Вы находитесь на странице: 1из 27

CURSO DE CAPACITAO: ADOLESCENTE

ATENO

INTEGRAL

SAUDE

DO

Secretaria de Estado da Sade de Minas Gerais

MATERIAL DE REFERNCIA
UNIDADE 2 PUBERDADE E O ATENDIMENTO DO ADOLESCENTE

Belo Horizonte 2011


Pgina 1 de 27

CURSO DE CAPACITAO: ADOLESCENTE

ATENO

INTEGRAL

SAUDE

DO

ICONES

Ampliando seus Conhecimentos

Saiba Mais

Lembrete

Importante

Fique Atento

Dica

Ateno

Anotaes

Exemplo

Pgina 2 de 27

CURSO DE CAPACITAO: ADOLESCENTE

ATENO

INTEGRAL

SAUDE

DO

SUMRIO
UNIDADE 2 PUBERDADE E O ATENDIMENTO DO ADOLESCENTE

1. Puberdade, Crescimento e Desenvolvimento Humano 2. A Importncia da Vacinao 3. Nutrio do Adolescente 4. O Atendimento do Adolescente e seus aspectos tico-legais 5. Consideraes Finais 6. Referncias Bibliogrficas

Pgina 3 de 27

CURSO DE CAPACITAO: ADOLESCENTE

ATENO

INTEGRAL

SAUDE

DO

UNIDADE 2 PUBERDADE E O ATENDIMENTO DO ADOLESCENTE


Na unidade anterior, iniciamos os estudos relacionados sade do adolescente, conhecendo o conceito e as caractersticas desta fase. Agora dialogaremos sobre a puberdade e o dia a dia do atendimento do adolescente pela equipe de sade.

Para isso, veremos as transformaes ocorridas na adolescncia e a importncia da alimentao e da vacinao nesta fase da vida.

Agora conhea os seus objetivos de aprendizagem propostos e busque alcan-los no decorrer de seus estudos. Esperamos que ao final de seus estudos voc seja capaz de:

Identificar os estgios do desenvolvimento fsico e maturao sexual; Identificar as rotinas de vacinao; Identificar os principais aspectos da sade nutricional; Compreender os aspectos tico-legais do atendimento do adolescente.

Acompanhe as informaes disponibilizadas a seguir com ateno, buscando ampliar seus conhecimentos para melhorar a sua prtica profissional.

Bons estudos!

Pgina 4 de 27

CURSO DE CAPACITAO: ADOLESCENTE

ATENO

INTEGRAL

SAUDE

DO

1. Puberdade, Crescimento e Desenvolvimento Humano


Na unidade anterior, refletimos um pouco sobre a adolescncia, vamos agora falar sobre a puberdade.

Este tema tem por objetivo fornecer instrumentos para avaliao e acompanhamento do crescimento do adolescente, propiciando a identificao da puberdade normal e daquela que est acontecendo fora dos parmetros da normalidade. Por falar nisso, voc saberia dizer o que puberdade?

O termo puberdade se origina do latim pubertas, que significa idade frtil, aspecto marcante deste momento, para ambos os sexos. Podemos ento definir puberdade como o conjunto de transformaes fsicas, biolgicas, internas e externas, que ocorrem durante a fase de adolescncia. A puberdade ocorre interagindo com as outras transformaes, que so as comportamentais e as psicossociais.

Agora voc deve estar se perguntando: Mas quais as transformaes que ocorrem durante a puberdade? importante ressaltar que as modificaes da puberdade so decorrentes da ao dos hormnios do eixo hipotlamo-hipfise-gonadal. O seu incio varia, de 8 a 13 anos no sexo feminino e de 9 a 14 anos no sexo masculino.

Nesta fase, de uma maneira geral se destaca: A ocorrncia do crescimento rpido acelerao e desacelerao do crescimento. As alteraes na quantidade e na distribuio de gordura no corpo. O desenvolvimento do sistema respiratrio, circulatrio e das gnadas. O surgimento dos caracteres sexuais secundrios.

Entretanto, existem variaes entre os adolescentes em relao durao e poca em que essas mudanas ocorrem, afinal as pessoas so diferentes, sendo normais as variaes at dentro de uma mesma famlia. De um modo geral, as meninas levam em torno de 2 a 3 anos para terminar as mudanas fsicas e os meninos por volta de 4 anos.

Pgina 5 de 27

CURSO DE CAPACITAO: ADOLESCENTE

ATENO

INTEGRAL

SAUDE

DO

na puberdade que os adolescentes ganham cerca de 20% de sua estatura final e 50% de seu peso adulto. Ao rpido crescimento em estatura, caracterstico desta fase, d-se o nome de estiro puberal.

O crnio tambm participa do estiro puberal. Cresce o globo ocular e ocorre com freqncia o aparecimento de miopia, aspecto importante a ser monitorado no adolescente escolar.

