Вы находитесь на странице: 1из 8

Introduo O que estatstica?

? Subdiviso da matemtica Descreve caractersticas de conjuntos, organizando e resumindo dados a seu respeito Busca relaes entre esses conjuntos de dados. Elabora modelos de forma tal que possam ser feitas previses a respeito de sua evoluo temporal. O que estatstica? Definio de Estatstica: Um conjunto de mtodos e processos quantitativos que serve para estudar e medir os fenmenos coletivos. A palavra Estatstica tem sua origem na palavra em latin status, traduzida como Estado. Significava originalmente um conjunto de informaes sobre a populao e a economia, e que eram de interesse do Estado. Porque estudar estatstica? A estatstica fornece ferramentas e tcnicas para o estudo de populaes numerosas, permitindo descrev-las e obter suas caractersticas. uma ferramenta muito til para a tomada de decises. utilizada em praticamente todas as reas de conhecimento, como por exemplo a administrao, a engenharia, a medicina, as cincias sociais, etc. A estatstica uma cincia que se preocupa basicamente com: Coleta; Organizao; Resumo; Anlise; Interpretao dos dados A estatstica se interessa por obter concluses a partir dos dados observados. A Evoluo da Estatstica Desde a antiguidade vrios povos registravam o nmero de habitantes, nascimentos, bitos, etc. Inicialmente essas informaes tinham por objetivos: Determinar o valor dos impostos Orientar as polticas dos governantes Orientar as estratgias de guerra. A Evoluo da Estatstica A partir do sculo XVI comeam a surgir as primeiras anlises sistemticas dos dados sociais, com fins governamentais. No sculo XVIII, ganha caractersticas de verdadeira cincia. Aprimoramento das tabelas, surgimento dos grficos, e dos clculos de probabilidades.

A Estatstica passa de uma simples coleta e organizao de dados para um estudo que tira concluses a partir destes dados. Aplicaes prticas da Estatstica Dentre inmeros usos da estatstica nos diversos ramos do conhecimento humano, podemos citar: Marketing Estudos de mercado Medicina Testes de novos medicamentos Estudo dos fatores causadores de doenas Aplicaes prticas da Estatstica Economia e Poltica indicadores financeiros (PIB, renda per capta, etc) pesquisas de inteno de voto ndices de preos Engenharia ensaios destrutivos controle de qualidade Tecnologia da informao Service Level Agreement (SLA) redes estatsticas Seja qual for a rea de trabalho ou estudo, pode-se utilizar os conceitos da estatstica. A estatstica facilita a tomada de decises atravs do conhecimento de situaes passadas, presentes e de previses fundamentadas da evoluo futura. Para que possamos utilizar as ferramentas da estatstica, devemos conhecer seus fundamentos. Metodologia de Pesquisa O diagrama a seguir mostra as etapas de uma pesquisa: Interatividade Qual das afirmativas abaixo est incorreta? a) A estatstica uma ferramenta muito til para a tomada de decises. b) A estatstica pode ser aplicada a praticamente todas reas do conhecimento. c) A estatstica surgiu a partir do sculo XX. d) A estatstica se interessa por obter concluses a partir dos dados observados. e) A estatstica permite o estudo de populaes numerosas. Populao e Amostra Conceitos importantes em estatstica. Populao Conjunto com a totalidade dos elementos estudados. Amostra Subconjunto da populao.

Parte do todo estudada para se conhecer as caractersticas do conjunto como um todo. Subdivises da Estatstica Estatstica Descritiva O objetivo da estatstica descritiva a organizao e resumo dos dados de um conjunto estudado, de modo a descrevlo de maneira apropriada. Elaborao de tabelas e grficos para a apresentao dos dados Determinao de parmetros que representem o conjunto, como a moda, a mediana, a mdia e as medidas de disperso, que mostram o nvel de similaridade entre os elementos do conjunto Probabilidades O estudo das probabilidades busca definir se um determinado evento tende a acontecer frequentemente ou no. A utilizao de probabilidades ajuda a fundamentar tomadas de deciso, avaliando riscos e permitindo que se faam escolhas mais seguras. Inferncia A inferncia estatstica o instrumental utilizado para transcender as informaes a respeito de um dado conjunto para uma realidade maior. a maneira de se entender o todo a partir de uma parte. Por exemplo, a inferncia que nos permite extrapolar os resultados de uma pesquisa de opinio para toda a populao. Fases do mtodo estatstico Coleta de dados Crtica dos dados Apurao dos dados Exposio ou apresentao dos dados Anlise dos resultados Coleta de dados a primeira fase a ser realizada aps o planejamento da pesquisa estatstica. Normalmente feita atravs de questionrios, ou da observao de uma populao ou amostra. Coleta de dados Pode ser: Contnua: quando feita sem interrupes ao longo do tempo, como por exemplo o registro de nascimentos. Peridica: quando feita em intervalos regulares de templo. Exemplo: censo populacional. Ocasional: Quando feita de maneira espordica, para atender a uma necessidade pontual, ou uma emergncia, como no caso de epidemias.

