Вы находитесь на странице: 1из 100

1

APRESENTAO

A atividade de eventos vem crescendo notavelmente no Brasil e no mundo. H dcadas os profissionais vm se aperfeioando e desdobrando-se a cada dia em outras atividades, cada vez mais especficas. A base desse crescimento e solidez o conhecimento e o estudo, atravs de cursos acadmicos e educao continuada. Se o segmento de Eventos por um lado oferece um leque de especializaes, por outro, absorve mo de obra graduada em diversas reas, como Comunicao Social, Marketing, Publicidade, Relaes Pblicas, Administrao, Turismo, Hotelaria e correlatas da rea das Cincias Humanas.

Atualmente, os governos promovem eventos como parte de suas estratgias para o desenvolvimento econmico, crescimento da nao e marketing de destino, um exemplo disso o Salo do Turismo, evento j consolidado nacionalmente.

E, principalmente, a promoo de eventos que se proliferam em todos os Estados, das mais diversas e variadas formas.

O Turismo de Eventos , hoje, o maior produtor de negcios e gerador de renda, emprego e divisas. O pas se prepara para entrar em fase de pr-evento diante da previso de abrigar um dos maiores eventos mundial: a Copa do Mundo de 2014. Para tanto preciso estar preparado, e essa etapa comea agora, com a informao, o conhecimento e a mo de obra se especializando em segmentos que se classificam na estrutura de suporte para eventos.

O turismo de negcios uma realidade. Embora sempre nos remetssemos ao turismo como atividade de lazer, belezas naturais e atrativos culturais, a realidade da relao dos negcios com o turismo est cada vez mais unificada. No possvel fazer uma dissociao e isto traz para o turismo como negcios,
2

uma srie de benefcios. Os eventos trazem uma relao de negcios e de forma intrnseca, uma atividade turstica.

Neste curso de Produo e Gesto de Eventos, ao abordarmos temas tcnicos e descrevermos instrumentos e ferramentas de trabalho que geram a produo, veremos tambm a forma de como gerir e administrar os eventos de forma produtiva e rentvel. E, seja qual for o evento, teremos incluso um veio turstico. Bom curso e bom aproveitamento!

NDICE APRESENTAO-------------------------------------------------------------------------02 CAPTULO 1-----------------------------------------------------------------------------------04


Eventos: uma introduo

CAPTULO 2-----------------------------------------------------------------------------------19
Fases e etapas do evento: Pr-evento

CAPTULO 3-----------------------------------------------------------------------------------26
Fases e etapas do evento: Transevento

CAPTULO 4-----------------------------------------------------------------------------------28
Organizao de Mesas

CAPTULO 5-----------------------------------------------------------------------------------37
Normas de Cerimonial Pblico e Ordem de Precedncia

CAPTULO 6-----------------------------------------------------------------------------------41
Cerimonial e Protocolo

CAPTULO 7-----------------------------------------------------------------------------------62
Smbolos Nacionais

CAPTULO 8-----------------------------------------------------------------------------------69
Eventos e Turismo

CAPTULO 9-----------------------------------------------------------------------------------74
Turismo de Eventos e de Negcios

CAPTULO 10---------------------------------------------------------------------------------77
Entidades de Fomento e organizao de eventos

CAPTULO 11---------------------------------------------------------------------------------80
Documentos importantes | Ps-evento | Dicas

CAPTULO 12---------------------------------------------------------------------------------89
Gerenciando Eventos como projetos

GLOSSRIO DE EVENTOS--------------------------------------------------------- 92
4

CAPTULO 1
Eventos: uma introduo

1. EVENTOS: UMA INTRODUO 1.1 CONCEITOS DE EVENTO

Os eventos sociais, acadmicos, cientficos, pblicos ou particulares, oficiais ou empresariais, tm por finalidade reunir profissionais e especialistas de uma determinada rea de atuao para transmisso de informaes de interesse comum aos participantes. As informaes so transferidas oralmente, de maneira formal ou informal, e, via de regra, reunidas e disseminadas aos participantes atravs de documentos especficos. Os eventos podem ser realizados, de acordo com a importncia e a abrangncia do assunto tratado, de pequenos encontros de especialistas at congressos internacionais reunindo um grande nmero de participantes. Assumem um papel de grande importncia no processo da comunicao, na medida em que a transmisso de idias e fatos novos so levados tona e divulgados de forma segura, rpida e objetiva. Evento o conjunto de aes previamente planejadas com o objetivo de alcanar resultados definidos junto ao seu pblico alvo. Segundo o dicionrio Aurlio, evento qualquer acontecimento de especial interesse, capaz de atrair pblico e de mobilizar meios de comunicao. Para Relaes Pblicas, evento considerado a execuo de projeto devidamente planejado de um acontecimento, com o objetivo de manter, elevar ou recuperar o conceito de uma organizao junto ao seu pblico de interesse (CESCA, 1997). Evento um fato e com tal abordado em quase todas as definies descritas. A fim de aproximar mais o tema deste curso com a temtica do turismo, tratemos de eventos como parte significativa na composio do produto turstico, atendendo intrinsecamente as exigncias de mercado em matria de entretenimento, lazer, conhecimento, descanso e tantas outras motivaes (MARTIN apud ANDRADE, 1999) Pode-se caracterizar como impactos positivos do setor de eventos para o turismo, segundo Edna Leite Dias (BAHL, 2003): - uma rea pouco atingida em poca de crise;
6

- no depende do regime governamental; - gera divisas e empregos; - no influenciada pela sazonalidade da atividade turstica; Giacaglia (2008) aponta ainda como benefcios gerados pelos eventos tanto para empresas quanto para os consumidores: - estreitamento das relaes com os clientes, possibilitando a interao destes com os profissionais da empresa, facilitando as vendas; - apresentao dos produtos e servios da empresa para seu mercado consumidor; - ganho de novos clientes, alm da gerao de banco de clientes potenciais de prospeco para a equipe de vendas; - obteno de informaes sobre o mercado e concorrentes; - diversidade consumidores; - possibilidade de estabelecimento de novos contatos comerciais e parcerias; - alavancagem da imagem institucional. O planejamento a principal ferramenta de trabalho para a execuo de um evento. Conhecer a fundo todos os assuntos relacionados a este contedo de extrema importncia para quem trabalha ou pretende trabalhar nesta rea com tantos desdobramentos. Evento, produo e gesto exigem de empresas no mesmo espao, facilitando para os

conhecimento e embasamento tcnico.

1.2 CLASSIFICAO E TIPOLOGIA DOS EVENTOS Os eventos podem ser classificados, do ponto de vista organizacional, em institucionais e promocionais.

Os eventos institucionais so aqueles que visam criar ou firmar o conceito / imagem da empresa, entidade, instituio, governo ou pessoa, sem objetivos mercadolgicos imediatos;

Os eventos promocionais: so aqueles que visam promoo da empresa, da entidade, instituio, governo, pessoa, produto ou de um servio visando fins mercadolgicos.
7

De forma abrangente, os eventos podem ser classificados por diversas formas. As principais formas de classificao dos eventos so: * Por categoria podem ser classificados como institucional - quando visa criar ou firmar o conceito e a imagem de uma empresa, entidade, governo ou pessoa e promocional ou mercadolgico - quando objetiva a promoo de um produto ou servio, visando fins mercadolgicos. * Por localizao ou abrangncia so agrupados segundo o alcance do evento e na captao dos participantes. Podem ser: mundiais, internacionais, latino-americanos, brasileiros, regionais ou municipais. * Por data ou frequncia podem ser fixo - quando tem data invarivel de acordo com as comemoraes cvicas (7 de setembro), religiosas (Dia de Nossa Senhora Aparecida), especficas (Carnaval), peridica (Copa do Mundo). * Por sua dimenso est relacionado com o nmero total de participantes. Podem ser: - Macro mobiliza milhares de pessoas, colaboradores e participantes. Exemplo: Copa do Mundo. - Grande porte-mobiliza milhares de pessoas, sendo operado apenas por empresas privadas. Exemplo: Festa de Peo de Barretos. - Mdio porte-com adeso de at mil participantes. - Pequeno porte abrange apenas um segmento e tem nmero especfico e reduzido de pblico. * Pelo perfil dos participantes: Geral, aberto a vrios setores. Ex.: Salo do Automvel de So Paulo Dirigido e realizado entre profissionais com atividades comuns. Ex.: Conveno Nacional do Comrcio Logista Especifico composto por tcnicos e profissionais com atividades e interesses comuns. Ex.: Congresso Internacional de Endocrinologia *Por adeso opo em aderir ou no. So classificados como: fechado - adeso restrita em que o participante recebe o convite restrito do organizador, que normalmente paga todas as despesas e, aberto-podendo o participante ser pagante ou no, ao acesso e servios.
8

* Por objetivo ou rea de interesse identificado de acordo com a finalidade e os objetivos do evento. Podem ser: artstico, cientfico, cultural, desportivo, cvico, gastronmico, religioso, empresarial, social, tcnico, poltico, turstico dentre outros. * Por tipologia os tipos de eventos mais conhecidos e os que mais representam maior movimentao para a infraestrutura turstica sero descritos abaixo. importante lembrar que cada uma das classificaes descritas pode e geralmente agrupa inmeros tipos de eventos.

Exposies: So formas de expor produtos, objetos, fotografias, servios, documentos a um pblico geral ou especfico com a finalidade de divulgar e/ou vender. Existem, todavia, vrias formas de se expor com caractersticas diferentes. Dessa forma, as exposies podem ser classificadas em:

- Feira: uma iniciativa ampla em que uma ou vrias empresas se associam para divulgar e promover seus produtos, tcnicas e servios, visando comercializao.

- Roadshows: um tipo de exposio que se caracteriza pelo fato de ser montado sobre rodas (nibus ou carreta), constituindo-se num evento itinerante. Tem por objetivo divulgar, promover novas tecnologias, polticas de atuao e preservao, conquistar associados e parceiros, demonstrar produtos e servios, informar sobre uma empresa, organizao, governo,

partido poltico entre outros. geralmente apresentado em regies menos acessveis s informaes de mercado.

- Showcasing: tipo de evento que se constitui em uma alternativa mais econmica de exposio em que os produtos e servios esto dispostos em vitrines fechadas e os visitantes no tem contato direto com os expositores, comunicando-se por telefones instalados em cabines anexas, diretamente ligadas central de informao do expositor.

- Mostra: caracteriza-se como um evento de pequeno porte com data mvel, podendo ou no ser itinerante, mantendo sua formatao original. Visam apenas divulgar produtos, servios, documentos etc.

- Salo: um espao de exibio publica de produtos e servios destinados a um pblico mais ou menos segmentado. Tem como finalidade a promoo, divulgao e informao, no pretendendo a venda direta.

Encontros tcnicos e cientficos:

- Congresso: uma programao centrada em uma rea do conhecimento com objetivo de atualizao, divulgao ou transferncia de conhecimentos cientficos e novas tcnicas. realizado, geralmente em vrios dias, podendo contar com a

10

incluso de outros encontros dentro deste. promovido por entidades associativas ou profissionais.

- Conferncia: a exposio de um assunto de amplo conhecimento do conferencista, que geralmente pessoa reconhecidamente competente. Aps a explanao, o conferencista responde s perguntas formuladas pelos ouvintes. Este tipo de evento, normalmente, um dos formatos utilizados em seminrios e congressos. Tem curta durao quando acontece como evento isolado.

- Simpsio: Considerado uma variao de mesa redonda e com o objetivo de realizar um intercmbio de informaes, o simpsio conta com vrios expositores e com a presena de um coordenador, que orienta a discusso a fim de no desvi-la do tema geral de interesse. Possui duas diferenas da mesa redonda: os participantes so especialistas de grande renome e eles no debatem entre si.

- Painel: Caracterizado por um grupo de apresentaes, no qual at quatro expositores apresentam temas predeterminados, orientados por moderadores. uma forma de reunio limitada a um pequeno nmero de especialistas. Na apresentao, os expositores colocam individualmente seus pontos de vista sob o tema, sendo que o orador principal dispe de tempo maior para sua explanao. A seguir, acontecem os debates e so respondidas as perguntas da platia, que so feitas por escrito, sem a necessidade de identificao, conforme as regras da mesa redonda.

- Seminrio: Semelhante ao congresso, porm de menor porte e tem por objetivo a transmisso, atualizao, o debate, a divulgao ou a transferncia de conhecimentos e tcnicas centrados num tema bsico, que pode ser desdobrado em subtemas.
11

- Oficinas: As oficinas refletem a apresentao e discusso de estudos da rea educacional, novos produtos e dinmicas, com o objetivo de disseminar o

conhecimento e a prtica relativos aos temas enfocados. Possuem a formatao semelhante aos workshops e podem fazer parte de eventos de maior porte.

- Workshops: Muito utilizado na rea empresarial, tem objetivo promocional ou comercial. um evento de curta durao, sendo dividido em um momento expositivo, sobre determinado tema, servio ou produto e em um momento de demonstrao do produto ou servio. Geralmente exigem resultados imediatos, por parte dos participantes.

- Frum: um tipo de reunio, cujo objetivo conseguir efetiva participao de um pblico numeroso, motivado por um coordenador, que levanta o problema de interesse geral.

Desfile: Pode ter carter social, marketing, promocional, moda, filantrpico, cvico ou comunitrio. Na maioria das vezes, o pblico compra o convite. Na platia, atraes como artistas, celebridades, autoridades, etc.. Grandes eventos so realizados em Desfile, como o SPFW So Paulo Fashion Week, que recebe pblico nacional e internacional, alm das celebridades e imprensa.

12

- Desfile cvico

apresentado geralmente pelas Foras Armadas, em datas especiais ou por escolas que tambm comemoram datas cvicas. Os desfiles so realizados, em sua grande maioria, em vias pblicas.