No sexo masculino, mais marcante o crescimento da fronte, do nariz, da mandbula e do maxilar superior, assim a m ocluso dentria pode se acentuar nesta fase, facilitando o aparecimento ou acentuando uma queixa de cefalia.

O crescimento do tronco, embora ocorra depois do crescimento dos membros, contribui com a maior parcela da altura, aumentando a relao do tronco/membro. Na prtica, neste momento que se estabelecem e/ou se agravam os desvios da coluna (escoliose do adolescente, cifose juvenil, lordose), esse crescimento e essa postura devem ser monitorados, pois uma interveno precoce, permite resultados de cura mais rpidos e mais eficazes.

O pico de velocidade de crescimento nas meninas ocorre por volta dos 11 aos 12 anos e entre 13 e 14 anos nos meninos momento importante para observao das questes alimentares, postura, adequaes das prticas esportivas, entre outras.

Ao final da puberdade, que varia de acordo com o sexo, gentica e condies ambientais, o crescimento esqueltico est concludo, o que se constata pela soldadura das cartilagens de conjugao dos ossos longos. O amadurecimento gonadal tambm est completo, possibilitando o exerccio da funo reprodutiva.

O peso tambm apresenta acelerao e posterior desacelerao. No sexo masculino, a velocidade mxima de ganho de peso coincide com o pico de velocidade de crescimento estatural. No sexo feminino, a velocidade mxima de ganho de peso ocorre geralmente 6 meses depois do pico da velocidade de crescimento em estatura.

Agora conhea algumas diferenas da puberdade para o sexo feminino e masculino.

Pgina 6 de 27

CURSO DE CAPACITAO: ADOLESCENTE

ATENO

INTEGRAL

SAUDE

DO

A PUBERDADE FEMININA A 1 manifestao visvel de puberdade na maioria das meninas o surgimento do broto mamrio, em mdia aos 9,7 anos. Este fenmeno chamado de telarca. O broto mamrio pode de incio ser doloroso e unilateral, demorando cerca de 6 meses para o crescimento da outra mama. importante que a menina aprenda e examine seus seios mensalmente, sendo um bom perodo para este auto-exame, 7 dias aps a menstruao. Geralmente, cerca de 6 meses aps a telarca, surge a pubarca ou adrenarca que o aparecimento dos pelos pubianos. Os pelos axilares se iniciam em mdia aos 10,4 anos, acompanhados pelo desenvolvimento das glndulas sudorparas, que trazem o odor caracterstico do adulto, momento importante para orientaes gerais de higiene. freqente corrimento vaginal claro, nos 6 a 12 meses que antecedem a primeira menstruao, conhecida como menarca, fato marcante da puberdade feminina. A idade mdia da menarca em nosso meio de 12,2 anos, mas pode ocorrer entre 9 e 16 anos. Se ocorrer antes dos 8 anos, ou se aos 14 anos ainda no tiver iniciado o crescimento dos seios e de penugens embaixo dos braos e no pbis, indicado que se procure um mdico para uma consulta.Os primeiros ciclos menstruais so geralmente anovulatrios e irregulares, podendo essa irregularidade permanecer por at 2 ou 3 anos.O ciclo menstrual normal tem um intervalo que varia de 21 a 36 dias e uma durao entre 3 a 7 dias. As adolescentes ainda crescem em mdia 4 a 6 cm nos 2 ou 3 anos ps-menarca.

A PUBERDADE MASCULINA A 1 manifestao da puberdade no sexo masculino o aumento do volume testicular em mdia aos 10,9 anos. O saco escrotal torna-se mais baixo e alongado, mais solto e enrugado. O crescimento peniano comea, em geral, um ano aps o crescimento dos testculos. O pnis cresce primeiro em tamanho e depois em dimetro. Quando o adolescente termina sua fase de crescimento, seu pnis atinge em mdia 15 cm, quando ereto. Esse tamanho pode variar de 2 a 3 cm para mais ou para menos. Quando se encontra flcido, as variaes so maiores. Os pelos pubianos aparecem em torno dos 11,3 anos, os pelos axilares, em mdia aos 12,9 anos, os pelos faciais e do restante do corpo ocorrem em mdia aos 14,5 anos. A idade da primeira ejaculao conhecida como semenarca ou espermarca ocorre em mdia aos 12,8 anos. Geralmente, ocorre tambm a poluo noturna, ou seja, a ejaculao involuntria de smen quando o adolescente est dormindo, decorrente de um estmulo cerebral com sonhos erticos que levam ao orgasmo. um evento fisiolgico normal, mas, s vezes, causa constrangimentos e dvidas aos

adolescentes e a seus familiares que devem ser orientados e tranqilizados pelo profissional de sade. A mudana da voz (falsete), ora afina ora engrossa, ocorre tardiamente. A ginecomastia puberal (aumento do tecido mamrio) ocorre em grande parte dos adolescentes masculinos. freqentemente