Crtica de dados Uma vez obtidos os dados, necessria uma anlise crtica, a fim de detectar-se eventuais erros ou falhas no processo de obteno, que poderiam influenciar nos resultados finais da pesquisa. Apurao (ou reduo) dos dados O entendimento e a compreenso de grande quantidade de dados atravs da simples leitura de seus valores individuais uma tarefa extremamente difcil. Assim, necessrio efetuar-se uma reduo desses dados. A estatstica descritiva apresenta duas formas bsicas para a reduo do nmero de dados: as variveis discretas e as variveis contnuas. A apurao consiste na soma e processamento dos dados obtido, e sua disposio mediante critrios de classificao. Exposio ou apresentao dos dados A fim de facilitar sua compreenso, os dados estatsticos, aps sua obteno e tratamento, devem ser representados de forma adequada. Estes dados podem ser representados sob a forma de tabelas e diversos tipos de grficos . Os grficos, quando bem construdos, tornam-se importantes instrumentos de trabalho, e permitem uma visualizao instantnea de todos os dados Anlise dos resultados Aps as fases anteriores, feita uma anlise dos resultados obtidos, a fim de tirarmos as concluses devidas. ainda atributo da estatstica descritiva a obteno de algumas informaes como as mdias, as propores, as disperses, as tendncias, etc, que facilitam a descrio do fenmeno observado. No caso de uma estimao, a estatstica indutiva estabelece parmetros a partir de estimadores, usando o clculo de probabilidade. Interatividade Qual das alternativas abaixo no descreve uma caracterstica da Estatstica Descritiva? a) Resume e descreve um conjunto de dados. b) Elabora tabelas a partir dos dados estudados. c) Elabora grficos a partir dos dados estudados. d) a maneira de se entender o todo a partir de uma parte. e) Determina parmetros que representem o conjunto.

Dados Estatsticos A estatstica se ocupa em descrever conjuntos. Cada caracterstica relevante a ser estudada uma varivel desse conjunto. Como h tipos diferentes de caractersticas, teremos tambm tipos diferentes de dados, que podem ser classificados de diferentes maneiras. Inicialmente, podemos classificar os dados em Quantitativos ou Qualitativos. Dados quantitativos Os dados quantitativos so aqueles que expressam quantidades. Os valores associados a estas grandezas sero sempre valores numricos. Exemplos de dados quantitativos: renda, altura, peso, quantidade de computadores, velocidade de processamento, etc. Dados quantitativos Os dados quantitativos podem ser subdivididos em dois tipos: discretos e contnuos. So valores contnuos aqueles que podem assumir, teoricamente, qualquer valor num certo intervalo. Exemplos: peso de um produto, velocidades, estatura dos alunos em uma sala, etc. Dados quantitativos So valores discretos aqueles que podem assumir apenas alguns valores num certo intervalo, notadamente quando s se podem ter nmeros inteiros. Em outras palavras, s pode assumir uma quantidade finita de valores. Exemplos: quantidade de produtos vendidos; nmero de chamados atendidos pelo suporte tcnico de uma empresa, etc. Dados qualitativos Os dados qualitativos so aqueles que expressam qualidades que no se podem medir ou quantificar. Os valores associados a essas variveis podem no ser numricos. Exemplos de dados qualitativos: nome, escolaridade, cor, sabor, etc. Dados qualitativos Assim como os dados quantitativos, os qualitativos tambm tm uma subdiviso. Eles podem ser nominais ou ordinais. Os dados ordinais so aqueles que se

