Вы находитесь на странице: 1из 30

Nutrio de Monogstricos Definio de Nutrio: Dicionrio: srie de processos

pelos quais um organismo ingere e assimila alimento

para promover crescimento ou substituir tecidos gastos ou afetados.

Scott e col. o processo de fornecer s clulas do organismo animal

poro do meio quimico externo necessria

para o funcionamento das muitas reaoes quimicas metabolicas envolvidas: crescimento, manuteno, trabalho, produo e reproduo.

Esses autores: Nutrio envolveria:

procura, ingesto absoro dos elementos qumicos que servem como alimento, o transporte desses elementos at o interior das clulas, forma fsica e qumica mais adequada para assimilao e uso pelas clulas.

Nutrio: conjunto dos processos pelos quais um organismo vivo assimila os nutrientes dos alimentos para Crescimento, reposio e reparao de tecidos corporais e elaborao de produtos.
Objetivo da nutrio animal :

transformar recursos alimentares de menor valor nutricional

em alimentos para o consumo humano, de melhor valor biolgico.

Para alcanar este objetivo

foi necessrio o desenvolvimento dos conhecimentos envolvendo

os alimentos e o organismo animal.

A cincia da nutrio integra conhecimentos:

bioqumicos e fisiolgicos

relacionando o organismo animal com

o suprimento alimentar de suas clulas.

Cincias relacionadas com a nutrio:

Fisiologia Qumica Endocrinologia Bacteriologia Citologia Gentica Fsica matemtica

Histrico da Nutrio Animal:

1747:Fisico Ingls Lind: descobriu a cura do escorbuto: primeiros conhecimentos bioqumicos e fisiolgicos relacionados com a nutrio..

1760: Antoine Laurent Lavoisier introduziu o termmetro e a balana nos estudos de nutrio - experimentos utilizando a calorimetria animal,

parte do calor animal era originrio da combusto de substncias no organismo,

concluiu: que a respirao e a combusto eram processos semelhantes.

Lavoisier concluiu que a vida era uma funo qumica.

1683-1757: Ren Reamur naturalista Francs fez uma das primeiras observaes referentes a digesto, 1729-1799: Lzzaro Spallanzani: Verificou mudanas na composio do alimento. engolia saquinhos feitos de pano contendo carne e po e, aps algum tempo, extraa-os atravs de cordes amarrados

1785-1853: William Beaumont em 1833 reportou observaes sobre a digesto usando uma fstula no estmago. descreveu o suco gstrico identificou o Hcl, notou os movimentos do estmago verificou o efeito da emoo sobre a secreo e motilidade gstrica. Estes trabalhos, sugeriram o uso de fstulas em animais para os estudos de digesto.

1883: Johan Kjeldahl: qumico Dinamarqus, descobriu um mtodo rpido para se determinar o valor nitrogenado dos alimentos. 1909: Karl Thomas: Alemanha: as protenas posuiam valores nutricionais diferentes. Verificou que a percentagem do nitrognio absorvido, que ficava retido no organismo era varivel de uma fonte de protena para outra. Final do sculo: conhecia 12 aminocidos nas protenas concluia-se que havia variao na composio de aminocidos das protenas, e que isto, afetava o seu valor biolgico.

1938: Willian C. Rose: demonstrou que os ratos necessitavam de certos aminocidos na dieta para mximo desempenho e a partir da, dividiu-os em essenciais e no essenciais.

1814: Michel Eugene Chevreul, qumico Francs, descobriu: gorduras eram compostas de glicerol e cidos graxos. Estudos posteriores mostraram a essencialidade dos cidos graxos no organismo e na dieta animal. 1912: Casimir Funk: verificou que uma substncia contida no farelo de arroz curava a beriberi, usando o termo "vitamina" pela primeira vez. 1930: descoberta de vrios minerais como clcio, fsforo, enxofre e ferro.

EVOLUO DA NUTRIO DE MONOGSTRICOS NO BRASIL 1940: O primeiro trabalho registrado na literatura sobre nutrio animal no Brasil Professor Jos Fancisco Braga Universidade Federal de Viosa (Revista Ceres, 3:222-230) estudou: o uso de soja e milho na alimentao de sunos nas fases de crescimento e terminao, Concluiu: - a soja poderia substituir a tancage como fonte de protenas - o milho apresentava-se pobre neste nutriente.

Vrias fases mostram a evoluo na qualidade das raes no Brasil. Primeira fase: (dcada de 50): predomnio de moinhos de trigo

subprodutos: o farelo e o farelinho de trigo,

participavam em mais de 50% das raes,

influindo de forma negativa na eficincia alimentar no desempenho dos animais, alm dos problemas de excesso de fibra com este tipo de dieta.

