Вы находитесь на странице: 1из 3

Caso 1

Epidemiologia: estuda o processo de sade-doena nos grupos sociais atravs de mtodos quantitativos, os quais permitem examinar os fatores determinantes dessa doena e seu impacto na sociedade a fim de que sejam tomadas medidas preventivas para posterior controle e erradicao da enfermidade. *orienta a atuao da sade pblica. Sade pblica: intervm buscando evitar doenas, prolongar a vida e desenvolver a sade fsica e mental e a eficincia. Histria Natural das Doenas: a evoluo da doena desde o perodo pr-patognico at o desfecho da mesma (morte, cura, invalidez). Busca estabelecer ou reconhecer um conjunto de processos interativos dos diferentes fatores que explicam a ocorrncia das doenas. Perodo de pr-patognese (vertente epidemiolgica): so os fatores econmicos, culturais, sociais e os prprios do suscetvel que formaro uma configurao favorvel a instalao da doena. O estudo em nvel pr-patognico da produo da doena em termos coletivos, objetivando a preveno da doena deve considerar a doena como fluindo, originalmente, de processos sociais, crescendo atravs de relaes ambientais e ecolgicas desfavorveis, atingindo o homem pela ao direta de agentes fsicos, qumicos, biolgicos e psicolgicos, ao se defrontarem, no indivduo suscetvel, com pr-condies genticas ou somticas desfavorveis. Fatores sociais: -socioeconmicos A interveno preventiva verdadeiramente eficiente seria realizada com modificao das estruturas socioeconmicas, com conseqente alterao de todos os fatores sociais contribuintes, conhecidos e desconhecidos. -sociopolticos Instrumentao jurdico-legal Deciso poltica Participao consentida e valorizao da cidadania Participao comunitria efetivamente exercida Transparncia das aes e acesso informao -socioculturais Preconceitos e hbitos culturais, crendices, comportamentos e valores. Padres conceptuais de comportamento, determinando o pensar e o fazer coletivos (incapacidade de se organizar para reivindicar, alienao dos direitos e deveres da cidadania, entre outros). -psicossociais Marginalidade, ausncia de relaes parentais estveis, promiscuidade, condies de trabalho extenuantes ou estressantes, violncia, levando a consequncias somticas e mentais danosas. Fatores ambientais:

-ambiente: conjunto de todos os fatores que mantm relaes interativas com o agente etiolgico e o suscetvel, incluindo-os, sem se confundir com os mesmos. -agressores ambientais: agentes que podem pr-se em contato direto com o suscetvel, sem a necessidade de intermedirios. *agentes com convivncia natural ou tradicional com o homem; *agentes pouco comuns que passam a ser fazer presentes em algum evento epidemiolgico *agentes em situaes anormais (macroperturbaes ecolgicas) -ambiente humano: o uso de medicamentos que podem compor a estrutura epidemiolgica de doenas noinfecciosas. Fatores genticos: determinam maior ou menor suscetibilidade das pessoas quanto aquisio de doenas. Multifatorialidade: a associao de fatores sinrgica, isto , dois fatores estruturados aumentam o risco da doena mais do que faria uma simples soma. E quanto mais estruturados estiverem os fatores maior fora ter o estmulo patolgico. Agentes patognicos: so os que levam estmulos do meio ambiente ao meio interno do homem. Perodo de Patognese: se inicia com as primeiras aes que os agentes patognicos exercem sobre o ser afetado. Possui quatro nveis de evoluo: -Interao estmulo-suscetvel: a doena ainda no tomou desenvoltura, porm todos os fatores necessrios para a sua ocorrncia esto presentes. -Alteraes bioqumicas, histolgicas e fisiolgicas: a doena j est implantada no organismo, e apesar de no se notar manifestaes clnicas, j existem alteraes histolgicas. A doena j pode ser percebida atravs de exames clnicos ou laboratoriais orientados. *horizonte clnico: separa este estgio do seguinte. -Sinais e Sintomas ou estgio clnico: iniciado ao ser atingido uma massa crtica de alteraes funcionais no organismo acometido. * a doena pode passar para o perodo de cura ou evoluir para a cronicidade, invalidez ou morte. -Cronicidade Medicina preventiva: coletiva (epidemiologia) e individual(patologia), a tcnica e arte de evitar doenas, prolongar a vida e desenvolver a sade fsica e mental e a eficincia. Preveno: em sade pblica, a ao antecipada, tendo por objetivo interceptar ou anular a evoluo de uma doena. *a ao preventiva deve comear ao nvel das estruturas socioeconmicas e polticas. Antes de haver a preveno primria deve haver uma de carter estrutural. * o conhecimento da histria natural das doenas favorece o domnio das aes preventivas necessrias. -preveno primria: intercepo dos fatores pr-patognicos -preveno secundria: realizada no indivduo sob a ao do agente patognico. Tambm uma forma de tratamento. - preveno terciria: preveno da incapacidade atravs de medidas de reabilitao.

Falso ou verdadeiro? 1. A medicina clnica est direcionada ao indivduo enquanto a epidemiologia est voltada para as populaes; VERDADEIRO: e a medicina preventiva engloba as duas. 2. A fisiopatologia de uma doena s pode ser definida aps o conhecimento da sua histria natural; VERDADEIRO: Fisiopatologia o estudo do mecanismo que leva ao aparecimento e doenas, permitindo a elaborao de estratgias de preveno e tratamento das mesmas,assim, a histria natural se torna fundamental,pois a prpria evoluo da doena. 3. A preveno primria estabelecida no perodo pr-patognico da doena; VERDADEIRO: A preveno primria visa diminuir os fatores pr-patognicos atravs de medidas de promoo da sade (moradia adequada, escolas, lazer, alimentao) e de proteo especfica (imunizao, sade ocupacional, higiene pessoal e do lar, proteo contra acidentes, aconselhamento gentico, controle dos vetores). *4. A medicina preventiva apresenta menores custos e recursos tecnolgicos do que a medicina teraputica; VERDADEIRA: pois tanto para o governo quanto para a populao, a preventiva se torna mais barata visto que tem efeito a longo prazo, melhorando a qualidade de vida da populao. 5. O uso no crtico da tecnologia na prtica medica contribui para a no humanizao no exerccio da medicina; VERDADEIRO: pois o contato mdico-paciente fundamental para o exerccio medico. 6. Quanto maior a durao do perodo pr-patognico de uma doena, maiores as chances de preveno; FALSO: depende da histria natural da doena e do ambiente em questo. 7. A medicina preventiva estimula a formao de especialistas; FALSO: estimula a formao de mdicos gerais, que atendam as necessidades gerais da populao. 8. A medicina preventiva teve incio no sculo XVII; FALSO: teve inicio na Grcia com os adoradores da Higia, os quais consideravam que a sade resultante do equilbrio entre os homens e o ambiente, sendo este mantido atravs de aes preventivas. 9. A medicina uma cincia social e intervenes nesse setor apresentam um maior impacto na sade do que aes especficas no setor sade; VERDADEIRO: pois promovem a conscientizao da populao, evitando, assim, doenas futuras, enquanto que as aes na sade tm efeito imediatista. 10. Reabilitao uma forma de preveno terciria. VERDADEIRO: a preveno terciria consiste na preveno da incapacidade atravs de medidas destinadas a reabilitao, tais como: fisioterapia, terapia ocupacional, emprego para o reabilitado.

Вам также может понравиться