Вы находитесь на странице: 1из 5

Trabalho de Filosofia

Orientador: Elvis

Centro Educacional Evandro Ayres de Moura

Aluno: Marcos Andr Sampaio Pimentel

3 ano (E.M.)

Fortaleza Cear 2012

Introduo
O trabalho tem como finalidade principal a obteno de nota parcial. Alm de ser til como fonte de pesquisa para estudos futuros. Aqui ser comentado um pouco sobre correntes filosficas. A Filosofia um estudo que foca a arte do pensar, de saber o que a verdade, da busca pela razo e tambm pelo compreendimento do surgimento da vida. E alm de ter outras formas de estud-la e de compreend-la, dependendo da poca, da escola e dos pensadores. Durante o perodo Helenstico, que vem de Helena de Tria e que se refere cultura grega. Na histria da filosofia denomina-se perodo tico, porquanto o interesse filosfico voltado para os problemas morais. Primeiramente estoicismo e epicurismo e depois ceticismo e ecletismo ou neoplatonismo. Mas neste trabalho ser abordado, como tema principal, o Estoicismo.

Desenvolvimento
Estoicismo
Histria: Por volta de 301 a.C., Zeno de Ctio, ensinou filosofia na Stoa Poikile, lugar a partir do que o nome da filosofia se originou. Ao contrrio de outras escolas de filosofia, como os epicuristas, Zeno escolheu ensinar a sua filosofia num espao pblico, que era uma colunata com vista para o local central de manifestao da opinio pblica, a gora de Atenas. As ideias de Zeno desenvolveram-se a partir do cinismo, cujo fundador, Antstenes, foi um discpulo de Scrates. O seguidor mais influente de Zeno foi Crisipo de Solis, responsvel pela moldagem do que atualmente denominado estoicismo. Esticos posteriores, da poca do imprio romano, focaram o aspecto da promoo de uma vida em harmonia com o universo, sobre o qual no se tem controlo direto. Os acadmicos dividem normalmente a histria de estoicismo em trs perodos: um perodo antigo ou tico onde se preocupou com a lgica, a fsica, a metafsica e a moral; um perodo mdio ou ecltico onde o pensamento estico combinou-se esprito romano; e um perodo recente ou religioso onde o estoicismo considerado imperial, com representantes como: Caio Musnio Rufo, Sneca (nascido no incio da era crist e falecido em 65 d.C., Epicteto (50 d.C. - 125 d.C.) e Marco Aurlio (121 d.C. - 180 d.C.), que foi imperador em 161 d.C.

Princpios: Os esticos apresentavam uma viso unificada do mundo, consistindo de uma lgica formal, uma fsica no-dualista e uma tica naturalista. Dentre estes, eles enfatizavam a tica como o foco principal do conhecimento humano, embora suas teorias lgicas fossem de mais interesse para os filsofos posteriores. Um aspecto fundamental do estoicismo envolve a melhoria da tica do indivduo e de seu bem-estar moral: "A virtude consiste em um desejo que est de acordo com a Natureza". Este princpio tambm se aplica ao

contexto das relaes interpessoais; "libertar-se da raiva, da inveja e do cime". E aceitar at mesmo os escravos como "iguais aos outros homens, porque todos os homens so igualmente produtos da natureza". Os esticos acreditavam que o conhecimento pode ser atingido atravs do uso da razo. A verdade pode ser distinguida da falcia, mesmo que, na prtica, apenas uma aproximao possa ser efetuada. E ainda que os sentidos constantemente recebam sensaes, como se os objetos passassem pulsaes atravs dos sentidos em direo a mente e deixassem uma impresso na imaginao. O estoicismo ensina o desenvolvimento do autocontrole e da firmeza como um meio de superar emoes destrutivas que resultavam de erros de julgamento, onde uma pessoa com nvel intelectual mais elevado no sofreria dessas emoes. Afirma-se que todo o universo governado por um Logos divino, onde este Logos ou razo universal ordena todas as coisas: tudo surge a partir dele e de acordo com ele. O estoicismo aconselha a indiferena (apathea) em relao a tudo que externo ao ser. O homem sbio obedece lei natural e no a intervm, assim mantendo a serenidade perante as tragdias e coisas boas. Uma caracterstica distintiva do estoicismo o seu cosmopolitismo, que segundo ele todas as pessoas so manifestaes do esprito universal nico, e devem, de acordo com os esticos, em amor fraternal, e ajudarem-se uns ao outros de maneira eficaz. O homem grego visto como um cidado sem ptria, porm visto como um cidado do mundo, onde membro da cidade de homens e deuses. Os esticos preocupavam-se com a relao ativa entre o determinismo csmico e a liberdade humana, e com a crena de que virtuoso manter uma vontade (denominada prohairesis) que esteja de acordo com a natureza. Por causa disso, os esticos apresentaram a sua filosofia como um modo de vida, e pensavam que a melhor indicao da filosofia de uma pessoa no era o que teria dito, mas como se teria comportado.

Concluindo
No estoicismo o nico bem do homem no o prazer, a felicidade, mas a virtude sendo ela prpria um bem imediato e tendo como caracterstica a anulao das paixes.

Bibliografia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Estoicismo#Hist.C3.B3ria

Вам также может понравиться