- Paradas So eventos abertos ao pblico, por interesse e, em geral, por simpatia e curiosidade. Normalmente, trazem carros alegricos ou de som e uma parafernlia de equipamentos ldicos. Um exemplo bastante famoso a Parada GLBT.

13

Excurses: - Tcnicas: Caracterizam-se por deslocamentos de pessoas, dentro ou fora de seu local de origem residencial, com o objetivo de propiciar o convvio e a interao com um novo produto, servio, idia ou instituio. So normalmente realizadas por agencias de viagens ou operadoras tursticas. Podem ter o carter de excurso (um dia, sem pernoite) ou de viagem (mais de 24 horas e menos do que seis meses).

- De incentivo: As polticas de incentivo vm sendo adotadas com muita frequncia como maneira de motivar equipes de vendas e outros funcionrios, proporcionando o aumento da produo desta mo-de-obra. Esse incentivo geralmente se caracteriza como um prmio, sendo o mais usual a viagem de turismo e lazer. A colocao dos funcionrios e a premiao so realizadas em eventos abertos ou fechados, que do incio ao processo de incentivo que culmina no prmio da viagem.

Cerimnias:

Casamento

Formatura

- Casamento: Os casamentos constituem cerimnias nicas e devem ser planejadas de forma especial. O casamento uma celebrao religiosa e/ou civil entre duas
14

pessoas e exige a contratao de alguns servios e fornecedores que levem em conta no s a criatividade e a necessidade do cliente, mas o que ele est disposto a pagar. Nas cerimnias de bodas, o casal renova seus votos de casamento, seja ao lado dos filhos, netos ou demais familiares. Abaixo, segue a lista de nomenclatura para bodas de casamento.

Bodas de casamento Nmero de anos


01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 20 25 30 35 40 45 50 55 60 65 70

Nomenclatura
Papel Algodo Couro Flores Madeira Ferro Cobre ou l Bronze Pote de madeira Estanho Ao Seda Renda Marfim Cristal Loua ou Porcelana Prata Prola Coral Rubi Safira Ouro Esmeralda Brilhante Diamante Vinho

- Posse:

15

Consiste em oficializar determinada pessoa a uma funo para qual foi eleito ou designado. As posses devem obedecer ao Cerimonial e Protocolo oficial. Algumas instituies tm em seu regimento como se deve proceder na cerimnia.

- Cerimnias acadmicas: As cerimnias acadmicas so compostas pela formatura, outorga de ttulos e aula magna. Devem obedecer ao Cerimonial Castrense. A outorga de ttulos consiste em cerimnia de homenagem em reconhecimento aos servios prestados comunidade acadmica. A aula magna abre o ano letivo, sob a caracterstica de uma palestra em sintonia com o curso. Cerimonial Castrense, caso estejam presentes o Magnfico Reitor e Doutores Pr - Reitores e Professores Doutores.

Encontros de convivncia: Os encontros de convivncia so realizados com o intuito de reunir pessoas em momento de descontrao e lazer. Podem estar inseridos em eventos de negcios, encontros religiosos ou serem concebidos essencialmente ao lazer.

Coquetel

Show

- Coquetel

uma reunio social onde as pessoas tm determinado objetivo e cuja caracterstica o servio ser passante e os convidados circulando em p. Tem tempo determinado para comear e finalizar.

- Almoo ou jantar:

16

Podem ser realizados em restaurantes, clubes, hotis, refeitrios de empresas, clubes, residncias, etc.. Estes locais devem ser reservados, o cardpio e o servio, previamente escolhidos.

- Festival: um evento de cunho artstico-cultural, peridico, objetivando competio, promoo comercial ou divulgao. Sua principal caracterstica a de ser um espao formador, fomentando a experimentao artstica e a formao de recursos humanos.

- Show: Trata-se de uma apresentao de msica, dana, outras atividades artsticas e culturais, a um pblico especfico, com finalidade de oferecer entretenimento.

Programas de visitas: - Famtour: Bastante utilizado no meio turstico, consiste em visitas e viagens programadas pelos operadores e empresas tursticas destinadas aos agentes de viagens. A finalidade deste evento fazer com que o profissional que comercializa pacotes e produtos tursticos conhea melhor seus produtos para melhor divulg-los e vend-los.

- Open DayEvento tipo visita, com tempo determinado, nas dependncias da empresa, indstria, loja, etc... Estilo reunio para mostrar sistemas, mtodos, equipamentos e materiais a determinado segmento de pblico, com o intuito de aproximar a empresa do seu mercado. Existem dois tipos de open Day. O primeiro se destina visitao por grupos de interesse, como revendedores, distribuidores, agentes, associaes de classe e novos funcionrios. O segundo destina-se a visitao de misses especiais, comitivas estrangeiras, autoridades e personalidades diversas, sobretudo quando a empresa mantm relaes internacionais.
17

Aproveite

para

pesquisar

um

pouco mais sobre o assunto nos sites e vdeos relacionados deste curso.

1.3 PERFIL DO PROFISSIONAL DE EVENTOS

A organizao de eventos requer profissionalismo do incio do projeto ao psevento. Em todas as etapas dos eventos so envolvidas diversas pessoas dentre fornecedores, profissionais de som, luz, espaos, bufs, bebidas, toldos, stands, transporte, segurana, coordenadores, recepcionistas, mestre de cerimnias, decorador, msicos etc. Para todos eles, um denominador comum: qualidade na prestao dos servios. imprescindvel um planejamento rigoroso do evento e a contratao de servios de fornecedores e recursos humanos que trabalhem com o mesmo patamar de qualidade e profissionalismo. Alm disso, podemos elencar alguns itens de destaque do perfil do profissional da rea de eventos. Para o gerente ou coordenador de eventos necessrio, conhecimento das funes, perfil de liderana, dinamismo, habilidade de motivar e inspirar os demais envolvidos e capacidade de lidar com imprevistos.

- Conhecimento das funes: Para organizar ou trabalhar em eventos, necessrio ter conhecimento tcnico sobre o assunto e suas especificidades. necessrio conhecer ainda que superficialmente, cada funo a ser exercida por todos que compem a equipe.
18

Um evento proporciona, sobretudo, contato com pessoas, intercmbio de informaes e abordagem a autoridades. O conhecimento amplo de assuntos no relacionados com o evento em si tambm vai contribuir para seu andamento eficaz e evitar constrangimentos e situaes embaraosas.

- Discrio: Num evento, as pessoas que esto trabalhando no devem jamais chamar ateno. Devem agir de forma transparente. Ter discrio, saber resolver os problemas de forma que outras pessoas no percebam. Trabalhar em eventos trabalhar nos bastidores. No foco das atenes apenas o cliente, o pblico, o produto e os convidados.

- Apresentao: Muito relacionada com o fator discrio, a apresentao da equipe algo muito importante. Deve-se observar neste item como o profissional se apresenta tanto no modo de falar quanto no que usa de vestimenta. Em evento ou compromisso oficial trajar-se de forma correta norma a ser cumprida de acordo com o horrio, local, tons, cores, padres, texturas, clima, idade, tipo fsico, cargo. Tudo deve ser observado, analisado e cumprido.

- Pontualidade: O horrio pr-determinado tanto de inicio como de trmino do evento deve ser respeitado. Alguns locais no permitem solenidades e outros acontecimentos aps determinado horrio e isso deve ser respeitado. Assim, a pontualidade deve ser um fator presente em todo o processo de organizao do evento. E, como o evento feito por pessoas, o cumprimento do horrio pelos profissionais deve ser rigorosamente utilizado. uma questo de respeito para com o pblico que chegou no horrio previsto.

- Versatilidade e Agilidade: A capacidade de improvisar e conduzir situaes imprevistas devem ser uma caracterstica e um talento do profissional de produo e gesto de eventos.
19

Ser verstil diante de uma situao no programada e ser gil para executar a soluo. Ambas as aes no podem ser, sequer, notadas pelo pblico.

- Comunicabilidade: Evento no acontece com o trabalho de uma ou duas pessoas. Evento , essencialmente, o resultado do trabalho de uma equipe. Como todo trabalho em equipe exige comunicao entre seus integrantes a fim de favorecer a praticidade das atividades, nos eventos isso tambm deve acontecer, frequentemente. As informaes so passadas por olhares, andanas, direcionamentos, frutos de observao e ateno ao que acontece todo o tempo em todo o espao. Quando preciso o uso da fala, essa comunicao deve ser rpida e direta, porm eficaz para no deixar dvidas sobre o que fazer ou o que est acontecendo.

20

CAPTULO 2
Fases e etapas do evento: pr-evento

21

2. Fases e etapas do evento: pr-evento 2.1. PR-EVENTO


O pr-evento corresponde fase inicial do evento. neste momento em que so definidos o projeto e o planejamento das atividades, detalhamento dos custos a serem disponibilizados para o evento, definio dos tipos de servios a serem contratados dentre outros. Dentre as principais etapas desta fase, tem-se: -Contato com o contratante (cliente) Ao ser procurado por alguma empresa, instituio, pessoa fsica, enfim cliente, o profissional deve ser pontual e apresentar-se fsica e mentalmente preparado para a ocasio. A primeira impresso a que fica. - Definio dos objetivos Conhecer tudo que envolve o evento serve, sobretudo, para dar direcionamento na organizao e na obteno dos resultados esperados no mesmo. A definio dos objetivos vai depender muito do tipo do evento que ser realizado. So totalmente diversos um dos outros e portanto exige projeto especfico. Cada evento por si s, nico. Pelo menos para aquele cliente, naquele momento. - Oramento disponvel O valor a ser gasto em tcada projeto deve ser o primeiro passo a ser discutido e, a partir da, dar incio aos ajustes de ambos os lados: cliente, dono do recurso, e gestor do evento, que vai transformar o dinheiro em sucesso. Regra geral o passo principal, demorado e criterioso para ser fechado. Da em diante trabalhar nas fases seguintes. - Estratgias e apresentao do plano Depois de definidos os objetivos e oramento, deve-se partir para a escolha das estratgias a serem adotadas, sempre relacionando com as etapas anteriores. A estratgia constitui fator determinante para o alcance dos resultados e do sucesso do evento. Devem constar as seguintes aes e decises: o objetivo, o pblico-alvo, tipo, o tema, o local, a data e horrio, o que se pretende atingir e obter como feedback. No mais utilizar as ferramentas da administrao, como estabelecer cronograma, fluxograma e checagem diria das atividades. O controle financeiro (entrad/sada) tambm dirio. - Tema e pblico-alvo

22

As escolhas do tema e do pblico-alvo esto relacionadas tipologia do evento. O ttulo ao lado da logomarca facilitar a divulgao, e a segmentao do pblico proporcionando atingir uma divulgao mais direta e em menos tempo. - Local, data e dia Escolher o local definir o evento. Para eventos de mdio a grande porte, observe-se: a infraestrutura: hospedagem, alimentao, entretenimento, transporte e

deslocamento interno, alm das vias de entrada e sada, qualidade desses servios, dentre outros. - situao geral e sociopoltica: verificar a situao em relao a segurana fsica, epidemias, movimentos ou conflitos sociais e polticos da cidade, estado ou pas - acessibilidade: no que diz respeito ao transporte areo, rodovirio, ferrovirio ou fluvial. - atraes tursticas que motivem a adeso ao evento - convenincia dos patrocinadores potenciais - apoio dos rgos pblicos - nvel de aceitao Outros pontos a serem observados: Espao - necessrio a depender do tipo de evento e do pblico esperado. Por exemplo, se o evento for qualquer tipo de exposio (feira, salo, mostra) o local deve ser amplo e que permita a disposio de stands. J para um encontro cientifico (seminrio, palestra, congresso) til um espao com cadeiras ou poltronas confortveis e proporcionais ao nmero de participantes. Infraestrutura condio para instalaes de som, retroprojetor ou data show, pontos de energia, palco, cortinas, banheiros, copa/ cozinha, estacionamento, sala de apoio, recepo, limpeza, segurana, iluminao pblica, hospedagem, acessibilidade, facilidade de servios de transporte pblico e privado para o local, facilidades de servios como lanchonetes e restaurantes, meios de hospedagem, farmcia dentre outros, elevadores e rampas de acesso. Data e Dia reservar na agenda de eventos da localidade com bastante antecedncia, para garantir que nenhum outro evento similar divida o pblico interno. No s de pblico externo constitui-se um evento. Os dois pblicos se complementam e somam divisas para o sucesso e a divulgao do acontecido. Quanto ao dia da semana interessante aproveitar feriados prolongados e finais de semanas para que possa com isso agregar companhias aos participantes principais, aumentando a prestao de
23

servios

consequentemente

arrecadao

em

hotis,

restaurantes,

entretenimentos, citys tours, etc.. - Captao de Recursos Cada vez maior a procura por organizadores de eventos que estejam aptos a trabalharem na captao de recursos. A gesto do evento comea por a. No Brasil, o patrocnio em eventos culturais e artsticos favorecido por leis de incentivo fiscal cultura nas esferas federal, estadual e municipal. Dentre as principais leis de incentivo, destacam-se: - Lei Rouanet: Lei Federal n 8.313, de 1991, que permite s empresas abater at 4% do Imposto de Renda. - Lei do audiovisual: Lei Federal n 8 685, modificada pela Medida Provisria 1.515, que permite desconto de at 3% para pessoas jurdicas e de at 5% para pessoas fsicas sobre Imposto de Renda para quem comprar cotas de filmes em produo, no limite de R$ 3 milhes. - Lei de Incentivo Cultura: Lei Estadual n 8.819 que permite destinar recursos pblicos a projetos aceitos, at 80% do custo total de cada um. Para tanto necessrio se faz registrar o projeto pelo menos um ano antes, em leis de patrocnio para captao de recursos dos governos. Nas empresas privadas, a programao de Marketing elabora o calendrio de eventos geralmente no ano anterior, o que significa dizer que preciso tambm, se antecipar com as solicitaes de patrocnios, apoios e colaboraes. A definio de cotas em quaisquer das etapas estudada entre o cliente, o gestor e o produtor do evento. Um detalhe muito importante a ser observado o da necessidade de estruturar uma equipe bem treinada para comercializ-las. Uma equipe de vendedores qualificados para tal essencial para o sucesso da captao de recursos. - Reunio com os envolvidos Para a realizao de um evento ser satisfatrio, toda a equipe deve estar informada sobre o evento num todo e cada etapa detalhadamente. Todos devem ser cientes das suas funes e quais as atividades que sero desenvolvidas. Alm de todos estarem falando a mesma lngua, os colaboradores devem trabalhar em sintonia e com muita comunicao, a fim de evitar falhas na execuo das atividades e conflitos pessoais internos.