bilateral, com consistncia firme e mvel e, s


Pgina 7 de 27

CURSO DE CAPACITAO: ADOLESCENTE


A pele fica mais a oleosa,

ATENO
o

INTEGRAL

SAUDE

DO

facilitando se

vezes, dolorosa. De acordo com o dimetro, classifica-se em: grau I - de 1 a 2 cm; grau II - de 2 a 4 cm e grau III - de 5 cm em diante. Inicia-se, geralmente, entre 13 e 14 anos. Regride espontaneamente em cerca de 6 a 8 meses. Quando no involui em 24 meses, dever ser avaliado pelo cirurgio plstico. Em geral, so casos de macroginecosmatia (grau III) ou aquelas persistentes e que podem (est) estar interferindo com a auto-estima do adolescente. A ginecomastia de causa patolgica (por drogas, endocrinopatias, tumores ou doenas crnicas), embora rara, deve ser pensada se ocorrer antes ou ao trmino da maturao sexual, devendo ser cuidadosamente avaliada e/ou encaminhada ao especialista. A pele fica Se mais o oleosa, facilitando se o

aparecimento de espinhas, que no devem ser espremidas. Se adolescente sentir incomodada com isso ou as espinhas forem muitas, deve-se procurar uma consulta mdica.

aparecimento de espinhas, que no devem ser espremidas. adolescente sentir incomodado com isso ou as espinhas forem muitas, deve-se procurar uma consulta mdica.

Para ilustrar o que acabamos de estudar sobre as diferenas entre a puberdade feminina e masculina, veja nas imagens abaixo como se d algumas dessas transformaes:

Desenvolvimento Puberal (Tanner) - Feminino

Pgina 8 de 27

CURSO DE CAPACITAO: ADOLESCENTE

ATENO

INTEGRAL

SAUDE

DO

M1
Elevao somente do mamilo (mamas infantis)

P1
Fase pr-adolescncia (no h pelugem)

M2 8 - 13 anos
Fase de broto mamrio (elevao da mama e arola como pequeno montculo)

P2 9 - 14 anos
Presena de plos longos, macios, ligeiramente pigmentados, ao longo dos grandes lbios

M3 10 - 14 anos
Maior aumento da mama, sem separao dos contornos

P3 10 - 14 1/2 anos
Plos mais escuros, speros, sobre o pbis

Pgina 9 de 27

CURSO DE CAPACITAO: ADOLESCENTE

ATENO

INTEGRAL

SAUDE

DO

M4 11 - 15 anos
Projeo da arola e das papilas para formar montculo secundrio por cima da mama

P4 11 - 15 anos
Pelugem do tipo adulto, mas a rea coberta consideravelmente menor do que no adulto

P5 12 - 16 1/2 anos M5 13 - 18 anos


Fase adulta, com salincia somente nas papilas Pelugem tipo adulto, cobrindo todo o pbis e a virilha. Eventualmente os plos crescem acima da regio pbica, configurando o estgio P6.

Desenvolvimento Puberal (Tanner) - Masculino

G1 9 1/2 - 14 1/2 - 13 1/2 anos


Pr-adolescncia (infantil)

P1
Fase pr-adolescncia (no h pelugem)

Pgina 10 de 27

CURSO DE CAPACITAO: ADOLESCENTE

ATENO

INTEGRAL

SAUDE

DO

G2 10 - 13 1/2 anos
Aumento da bolsa escrotal e dos testculos, sem aumento do pnis

P2 11 - 15 1/2 anos
Presena de plos longos, macios, ligeiramente pigmentados, na base do pnis

G3 10 1/2 - 15 anos
Ocorre tambm aumento do pnis, inicialmente em toda a sua extenso

P3 11 1/2 - 16 anos
Plos mais escuros, speros, sobre o pbis

G4 11 1/2 - 16 anos
Aumento do dimetro do pnis e da glande, crescimento dos testculos e escroto, cuja pele escurece

P4 12 - 16 1/2 anos
Pelugem do tipo adulto, mas a rea coberta consideravelmente menor do que no adulto

Pgina 11 de 27

CURSO DE CAPACITAO: ADOLESCENTE

ATENO

INTEGRAL

SAUDE

DO

P5 15 - 17 anos G5 12 1/2 - 17 anos


Tipo adulto Tipo adulto, estendendo-se at a face interna das coxas. Eventualmente os plos crescem acima da regio pbica, configurando o estgio P6.

