivo Geral

O objetivo geral nico (sempre existem excees, mas essa uma boa regra). Indique de forma genrica qual o objetivo a ser alcanado. Deve-se indicar a idia central e descrever o que se pretende fazer.

1.2.2 Objetivos Especficos

. Detalhe o objetivo geral mostrando o que pretende alcanar com a pesquisa. Torne operacional o objetivo geral indicando exatamente o que ser realizado em sua pesquisa. Voc pode tambm formular questes de pesquisa, ao invs de objetivos.

1.3 DELIMITAO DO ESTUDO

. A delimitao do trabalho , em geral, uma seo negativa. Nele se diz a que se limita o trabalho feito ou, em outras palavras, o que o trabalho no pretende estudar. Pode-se delimitar uma rea de uma empresa, um aspecto particular de um projeto,

um perodo de tempo, um tipo de comportamento especfico ou condies especiais nas quais se estuda o problema.

1.4 RELEVNCIA DO ESTUDO

. Nesta etapa voc ir refletir sobre o porqu da realizao da pesquisa procurando identificar as razes da preferncia pelo tema escolhido e sua importncia em relao a outros temas. Pergunte a voc mesmo: o tema relevante e, se , por qu? Quais os pontos positivos que voc percebe na abordagem proposta? Que vantagens e benefcios voc pressupe que sua pesquisa ir proporcionar? A justificativa dever convencer quem for ler o projeto, com relao importncia e relevncia da pesquisa proposta.

1.5 ORGANIZAO DO TRABALHO

. Aqui se dedica um ou mais pargrafos para explicar, de maneira muito resumida, o contedo de cada captulo que ser desenvolvido no trabalho.

2 REVISO DA LITERATURA A reviso de literatura refere-se fundamentao terica que voc ir adotar para tratar o problema de pesquisa. Por meio da anlise da literatura publicada voc ir traar um quadro terico e far a estruturao conceitual que dar sustentao ao desenvolvimento da pesquisa. A reviso de literatura em um trabalho de pesquisa pode ser realizada com vrios objetivos: determinao do que j existe ou j foi estudado sobre o problema; anlise das vrias teorias que ajudam a explicar o problema em estudo; anlise da evoluo histrica do assunto, como ele j foi estudado e que mudanas a anlise do problema sofreu ao longo do tempo. A reviso de literatura, como o nome indica, implica em busca bibliogrfica e muita leitura. Dependendo do nvel de profundidade a que se queira chegar, vai-se buscar livros gerais sobre o assunto, livros especficos sobre um aspecto particular, artigos em revistas especializadas (profissionais e cientficas). No esperado que, para a apresentao do projeto, voc apresente toda a literatura relevante, pois isso ser feito detalhadamente na execuo da monografia. Mas espera-se que voc j tenha lido alguns textos mais clssicos ou centrais. Dizendo de outro modo, espera-se que voc mostre conhecimento suficiente para dedicar-se ao estudo desse tema. Mas no se esquea que todo autor cujas idias voc usar para a feitura do projeto deve ter sua obra citada no corpo do texto (conforme a NBR 10520) e referenciado na parte Referncias. Se voc quiser, pode colocar como apndice uma lista de possveis fontes bibliogrficas j levantadas, porm ainda no lidas.

3 PROPOSIO
. O captulo da Proposio destina-se a assentar as intenes do autor em relao ao assunto. Deve expressar coerncia recproca entre o ttulo do trabalho, a Reviso da Literatura e o Material e Mtodo. Deve-se dizer aqui, exatamente o que se quer fazer, que perguntas se deseja responder, que hipteses so feitas.

4 MTODO
. Neste captulo voc mostrar todo o desenvolvimento de seu projeto. Indique os passos de desenvolvimento do modelo ou produto.

5 RESULTADOS
. Neste captulo o autor ir expor o resultado de seu projeto.

CRONOGRAMA
. Este item obrigatrio no projeto, mas no existe na verso final da monografia.

ORAMENTO
. Este item obrigatrio no projeto, mas no existe na verso final da monografia.

REFERNCIAS

As referncias devem seguir o que previsto na NBR 6023.

APNDICE A

ANEXO A -

Вам также может понравиться