24

interessante propor equipe de colaboradores e parceiros um momento inicial de apresentao com dinmicas de grupo a fim de integrar o grupo. Reunies frequentes tambm uma boa idia para acompanhamento do grupo e resoluo de possveis conflitos. Isso de fundamental importncia. Todos se manterem informados todo o tempo. - Contratao de servios de terceiros Em sua grande maioria os servios que compem a organizao e a execuo de um evento, so terceirizados. - equipamentos audiovisuais - retroprojetor, data show, som, microfone, filmadora - grfica -divulgao, crachs, ficha de inscrio, folders, cartaz, papelaria - Buf toa a parte de A&B (alimentos e bebidas) - decoradores/ambientadores - fotgrafos/cinegrafistas - seguranas -manobristas - recepcionistas - transporte para palestrantes ou artistas - mestre de cerimnia - tradutores/intrpretes, etc.. Antes de contratar servios de terceiros, importante procurar conhecer a ficha tcnica do fornecedor, buscando referncias e indicaes. interessante analisar, sobretudo, a idoneidade da empresa, a situao econmica, histrico de sua atuao, qualificao dos seus profissionais, recursos tcnicos e tecnolgicos e reas de atuao. Alm disso, para assegurar que os servios contratados sejam efetuados, imprescindvel a celebrao de um contrato entre as partes. O contrato um documento oficial que descreve todas as responsabilidades e direitos dos envolvidos, bem como as reas de atuao e servios pertinentes. - Elaborao do programa O programa geral do evento deve ser elaborado em conformidade com o tema principal definido. feito em combinao com o contratante. Os principais itens a constar neste programa so: perodo de realizao do evento, horrio de inicio e trmino, tema principal, atividades a serem oferecidas ao pblico e seus respectivos dias, horrios e local (is), horrios de intervalos para lanche e almoo, promoes a serem realizadas no evento, informaes sobre transporte e
25

hospedagem, caso necessrio, aos convidados e participantes, atividades paralelas, como passeios, visitas, excurses etc., valor a ser pago pelo participante e formas de pagamento. - Confeco do material promocional O briefing do produto passado a equipe de Marketing (profissionais de publicidade ou designer) que elabora o material promocional e apresenta ao cliente. Cabe ao produtor e gestor do evento acompanhar essa etapa afim de que sejam cumpridas as regras de tempo e aes. A distribuio deste material deve atingir o pblico geral e, desse total, ser esperada a confirmao de 60%. - Divulgao Os tipos de mdia a serem utilizados para divulgao devem estar de acordo com o pblico que se quer atingir. Para eventos abertos ao pblico em geral, por exemplo, mdias como TV e rdio faz muito efeito. No entanto, se o pblico que se quer atingir de uma determinada rea de conhecimento, como o caso de congressos cientficos, mdias como TV e rdio devem ser utilizadas, mas deve-se convergir distribuio de material para associaes, conselhos, instituies, ligadas rea em questo. Malas diretas, jornais corporativos, informativos cientficos, sites especficos e folderes devem ser enviados diretamente aos interessados. O rdio foi, e continua sendo o maior divulgador de fatos entre todos os meios de comunicao. Todos escutam e chega onde outros meios no alcanam. - Inscries ou cadastro dos participantes / visitantes Fixar e comunicar os locais e as formas de efetuar a inscrio, cadastro ou compra de ingressos. Em casos de shows, festivais, em que o pblico mais aberto, os locais devem ser centrais para a comodidade do participante. Geralmente os eventos cientficos, a empresa organizadora, gestora e produtora do evento responsvel palas inscries e demais tpicos de secretaria. Com o advento da internet essa tornou-se uma aliada nessa e em outras fases da gesto do evento.

2.2. PROPOSTA DE PROJETO PARA EVENTOS


Com o intuito de melhorar o planejamento e operacionalizao de um evento essencial a elaborao de um projeto com informaes bsicas a fim de direcionar o desenvolvimento das atividades necessrias sua efetivao.

26

Aqui neste tpico, ser apresentada uma proposta para elaborao de projeto para eventos. Lembrando que, a depender do tipo do evento, alguns itens devem ser retirados e outros acrescentados.

PROPOSTA PARA ELABORAO DE PROJETO DE EVENTOS


1. Ttulo 2. Entidade ou empresa promotora 3. Entidade ou empresa organizadora 4. Cidade-sede 5. Apresentao do evento (tema, local, data(s), pblico-alvo, resumo do evento anterior etc). 6. Objetivos 7. Justificativa 8. Programa do Evento 9. Oramento (recursos materiais (administrativo), recursos humanos,

materiais de divulgao, recursos audiovisuais e equipamentos...) 10. Cronograma 11. Anexos (instalaes, planta ou croqui do local, modelo de ficha de inscrio, e de formulrio de avaliao, regulamento de funcionamento do evento, modelos de materiais de divulgao, cotas de patrocnio, fotos, dentre outros)

27

CAPTULO 3
Fases e etapas do evento: transevento

28

3. FASES E ETAPAS DO TRANSEVENTO 3.1 EVENTO Tambm conhecida como transevento, esta fase consiste na aplicao das atividades previstas no pr-evento. O instrumento de trabalho mais eficaz nesta fase o check-list ou mapa de produo, que nada mais do que o documento que informa a relao de providncias, tarefas e materiais necessrios ao evento. A secretaria do evento responsvel pelo apoio administrativo do evento, portanto deve ser instalada e completamente equipada no local com materiais e equipamentos como computador, impressora, Xerox, telefones, internet, e material de escritrio. As principais atribuies da secretaria so:

efetuar inscries e credenciamento recepcionar os participantes, convidados e autoridades providenciar materiais para os palestrantes atender aos participantes com informaes e proviso de materiais atender e apoiar ao plenrio entregar certificados

O servio de recepo considerado o carto de visitas, pois o primeiro contato que o participante ter ao chegar a um evento com os recepcionistas. As atribuies dos recepcionistas sero definidas pelos coordenadores, mas valido lembrar que esses profissionais do servio de recepo devem estar bem apresentveis e preparados para lidar com o pblico. Dessa forma, quesitos como uniformidade, identificao, maquiagem discreta e poucas jias, alm de sapatos confortveis devem ser lembrados ao pensar neste servio. A depender da tipologia, do pblico e, principalmente do porte do evento, interessante a existncia de uma sala de imprensa, bem como uma sala VIP para recepcionar jornalistas, bem como autoridades e convidados especiais. No mais, a execuo do evento em si deve buscar seguir todo o planejamento realizado, buscando evitar imprevistos e dissabores. Todavia, se acontecer alguma falha, o profissional encarregado e toda sua equipe devem ter agilidade
29

e versatilidade para solucionar o problema de modo que os participantes ou convidados no percebam a falha.

CAPTULO 4
Montagem de mesas

30

4. MONTAGEM DE MESAS 4.1 TIPOS DE MESA A depender do tipo de evento, as mesas podem ser dispostas de diversas maneiras. Deve-se atentar para o espao, para o motivo do evento dentre outros aspectos. Abaixo, segue alguns dos principais e mais utilizados. Em toda cerimnia oficial um dos aspectos mais importantes o referente hierarquia. Regra geral as mesas so montadas em numerao mpar. Tradio e facilitao da colocao das pessoas nos lugares. 4.2 COMPOSIO DE MESA Na composio das mesas devem ser observadas as precedncias e, em algumas situaes, usar o bom senso. Abaixo, segue alguns modelos. Mesas de Honra Evento com mesa composta com nmero mpar de pessoas 1) Maior autoridade presente (quem preside a mesa) 2) 2 pessoa mais importante presente 3) Anfitrio 4) 3 pessoa mais importante 5) 4 pessoa mais importante
4 2 1 3 5

Evento com mesa composta com nmero par 1) Maior autoridade presente 2) Anfitrio 3) 2 pessoa mais importante presente 4) 3 pessoa mais importante presente 5) 4 pessoa mais importante presente 6) 5 pessoa mais importante presente
5 3 1 2 4 6

31

Evento em que h homenageado sem presena de chefes do poder 1) Anfitrio (abrir o evento e presidir a mesa) 2) Homenageado 3) 1 pessoa mais importante presente 4) 2 pessoa mais importante presente 5) 3 pessoa mais importante presente
4 2 1 3 5

Evento em que h homenageado e chefe do poder 1) Chefe do poder (abrir o evento e, se desejar, presidir a mesa) 2) Homenageado 3) Anfitrio (se o 1 no presidir, caber a este) 4) Pessoa mais importante na sequncia 5) Pessoa mais importante na sequncia OBS: No caso do representante do chefe do poder ser o Vice, este ocupa tambm a posio 1.
4 2 1 3 5

Evento em que h representante do poder mais homenageado 1) Anfitrio 2) Homenageado 3) Representante do Chefe do Poder 4) Pessoa mais importante na sequncia 5) Pessoa mais importante na sequncia
4 2 1 3 5

32

Evento em empresa privada com a presena de chefias do poder 1) Governador 2) Prefeito 3) Presidente da empresa 4) Presidente da Associao Comercial 5) Convidado
4 2 1 3 5

Evento em empresa privada com homenageado 1) Presidente da empresa 2) Funcionrio da empresa homenageado 3) Diretor de RH 4) Diretor de RP 5) Chefia do setor do homenageado
4 2 1 3 5

*Observao Importante: Se o lugar da lateral for ocupado por uma mulher em decorrncia de precedncia, dever ser trocado com o homem mais prximo.

Cabeceira

Recepes mesa Um dos pontos mais observado nos profissionais e nos participantes de eventos de qualquer natureza o comportamento e a postura pessoal mesa.

33

dever conhecer copos, taas, talheres, pratos, guardanapos e guarnies e utiliza-los obrigatoriamente dentro das regras de conduta estabelecidas pela ocasio. O profissional tem o direito de no saber, mas o dever de aprender. Da entrada a sada, todo o comportamento pesa na figura do participante, convidado ou anfitrio. Ao entrar em um restaurante, faz-lo com discrio conduzindo frente a pessoa mais importante, caso cheguem juntos. Quando sozinho, escolher a mesa e informar ao maitre por quem espera. O maitre informa ao convidado, entrada, onde est sendo esperado e o conduz. Levantar-se para a chegada de outros e esperar que o mais importante tome lugar, primeiro. Levantar-se sempre que uma mulher ou superior pea licena ao sair/entrar mesa. Fazer os pedidos dentro da ordem hierrquica, dentro dos valores sociais. Primeiro as mulheres, segundo os mais importantes hierarquicamente. Controlar a bebida. Evitar cumprimentos calorosos com passantes, aps o incio dos servios. Obedecer s regras do servir e do servio. Comer com parcimnia. Evitar o uso do celular. Levantar e sair junto ao grupo e deixar as despedidas para a rea externa ao local da refeio. Mesa francesa

Mesa inglesa

34

Mesa em U

Mesa quadrada com 4 cabeceiras

Mesas Circular

Mesa

4.3 SERVIOS E ARRANJOS DE MESA


35

Aqui sero exibidas as principais formas de servir alimentos e bebidas. Os esquemas abaixo apresentados tm como referncia a lista abaixo a fim de facilitar a compreenso. 1. Prato 2. Guardanapo 3. Garfo 4. Garfo para peixe 5. Colher para sopa 6. Faca para peixe 7. Faca 8. Copo para vinho branco 9. Copo para vinho tinto 10. Copo para gua 11. Copo para champanhe 12. Prato para po 13. Faca para manteiga 14. Faca para sobremesa 15. Colher para sobremesa 16. Garfo para sobremesa 17. Garfo para ostra ou melo Servio brasileira No servio brasileira, as travessas so colocadas sobre a mesa para que os convidados se sirvam, cabendo ao anfitrio destrinchar as carnes e servir as bebidas. O anfitrio ser o primeiro iniciar a comer e o ltimo terminar a refeio. Ao trmino o servial retira os pratos usados, os copos, as travessas e, em seguida, leva mesa s sobremesas e suas respectivas guarnies, acompanhadas de gua e copos. Por fim licor e caf.
Figura - Arranjo brasileira

36

Servio francesa O servio francesa considerado o mais cerimonioso de todos, sendo muito utilizado em reunies oficiais, formais, e de carter diplomtico. Este servio exige que se tenha uma equipe de maitre, garons, auxiliares e serviais treinada para esse fim. utilizado para servir em vrias mesas de oito a doze pessoas, podendo ser utilzado tambm em mesas ligadas abrangendo maior nmero de convidados, desde que o servio seja baseado na conveno bsica de servial/pessoa. Os convidados de honra ficam direita dos anfitries; posiciona-se os demais, por ordem hierrquica seja social, familiar, oficial. Os anfitries ocupam as cabeceiras e os casais devem ser separados, e intercalados para proporcionar conversao e movimentao ao

acontecimento. Homens e mulheres, intercalados. descartada a presena de crianas. Os convidados de honra devem ser servidos primeiro, e em seguida, as senhoras, a dona da casa, e, por fim, todos os homens. As travessas so levadas a cada um dos convidados para que estes mesmos se sirvam.
Figura - Arranjo francesa