Observaes importantes Conforme vimos anteriormente, a puberdade varia de pessoa para pessoa. Portanto fundamental ficar atento a essas questes, e se for o caso, encaminhar o adolescente para o endocrinologista ou ginecologista infantopuberal, quando houver:

RETARDO PUBERAL a ausncia de qualquer caracterstica sexual secundria, em meninas a partir dos 13 anos de idade e em meninos a partir dos 14 anos. Encaminhar especializada hebiatra para de avaliao mdica ou

PUBERDADE PRECOCE quando ocorre o aparecimento de caracteres sexuais secundrios, antes dos 8 anos no sexo feminino e antes dos 9 anos no sexo masculino. puberal. Encaminhar para o

(mdico

endocrinologista, adolescentes)

endocrinologista ou ginecologista infanto -

(clnico

ginecologista infanto-puberal).

importante relatar que os profissionais de sade contam com esta tabela, conhecida por Tabela de Tanner, que permite classificar e acompanhar o desenvolvimento da maturao sexual dos adolescentes de ambos os sexos.

Mas na prtica, por que importante conhecer os estgios puberais?

Pgina 12 de 27

CURSO DE CAPACITAO: ADOLESCENTE

ATENO

INTEGRAL

SAUDE

DO

Porque um instrumento para acompanhamento do desenvolvimento sexual do adolescente.

Devido grande variao da idade de incio e da velocidade de progresso da maturao sexual, a idade cronolgica tem pouca importncia como parmetro isolado na avaliao do crescimento e do desenvolvimento do adolescente.

preciso levar em considerao os estgios de maturao sexual e o momento de crescimento e de desenvolvimento fsico.

O acompanhamento sistemtico da maturao sexual cria oportunidades para esclarecer as dvidas do adolescente quanto s mudanas ocorridas e de orient-lo sobre sua sade sexual e reprodutiva.

Quando os adolescentes conhecem bem o seu corpo, passam a entender melhor como acontece a reproduo humana e a beleza e o prazer de uma relao sexual saudvel e responsvel, e, conseqentemente, vai ficando mais fcil realizar uma higiene mais adequada, saber como usar mtodos anticoncepcionais e se prevenir de DST/HIV/Aids.

Na puberdade ocorre ainda o crescimento esqueltico e o desenvolvimento do tecido adiposo. Estas transformaes devem ser analisadas, juntamente com a evoluo sexual, a partir de grficos que constam idade, peso e estatura. A presso arterial tambm sofre alteraes e deve ser acompanhada para prevenir possveis doenas na fase adulta.

As fases do crescimento esqueltico Fase de crescimento estvel (pr-puberal): quando o adolescente ganha em mdia 4 a 6 cm/ano em altura e 2 a 3 Kg/ano no peso. Fase de acelerao do crescimento (puberal): quando a velocidade do crescimento aumenta at atingir o mximo PVC (Pico de Velocidade de Crescimento). Nas meninas, ocorre entre 11 e 12 anos atingindo em mdia, 8 a 9 cm por ano. Nos meninos, a mdia de 10 cm por ano e ocorre entre 13 e 14 anos. Em ambos os sexos, esta fase dura em mdia 2 anos; Fase de desacelerao do crescimento (ps-puberal): h a diminuio da velocidade de crescimento e o alcance da altura final do adulto, ocorrendo entre 15 a 16 anos no sexo feminino e 17 a 18 anos no sexo masculino.

Pgina 13 de 27

CURSO DE CAPACITAO: ADOLESCENTE

ATENO

INTEGRAL

SAUDE

DO

Desenvolvimento do tecido adiposo Ocorre acmulo progressivo de gordura dos 8 anos at o incio do estiro puberal. A partir da, a velocidade de deposio de gordura sofre desacelerao. A preveno da obesidade deve se iniciar na infncia e permanecer na fase de adolescncia, principalmente no sexo feminino.

A presso arterial A presso arterial nos primeiros anos de vida tem elevao gradual. Na adolescncia, h uma elevao mais rpida at chegar aos nveis pressricos do adulto. A avaliao da PA deve ser uma rotina na consulta do adolescente, para permitir um diagnstico precoce de hipertenso arterial. importante lembrar que, pela ansiedade, insegurana ou nervosismo do adolescente a presso arterial pode sofrer elevao no primeiro momento do atendimento. Recomenda-se, neste caso, aferir mais de uma vez a presso arterial e no estabelecer um diagnstico de hipertenso arterial antes de repetir a aferio. .da presso em outros momentos e afastar outras causas. As informaes referentes ao tema puberdade, foram extradas da Linha Guia Sade do Adolescente, da Secretaria de Estado da Sade de Minas Gerais, produzida em 2006. Agora, para conhecer os grficos usados para acompanhar o crescimento em estatura e IMC (ndice de massa corporal) do adolescente, acesse os endereos abaixo. Eles tambm esto disponveis no stio da CGAN Coordenao Geral de Alimentao e Nutrio do Ministrio da Sade do Brasil. Os grficos foram propostos pela OMS (Organizao Mundial de Sade) em 2007.