A terceira fase: expanso da produo de milho e soja

proporcionando maior estabilidade s raes balanceadas. as raes a base de milho e farelo de soja: mais eficientes e uniformes.
O valor nutricional destes dois alimentos ficou bem conhecido

o que permitiu a suplementao de suas deficincias

conseguir o desempenho mximo desejvel de aves e sunos nas condies tropicais .

A segunda fase: dcadas de 60 e 70

Instalao das grandes indstrias de raes no Brasil,

novos conceitos de nutrio e alimentao animal.

termo rao balanceada: idia de equilbrio de nutrientes. foi uma fase de grande evoluo na produo de aves e sunos, no Brasil. dcadas de 70 e 80: grande evoluo acadmica

contribuiu para os resultados de desempenho de aves e sunos no Brasil

comparveis a pases altamente desenvolvidos nestes setores.

Uma outra fase poderia ser considerada ainda,

o uso da programao linear no clculo das raes de mnimo custo. computador facilitou o clculo de raes equilibradas com bastante eficincia e rapidez.

Este fato permitiu mudanas nas frmulas das raes,

em funo da matria disponvel e os seus preos.

Atualmente

faltam muitas informaes sobre: a composio e biodisponibilidade dos nutrientes nos diversos alimentos. exigncias nutricionais : a evoluo gentica das aves e os sunos Reduzir excreo de nutrientes.

1.2 CARACTERSTICAS NUTRICIONAIS DOS ANIMAIS MONOGSTRICOS

Os animais monogstricos: no ruminantes so caracterizados :

reduzida capacidade de armazenamento de alimentos:

acesso contnuo a alimentao;

taxa de passagem dos alimentos no trato digestrio relativamente rpida,

- os nutrientes devem estar prontamente disponveis, para seu aproveitamento;

baixa capacidade de digerir materiais fibrosos - microflora reduzida no trato digestrio:

as dietas devem ser concentradas;

- pequena capacidade de sntese gastrintestinal

nutrientes exigidos para mximo desempenho devem estar presentes na dieta; - digesto realizada por enzimas digestivas produzidas pelo animal; - aproveitam mais eficientemente os alimentos concentrados do que os animais ruminantes.

Caractersticas nutricionais das aves: Monogstricos com ceco simples no funcional Estmago: qumico mecnico Digesto enzimtica Praticamente no sintetizam nutrientes Possuem baixa capacidade de digerir fibra (< 20%) rao balanceada (contendo todos os nutrientes) atender suas necessidades. pequena capacidade de armazenar alimentos

Aparelho digestrio das aves: Cavidade oral: bico, lngua, glndulas salivares e faringe Esfago : tubo que vai da cavidade orofaringe at o estmago: Papo, inglvio: dilatao do esfago Funes: - armazenar e umidecer os alimentos - Permite ao da amilase salivar - Algumas espcies: cmara de fermentao. proventrculo: (estomago glandular): estomago verdadeiro : secreo do suco gstrico

Estmago muscular, moela, ventrculo: - tritura os alimentos de forma similar a mastigao dos mamferos; -no secreta enzimas.

Intestinos:

Delgado: duodeno, jejuno e leo Grosso: ceco (2), clon, cloaca

Cloaca: Comum ao canal intestinal, ureteres, aparelho genital Glndulas acessrias : glndulas salivares, pncreas, fgado

Aparelho digestrio de Sunos Boca Esfago Estmago Intestino delgado: Duodeno, jejuno, leo Intestino Grosso: Ceco, clon, reto Glndulas anexas: salivares, fgado, pncreas

Aparelho digestrio de peixes Intestino ceflico: cavidade buco-faringeana (boca e seus anexos + faringe) Anexos: Lbios Dentes lngua, aparelho branquial: Rastros branquiais: ( Filtro branquial) prevenir refluxo de alimentos atravs da filtragem auxilia na deglutio;

Intestino anterior: esfago e estmago Intestino mdio: intestino propriamente dito Intestino posterior: esfncter leo cecal ausente ou reto Glndulas anexas: Fgado Pncreas Vescula biliar No possuem glndulas salivares, Possuem glndulas de muco na cavidade oro-branquial.

Aparelho digestrio: Eqinos: herbvoros no ruminantes (monogstricos de ceco funcional) Caractersticas: digesto enzimtica no intestino delgado fermentao bacteria no ceco e clon O trato digestivo do cavalo divide-se em: Boca Esfago Estmago intestino delgado: duodeno,jejuno, ileo intestino grosso: ceco,colon, reto produo de AGV

Вам также может понравиться