37

Servio americana O servio americana popularmente conhecido no Brasil como servio de buf e pode ser servido em qualquer refeio, desde o caf da manha ceia. A mesa pode ser arrumada colocando-se os pratos seguidos de talheres e guardanapos. Arranjos de flores ou frutas ocupam as laterais e as ofertas de comidas, sequenciadas pela ordem que devem ser escolhidas. Para cada oferta o talher sobreposto e frente a cada uma delas o seu acompanhamento especfico. Dispensam-se as ofertas de pratos que necessitem o uso da faca, pois como o servio em p e prato mo, usa-se apenas o garfo. Etiqueta conforto e bem estar. Em outro espao as bebidas podem ser expostas com copos e guardanapos laterais. As sobremesas sero postas, aps todos terem sido servidos e o buf americano ser desfeito e re-arrumado. Idem para a mesa de gua, caf, licor e acompanhantes.
Figura - Arranjo americana

38

Servio Inglesa Existem duas verses do servio inglesa: - Servio inglesa direto Nos restaurantes, o garom apresenta as travessas de comida, serve a todos e utiliza como suporte uma mesa menor e mais estreita, posta ao lado onde descansam as travessas, permitindo ficarem sobre os olhares dos comensais e disposio para solicitar repetio. - Servio inglesa indireto Os garons servem os pratos j feitos e enfeitados diretamente aos convidados, sempre pela direita dos mesmos, comeando pelas senhoras. Dica: mesa os ingleses no apiam as mos em momento algum. Quando no esto manejando os talheres, elas esto no colo, sobre o guardanapo.
Figura - Arranjo inglesa

39

40

CAPTULO 5
Cerimonial e Protocolo

41

5. Cerimonial e Protocolo 5.1 CONCEITOS CERIMONIAL rigorosa observncia de certas formalidades em eventos oficiais entre autoridades nacionais e estrangeiras; conjunto de formalidades de atos solenes e festas pblicas. Entende-se como ato solene, uma reunio de carter social e formal. Base legal: Trata das: Exemplos: Decreto federal 70.27 de 09/03/1972 Normas do cerimonial da Repblica Posse do Presidente da repblica Recepo autoridades estrangeiras e Cerimnias oficiais em geral

PROTOCOLO a ordem hierrquica que determina normas de conduta dos governos e seus representantes em ocasies oficiais ou particulares. o rigoroso cumprimento de certas formalidades em eventos oficiais ou particulares, entre autoridades nacionais ou estrangeiras. o conjunto de formalidades que se devem seguir num ato solene ou festa pblica. sinnimo de etiqueta. tambm registro de atos pblicos oficiais.

O Protocolo regula a conduta nas cerimnias pblicas ou privadas. So normas a serem cumpridas por um membro de qualquer corporao. O protocolo implanta normas e mtodos a serem seguidos para regular a conduta nas cerimnias pblicas e privadas, estabelecendo as regras para troca de correspondncia oficial e privada, atuando no modo de vestir e de se portar socialmente. O Protocolo um instrumento de ao que assegura ao ser social o direito de ser reconhecido pelo seu cargo e a posio que ocupa na sociedade frente a autoridades pblicas, polticas, administrativas, privadas enfim por todos que compem a sociedade, em todos os cargos, nveis e poderes. A hierarquia existe em todas as sociedades organizadas. HIERARQUIA - a ordem e subordinao dos poderes civis, militares eeclesisticos;

42

- a srie continua de graus ou escales, em ordem crescente ou decrescente; ainda a ordenao da autoridade, em diferentes nveis, dentro de uma estrutura prpria.

5.2 COMPETNCIAS DO PROFISSIONAL DE CERIMONIAL Mestre de Cerimnias o responsvel pela apresentao do evento, procedendo leitura do roteiro e conduzindo o andamento da solenidade. Tem origem, esse cargo, na religio, por ser o sacerdote que dirige o cerimonial litrgico em quaisquer das linhas religiosas. uma funo geralmente exercida por comunicadores- jornalista, reprteres, artistas, por necessitar de boa dico, ser discreto e ter apresentao. Deve manter postura imparcial, no interferir com improvisos e conhecer o meio em que est atuando. A atuao do MC segue um roteiro escrito por profissionais da empresa ou da rea especfica. Por vezes ele prprio escreve em comum acordo com os organizadores do evento. Todo o roteiro e o script devem ser entregue mesa de trabalho para que possa situar os componentes da mesa com o fluxo das atividades. O MC deve exercer sua atividade sob o comando de um dos organizadores do evento. O seu trabalho de apresentao que dar sequncia aos acontecimentos. O MC usa comumente o sistema de fichas de presenas para formao da mesa, informar aos oradores as autoridades com cargo e nome a serem citados e fazer os registros de presenas de destaque durante o evento. O MC deve ter postura rgida de comportamento enquanto estiver em ao. Saber entrar e sair do plpito nas horas precisas. Na coxia, sem ser visto pelo pblico, acompanha pelo roteiro o que est acontecendo para manter o ritmo do evento e estabelecer critrios pr-evento, para durao das falas. Smula das funes do MC: A conduo da cerimnia A ligao entre as fases da solenidade e os participantes e convidados
43

Incumbncia de anunciar as fases da cerimnia, identificando os envolvidos em cada uma e acrescentando informaes complementares quando necessrio Seguir o roteiro-script- em comum acordo dom o organizador do evento

Caractersticas pessoais: Boa aparncia Traje discreto Boa impostao de voz (linear Desenvoltura para falar em pblico Facilidade para improvisar

A abertura de uma cerimnia sempre muito delicada e tem que ser planejada anteriormente, principalmente se houver composio de mesa diretora. As duas primeiras filas devem ser reservadas para os que faro parte da mesa. A melhor e mais discreta forma de isolar essa rea com fita ou corda de seda. O MC inicia a sesso solene compondo a mesa diretora.

A maior autoridade a 1 a ser chamada. Tambm correto chamar o anfitrio em 1 lugar. O texto sempre em torno de Para compor a mesa diretora convidamos o CARGO e o NOME. O anfitrio permanece de p atrs da cadeira do meio

Subindo o convidado especial, o anfitrio indica a cadeira do centro e dirige-se cadeira a direita do convidado. Tambm correto o anfitrio sentar-se ao meio, para presidir a sesso.

Mesa composta, todos ainda de p, o MC anuncia o Hino Nacional. Ao trmino do hino, dispensam-se os aplausos Segue o roteiro pr-escrito pela organizao As recepcionistas trabalham na coxia atentas as laterais da mesa e outra na lateral, abaixo do MC para apoi-lo, se preciso. Cabe ao MC encerrar a solenidade, desfazendo a mesa diretora e dar as ltimas informaes. As demais pessoas que compem a equipe de trabalho, so formadas e nominadas como Organizadoras e Gestoras do evento.

44

CAPTULO 6
Normas de Cerimonial Pblico e Ordem de Precedncia

45

6. Normas de Cerimonial e Protocolo e Ordem Geral de Precedncia Decreto Federal 70.274, de 09 de novembro de 1972

Do que trata as Normas do Cerimonial Pblico Do que trata a Ordem Geral de Precedncia Normas do Cerimonial Pblico Estadual Decreto 11.074, de 05 de janeiro de 1978

NORMAS DE CERIMONIAL E ORDEM GERAL DE PRECEDNCIA

Decreto Federal de nmero 70.274 de 09 de maro de 1972 aprovou as Normas do Cerimonial Pblico e a Ordem Geral de Precedncia.

Este decreto atualizou o anterior, que datava de 1948. Hoje, apresentando deficincias e omisses, em face principalmente do surgimento de novos cargos na esfera federal e estadual, mudanas que ainda no conseguiu acompanhar. Cabe nessas normas a disposio correta das bandeiras nacional, estadual e municipal. lei exigida para todos os eventos oficiais, empresarias e sociais. Ainda assim, esto sendo utilizados e consagrados mecanismos de diferenciao que levam em conta sexo, idade, interesse, ordem alfabtica ou cultura. Como mecanismo de ao, utiliza-se como opo em eventos de ordem esportiva, de clubes de servios e sociais, o critrio de ordem alfabtica. Para a rea de TURISMO, com o crescimento contnuo na rea de negcios, tais regras devem ser aplicadas para dar credibilidade aos eventos, oficiais ou no. o ponto crucial, a base do cerimonial de eventos.

46

a palavra chave do assunto Cerimonial em Eventos. Precedncia deriva do latim Praecedere, sentar na frente, donde derivam, por contaminao semntica, passar na frente, situar-se antes. o conceito ou ordem pela qual se estabelece a estrutura mxima do Estado, na medida em que domina a ordem hierrquica de disposio das autoridades do estado, de um Organismo ou de um Grupo Social. A Precedncia sempre foi motivo de controvrsias, somente em 1815 durante a Conferncia de Viena que se alcanou uma soluo com o novo regulamento. Em 1961, a Conferncia de Viena sobre Relaes Diplomticas determinou a Ordem de Procedncia definitiva entre os Chefes de Misses Diplomticas. No momento atual no Brasil vigora o Decreto n 70.274 de 09.03.1972, alterado pelo Decreto n 83.186, de 19.02.1979, sendo necessria uma reviso, pois, suas disposies so adaptadas s vezes oficiosamente, papa acomodar situaes individuais de pessoas e/ou autoridades. Ainda que a Ordem de Precedncia reflita os usos e costumes nacionais, bem como a organizao pblica interna, existem conceitos que so universais e de aceitao geral e pblica quanto ao Corpo Diplomtico e ao Clero Catlico. Por exemplo: Ncleo Apostlico ser sempre o Decano do Corpo Diplomtico Cardeais tero precedncia sobre Chefes de Misses Diplomticas Corpo Diplomtico o primeiro e deve permanecer coeso em um mesmo local Grau, idade, antiguidade ou data histrica, so fatores relevantes e priorizados Dicas: em toda e qualquer situao so seguintes as adoes de precedncia: - o mais velho tem precedncia sobre o mais jovem - a senhora tem precedncia sobre os homens - as crianas passam antes dos adultos Exerce-se a precedncia como uma questo de arte de viver sujeita as circunstncias especficas no protocolo.

47

Do que trata a Ordem Geral de Precedncia

Presidncia da Repblica Ministros de Estado Governo Estadual Governo Municipal Personalidades Estrangeiras Da Representao Do Hino Nacional Da Bandeira Nacional Das Honras Militares

O Cerimonial que se observa em cada Estado para a recepo dos Chefes de misso dever ser uniforme a respeito de cada classe. Os Governos dos Estados federados tm que seguir as normas do cerimonial Pblico da Repblica em tudo que nelas regulamentado.

Na Igreja O lugar de honra o altar. direita ficar a bandeira Nacional e, esquerda a Bandeira da Santa S. A ordem de Precedncia, de acordo com a ordem hierrquica a seguinte: 1. Cardeal Primaz 2. Cardeal 3. Nncio Apostlico 4. Patriarcas, Arcebispos e Bispos 5. Pronotrios Apostlicos 6. Prelado Domstico 7. Camareiro Domstico 8. Arcediagos 9. Arciprestes 10. Vigrios Episcopais 11. Vigrios e Sacerdotes
48

12. Diconos e Religiosos, etc..

Nas Universidades Nas Universidades a precedncia regulada pelo princpio de antiguidade, ou ainda, como alternativa interna, obedece-se ao Organograma ou Estrutura Hierrquica. Como fonte, citamos o Cerimonial da Universidade do Estado de So Paulo- USP, aprovado em 28.02.1940, que o torna defasado, mas ainda o mais utilizado: Reitor Vice-Reitor Diretor Professor Honorrio Honoris Causa Professor Titular Professor Assistente Professor Adjunto

No mbito Militar A Lei 6.800 de 09.08.1980, que dispes cobre o estatuto dos Militares e sobre a Hierarquia Militar e Disciplina a que, por conseguinte, estabelece a precedncia entre militares. A consultar tal referncia, diante do evento a ser realizado, com vistas ao Turismo.

No mbito Privado Nas empresas e entidades privadas, para as quais no existe uma ordem de Precedncia estabelecida, dar-se- sempre por ordem alfabtica. Existindo instituies oficiais no mesmo evento, devero ser colocadas em primeiro lugar seguida das empresas privadas. Existem dois fatores que estabelecem a ordem de rpeced\ncia nas empresas e instituies privadas: Data de criao e/ou fundao Organograma

49

No Poder Judicirio Nas solenidades do Supremo Tribunal de Justia, o presidente ocupa o lugar central, sua extrema direita o lugar cativo do Presidente da Repblica, e a direita o presidente do Tribunal Eleitoral. Nos eventos dos Estados, do poder Judicirio, os Governadores ocupam o lugar de honra, ao lado direito do Presidente do Tribunal.

