Вы находитесь на странице: 1из 4

EVOLUO DO PENSAMENTO ATRAVS DOS SCULOS

Allan Kardec (Esprito) Na nossa ltima conversao falei-vos dos trs grandes focos espiritualistas surgidos na terra para iluminar a marcha da humanidade. O foco oriental foi colocado em ao por Espritos das esferas superiores cuja misso era escolher os seres que mais se aproximavam da natureza. Queriam demonstrar que o ser carnal, libertando-se das paixes, podia entrar em contacto direto com as grandes correntes superiores que devem ajudar evoluo das sociedades terrestres. Tereis a prova disso no estudo da existncia dos grandes padres Indus, dos Lamas que tomavam Buda como exemplo e procuravam, sobretudo, imunizar-se contra os fludos materiais que percorriam a terra. Os Espritos superiores tinham atuando numa regio onde a humanidade est menos sujeita aos desejos da paixo. Quero falar dos monges do Tibete, e em seguida de certos seres da ndia. Vejamos ento um fato adquirido: o ser humano, em certas condies de isolamento, de ascetismo e de aspiraes elevadas, pode sentir-se em constante relao com os mundos superiores. Os antepassados dos mdiuns esto l; chegaro a provar a sua existncia humanidade, mas no devero dividir-se, desperdiar as suas foras, por isso que permanecero no crculo oriental. Para que o pensamento humano fosse tocado duma forma mais concreta, foi necessria a vinda do Cristo que, ele se misturasse intimamente com as multides. O Cristo, tal como os iniciados da ndia, transportava em si inmeras centelhas da fora divina. Esta fora divina transmitia-se pela sua palavra e pela ao dos apstolos. Mas em certos pontos da terra, e particularmente na vossa Glia, os padres celtas, os Druidas transmitiam igualmente os raios do foco divino simbolizando-os sua maneira, ou seja, inspirando-se mais particularmente junto natureza. Os Druidas, como o Lama, retiravam das fontes geradoras do espao as foras que despertavam a sua f e dirigiam-nas para o foco superior. As formas podem variar, mas no crculo do Oriente, no cristianismo e nos Druidas, h um ponto absolutamente idntico: que o ser humano, quando sabe distanciar-se das atraes materiais, vibra o suficiente para perceber as emisses dos grandes lares celestes. Os padres do Oriente, o Cristo e os Druidas estavam impregnados destas ondas poderosas e, por conseguinte, podiam produzir os fenmenos que impressionavam as multides. Nos vossos tempos modernos, o magnetismo, que uma das formas do dinamismo universal, desempenha um papel importante para todos os que constituem plos atrativos e sabem usar da orao.

necessrio reconhecer que entre os Druidas, se produziam abusos, por exemplo, os sacrifcios humanos, ltimos vestgios de uma grosseira barbrie e destinados a chocar as massas. Desde a origem destes trs grandes focos de divulgao espiritualista, a f e o ideal sofreram alternadamente paragens e retornos; o lan do misticismo despertou aqui e ali, sob a ao das vagas correspondentes ao estado de evoluo da nossa humanidade. Por outro lado, a cincia positiva avanou obscurecendo a f. O dia em que um novo foco se acender sobre a terra suscitar uma curiosidade muito natural. Na hora presente, os centros parecem deslocar-se. No ficarei surpreendido de ver um dia, na Amrica, constituir-se um plo capaz de travar o positivismo do povo americano. Este povo , como a sua composio tnica, bastante variado, para uma perspectiva ideal. do lado da ndia que necessrio esperar-se para ver brotar um dia fenmenos que vos interessaro ao mais elevado grau. Esta regio da terra est sempre impregnada de misticismo como, na Frana, a vossa Bretanha conserva sempre uma f ardente no esprito do Alm. Recentemente, realizaram-se experincias com o concurso dum ser que parecia possuir belas qualidades de transmisso fludica; mas ele rodeou-se de apstolos demasiado realistas, no entanto h l uma indicao, uma direo, uma simples linha de unio que se religa aos feixes espirituais. um ser evoludo, mas no comparvel a Buda e a Cristo! A espiritualidade deve evoluir, e em certas pocas reavivar a f que se diluiria no materialismo. Buda, o Cristo e os Espritos dos Druidas representam as foras superiores religadas ao foco divino e eles trabalham para manter a terra num grau de equilbrio necessrio para prosseguir a sua evoluo, porque, se a espiritualidade se apagasse no vosso planeta a matria invadi-lo-ia e terminaria por desgast-la e dissolv-la. A matria deve ser mantida em suspenso pela ao superior do esprito. Na realidade, ela apenas o ecr sobre o qual vem refletir o raio da vida universal. Mensagem recebida em 12 de maro de 1926. MENSAGEM NMERO 2 Extrada do livro O Gnio Cltico e o Invisvel, de Len Denis. Manteve-se a ortografia da verso original.