http://189.28.128.100/nutricao/docs/graficos_oms/maiores_5anos/estatura_por_idade_meninos _percentis.pdf http://189.28.128.100/nutricao/docs/graficos_oms/maiores_5anos/imc_por_idade_meninos_perc entis.pdf http://189.28.128.100/nutricao/docs/graficos_oms/maiores_5anos/imc_por_idade_meninos_esc ores.pdf http://189.28.128.100/nutricao/docs/graficos_oms/maiores_5anos/estatura_por_idade_meninas _percentis.pdf http://189.28.128.100/nutricao/docs/graficos_oms/maiores_5anos/imc_por_idade_meninas_perc entis.pdf

Pgina 14 de 27

CURSO DE CAPACITAO: ADOLESCENTE

ATENO

INTEGRAL

SAUDE

DO

http://189.28.128.100/nutricao/docs/graficos_oms/maiores_5anos/imc_por_idade_meninas_esc ores.pdf At aqui voc conseguiu assimilar as informaes apresentadas? Percebeu como essencial para o seu trabalho conhecer bem a puberdade? Lembre-se de fazer seus registros e anotar suas consideraes para assimilar melhor o contedo abordado. Agora daremos seqncia ao contedo, conhecendo nosso prximo assunto.

_______________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________
Pgina 15 de 27

CURSO DE CAPACITAO: ADOLESCENTE

ATENO

INTEGRAL

SAUDE

DO

2. A Importncia da Vacinao
Voc, profissional da rea da sade, certamente sabe da importncia da vacinao no mesmo? Saiba que vrios foram os avanos ocorridos nos ltimos anos, no que diz respeito criao de novas vacinas, no somente destinadas faixa etria adolescente. Neste cenrio, a atuao dos profissionais de sade das Unidades Bsicas de Sade torna-se cada vez mais importante para manter a populao imunizada. Acompanhe agora o calendrio bsico de vacinao do adolescente com as vacinas disponveis gratuitamente nos servios pblicos, proposto pelo Programa Nacional de Imunizaes do Ministrio da Sade do Brasil em 2004.

CALENDRIO DE VACINAO DO ADOLESCENTE

Nota: Mantida a nomenclatura do Programa Nacional de Imunizao e inserida a nomenclatura segundo a Resoluo de Diretoria Colegiada RDC n 61 de 25 de agosto de 2008 Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria ANVISA Fonte: BRASIL, Ministrio da Sade. Programa Nacional de Imunizaes. Braslia, 2004.

Orientaes importantes para a vacinao do adolescente (1) vacina hepatite B (recombinante): Administrar em adolescentes no vacinados ou sem comprovante de vacinao anterior, seguindo o esquema de trs doses (0, 1 e 6) com intervalo de um ms entre a primeira e a segunda dose e de seis meses entre a primeira e a terceira dose. Aqueles com esquema incompleto, completar o esquema. A vacina indicada para gestantes no vacinadas e que apresentem sorologia negativa para o vrus da hepatite B a aps o primeiro trimestre de gestao. (2) vacina adsorvida difteria e ttano - dT (Dupla tipo adulto): Adolescente sem vacinao anteriormente ou sem comprovao de trs doses da vacina, seguir o esquema de trs doses. O intervalo entre as doses de 60 dias e no mnimo de 30 (trinta) dias. Os vacinados
Pgina 16 de 27

CURSO DE CAPACITAO: ADOLESCENTE

ATENO

INTEGRAL

SAUDE

DO

anteriormente com 3 (trs) doses das vacinas DTP, DT ou dT, administrar reforo, a cada dez anos aps a data da ltima dose. Em caso de gravidez e ferimentos graves antecipar a dose de reforo sendo a ltima dose administrada h mais de 5 (cinco) anos. A mesma deve ser administrada pelo menos 20 dias antes da data provvel do parto. Diante de um caso suspeito de difteria, avaliar a situao vacinal dos comunicantes. Para os no vacinados, iniciar esquema de trs doses. Nos comunicantes com esquema de vacinao incompleto, este deve ser completado. Nos comunicantes vacinados que receberam a ltima dose h mais de 5 (cinco) anos, deve-se antecipar o reforo.

(3) vacina febre amarela (atenuada): Indicada 1 (uma) dose aos residentes ou viajantes para as seguintes reas com recomendao da vacina: estados do Acre, Amazonas, Amap, Par, Rondnia, Roraima, Tocantins, Maranho, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Gois, Distrito Federal e Minas Gerais e alguns municpios dos estados do Piau, Bahia, So Paulo, Paran, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Para informaes sobre os municpios destes estados, buscar as Unidades de Sade dos mesmos. No momento da vacinao considerar a situao epidemiolgica da doena. Para os viajantes que se deslocarem para os pases em situao epidemiolgica de risco, buscar informaes sobre administrao da vacina nas embaixadas dos respectivos pases a que se destinam ou na Secretaria de Vigilncia em Sade do Estado. Administrar a vacina 10 (dez) dias antes da data da viagem. Administrar dose de reforo, a cada dez anos aps a data da ltima dose. Precauo: A vacina contra indicada para gestante e mulheres que estejam amamentando. Nestes casos buscar orientao mdica do risco epidemiolgico e da indicao da vacina.