Do Lugar de Honra E o que se situa direita da pessoa de maior hierarquia no local que se realiza o evento. freqente o convidado de honra ter hierarquia superior ao seu anfitrio, e dar-se a ele o centro. Isto significa que, cabe ao anfitrio ficar sempre esquerda do convidado de honra. Em um automvel, o lugar de honra direita, no assento do fundo, o ltimo lugar o centro. No vago de trem, metr, nibus, a autoridade de maior hierarquia ocupa o primeiro assento da fileira um, do lado direito. Os ministros de Estado presidem as solenidades promovidas por seus ministrios ou rgos subordinados. A precedncia entre os Ministros de Estado, ainda que interinos, determinada pelo critrio histrico de criao do respectivo Ministrio, na seguinte ordem (BRITTO, 2002, p. 227): - Agricultura, Pecuria e Abastecimento - Cidades - Cincia e Tecnologia - Comando da Aeronutica - Comando da Marinha - Comando do Exrcito - Comunicaes - Cultura - Defesa
50

- Desenvolvimento Agrrio - Desenvolvimento Social e Combate Fome - Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior - Educao - Esporte - Fazenda - Integrao Nacional - Justia - Meio Ambiente - Minas e Energia - Planejamento, Oramento e Gesto - Previdncia Social - Relaes Exteriores - Sade - Trabalho e emprego - Transporte - Turismo Quando estiverem presentes personalidades estrangeiras, o Ministro de Estado das Relaes Exteriores ter precedncia sobre seus colegas, observando-se critrio anlogo com relao ao Secretrio-Geral de Poltica Exterior do Ministrio das Relaes Exteriores, que ter precedncia sobre os Chefes dos Estados-Maior da Armada e do Exrcito. O disposto no presente pargrafo no se aplica ao Ministro de Estado em cuja jurisdio ocorrer cerimnia. Os presidentes das instituies federais presidem as solenidades de seus rgos, quando o ministro no comparecer. No respectivo Estado, o Governador, o Vice-Governador, o Presidente da Assemblia Legislativa e o Presidente do Tribunal de Justia tero, nessa ordem, precedncia sobre as autoridades federais. Tal determinao no se aplica aos Presidentes do Congresso Nacional da Cmara dos Deputados e do Supremo Tribunal Federal, aos Ministros de Estado, ao Chefe do Gabinete Militar da Presidncia da Repblica, ao Chefe do Gabinete Civil da Presidncia da Repblica, ao Chefe do Servio Nacional de Informaes, ao Chefe do
51

Estado-Maior das Foras Armadas e ao Consultor-Geral da Repblica, que passaro logo aps o Governador. A precedncia entre os Governadores dos Estados (bem como precedncia de colocao de bandeiras dos Estados), do Distrito Federal e dos Territrios determinada pela ordem de constituio histrica dessas entidades, a saber: 1-Bahia 2- Rio de Janeiro 3- Maranho 4- Par 5- Pernambuco 6- So Paulo 7- Minas Gerais 8- Gois 9- Mato Grosso 10- Rio Grande do Sul 11- Cear 12- Paraba 13- Esprito Santo 14- Piau 15- Rio Grande do Norte 16- Santa Catarina 17- Alagoas 18- Sergipe 19- Amazonas 20- Paran 21- Acre 22- Mato Grosso do Sul 23- Rondnia 24- Distrito Federal 25- Amap 26- Roraima 27- Tocantins
52

As solenidades dos poderes Legislativos e Judicirios seguem cerimonial prprio e so presididas por membros dos respectivos poderes. Nestes casos, os governadores ocuparo lugar de honra. As solenidades militares tambm seguem cerimonial prprio. Nos Municpios, o Prefeito presidir as solenidades municipais. De acordo com Britto (2002, p. 230), a precedncia dos prefeitos determinada pelo nmero de habitantes e dentro de cada bloco (nmero de habitantes), a ordem de criao do municpio que ele representa. A precedncia em cerimnias de carter federal determinada pela seguinte ordem de constituio: os estrangeiros; as autoridades e os funcionrios da Unio e as autoridades e os funcionrios estaduais e municipais. Para colocao de personalidades nacionais e estrangeiras, sem funo oficial, o Chefe do Cerimonial levar em considerao a sua posio social, idade, cargos ou funes que ocupem ou tenham desempenhado ou a sua posio na hierarquia eclesistica. O chefe do Cerimonial poder intercalar entre as altas autoridades da Repblica o Corpo Diplomtico e personalidades estrangeiras Ordem Geral de Precedncia A ordem de precedncia nas cerimnias oficiais de carter federal na Capital da Repblica ser a seguinte: 1 - Presidente da Repblica 2 - Vice-Presidente da Repblica Cardeais Embaixadores estrangeiros 3- Presidente do Congresso Nacional Presidente da Cmara dos Deputados Presidente do Supremo Tribunal Federal 4- Ministros de Estado Chefe do Gabinete Militar da Presidncia da Repblica Chefe do Gabinete Civil da Presidncia da Repblica Chefe do Servio Nacional de Informaes Chefe do Estado-Maior das Foras Armadas Consultor-Geral da Repblica
53

Enviados Extraordinrios e Ministros Plenipotencirios estrangeiros Presidente do Tribunal Superior Eleitoral Ministros do Supremo Tribunal Federal Procurador-Geral da Repblica Governador do Distrito Federal Governadores dos Estados da Unio Senadores Deputados Federais Almirantes Marechais Marechais-do-ar. Chefe do Estado-Maior da Armada Chefe do Estado-Maior do Exrcito Secretrio-Geral de Poltica Exterior Chefe do Estado-Maior da Aeronutica 5 - Almirantes-de-Esquadra Generais-de-Exrcito Embaixadores Extraordinrios e Plenipotencirios (Ministros de 1 classe) Tenentes-Brigadeiros Presidente do Tribunal Federal de Recursos Presidente do Superior Tribunal Militar Presidente do Tribunal Superior do Trabalho Ministros do Tribunal Superior Eleitoral Encarregados de Negcios estrangeiros 6 - Ministros do Tribunal Federal de Recursos Ministros do Superior Tribunal Militar Ministros do Tribunal Superior do Trabalho Vice-Almirantes Generais de Diviso Embaixadores (Ministros de 1 classe) Majores-Brigadeiros Chefes de Igreja sediados no Brasil
54

Arcebispos catlicos ou equivalentes de outras religies Presidente do Tribunal de Justia do Distrito Federal Presidente do Tribunal de Contas da Unio Presidente do Tribunal Martimo Diretores-Gerais das Secretarias do Senado Federal e da Cmara dos Deputados Procuradores-Gerais da Justia Militar, Justia do Trabalho e do Tribunal de Contas da Unio Secretrios-Gerais dos Ministrios Reitores das Universidades Federais Diretor-Geral do Departamento de Polcia Federal Presidente do Banco Central do Brasil Presidente do Banco do Brasil Presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social Secretrio da Receita Federal Ministros do Tribunal de Contas da Unio Juzes do Tribunal Superior do Trabalho Subprocuradores Gerais da Repblica Personalidades inscritas no Livro do Mrito Prefeitos das cidades de mais de um milho de habitantes Presidente da Caixa Econmica Federal Ministros-Conselheiros estrangeiros Adidos Militares estrangeiros (Oficiais-Generais) 7 - Contra-Almirantes Generais-de-brigada Embaixadores Comissionados ou Ministros de 2 classe Brigadeiros Vice-Governadores dos Estados da Unio Presidentes das Assemblias Legislativas dos Estados da Unio Presidentes dos Tribunais de Justia dos Estados da Unio Diretor-Geral do Departamento Administrativo do Pessoal Civil Chefe do Gabinete da Vice-Presidncia da Repblica
55

Subchefes dos Gabinetes Militar e Civil da Presidncia da Repblica Assessor-Chefe da Assessoria Especial da Presidncia da Repblica Assessor-Chefe da Assessoria Especial de Relaes Pblicas da Presidncia da Repblica Assistente-Secretrio do Chefe do Gabinete Militar da Presidncia da Repblica Secretrios Particulares do Presidente da Repblica Chefe do Cerimonial da Presidncia da Repblica Secretrios de Imprensa da Presidncia da Repblica. Diretor-Geral da Agncia Nacional Presidente da Central de Medicamentos Chefe do Gabinete da Secretaria Geral do Conselho de Segurana Nacional Chefe do Gabinete do Servio Nacional de Informaes Chefe do Gabinete do Estado-Maior das Foras Armadas Chefe da Agencia Central do Servio Nacional de Informaes Chefes dos Gabinetes dos Ministros de Estado Presidente do Conselho Nacional de Pesquisas Presidente do Conselho Federal de Educao Presidente do Conselho Federal de Cultura Governadores do Territrio Chanceler da Ordem Nacional do Mrito Presidente da Academia Brasileira de Letras Presidente da Academia Brasileira de Cincias Presidente da Associao Brasileira de Imprensa Diretores do Gabinete Civil da Presidncia da Repblica Superintendentes de rgos Federais Presidentes dos Institutos e Fundaes Nacionais Presidentes dos Conselhos e Comisses Federais Presidentes das Entidades Autrquicas, Sociedades de Economia Mista e Empresas Pblicas de mbito nacional Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais
56

Presidentes dos Tribunais Regionais do Trabalho Presidentes dos Tribunais de Contas do Distrito Federal e dos Estados da Unio Presidentes dos Tribunais de Alada dos Estados da Unio Reitores das Universidades Estaduais e Particulares Membros do Conselho Nacional de Pesquisas Membros do Conselho Nacional de Educao Membros do Conselho Federal de Cultura Secretrios de Estado do Governo do Distrito Federal Bispos catlicos ou equivalentes de outras religies Conselheiros estrangeiros Cnsules-Gerais estrangeiros Adidos e Adjuntos Militares estrangeiros (Capites-de-Mar-e-Guerra, Coronis-Aviadores) 8 - Presidente das Confederaes Patronais e de Trabalhadores de mbito nacional Consultores Jurdicos dos Ministrios Membros da Academia Brasileira de Letras Membros da Academia Brasileira de Cincias Diretores do Banco Central do Brasil Diretores do Banco do Brasil Diretores do Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social Diretores do Banco Nacional de Habitao Capites-de-Mar-e-Guerra Coronis Conselheiros Coronis-Aviadores Secretrios de Estado dos Governos dos Estados da Unio Deputados Estaduais Chefes das Casas Militares dos Governadores Chefes das casas Civis de Governadores
57

Desembargadores dos Tribunais de Justia do Distrito Federal e dos Estados da Unio Adjuntos dos Gabinetes Militares e Civil da Presidncia da Repblica Procuradores-Gerais do Distrito Federal e dos Estados da Unio Prefeitos das Capitais dos Estados da Unio e das cidades de mais de quinhentos mil (500.000) habitantes. Primeiros Secretrios estrangeiros Procuradores da Repblica nos Estados da Unio Consultores-Gerais do Distrito Federal e dos Estados da Unio Juizes do Tribunal Martimo Juizes dos Tribunais Regionais Eleitorais Juizes dos Tribunais Regionais do Trabalho Presidentes das Cmaras Municipais das cidades de mais de um milho (1.000.000) de habitantes Adidos e Adjuntos Militares estrangeiros (Capites-de-Fragata, TenentesCoronis e Tenentes-Coronis-Aviadores) 9 - Juzes dos Tribunais de Contas do Distrito Federal e dos Estados da Unio. Juzes dos Tribunais de Aladas dos Estados da Unio Delegados dos Ministrios nos Estados da Unio Presidentes dos Institutos e Fundaes Regionais e Estaduais Presidentes das Entidades Autrquicas, Sociedades de Economia Mista e Empresas Pblicas de mbito nacional ou estadual. Monsenhores catlicos ou equivalentes de outras regies. Ajudantes-de-Ordem do Presidente da Repblica (Majores) Capites-de-Fragata Tenentes-Coronis do Exrcito Primeiros Secretrios Tenentes-Coronis da Aeronutica Chefes do Servio da Presidncia da Repblica Presidentes das Federaes Patronais e de Trabalhadores de mbito regional ou estadual
58

Presidentes das Cmaras Municipais das Capitais dos Estados da Unio e das cidades de mais de quinhentos mil (500.000) habitantes Juizes de Direito Procuradores Regionais do Trabalho Diretores de Reparties Federais Auditores da Justia Militar Auditores do Tribunal de Contas Promotores Pblicos Procuradores Adjuntos da Repblica Diretores das Faculdades Estaduais Particulares Segundos Secretrios Cnsules estrangeiros Adidos e Adjuntos Militares estrangeiros (Capites-de-Corveta, Majores e Majores Aviadores 10 Oficiais de Gabinete Civil do Presidente da Repblica Adjuntos dos Servios da Presidncia da Repblica Oficiais do Gabinete Civil da Presidncia da Repblica Chefes de Departamento das Universidades Federais Diretores de Diviso dos Ministrios Prefeitos das cidades de mais de cem mil (100.000) habitantes Capites de Corveta Majores do Exrcito Segundos Secretrios Majores da Aeronutica Secretrios-Gerais dos Territrios Diretores de Departamento das Secretarias do Distrito Federal e dos Estados da Unio Presidente dos Conselhos Estaduais Chefes de Departamento das Universidades Estaduais e Particulares Presidentes das Cmaras Municipais das cidades de mais de cem mil (100.000) habitantes Terceiros Secretrios estrangeiros
59

Adidos e Adjuntos Militares estrangeiros (Capites-Tenentes, Capites e Capites-Aviadores). 11 - Professores de Universidade Prefeitos Municipais Cnegos catlicos ou "equivalentes" de outras religies Capites-Tenentes Capites de Exrcito Terceiros Secretrios Capites da Aeronutica Presidentes das Cmaras Municipais Diretores de Reparties do Distrito Federal, dos Estados da Unio e Territrios Diretores de Escolas de Ensino Secundrio Vereadores Municipais A ordem de precedncia, nas cerimnias oficiais, nos Estados da

Unio, com a presena de autoridades federais, ser a seguinte: 1 - Presidente da Repblica 2 - Vice-Presidente da Repblica Governador do Estado da Unio em que se processa a cerimnia Cardeais Embaixadores estrangeiros 3 - Presidente do Congresso Nacional Presidente da Cmara dos Deputados Presidente do Supremo Tribunal Federal 4 - Ministros de Estado Chefe do Gabinete Militar da Presidncia da Repblica Chefe do Gabinete Civil da Presidncia da Repblica Chefe de Servio Nacional de Informaes Chefe do Estado-Maior das Foras Armadas Consultor Geral da Repblica Vice-Governador do Estado da Unio em que se processa a cerimnia
60

