Вы находитесь на странице: 1из 2

A alienao do estabelecimento, tambm denominada trespasse, consiste na transferncia do estabelecimento empresarial para o adquirente de forma a permitir a conservao da potencialidade

produtiva do estabelecimento para o exerccio da empresa. Ou seja, ele tem por finalidade permitir ao adquirente a continuidade do exerccio da atividade empresarial. Antes de questionar sobre a legitimidade ou no da transferncia das obrigaes do alienante para o adquirente, quando da realizao do trespasse, deve-se ponderar sobre os elementos que compem o estabelecimento empresarial. O estabelecimento consiste em todo o complexo de bens que possibilita o exerccio da atividade empresarial, como disposto no artigo 1142 do CC. Portanto, o estabelecimento comercial um bem jurdico distinto dos bens individuais que o compem, e sua alienao gera maior valor do que se seus bens fossem alienados separadamente, uma vez que nele incide o chamado fundo de comrcio, ou seja, um valor agregado ao conjunto de bens devido sua disposio organizada de forma a possibilitar o exerccio da atividade empresria.

Uma anlise sistemtica do Cdigo Civil Brasileiro permite concluir que, ao contrrio do que sugere uma leitura conjugada dos artigos 1142 e 90 CC, o estabelecimento empresarial uma universalidade de direito. Isso significa reconhecer que o estabelecimento formado por bens corpreos (mveis e imveis), bens incorpreos (titulo do estabelecimento, marca, patentes...), e ainda por alguns tipos de contratos, visto que eles so fontes de relaes jurdicas que atribuem direitos e obrigaes aos sujeitos. Dessa forma, quando ocorre o trespasse, tanto os crditos quanto as dvidas vo para o adquirente. (...) os adeptos da universalidade de direito, em caso de alienao do estabelecimento, seriam alienados no somente bens, mas tambm dvidas, em razo de defenderem que o estabelecimento seria formado por relaes jurdicas patrimoniais, as quais, por definio podem atribuir ao seu titular no somente posies jurdicas creditcias e de propriedade, mas tambm posies de dvida (pg. 32, Cavalli). Contudo, a transmisso das obrigaes do alienante para o adquirente do estabelecimento empresarial se v regulada no Cdigo Civil Brasileiro atravs do artigo 1146, que dispe: O adquirente do estabelecimento responde pelo pagamento dos dbitos anteriores transferncia, desde que regularmente contabilizados, continuando o devedor primitivo solidariamente obrigado pelo prazo de um ano, a partir, quanto aos crditos vencidos, da publicao, e, quanto aos outros, da data do vencimento. Portanto, na realizao do trespasse, as obrigaes transmitidas devem respeitar duas regras: a primeira de que o alienante s se obriga face s obrigaes regularmente contabilizadas; a segunda que o adquirente conta com a solidariedade passiva do alienante perante aos credores anteriores alienao, por prazo de um ano aps a realizao do trespasse. Ressaltase, nesse caso, que podem as partes adquirente e alienante - estipularem no contrato quem ser o responsvel pela totalidade da dvida, sendo o valor da dvida a ser paga abatido no valor da compra do estabelecimento ou nele computado. No caso das partes nada estipularem no contrato, caber o dispositivo legal que determina a solidariedade do alienante para com o adquirente, que ter o dever de pagar a dvida. Assim, ao devedor que satisfizer a dvida, caber a cobrana da outra metade ao devedor solidrio.

Desse modo, aps as consideraes feitas nos pargrafos anteriores sobre o trespasse e da transmisso das obrigaes quando da sua realizao, nos atemos, agora, resoluo do caso. Na descrio dos fatos, narrado que foi impetrada uma Ao Civil Pblica contra o antigo proprietrio do estabelecimento, antes que fosse realizado o trespasse. Tal ao cabvel quando a pessoa, fsica ou jurdica, causa danos morais e patrimoniais ao meio ambiente, ao consumidor; aos bens e direitos de valor artstico, esttico, histrico, turstico e paisagstico; a qualquer outro interesse difuso ou coletivo; por infrao da ordem econmica e da economia popular e ordem urbanstica. A sano (multa cumulada com o fechamento do estabelecimento comercial) contra o dono do estabelecimento empresarial ocorreu, mas s se deu aps a realizao do trespasse, sendo o dono do estabelecimento outro indivduo, o adquirente. Alegando no ser o dono do estabelecimento quando da impetrao da Ao Civil Pblica, o adquirente contestou dizendo que a sano no deveria ser aplicada a ele, mas sim ao antigo dono, o alienante. Entretanto, o Tribunal no acolheu tal justificativa, utilizando-se do argumento de que as obrigaes, inclusive as de dbito, passam para o adquirente do estabelecimento comercial. Essa justificativa do Tribunal nos parece incompatvel com a natureza jurdica da obrigao que esta sendo imputada ao adquirente, uma vez que a possibilidade de transmisso de obrigaes, como crditos e dbitos, no a mesma coisa que a transmisso de uma sano. Explicando: a sano decorrente da Ao Civil Pblica no deveria ser passada ao adquirente, pois no foi ele quem cometeu as atividades antijurdicas, mas sim o antigo proprietrio. A CF em seu artigo 5 XLV afirma que nenhuma pena passar da pessoa do condenado.... Caso se tratasse de dbitos contabilizados, ou demais relaes jurdicas obrigacionais poderia ser transmitidas as obrigaes, mas por se tratar de uma sano no cabvel a transferncia. Assim, o que ainda devemos ressaltar que houve venda do estabelecimento empresarial e no da sociedade empresria. Caso se tratasse de empresrio individual a transmisso do nico meio de realizao da atividade empresria, ou seja, se o trespasse ensejou a venda do nico meio de realizao da atividade empresria, nova empresa ter sido criada no se confundido com a antiga. Portanto, o adquirente no pode ser responsabilizado por prtica do antigo dono da empresa.

Вам также может понравиться