(4) vacina sarampo, caxumba e rubola SCR: considerar vacinado o adolescente que comprovar o esquema de duas doses. Em caso de apresentar comprovao de apenas uma dose, administrar a segunda dose. O intervalo entre as doses de 30 dias.

Existem as vacinas recomendadas a todo o pblico, como o adolescente, que no esto disponveis nos servios pblicos de sade, mas em servios particulares. Veja agora o calendrio recomendado pela Associao Brasileira de Imunizaes, 2008, contendo as vacinas indicadas aos adolescentes, estejam elas disponveis em servios pblicos ou particulares.

Pgina 17 de 27

CURSO DE CAPACITAO: ADOLESCENTE

ATENO

INTEGRAL

SAUDE

DO

Fonte: ASSOCIAO BRASILEIRA DE IMUNIZAES. Calendrio de vacinao do adolescente, 2008.

importante ressaltar que ainda existem aquelas vacinas recomendadas em situaes especiais, como por exemplo, para crianas com anemia falciforme, adolescentes com cardiopatia dentre outras situaes. Estas informaes so encontradas de maneira detalhada no stio: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/crie_indicacoes_271106.pdf. Outro importante stio para leitura sobre imunobiolgicos/imunizaes o www.funasa.gov.br. Confira!

Pgina 18 de 27

CURSO DE CAPACITAO: ADOLESCENTE

ATENO

INTEGRAL

SAUDE

DO

Bem, com estes conhecimentos, voc j pode acompanhar a vacinao dos adolescentes na unidade de sade onde voc trabalha. E lembre-se: mesmo que a vacina indicada no esteja disponvel no servio pblico, voc dever orientar o adolescente e sua famlia sobre a sua existncia. A seguir apresentaremos outro assunto bastante importante: a alimentao do adolescente. Continue sua leitura!

Lembre-se de fazer seus registros, anotando suas consideraes para assimilar melhor o contedo apresentado.

_______________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________

Pgina 19 de 27

CURSO DE CAPACITAO: ADOLESCENTE 3. Nutrio na Adolescncia

ATENO

INTEGRAL

SAUDE

DO

Voc sabia que as transformaes vivenciadas na adolescncia impactam at mesmo na alimentao do adolescente?

Isso mesmo! A adolescncia um perodo marcado pelo rpido e importante crescimento, o que acarreta modificaes corporais importantes, com consequente impacto nas necessidades nutricionais. importante saber que este tambm um momento de risco nutricional uma vez que as necessidades de determinados nutrientes so maiores e os hbitos alimentares so irregulares. Os hbitos alimentares esto intimamente ligados nossa histria, cultura, condies socioeconmicas e fatores psicolgicos. De acordo com COELHO, S.C. e EISEINSTEIN, E. (2004), desde os primeiros momentos da vida, a alimentao est entrelaada com emoes, simbolismos e influncias socioeconmicas e culturais. Crescer e se alimentar implica estabelecer relaes, fazer escolhas, identificar-se ou no com modelos e valores familiares ou de outras pessoas, adaptar-se bem ou mal aos padres estabelecidos e conviver com hbitos, horrios e diversos estilos de vida. Na adolescncia, a necessidade de marcar novas posies ou se desvincular da famlia pode tambm se expressar por questes afetivas ou conflitos na rea da sexualidade que so transferidos para a alimentao. Comer demais ou no comer pode significar formas inconscientes de satisfazer faltas, recusar controles externos ou estar na moda. E comer fora de casa pode representar uma nova oportunidade de criar amizades, mas tambm novos modismos alimentares. Enfim, ser diferente e ainda assim ser igual a todos os amigos na procura do aqui e agora, imediatismo caracterstico da adolescncia. Veja agora informaes importantes para que voc, profissional da rea da sade, possa classificar o estado nutricional do adolescente. Um importante instrumento de avaliao nutricional na adolescncia o ndice de Massa Corporal (IMC), indicador antropomtrico calculado pela diviso do peso em quilos pela altura em metros quadrados (Kg/m2). Para a classificao do estado nutricional, utilizam-se pontos de corte do IMC, segundo sexo e idade baseados no estudo da Organizao Mundial de Sade (OMS), 2007.

Pgina 20 de 27

CURSO DE CAPACITAO: ADOLESCENTE

ATENO

INTEGRAL

SAUDE

DO

Agora observe abaixo, os grficos para avaliao do IMC e classificao do estado nutricional presentes na Caderneta de Sade do Adolescente, do Ministrio da Sade do Brasil.

