Вы находитесь на странице: 1из 15

Camada de reflexo

Por Thomaz Oselame Gobatto

Material: Camada de reflexo


Esta seo sobre como adicionar e editar a camada de reflexo na verso 1.48 do Vray para SketchUp. Nesse meu exemplo, criarei um material totalmente reflexivo, os espelhos, e um material com reflexo da mesma cor dele, ou seja, um brilho na cadeira e no piso, mantendo a cor original do material. No caso do espelho, a cor original do material totalmente substituida pela reflexo. As cores usadas como exemplo aqui so: Para os espelhos, Cor_D23, para o piso, Azulejo_tabuleiro_preto_e_branco e para a cadeira, HMI- ZE

No painel de Materiais do Vray possivel controlar os parmetros de renderizao. Voc pode abrir as opes de materiais no menu Plugins do SkechUp ou diretamente no boto M no menu Vray. Vamos s configuraes.

Na janela que se abre possivel editar os materiais da cena de acordo com o resultado que queremos. Aqui possivel adicional reflexo aos materiais, refrao, emisso de luz, alterao de cor e transparncia, dentre outros. Fazendo as alteraes no material, possvel ver uma visualizao de como esse material ficar no nosso render, na janelinha Preview logo acima da lista de materiais. Nas abas direita, so abertas as opes para configurao dos padres dos materiais. Para comear, selecione o material para ser o espelho, no meu exemplo a Cor_D23. Vamos criar agora o layer de reflexo do material.

Clique com o boto direito do mouse sobre o nome da cor que ser aplicado a reflexo. Um novo menu se abre, selecionados a opo Create Layer e em seguida em Reflection. Nesse sub-menu tambm exncontra-se o layer para refrao, usado em vidros por exemplo, e o layer padro Difuse e o layer de emisso. Uma nova aba adicionada ao menu da direita. Nomeada Refraction, logo acima da aba Difuse.

Clique com o boto direito do mouse sobre o nome da cor que ser aplicado a refleco. Um novo menu se abre, selecionados a opo Create Layer e em seguida em Reflection. Nesse sub-menu tambm exncontra-se o layer para refrao, usado em vidros por exemplo, e o layer padro Difuse e o layer de emisso. Uma nova aba adicionada ao menu da direita. Nomeada Refraction, logo acima da aba Difuse. Clicando em Preview possivel perceber que o material antes opaco marrom tornou-se reflexivo, no estilo metlico.

Vamos para a renderizao. No menu do Vray, s clicar no boto azul contendo o R para iniciar a renderizao.

Observe que a cor marrom original foi substituda e agora passa a refletir o ambiente da cena.

Est pronto o nosso espelho.


Essa configurao possvel fazer em qualquer material seguindo esses passos. Mas lembre de usar essa cor apenas para espelho, pois se a mesma cor estiver na cena em outro objeto, a mesma tambm ficara reflexiva. Por isso bom usar uma cor pouco usual para esse propsito, a fim de no ter futuros reajustes de material. Criado os espelhos, vamos agora criar uma reflexo com a mesma cor do material. Para o piso e para a cadeira. Os passos so os mesmos. V nas opes de materiais do Vray, em seguida selecione a cor desejada. Aqui ser a vermelha HMI- ZE da cadeira. Clique com o boto direito do mouse sobre o nome da cor, clique em Create Layer e em Reflection

O que vamos fazer agora editar as propriedades de reflexo desse material. A cor vermelha continuar sendo a mesma, apenas com uma leve reflexo. Para isso, clique no cone contendo um m minsculo ao lado da cor de reflexo, na aba Reflection. Se voc clicar em Preview antes de alterar as propriedades de reflexo, notara que o material est como anteriormente no espelho, com total reflexo.

Na nova janela que se abre, note que logo abaixo do Preview, est selecionado a opo None, para espelhos. Nesse caso em que queremos manter a cor original do material vamos usar o TexFresnel. Clique na lista e ento escolha a opo TexFresnel. Novas opes aparecero direita. D Ok para aceitar e voltar ao menu de dio de materiais.

Clicando em Preview possvel ver que o material agora possui uma leve reflexo, mantendo a cor original vermelha. Aqui o ndice de reflexo 1.

Para alterar o nivel de reflexo, basta aumentar ou diminuir o valor de reflexo. Por exemplo aqui, nota-se a diferena com um valor maior de reflexo. Ou seja, quanto maior o nmero, maior ser a reflexo do material.

Vamos para a renderizao. Clique novamente no boto azul contendo o R para iniciar a renderizao.

Nesse exemplo usei um ndice de reflexo 3. Observe que h diferena no material da cadeira. O vermelho ento passa a ser refletivo. De acordo com o nivel de reflexo, a cor original do material pode sofrer variaes devido o reflexo do ambiente ao seu redor e da iluminao existente.

Reflection = 0,3

Reflection = 8

Para o reflexo no piso vamos usar as mesmas configuraes que da cadeira. Basta seguir os mesmos passos do material da cadeira, agora para o material do piso, no exemplo Azulejo_tabuleiro_preto_e_branco. Agora s renderizar! E aqui est o resultado. Note que o piso ficou mais claro devido a claridade externa da cena.

Abaixo esto os resultados de combinaes de diferentes intensidades de reflexo e Glossiness IOR Fresnel.

Вам также может понравиться