Presidente da Assemblia Legislativa do Estado da Unio em que se processa a cerimnia Presidente do Tribunal de Justia do Estado em que se processa a cerimnia Enviados Extraordinrios e Ministros Plenipotencirios estrangeiros Presidente do Tribunal Superior Eleitoral Ministro do Supremo Tribunal Federal Procurador Geral da Repblica Governadores dos outros Estados da Unio e do Distrito Federal Senadores Deputados Federais Almirantes Marechais do Ar Chefe do Estado-Maior da Armada Chefe do Estado-Maior do Exrcito Secretrio Geral da Poltica Exterior Chefe do Estado-Maior da Aeronutica 5 - Almirantes-de-Esquadra Generais-de-Exrcito Embaixadores Extraordinrio e Plenipotencirios (Ministros de 1 classe) Tenentes-Brigadeiros Presidente do Tribunal Federal de Recursos A ordem de precedncia nas cerimnias oficiais, de carter estadual, ser a seguinte: 1 - Governador Cardeais 2 - Vice-Governador 3 - Presidente da Assemblia Legislativa Presidente do Tribunal de Justia 4 - Almirante-de-Esquadra Generais de Exrcito Tenentes-Brigadeiros
61

Prefeito da Capital estadual em que se processa a cerimnia 5 - Vice-Almirantes Generais-de-Diviso Majores-Brigadeiros Chefes de Igreja sediados no Brasil Arcebispos catlicos ou equivalentes em outras religies Reitores das Universidades Federais Personalidades inscritas no Livro do Mrito Prefeito da cidade em que se processa a cerimnia Presidente da Cmara Municipal da cidade em que se processa a cerimnia Juiz de Direito da Comarca em que se processa a cerimnia Prefeitos das cidades de mais de um milho (1.000.000) de habitantes 6 - Contra-Almirantes Generais-de-Brigada Brigadeiros Presidente do Tribunal Regional Eleitoral Procurador Regional da Repblica no Estado Procurador Geral do Estado Presidente do Tribunal Regional do Trabalho Presidente do Tribunal de Contas Presidente do Tribunal de Alada Superintendentes de rgos Federais Presidentes dos Institutos e Fundaes Nacionais Presidentes dos Conselhos e Comisses Federais Presidentes das Entidades Autrquicas, sociedades de Economia Mista e Empresas Pblicas de mbito nacional Reitores das Universidades Estaduais e Particulares Membros do Conselho Nacional de Pesquisas Membros do Conselho Federal de Educao Membros do Conselho Federal de Cultura Secretrios de Estado
62

Bispos catlicos ou equivalentes de outras religies 7 - Presidentes das Confederaes Patronais e de Trabalhadores de mbito nacional Membros da Academia Brasileira de Letras Membros da Academia Brasileira de Cincias Diretores do Banco Central do Brasil Diretores do Banco do Brasil Diretores do Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social Capites-de-Mar-e-Guerra Coronis do Exrcito Coronis da Aeronutica Deputados Estaduais Desembargadores do Tribunal de Justia Prefeitos das cidades de mais de quinhentos mil (500.000) habitantes Delegados dos Ministrios Cnsules estrangeiros Consultor-Geral do Estado Juzes do Tribunal Regional Eleitoral Juzes do Tribunal Regional do Trabalho Presidentes das Cmaras Municipais da Capital e das cidades de mais de um milho (1.000.000) habitantes 8 - Juiz Federal Juiz do Tribunal de Contas Juzes do Tribunal de Alada Presidentes dos Institutos e Fundaes Regionais e Estaduais Presidentes das Entidades Autrquicas, Sociedades de Economia Mista e Empresas Pblicas de mbito regional ou estadual Diretores das Faculdades Federais Monsenhores catlicos ou equivalentes de outras religies Capites-de-Fragata Tenentes-Coronis Tenentes-Coronis-Aviadores
63

Presidentes das Federaes Patronais e de Trabalhadores de mbito regional ou estadual Presidentes das Cmaras Municipais das cidades de mais de quinhentos mil (500.000) habitantes Juzes de Direito Procurador Regional do Trabalho Auditores da Justia Militar Auditores do Tribunal de Contas Promotores Pblicos Diretores das Faculdades Estaduais e Particulares Vice-Cnsules estrangeiros 9 - Chefes de Departamento das Universidades Federais Prefeitos das cidades de mais de cem mil (100.000) habitantes Capites-de-Corveta Majores Majores-Aviadores Diretores de Departamento das Secretarias Presidentes dos Conselhos Estaduais Chefes de Departamento das Universidades Estaduais e Particulares Presidentes das Cmaras Municipais das cidades de mais de cem mil (100.000) habitantes 10 - Professores de Universidade Demais Prefeitos Municipais Cnegos catlicos ou equivalentes de outras religies Capites-Tenentes Capites Capites-Aviadores Presidentes das demais Cmaras Municipais Diretores de Repartio Diretores de Escolas de Ensino Secundrio Vereadores Municipais Precedncia no Judicirio
64

1. Presidente do Tribunal de Justia 2. Juiz de Direito da Comarca em que se processa a cerimnia 3. Presidente do Tribunal Regional Eleitoral 4. Procurador-Geral da Repblica no Estado 5. Procurador-Geral do Estado 6. Presidente do Tribunal Regional do Trabalho 7. Presidente do Tribunal de Contas 8. Presidente do Tribunal de Alada 9. Desembargadores do Tribunal de Justia 10. Juzes do Tribunal Regional Eleitoral 11. Juzes do Tribunal Regional do Trabalho 12. Juiz Federal 13. Juzes do Tribunal de Contas 14. Juzes do Tribunal de Alada 15. Juzes de Direito 16. Procurador Regional do Trabalho 17. Auditores do Tribunal de Contas 18. Promotores Pblicos Precedncia no Legislativo

A precedncia determinada pela ordem de criao da Unidade Federativa que representam, e na mesma Unidade sucessivamente, pela data da diplomao ou pela idade. - Senadores - Deputados federais - Deputados estaduais Precedncia nas Foras Armadas

Marinha 1. Almirante Almirante de Esquadra Vice-Almirante Contra-Almirante


65

2. Capito de Mar e Guerra Capito de Fragata Capito de Corveta 3. Capito-Tenente 4. Primeiro-Tenente Segundo-Tenente Exrcito 1. Marechal General do Exrcito General de Diviso General de Brigada 2. Coronel Tenente-Coronel Major 3. Capito 4. Primeiro-Tenente Segundo-Tenente Aeronutica 1. Marechal do Ar Tenente-Brigadeiro Major-Brigadeiro Brigadeiro 2. Coronel Tenente-Coronel Major 3. Capito 4. Primeiro-Tenente Segundo-Tenente Polcia Militar 1. Coronel Tenente-Coronel Major
66

2. Capito 3. Primeiro-tenente Segundo- tenente

67

CAPTULO 7
Smbolos Nacionais

68

7. Smbolos Nacionais

Os smbolos nacionais so as mais caras representaes da ptria, expressam o esprito cvico da nao brasileira. De acordo com a Lei 5.700 de 1 de setembro de 1971, so: Bandeira Nacional Em todas as apresentaes em territrio brasileiro, a Bandeira Nacional obedece a ORDEM GERAL DE PRECEDNCIA e deve ocupar sempre o lugar de honra. Em qualquer evento empresarial, funcional, corporativo existe sempre a colocao de uma ou mais bandeira. A Nacional a de destaque, sempre hasteada em maior altura e central. A Bandeira Nacional colocada no local de honra, seguida pela ordem hierrquica prevista no Decreto citado. Nmero par de bandeiras 53 1 2 4 6 Platia Nmero mpar de bandeiras 4 2 1 3 5 Platia

A posio da Bandeira deve ser: Central ou a mais prxima do centro e direita deste, quando com outras bandeiras pavilhes ou estandartes, em linha de mastros, panplias, escudos ou peas semelhantes; Destacada frente de outras bandeiras quando conduzida em formaturas ou desfiles; direita de tribunas, plpitos, mesas de reunio ou de trabalho. As embaixadas de outros pases no Brasil, por constiturem territrio estrangeiro, so os nicos lugares em que a Bandeira Nacional fica esquerda.

A amplitude das regras tamanha que chega precedncia de colocao de bandeiras dos estados brasileiros numa cerimnia, de acordo com sua constituio histrica (decreto 709234, art. 85): 1. Bahia
69

2. Rio de Janeiro 3. Maranho 4. Par 5. Pernambuco 6. So Paulo 7. Minas Gerais 8. Gois 9. Mato Grosso 10. Rio Grande do Sul 11. Cear 12. Paraba 13. Esprito Santo 14. Piau 15. Rio Grande do Norte 16. Santa Catarina 17. Alagoas 18. Sergipe 19. Amazonas 20. Paran 21. Acre 22. Distrito Federal 23. Rondnia 24. Mato Grosso do Sul 25. Tocantins 26. Amap 27. Roraima

As bandeiras de outros pases so posicionadas em ordem alfabtica do nome do pas em portugus. Elas devem ter tamanho igual bandeira nacional. Posies de bandeiras diversas: Bandeira da ONU; Bandeira do Estado anfitrio; Bandeiras dos municpios, em ordem alfabtica; Bandeiras de Clubes de Servios e, Bandeiras de outras Associaes.
70

Caso haja um nmero mpar de bandeiras, o local de honra o mastro central e o segundo local de honra sua direita, depois esquerda e assim sucessivamente. Caso haja um nmero par de bandeiras, o local de honra o mastro central mais direita, seguido pelo mastro central sua esquerda, depois sua direita, etc..

7.1.1 COLOCAO DAS BANDEIRAS A Bandeira Nacional ocupar sempre o centro. A partir dela so colocadas as demais, por ordem de precedncias, a partir da sua direita. Caso esteja com somente uma, a outra ficar esquerda. A posio direita ou esquerda a que nos referimos sempre vista posicionando-se no lugar da bandeira e olhando para a platia. Alguns posicionamentos: 1. Com bandeira do Estado: Nacional direita e Estado esquerda
BRASIL ESTADO

2. Com bandeira do Municpio: Nacional direita e municpio esquerda BRASIL MUNICPIO

3. Com bandeira do Estado e do Municpio: Nacional ao centro, Estado direita e municpio esquerda
ESTADO BRASIL MUNICPIO

4. Com bandeira do Estado e da empresa: Nacional ao centro, Estado direita e empresa esquerda
ESTADO BRASIL EMPRESA

71

5. Com bandeira do Estado, municpio e empresa: Nacional no centrodireita, Estado esquerda da Nacional, municpio direita e empresa esquerda.
MUNICPIO BRASIL ESTADO EMPRESA

6. Com bandeiras de vrios Estados: coloca-se a bandeira do Estado anfitrio direita da bandeira nacional. Os demais estados seguem a ordem de criao histrica (ver ordem de precedncia dos Estados)
RJ ESTADO ANFITRIO BRASIL BA

7. Bandeira Nacional e de outro pas: Nacional direita e do pas visitante esquerda.


BRASIL PAS VISITANTE

8. Com bandeira de outros pases: segue a ordem alfabtica dos pases visitantes, pelo idioma do pas anfitrio, exceto se for em organismos internacionais, que segue o idioma oficial.
PAS VISITANTE A BRASIL PAS VISITANTE B

9. Com bandeira de outros pases e do Estado anfitrio: sobe a bandeira do pas visitante de primeira letra alfabtica, que fica direita da bandeira do Brasil; em segundo lugar sobe a do Estado anfitrio, esquerda, se for nmero impar de bandeiras. Os pases seguem a ordem alfabtica.
PAS VISITANTE B PAS VISITANTE A BRASIL ESTADO PAS VISITANTE C

Mesmo caso, com nmero par de bandeiras:

72

ESTADO

BRASIL

PAS VISITANTE A

PAS VISITANTE B

10. Com bandeira de outro pas, do Estado e da empresa: sobre a bandeira do pas visitante, que fica esquerda da do Brasil; em segundo lugar sobe a do Estado anfitrio, direita e por ltimo a da empresa, esquerda do pais visitante.
ESTADO BRASIL PAS VISITANTE A EMPRESA

7.2 Hinos O Hino Nacional composto da msica de Francisco Manoel da Silva e do poema de Joaquim Osrio Duque Estrada. Poema ou canto de venerao, louvor ou invocao divindade. Msica marcial ou solene, acompanhada de texto. Geralmente executa-se o Hino Nacional, nas cerimnias de abertura ou encerramento de eventos. Nas cerimnias em que se tenha que executar o Hino Nacional Estrangeiro, este deve, por cortesia, preceder o Hino Nacional Brasileiro. Nas solenidades oficiais do Estado, executa-se o Hino Nacional na abertura do evento e, o Hino do Estado no encerramento. Independentemente do teor do evento social, cientfico, cvico, empresarial, esportivo, etc., o Hino Nacional est presente e, na maioria das vezes, seguido pelo hino estadual. Para todo e qualquer evento, a postura durante a sua audio igual. O pblico deve estar de p, em silncio, mantendo postura formal em sinal de respeito. O hbito de colocar a mo direita sobre o peito (corao) durante a execuo do Hino Nacional segue o modelo dos Estados Unidos e da Frana. Pode ser utilizado. Oficialmente seguindo a regra, no se aplaude o Hino Nacional, mas nos tempos atuais esse gesto visto como euforia e amor Ptria. Os Hinos podem ser executados por bandas de msica, orquestras sinfnicas, CDs, fitas, conforme a ocasio e o bom senso. No segmento do turismo usa-se o hino tocado por safonas (Orquestra Sanfnica de Sergipe), Banda de Pfaros e instrumentos isolados como o cavaquinho e o violo. 7.3 AS ARMAS NACIONAIS Armas Nacionais

73

As Armas Nacionais foram institudas pelo Decreto n 4 de 19 de novembro de 1889 e alterada pela Lei 5.443. So utilizadas, principalmente, no Palcio do Planalto, no Congresso Nacional, no Supremo Tribunal Federal, etc.. Selo Nacional

constitudo por um crculo, representando uma esfera celeste, igual ao que se acha no centro da Bandeira Nacional, tendo em volta as palavras Repblica Federativa do Brasil. usado para autenticar os atos do Governo, diplomas nacionais, certificados, etc..
74