Para melhor compreenso do assunto abordado, imprescindvel conhecer os grficos para avaliao do IMC e classificao do estado nutricional presentes na Caderneta de Sade do Adolescente, do Ministrio da Sade do Brasil. Para isso acesse os endereos: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/cardeneta_meninos.pdf http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/cardeneta_meninas.pdf Voc sabe que para ter uma boa sade, fundamental manter uma dieta saudvel e equilibrada. Ento acompanhe algumas dicas para que possa orientar corretamente o adolescente para que eles tenham uma alimentao saudvel. De acordo com o a Coordenao Geral da Poltica de Alimentao e Nutrio (CGPAN) so orientaes importantes a serem dadas aos adolescentes, com a finalidade de terem uma alimentao saudvel: 1. Para manter, perder ou ganhar peso, procure a orientao de um profissional de sade; 2. Se alimente 5 ou 6 vezes ao dia. Coma no caf da manh, almoo, jantar e faa lanches saudveis nos intervalos; 3. Tente comer menos salgadinho de pacote, refrigerantes, biscoitos recheados, lanches de fast-food, alimentos de preparo instantneo, doces e sorvetes; 4. Escolha frutas, verduras e legumes de sua preferncia; 5. Tente comer feijo todos os dias; 6. Procure comer arroz, massas e pes todos os dias; 7. Procure tomar leite e/ou derivados todos os dias; 8. Evite o consumo de bebidas alcolicas; 9. Movimente-se! No fique horas em frente TV ou computador; 10. Escolha alimentos saudveis nos lanches da escola e nos momentos de lazer.
Pgina 21 de 27

CURSO DE CAPACITAO: ADOLESCENTE

ATENO

INTEGRAL

SAUDE

DO

Para aprofundar um pouco mais suas reflexes e conhecimentos acerca deste tema, leia o texto Alimentao do Adolescente, que faz parte do Manual de Orientao do Departamento de Nutrologia da Sociedade Brasileira de Pediatria, publicado em 2008, que se encontra disponvel na pasta Textos Complementares. Boa leitura! Em nosso prximo tema estudaremos a consulta do adolescente e seus aspectos tico-legais. Acompanhe!

_______________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________
Pgina 22 de 27

CURSO DE CAPACITAO: ADOLESCENTE

ATENO

INTEGRAL

SAUDE

DO

4. O Atendimento do Adolescente e seus aspectos tico-legais


A ida do adolescente a um servio de sade deve ser encarada como um momento oportuno para seu acolhimento e instituio de medidas adequadas de sade que levem sua promoo e preveno de doenas.

Para GROSSMAN, E; RUZANY, M. H.; TAQUETTE, S.R. (2004), tambm devem ser aes do atendimento do adolescente: 1. Esclarecimentos a respeito de seu crescimento fsico e desenvolvimento psicossocial e sexual, enfatizando a importncia de se tornarem ativamente participantes nas decises pertinentes aos cuidados de sua sade; 2. Na abordagem da preveno de acidentes de trnsito, deve-se orientar os jovens a no dirigir alcoolizados, nem sob o efeito de substncias psicoativas, e a sempre usar cinto de segurana; 3. Orientaes sobre as vantagens da realizao de atividade fsica regular, incluindo seu papel na promoo da sade fsica e mental e da socializao; 4. Esclarecimentos sobre os cuidados com sua sade oral e hbitos nutricionais adequados; 5. Aconselhamento de prticas sexuais responsveis e seguras. O uso de preservativo deve ser enfatizado como prtica indispensvel na preveno de doenas sexualmente transmissveis e de infeco pelo HIV. Esta tambm uma oportunidade de esclarecimento de dvidas, de conversar sobre a importncia do afeto e do prazer nas relaes amorosas e para alertar sobre situaes de risco para abuso e/ou explorao sexual; 6. Aferio de presso arterial pelo menos anualmente, alm de uma investigao de histria familiar cardiovascular; 7. O consumo de cigarros, lcool/drogas e anabolizantes deve ser investigado nas consultas para a adoo de medidas preventivas e, se necessrio, encaminhamento; 8. Abordagem de assuntos relacionados ao trabalho e s dificuldades escolares. de hipercolesterolemia e de riscos pessoais para doena

Fique atento: alm de todas as aes descritas, lembre-se de que a avaliao da situao vacinal deve fazer parte da rotina de atendimento do adolescente, aproveitando o momento em que ele se dirige unidade de sade para completar o seu carto de vacinas caso seja necessrio.

Pgina 23 de 27

CURSO DE CAPACITAO: ADOLESCENTE

ATENO

INTEGRAL

SAUDE

DO

Por falar em atendimento, voc conhece os direitos do adolescente em relao ao mesmo?

Saiba que o adolescente tem direito confidencialidade e privacidade. Mas o que isso quer dizer?

De acordo com o artigo 74 do Cdigo de tica Mdica vigente desde 13/04/2010, vedado ao mdico revelar sigilo profissional relacionado a paciente menor de idade, inclusive a seus pais ou representantes legais, desde que o menor tenha capacidade de discernimento, salvo quando a no revelao possa acarretar dano ao paciente e tal citao se refere ao sigilo ou confidencialidade do atendimento do adolescente. J a privacidade diz do direito que o adolescente tem de ser atendido sozinho em um espao privado de consulta, o que no quer dizer que a participao da famlia seja indesejvel. Nas situaes em que houver necessidade da quebra do sigilo, o adolescente dever ser informado deste fato e do motivo que a gerou.

