Вы находитесь на странице: 1из 3

O QUE O TANGRAM? O Tangram um jogo antigo que surgiu no Oriente e consiste em sete peas.

s. formado basicamente por uma base quadrada dividida em cinco tringulos de tamanhos diferentes, um pequeno quadrado e um paralelogramo. Seu objetivo conseguir montar uma determinada forma, usando as sete peas.

No se sabe ao certo quem inventou e quando o Tangram foi inventado. Em chins, conhecido como Chi Chiao Tu, ou as Sete Peas Inteligentes. Hoje, o Tangram utilizado por todo o mundo, especialmente por professores no ensino da geometria, matemtica, psicologia e, principalmente, na pedagogia. Apesar de passar uma simplicidade no manuseio, ele se revela um jogo de difcil resoluo por exigir muito raciocnio lgico. Esse mistrio o que nos fascina no Tangram e o que nos levou a explor-lo como auxiliar no entendimento das gravuras de Oswaldo Goeldi. TANGRAM E GOELDI: A imagem que Goeldi constri quase sempre uma silhueta, pois a figura fica recortada em fundo aberto por traos e contra-traos que definem as reas de luz recortando as imagens. A partir da idia do contraste absoluto da luz e da sombra, propomos a voc, professor, atividades simples, utilizando a interessante e simples idia do Tangram. A COR EM GOELDI: Em Goeldi a cor sempre foi parte integrante de um conjunto de relaes perfeitamente harmonizadas ajudando a composio, afirmando o assunto e atribuindo imagem, principalmente, sentimento. Sem comprometer o elemento grfico, a cor, para Goeldi, era empregada como um elemento expressivo, tendo um sentido meio simblico e fantstico. Aqui voc encontra um Tangram colorido para compor as figuras e tornar o jogo mais divertido:

Sugesto: Voc pode utilizar a atividade do Tagram colorido para propor aos seus alunos uma atividade sobre as cores primrias (amarelo, ciam, magenta) e as secundrias (vermelho, verde, azul). Acompanhe as atividades com o Tangram colorido. Se houver possibilidade imprima nossa proposta de atividade, recorte e cole sobre um carto. A partir da prepare grupos para a soluo dos problemas visuais propostos. INTRODUO: Retratar a realidade requer do artista um olhar visionrio e uma grande fidelidade a si mesmo. Em Goeldi a realidade muito aparncia e a fora do artista est em capt-la. Em suas obras, Goeldi produzia com grande economia de linguagem, sabendo utilizar perfeitamente as formas e o fundo de suas gravuras. Para desvendar as mensagens de Goeldi preciso ter um olhar que vai alm das aparncias. Em Goeldi cada trao um pedao de nervo que vibra com a energia de um corao brbaro. Carregada de expressionismo em sua essncia, a obra de Goeldi busca a representao dos impulsos subjetivos e da vontade artstica que subordina a razo. Diante da relao da sombra total e da luz absoluta, Goeldi exprime seu temperamento dramtico, sua percepo sobre o drama dos seres, das coisas e da prpria natureza. MATERIAL DA ATIVIDADE: Estes so os materiais necessrios para aplicar a atividade do Tangram com seus alunos. s imprimir e mos obra. 1- O modelo da grade do Tangram em preto e branco e colorido. 2- As gravuras do artista Oswaldo Goeldi que esto indexadas no nosso site. 3- Sugesto da construo da imagem. COMO FAZER? Ensine seus alunos a criarem o prprio Tangram. Imprima a pgina de modelo da grade do Tangram em preto e branco e/ou em cores, e tire cpias conforme o nmero de alunos. Pea para que eles recortem o quadrado nas partes delimitadas, de modo que cada aluno fique com sete peas. Mostre a eles a gravura que devem construir no Tangram explicando as idias principais contidas na imagem; o movimento, a inclinao, a toro ou algo que possa sugerir a condensao da idia em formato de Tangram.

clique e imprima Em seguida, imprima as pginas seguintes com as imagens e tenha como um gabarito. Agora deixe que soltem a criatividade usando as peas e criem a figura a partir da gravura do artista. Mostre a soluo da figura em Tangram somente no final. surpreedente como esse simples jogo de formas geomtricas podem transmitir a noo de contraste entre fundo e forma gerando a perfeita noo de silhuetas em movimento, adequando-se a comparaes entre a gravura do artista.

clique e imprima Sugesto: Utilize o modelo da grade do Tangram e faa esta mesma atividade com outras imagens da escolha do aluno. Seria interessante propor a eles que colem as peas do Tangram em um papelo ou cartolina, assim as peas do jogo ficaro mais resistentes e podero ser utilisadas vrias vezes.

Вам также может понравиться