CAPTULO 8
Eventos e Turismo

75

8. Eventos e turismo 8.1 EVENTOS E ATIVIDADE TURSTICA Seja como forma de divulgar e promover destinos e produtos tursticos ou com o intuito de diminuir os efeitos negativos da sazonalidade turstica em determinadas localidades, o evento vem contribuindo para a fomentao do segmento turstico nas mais diversas regies, quanto s questes econmicas, socioculturais e estruturais. No que diz respeito divulgao de bens e servios tursticos, devem ser utilizadas ferramentas e tcnicas de promoo em marketing que respondam expectativa de satisfao das motivaes tursticas e proporcionem retorno que mostrem novas condies e exigncias do mercado. Torna-se, assim, imprescindvel estabelecer critrios para monitoramento e avaliao dos processos de desenvolvimento turstico, observando-se a questo da imagem da venda do produto e as condies reais de estrutura de acordo com essas imagens a serem colocadas como oferta, no mercado, quer local, nacional ou internacional. Dentre as estratgias a fim de reduzir os efeitos negativos da sazonalidade, podemos citar: - a prtica de poltica promoes e de preos diferenciados nas estaes - a descoberta e o desenvolvimento de novos segmentos de mercado numa localidade - a utilizao de produtos e servios alinhados com as novas tecnologias - a criao e captao de eventos A realizao dos eventos est sendo utilizada como um instrumento de diminuio da ociosidade caracterstica da baixa estao, promovendo, assim, um melhor aproveitamento dos destinos e produtos tursticos e otimizando os impactos positivos desta atividade econmica a partir da criao de oportunidades de viagem, consumo e da ampliao e manuteno dos nveis estveis de emprego do setor. O setor do turismo envolve diversos outros setores da economia, provocando um efeito multiplicador. Podem-se citar como principais benefcios provocados pelos eventos para a atividade turstica:
76

- ampliao do nmero de visitantes - melhoria da imagem da cidade - manuteno dos nveis e estmulo gerao de emprego e renda - maior produtividade do trade turstico - aumento da arrecadao de impostos - aumento de arrecadao de recursos potenciais que podem ser reaplicados na infraestrutura - divulgao espontnea dos destinos e produtos Diante dos benefcios dos eventos para o setor de turismo, a captao de eventos se torna uma prtica com grandes chances para o fomento dos setores de eventos e de turismo.

8.2 ESTRUTURA E APOIO PARA EVENTOS Pontap inicial para a realizao de eventos a captao dos mesmos. Essa etapa tem incio nos eventos peridicos, quando est sendo realizado o atual (anual) para in loco iniciar o trabalho de negociao do similar que se seguir. Existem equipes e empresas organizadoras que fecharam seu link de trabalho nesse nicho e garantem que o mercado nacional amplo e sem limites. Sucesso comprovado pelas realizaes peridicas e sucessivas de

congressos, convenes, encontros, palestras, fruns, sempre com pblico e credibilidade dos patrocinadores e interesse pelas empresas geradoras do acontecimento. Para a captao de eventos, tornam-se necessrias estratgias administrativas como conhecimento do produto, do mercado, recursos e infraestrutura garantida pelo local pleiteador. Como foco maior de exigncia, a qualidade nos servios a serem prestados. O calendrio de eventos uma das principais ferramentas que complementam a captao de eventos para o ncleo receptor. O calendrio de eventos pode ser entendido como um registro das programaes dentro de cada ncleo nos mbitos cultural, religioso, esportivo etc. elaborado a fim de expressar fatos e costumes diferenciados, que constituem os atrativos tursticos.
77

Conforme Lage e Milone (2000, p.28), estrutura turstica consiste em o conjunto de edificaes, instalaes e servios indispensveis ao

desenvolvimento da atividade turstica (meios de hospedagem, alimentao, entretenimento, agenciamento, informaes, dentre outros voltados para o atendimento ao turista). Os equipamentos de apoio turstico, caracterizam-se por todo o conjunto de obras e instalaes de estrutura fsica bsica, tais como sistema de comunicaes, transporte e servios urbanos (gua, energia, esgoto, limpeza e sinalizao urbana etc). So considerados por Ignarra (2003) como

precondio para o desenvolvimento turstico. O servio de meios de hospedagem primordial. No s como a hospedagem em si, mas principalmente pelas condies de ofertas para realizao do evento em si. Para tanto os empreendimentos de hotelaria e hospedagem, em qualquer das classificaes, dispem nos seus quadros de funcionrios, profissionais especializados: o Gerente de Eventos. Esses profissionais mantm disposio toda a estrutura que caracteriza as necessidades de tais realizaes: - espao para realizao do evento: centros de convenes, sales, auditrios, praas de eventos, salas de reunies, enfim, espaos que comportem o nmero de participantes ou convidados esperado e que esteja de acordo com o tipo e objetivos do evento. - capacidade e atendimento hoteleiro: no que diz respeito oferta disponibilizada na localidade, deve-se observar se essa oferta atender ao pblico esperado. Caso determinada cidade no haja uma quantidade de leitos que atenda e satisfaa o pblico aguardado para o evento, interessante analisar a possibilidade de sugesto de meios de hospedagem em cidades prximas, contanto que no comprometa a participao e a pontualidade das pessoas no evento. - analisar a disponibilidade deste servio (seja nibus coletivo, taxi, metr, trem etc) a fim de oferecer comodidade aos participantes. - apoio do governo pode se dar de diversas maneiras. Seja com contribuio financeira a fim de custear servios necessrios ao evento, seja em questes j
78

esperadas como qualidade do transporte pblico, limpeza urbana, qualidade de outros servios pblicos dentre outros. importante lembrar que estes servios de estrutura e apoio turstico so bastante beneficiados com a realizao dos eventos em uma localidade. Cabe ento aos organizadores junto aos empresrios e rgos pblicos se unirem e apoiarem a concretizao de eventos diversos a fim de que todos sejam beneficiados, sobretudo o participante que ser um agente divulgador da cidade-sede do evento e seus servios.

79

CAPTULO 9
Turismo, eventos e negcios

80

9. Turismo, eventos e negcios 9.1 TURISMO DE EVENTOS Turismo como atividade econmica garante a sobrevivncia de muitas localidades que vivem de locais, independentes do seu porte. No s os belos cenrios configuram a melhor forma de sediar eventos. claro que algumas localidades dotadas de beleza acabam por atrair a atividade e manter-se em movimento contnuo e produtivo. exemplo, o arquiplago de Fernando de Noronha, a Ilha de Maraj, a cidade de Gramado. Mas tambm os eventos dispersos e distantes dos centros urbanos, onde so explorados os segmentos: ecolgico, meio ambiente, rural, aventura, esportes radicais, desportivos, histricos, culturais, artsticos, etc., tm apresentado crescimento e definido calendrio de eventos, nacionalmente. Esse tipo de turismo mantido independente do evento a ser realizado. O local por si s garante a movimentao turstica. Turismo de eventos o segmento que cuida dos mais variados tipos de acontecimentos que se realizam nas mais diversas reas, sendo responsvel pelo planejamento e organizao do receptivo dessa demanda exclusiva, dando uma imagem caracterstica aquelas localidades cujo potencial de interesse resida no fluxo contnuo e crescente de adeptos. . 9.2 TURISMO DE NEGCIOS A Cartilha de segmentao do Ministrio do Turismo, define assim, turismo de negcios: compreende o conjunto de atividades tursticas decorrentes dos encontros de interesse profissional, associativo, institucional, de carter comercial, promocional, tcnico, cientfico e social. Existem localidades onde os negcios que fazem acontecer o

desenvolvimento da atrao turstica, como So Paulo, a mais cosmopolita cidade brasileira, onde prevalecem os eventos ligados a todas as formas de movimentao produtiva quer de capital quanto de estudos. Dos eventos gerados pelas indstrias e empresas multinacionais aos de carter acadmicos entremeados pelos de produtos, compras, cultura e arte, o crescimento e a fomentao desse conceito de turismo que acontece mundialmente,
81

essencialmente paulistano e para l convergem os maiores recursos de investimentos e, consequentemente, os melhores resultados. O segmento do turismo de negcios possui algumas peculiaridades que devem ser estudadas e observadas, (adaptado de Martin, 2003): - Rotatividade da sede do evento, possibilitando a descentralizao das atividades e a ampliao dos benefcios destes segmentos a outras regies e localidades. - Necessidade de qualificao profissional constante que consiste na fora motriz dos eventos tanto de negcios como de eventos. - nico setor de destino nico e obrigatrio, uma vez que h um direcionamento do pblico em um mesmo local em determinado perodo de tempo. - Periodicidade dos eventos, possibilitando o planejamento das atividades e de marketing com antecedncia. - Acontecem, em sua maioria, independente do perodo de alta ou baixa temporada do turismo de lazer - Volume gerado, uma vez que o turista de negcios tem gasto mdio maior em relao ao turista de lazer - Maior fidelidade e maior potencial de compra em comparao ao turista de lazer, que gasta em mdia menos duas vezes do que o turista de negcios. Se bem atendido, o turista de negcios tende a ser fiel ao servio prestado, j que tambm tende a ir mais vezes a um determinado local. - Durao dos eventos, que varia de trs a quatro dias, possibilitando permanncia fixa dos participantes na localidade onde est acontecendo o evento.

82

CAPTULO 10
Entidades de fomento e organizao de eventos

83

10. Entidades de fomento e organizao de eventos 10.1 CONVENTION & VISITORS BUREAU Os Convention Bureaus so entidades privadas e sem fins lucrativos que atuam como centro difusor de informaes entre as empresas interessadas em realizar eventos. Seu principal objetivo captar a realizao de eventos, em sua maioria de grande porte, para as cidades onde atuam. Seu perfil aglutinador torna-o uma figura-chave na conduo no planejamento do marketing de destino, utilizando para promover a imagem da cidade nos mercados potenciais. Embora a independncia de rgos governamentais, alguns convention recebem recursos pblicos. No entanto, em sua maioria, so mantidos por empresas do trade turstico, denominados parceiros ou mantenedores, como meios de hospedagem, restaurantes, atrativos tursticos, agncias e

operadoras de viagens, transportadoras, alm do comrcio local. O primeiro bureau de que se tem noticia foi criado em Detroit, nos Estados Unidos. No Brasil, os primeiros C&VB do pas foram criados na dcada de 1980, em So Paulo e no Rio de Janeiro. Atualmente, existem diversos C&VB no Brasil, praticamente em cada cidade do pas. 10.2 ABEOC

A Associao Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC) uma entidade civil, sem fins lucrativos ou carter poltico-partidrio. Com a finalidade de congregar, coordenar, orientar e defender os interesses de seus associados (as empresas de servios especializados em eventos, como organizadores, promotoras e prestadoras de servios para eventos), a ABEOC foi fundada no ano de 1977. A ABEOC tem como principais objetivos: - Defender os interesses das associadas, tornando a atividade de organizao e prestao de servios em eventos conhecidas, valorizadas e respeitadas perante o mercado e as entidades institucionais e rgos pblicos; - Promover e incentivar as relaes entre suas associadas no sentido de possibilitar intercmbio tcnico e comercial atravs da promoo, realizao e apoio de encontros, reunies, eventos, cursos, projetos e similares;
84

- Realizar um congresso e exposio anual independente ou em parceria com outras entidades; - Orientao de interessados em como proceder para atuar na rea de eventos de acordo com a legislao; - Estmulo a pratica das atividades com um elevado sentido tico nas relaes entre as associadas e, entre essas e o mercado. 10.3 ABRACCEF

A Associao Brasileira de Centros de Convenes, Exposies e Feiras tem a finalidade de promover a integrao e a troca de informaes relativas s reas de operaes, finanas, tecnologia, gerenciamento, marketing, comercial, relaes com clientes e desenvolvimento de negcios entre os associados. Criada em 1985, a ABRACCEF atualmente constituda por pessoas jurdicas, empreendimentos ou estabelecimentos empresariais, fixos e permanentes, administrados por empresas ou instituies, pblicas ou privadas, regular e legalmente constitudas, que tenham dentre seus objetivos sociais a oferta de espaos e servios correlatos, especficos e apropriados, a terceiros, para a realizao de eventos de qualquer tipo ou natureza, sob a forma de locao ou cesso, em carter temporrio, tais como: Centros de Convenes; Centros de Convenes e de Exposies; Pavilhes de Exposies; Hotis com Centro de Convenes; Arenas, Teatros, Casas de Espetculos e similares; Empresas ou Instituies com Centros de Convenes; Outros espaos similares.