Devemos sempre nos lembrar da importncia de um ambiente adequado ao atendimento do adolescente, seja do ponto de vista da estrutura fsica, com balana, estadimetro, sala de espera, seja do ponto de vista do acolhimento, lembrando sempre da importncia de no se fazer juzo de valor e sempre refletir se a sua prtica carrega preconceitos em relao ao adolescente.

Temos uma dica para voc! Para enriquecer suas reflexes e construes acerca deste tema, faa uma leitura atenta dos textos complementares propostos para a unidade. No deixe de visitar os stios abaixo para visualizao da Caderneta de Sade do Adolescente, do Ministrio da Sade do Brasil: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/cardeneta_meninos.pdf http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/cardeneta_meninas.pdf

Pgina 24 de 27

CURSO DE CAPACITAO: ADOLESCENTE

ATENO

INTEGRAL

SAUDE

DO

_______________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________

Pgina 25 de 27

CURSO DE CAPACITAO: ADOLESCENTE 5. Consideraes Finais

ATENO

INTEGRAL

SAUDE

DO

Vimos nesta unidade, que a ateno sade do adolescente engloba temas diversos, que quando abordados em conjunto favorecem um atendimento adequado desta faixa etria.

Aqui voc: Aprendeu o que puberdade e quais os instrumentos para o seu acompanhamento, alm de identificar os parmetros de normalidade para o seu desenvolvimento; Compreendeu a importncia de uma alimentao equilibrada na adolescncia; Assimilou a rotina de vacinao do adolescente; Conheceu os principais temas a serem abordados na consulta do adolescente, bem como seus aspectos tico-legais.

Antes de prosseguir, faa uma anlise de seu aprendizado. Voc conseguiu assimilar todo o contedo trabalhado? Se necessrio, retorne ao contedo e releia os pontos principais. No se esquea de acompanhar a vdeo-aula e o contedo apresentado no ambiente virtual de aprendizagem, alm de realizar as atividades auto-instrucionais propostas. Se estiver preparado, avance para a prxima unidade onde estudaremos a Sade Sexual e Reprodutiva do Adolescente. At l!

6. Referncias Bibliogrficas
MINAS GERAIS. Secretaria de Estado de Sade. Ateno Sade do Adolescente. Belo Horizonte: SES/MG, 2006. BRASIL. Ministrio da Sade. A Sade de Adolescentes e Jovens: conjunto de aulas interativas sobre tpicos selecionados. Secretaria de Ateno Sade, Braslia, 2005. Disponvel em: <http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/multimedia/adolescente/principal.htm> 21/01/2010. Acesso em

Pgina 26 de 27

CURSO DE CAPACITAO: ADOLESCENTE

ATENO

INTEGRAL

SAUDE

DO

Associao Brasileira de Imunizaes. Calendrio de vacinao do adolescente, 2008. Disponvel em <http://www.sbim.org.br/sbim_calendarios2008_adolescente.pdf> ltimo acesso em 05/02/11. BRASIL, Ministrio da Sade. Programa Nacional de Imunizaes. Braslia, 2004. Disponvel em <http://portal.saude.gov.br/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=21463> ltimo acesso em 12/01/10. BRASIL, Ministrio da Sade. Secretaria de Ateno a Sade. Departamento de Aes Programticas Estratgicas. Sade do adolescente: competncias e habilidades, Braslia, 2008, pg. 81-86; BRASIL, Ministrio da Sade. Poltica Nacional de Alimentao e Nutrio. Alimentao saudvel 11/02/11; BRASIL, Ministrio da Sade. Secretaria de Ateno a Sade. Departamento de Aes Programticas Estratgicas. Caderneta de sade do adolescente. Braslia, 2009. Disponvel em <http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/cardeneta_meninos.pdf> http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/cardeneta_meninas.pdf. 11/01/11. COELHO, S. C.; EISEINSTEIN, E. Nutrindo a sade dos adolescentes: consideraes prticas. Adolesc. Saude, 2004; 1(1): 18-26; GROSSMAN, E; RUZANY, M.H.; TAQUETTE, S.R.. A consulta do adolescente . Adolesc. Saude. 2004;1(1):9-13; RUZANY, M.H. Ateno ao adolescente: consideraes ticas e legais. Disponvel em <portal.saude.gov.br/portal/.../adolescente/textos.../tc_03.html>. Acesso em 21/01/2010; CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA. Cdigo de tica Mdica. Braslia, 2009. ltimo acesso e em para adolescentes. Disponvel em <http://189.28.128.100/nutricao/docs/geral/10passosAdolescentes.pdf.> ltimo acesso em

Pgina 27 de 27

Вам также может понравиться