podem ordenar. Podemos citar como exemplos as variareis: escolaridade e patente militar. Analisando a varivel escolaridade, veremos: Dados qualitativos Escolaridade uma varivel que pode assumir valores como Ensino Superior completo, Ensino Fundamental incompleto, Ensino Mdio completo etc. Se fssemos ordenar, poderamos dizer que Ensino Fundamental incompleto vem antes de Ensino Mdio completo, j que algum no pode cursar o Ensino Mdio sem ter concludo o Ensino Fundamental. Dados qualitativos Portanto esses valores tm naturalmente uma ordem. Podemos dizer, ento, que escolaridade uma varivel ordinal. A mesma anlise pode ser aplicada varivel patente militar, que pode assumir valores como sargento, general, etc, que tambm apresentam uma ordem natural. Dados qualitativos Os dados qualitativos nominais so aqueles que no tm uma ordem natural. Suas diferenas no implicam em alguma forma de hierarquia, sendo as classes diferenciadas pelo seu nome. Exemplos: cor, marcas de produtos, nacinalidade, etc. No possvel dizer que o vermelho valha mais que o azul ou menos que o amarelo, logo, temos apenas diferenas, sem que haja uma ordem. Como identificar o tipo da varivel Interatividade Qual das alternativas abaixo representa uma varivel quantitativa discreta? a) Renda per capta b) Nmero de funcionrios c) Peso d) Altura e) Tempo de processamento Processos estatsticos de abordagem Para estudar um fenmeno coletivo, podemos escolher entre os seguintes processos estatsticos: censo ou estimao. Censo ______________ uma avaliao direta de um parmetro, utilizando-se todos os componentes da populao. Estimao uma avaliao indireta de um parmetro, com base em um estimador,

atravs do clculo de probabilidades. Caractersticas do Censo feito atravs do estudo de toda uma populao. Admite erro processual zero Tem confiabilidade 100% caro lento quase sempre desatualizado Nem sempre vivel Caractersticas da Estimao Utiliza um amostra representativa da populao Admite erro processual positivo e tem confiabilidade menor que 100%; barata rpida atualizada sempre vivel Universo estatstico Populao qualquer conjunto que rena todos os elementos que so objeto de estudo, e que tenham pelo menos uma caracterstica em comum. Esse conjunto chamado de Populao Estatstica ou Universo Estatstico. Exemplos de populao estatstica: Todos os alunos de uma classe. Todos os produtos de um determinado lote. Todos os eleitores de um pas. Amostra Muitas vezes, por limitaes econmicas ou de tempo, limitamos as observaes referentes a uma determinada pesquisa a apenas uma parte da populao. Esse subconjunto estudado chamado de Amostra. Amostra, portanto, qualquer subconjunto finito e no vazio da populao. A amostra deve possuir as mesmas caractersticas bsicas da populao, no que diz respeito ao fenmeno que desejamos pesquisar. Uma caracterstica numrica estabelecida para toda uma populao chamada de parmetro. Uma caracterstica numrica estabelecida para uma amostra chamada de estimador. Na prtica o nmero de elementos componentes de uma amostra bastante reduzido em relao ao nmero de elementos componentes da populao. Como vimos, o estudo estatstico que utiliza todos os elementos de uma populao chamado de censo, enquanto o estudo que utiliza uma amostra chamado de estimao.

Por exemplo, se pretendemos realizar uma pesquisa estatstica sobre a eleio para presidente da repblica, que um fenmeno coletivo, teramos: Populao: todos os eleitores do pas. Parmetro: por exemplo, a proporo de votos de um determinado candidato. Amostra: por exemplo, 3.000 eleitores selecionados em todo o pas. Estimador: a proporo de votos de um determinado candidato obtida na amostra. Como outro exemplo, poderamos realizar um estudo estatstico sobre a qualidade de um lote de peas recebidas de um determinado fornecedor. Neste caso teramos: Populao: todas as peas do lote. Parmetro: por exemplo, proporo de peas defeituosas do lote recebido. Amostra: por exemplo, 100 peas escolhidas aleatoriamente. Estimador: a proporo de peas defeituosas obtida na amostra. Amostragem o mtodo de seleo de elementos de uma populao, de modo a se obter uma amostra representativa da populao. A amostra selecionada de uma populao deve obedecer a alguns critrios: A amostra no deve ter preconceito ou tendncia; Cada item da populao deve ter uma chance conhecida de ser selecionada; Seu tamanho deve ser grande o bastante de modo a minimizar o risco de a amostra ser atpica. Interatividade Qual das afirmaes abaixo est correta? a) O censo mais barato que a estimao. b) A estimao sempre vivel. c) O censo sempre atualizado. d) A estimao admite erro processual zero. e) O censo um mtodo mais barato que a estimao.

Вам также может понравиться