85

CAPTULO 11
Documentos importantes | Ps-evento Dicas

86

11. Documentos importantes | Ps-evento | Dicas 11.1 MODELO DE CHECK LIST MODELO DE CHECK LIST
Evento: Semana do Turismo Local: Auditrio da Instituio Organizadora Data:22/09 a 27/09 de 2000 Responsvel: Joo Carlos Azevedo Horrio: das 19h30 s 22h30

DISCRIMINAO
1-Reserva do local

UNIDADE/ SETOR
Coordenao do curso

RESPONSVEL
Carla Matos

SITUAO
Em andamento

2-Reunio

para

Coordenao do curso

Carla Matos

Ok

montagem da comisso organizadora 3-Distribuio atividades para de as Coordenao geral do evento Sandra Regina Ok

diversas comisses de trabalho 4-Definio do tema e programao do evento 5-Contratao empresas profissional de e/ou autnomo Comisso organizadora Comisso de financeira, e

divulgao

marketing

para criao de material de divulgao 6-Buscar patrocnio e apoio cultural Comisso de financeira, e

divulgao

marketing 7-Definio do material de divulgao 8-Contratao de Comisso organizadora Comisso organizadora

grfica para impresso do material de e

divulgao administrativo

9- Fazer listagem de convidados e

Secretaria do evento

87

palestrantes 10-Enviar carta convite para autoridades, diretoria Secretaria do evento

palestrantes,

da instituio e demais funcionrios 11-Fazer reserva de de no Secretaria do evento

equipamentos audiovisual departamento responsvel

12-Fazer solicitao de servio de copa (caf, gua e ch) 13-Solicitao mobilirio departamento competente 14-Fazer follow up dos convidados, autoridades e outros. 15- Fazer a divulgao na mdia de ao

Secretaria do evento

Secretaria do evento

Secretaria do evento

Comisso de

financeira, e

divulgao

marketing 16-Fazer a divulgao do evento na instituio Comisso de financeira, e

divulgao

marketing 17-Montar dos as pastas e Comisso de recepo

participantes

convidados 18-Definio de Comisso de recepo

recepcionistas e escala de trabalho 19-Verificao liberao estacionamento 20-Elaborar carta de Secretaria do evento
88

e de

Secretaria do evento

agradecimento para os palestrantes 21-Providenciar certificados participantes 22-Definir cerimnia 23-Treinar recepcionistas 24-Elaborar cartas de agradecimentos para os convidados, patrocinadores e a as mestre de Comisso organizadora Coordenao geral do evento Secretaria do evento os dos Secretaria do evento

todos que colaboraram com o evento 25- Convocar reunio de avaliao do evento 26-Elaborar relatrio de avaliao Fonte: MATIAS (2007, p.137) Coordenao geral do evento Coordenao geral

11.2

MODELO DE BRIEFING DE EVENTOS MODELO DE BRIEFING DE EVENTOS

EMPRESA/ CONTRATANTE Razo Social: Endereo: Fone: Fax: Contato: Cargo: Depto: Segmento de atuao da empresa: Produto e/ou linha de produto ou servio: 1- EVENTO 1.1 Titulo: 1.2 Objetivo principal do evento (comemorao, reengenharia, cientifico, tcnico, confraternizao, promocional, institucional e outros) 1.3 Qual a tipologia do evento? 1.4 H tema definido? ( )Sim ( ) No Caso a resposta seja afirmativa, qual ? 2- PBLICO-ALVO 2.1 Perfil do pblico-alvo: sexo, faixa etria, escolaridade, nvel socioeconmico, grau hierrquico; 2.2 Nmero estimado de participantes; 2.3 Qual a origem geogrfica dos participantes?
89

3- DATA/ DURAO 4- LOCAL 4.1 Existe um local determinado para o evento? Caso a resposta seja afirmativa, onde? 5- PROGRAMA 5.1 Existe um programa do evento? ? ( ) Sim Caso a resposta seja afirmativa, anex-lo.

( ) Sim

( ) No

( ) No

6- HOSPEDAGEM 6.1 Inclui hospedagem? ( ) Sim ( ) No 6.2 Qual a categoria dos hotis a serem utilizados? 7- TRANSPORTE 7.1 Qual o meio de transporte que ser utilizado para esse evento? 7.2 Existe empresa transportadora oficial do evento? ( ) Sim ( ) No Caso a resposta seja afirmativa, qual? 8- SERVIOS 8.1 O que ser oferecido aos participantes? ( ) alimentao ( ) brindes ( ) traslados ( ) atividades sociais, culturais e tursticas ( ) Outros. Especificar: 9- CONVIDADOS E AUTORIDADES 9.1 Quem so os convidados e as autoridades? 9.2 Qual o diferencial de servios e as horas que sero oferecidas a eles? 10- VERBA 10.1 Existe verba prevista? ( ) Sim 10.2 Qual valor?

( ) No

11- COMISSAO ORGANIZADORA 11.1 Existe uma comisso organizadora? ( ) Sim 11.2 Quem so os contatos? 12- IDIOMA 12.1 Qual o idioma oficial do evento?

( ) No

13- DIVULGAO 13.1 Como ser feita a divulgao? 13.2 Quais veculos de comunicao sero utilizados? 13.3 Existe logotipo do evento? ( ) Sim ( ) No Caso a resposta seja negativa, necessrio criar um logotipo para o evento. 13.4 Criar material de divulgao de acordo com o tema e utilizar o logotipo e cores especiais.

14- EQUIPAMENTOS 14.1 Quais equipamentos audiovisuais e administrativos sero utilizados? 15- MATERIAIS
90

15.1 Quais os materiais administrativos e do participante que sero utilizados? 16- SERVIOS 16.1 Quais servios sero necessrios? ( ) traduo simultnea ( ) Buffet para jantar e/ou almoo, coquetel, coffee-break e outros. ( ) decorao ( ) sonorizao ( ) filmagem ( ) fotografia ( ) outros. Especificar: 17- RECURSOS HUMANOS 11.3 Quantidade: 11.4 Com que qualificao? 11.5 Para esse evento, haver a contratao de outros prestadores de servios, como: ( ) agencia de propaganda ( ) servios grficos ( ) assessoria de imprensa ( ) agncia de viagens e turismo ( ) assistncia medica hospitalar ( ) transportadora rodoviria para traslados ( ) seguro ( ) outros. Especificar: Fonte: MATIAS (2007, p. 134)

11.3

MODELO DE QUESTIONRIO DE AVALIAO MODELO DE QUESTIONRIO DE AVALIAO

1. Como voc qualifica o evento quanto a: Programao timo Bom Temas/ assuntos Conferncias Trabalhos apresentados Projetos Debates Mediadores Carga horria Operacionalizao timo Bom Secretaria Recepo Manuteno Limpeza Segurana Apoio Sinalizao Instalaes Climatizao Informaes Folheteria / material Pontualidade Multimeios Equipamentos em geral Atraes locais Outros ( )

Regular

Fraco

Regular

Fraco

91

Servios timo Transportes de acesso Traslados Hotel Alimentao Atividades sociais e tursticas Estacionamento Guias Recepcionistas Intrpretes 2. Na sua opinio: Qual foi o ponto forte do evento?

Bom

Regular

Fraco

Qual foi o ponto fraco do evento? 3. Como voc tomou conhecimento do evento? Folheto ( ) Cartaz ( ) Mala direta ( ) Televiso ( ) Emissora: __________________ Jornal ( ) Nome: _____________________ Revista ( ) Nome: _____________________ Radio ( ) Emissora: ___________________ Home Page ( ) Endereo: ___________________ Indicao pessoal ( ) Nome: _____________________ Outros ( ) Quais? _____________________ 4. Qual marca de empresa ou entidade lhe chamou mais a ateno e por qu?

5. Quais sugestes voc daria para um prximo evento dentro dessa rea em relao a: Tema: Palestrantes: Localidade: 6. Qual atividade profissional que voc exerce?

7. Qual a cidade e o Estado que voc reside?

8. Observaes e sugestes:

Fonte: BRITTO (2002, p. 301)

11.4 DICAS - De uma maneira geral o perodo recomendvel tecnicamente planejar um evento com antecedncia de um ano, porm quando os eventos so
92

peridicos, importante j ter definido ao final do evento em execuo, data e local do prximo. Nessa fase faz-se a captao da futura verso - Conhecer sobre a parte tcnica da elaborao e gesto de eventos - Conhecimentos, ainda que superficiais, nas reas envolvidas - Habilidades para evitar e lidar com imprevistos - Selecionar profissionais e prestadores de servios com perfil de competncia - Evitar realizar eventos em horrios que concorram com outras programaes de forte apelo popular, naquela mesma localidade - Evitar erros que comprometa o andamento ou a imagem do evento - Cumprir o tempo de discursos e falas - Garantir a pontualidade da programao - Acrescentar percentual financeiro como reserva tcnica diante do fluxo de mercado - Evidenciar item quanto a possibilidade da mudana e/ou valorizao da moeda 11.5 SERVIOS EM ALIMENTOS E BEBIDAS
Materiais, iguarias e equipamentos Arroz em churrasco como guarnio Cafezinho em congressos e reunies Canaps Docinhos de festa Banheiros qumicos gua mineral sem gs em coquetis Churrasquinhos/ espetinhos Quantidade/ medida 100 gramas 50 ml 15 5 a 10 300 ml 3 unidades 400 gramas Carne vermelha em churrascos Observaes Por pessoa Por pessoa Por pessoa em coquetis ou coffee -break Por pessoa. 01 a cada 300 pessoas. Por pessoa. Mnimo de 150 gramas de carne por pessoa Por pessoa se houver guarnio e outros tipos de carne. Sem guarnio, recomendado 500 gramas. Por pessoa. Por pessoa. Por pessoa. 01 a cada dez mesas. 01 a cada dez mesas. 01 a cada 120 pessoas. Por pessoa. Por pessoa. Caso seja
93

Cerveja em lata com lcool Cerveja em lata sem lcool Cerveja garrafa Garom Maitre Universo de seguranas em eventos de massa Refrigerante Vinho

4 latas 2 latas 600 ml 600 ml 400 ml

Wisky e destilados

Duas doses

Salgadinhos para coquetel Fonte: Adaptado de Rispoli (2005).

10 a 15

servido somente vinho, aumentar a quantidade em 20%. Por pessoa. Depende da quantidade de outras bebidas. Por pessoa.

94

3.2 PS-EVENTO etapa de encerramento do evento. Consiste em: - Fechamento contbil - Avaliao tcnica e financeira - Avaliao mercadolgica -Providncias finais de expediente administrativo e gerenciais - Avaliao dos envolvidos empresas, ou pessoas - Feedback do cliente Diante dessas atividades, ocorre a confrontao dos resultados esperados com os realizados, proporcionando a anlise dos pontos positivos e negativos do evento Cada evento deve ser uma plataforma para outro - Avaliao Geral- importante etapa do ps-evento, onde os produtores e gestores analisam pontos fortes e fracos de todos e do evento em si. Como resultado, um relatrio documental Para essa avaliao interna, utiliza-se da distribuio in loco de questionrios especficos para cada rea. Etapa realizada em reunio coletiva imediatamente ao encerramento das atividades. Documento sigiloso e de propriedade do produtor e do gestor. - Servios de secretaria no P-evento Dentro do ps-evento ainda podemos identificar como atividades relacionadas a esta etapa os servios de secretaria descritos abaixo: - elaborao e envio de ofcios ou cartas de agradecimento; - separao, catalogao e arquivo de correspondncias; - envio ou entrega de certificados (esta atividade tambm pode ser feita no encerramento do evento) - publicao dos Anais do evento (caso seja encontro cientfico) - envio de release aos meios de comunicao com resultados do evento; - organizao da desmontagem das instalaes e equipamentos e transporte dos materiais terceirizados; - planejamento da reunio de encerramento.

95

CAPTULO 12
Gerenciando Eventos como projetos

96

12. Gerenciando Eventos como Projetos Todo Evento um Projeto e precisa ser gerenciado com tal, mas afinal o que seria um projeto? Um Projeto um esforo TEMPORRIO realizado para criar um produto ou servio EXCLUSIVO(PMBOK). TEMPORRIO: Significa que todo projeto tem um inicio e um fim definido. EXCLUSIVO: Significa que o produto ou servio produzido de alguma forma diferente de todos os outros produtos ou servios semelhantes j realizados O Gerenciamento de Projetos a aplicao de conhecimento, habilidades, ferramentas e tcnicas s atividades do projeto a fim de atender aos seus requisitos. (PMBOK) Gerenciar um projeto inclui: Identificao das necessidades; Estabelecimento de objetivos claro e alcanveis; Balanceamento das demandas conflitantes de Qualidade, Escopo, Tempo e Custo; Adaptao das especificaes, dos planos e da abordagem s diferentes preocupaes e expectativas dos stakeholderes.

Processos de Gerenciamento de Projetos Iniciao Planejamento Execuo Monitoramento e Controle Encerramento

reas de Conhecimento em Projetos:

97

98

GLOSSRIO DE EVENTOS (baseado de Britto, 2002 e Rispoli, 2005 e leituras complementares)


Adrias: corda de fina espessura da cor branca utilizada no hasteamento das bandeiras Anais: registro das publicaes ou documentos de um congresso ou similar Anfitrio: quem recebe os convidados; dono da casa; em eventos

organizacionais , quase sempre, a autoridade maior da empresa, presente ao encontro Balo Blimp: bales inflveis promocionais, utilizados no espao areo do evento Blaster tcnico em pirotecnia Briefing :resumo de informaes, das quais surgiro propostas de ao. Cast: lista de artistas. Chancela: assinatura no evento em conjunto com o realizador Check list ou mapa de produo : lista de controle ou ordenao Cerimonial: conjunto de regras que orientam as cerimnias oficiais, civis, militares, pblicas, privadas e religiosas Croqui: arte ou mapa de localizao ou que representa a idia (lay out) Curador: responde legalmente pelas exposies de artes. Trabalha na pesquisa e seleo das obras e cuida da tramitao burocrtica de exposies e mostras de arte Ecad: escritrio central de arrecadao e distribuio dos direitos autorais Etiqueta: formalidade no trato social. Pressupe urbanidade e respeito no trato entre pessoas, tanto em contato social, familiar, profissional Mesa diretiva: mesa ocupada por autoridades e convidados mais importantes Mestre-de-cerimnia: pessoa que apresenta e dirige um encontro, obedecendo script Oratria: arte de falar ao pblico Palestrante: aquele que palestra Precedncia: antecedncia no tempo, na ordem ou no lugar. A formalizao da ordem de precedncia uma das partes mais importantes do cerimonial Protocolo: em relao ao cerimonial, o que determina os lugares na estrutura poltica e administrativa em um evento. Plpito: tribuna para pregadores
99

Release: texto de divulgao, para as mdias Script: texto ou roteiro protocolar de cerimnias e apresentaes (Mestre de Cerimnias) Trade turstico: conjunto de empresas do segmento turstico. Tribuna: lugar elevado de onde falam os oradores; plpito Vernissage: exposies e mostras artsticas.

100

Вам также может понравиться