EVOLUO DO PENSAMENTO ATRAVS DOS SCULOS II


Allan Kardec (Esprito) J falei das trs f: budista, crist e Drudica. Sabeis que a f crist que, em suma, uma emanao das doutrinas orientais, se expandiu avanando em direo Itlia, seguidamente deparou-se com uma esfera independente que representava um plo de igual atrativo, constitudo pelo mundo cltico. Mesmo em pocas remotas criaram-se grandes focos atrativos, seres vieram em misso aps terem habitado planetas mais avanados, mais antigos do que o vosso, a fim de a lanar, ao lado do trabalho material, a semente que alimentava a chama das conscincias humanas. O tempo no existe; o destino e a vida universal desenvolvem-se eternamente. Quando as molculas gasosas de calor, de vapor e de gua que formaram a vossa terra se condensaram para formar o protoplasma da matria, era necessrio que nos seres que deviam povoar este novo mundo, iniciados superiores viessem transmitir s conscincias muito primitivas a aceitao de uma lei de ordem superior. por isso que no Oriente, na Palestina e na Glia se formaram focos atrativos. Se o princpio fundamental que os inspirava era o mesmo, a forma pde variar nas suas aplicaes; mas analisando estes princpios v-se que a tese da sobrevivncia eterna a aceite de igual modo. Os Druidas, estabelecidos nas costas, inspiraram-se junto aos elementos diretos externos pela concepo dos trs crculos que sintetizam as foras naturais e morais. Existia uma iniciao em muitos graus e reencontramo-la nas formas do culto, no cristianismo que a iniciao foi menos cultivada. Considero que a doutrina do Cristo era mais pura que outras, porque mais simples. Os Druidas eram tanto mais iniciados quanto o seu grau pessoal de mediunidade era mais acentuado. Neles, o sacerdote, a sacerdotisa vivendo no meio da natureza, recebiam a iniciao pela intuio de uma maneira mais direta do que no culto cristo. Se analisarmos o druidismo nele reencontramos um ensinamento esotrico muito desenvolvido. Contudo o cristianismo -lhe superior do ponto de vista humano porque se adapta mais particularmente s fraquezas humanas, enquanto que o druidismo com as suas doutrinas de ordem elevada, considerava a raa humana como inferior. O seu ensino, melhor compreendido pelos privilegiados, conduzia as massas a certas supersties. Em resumo, no celtismo basta reter apenas o princpio inicial; os seus sacerdotes, vivendo em contacto com a natureza, comunicavam intimamente com as foras invisveis, mas, tendo conservado apesar de tudo molculas materiais, da resultava que a transmisso do seu ensinamento se deformava,

negligenciando demasiado as noes de justia e de amor, no seio duma populao ainda brbara nessa poca. V-se assim que as trs f, budista, crist e Drudica se completam. Jesus Cristo personifica a luz das esferas quase divinas, luz que, pelas suas ondas salutares, deve iluminar, vivificar a conscincia. O druidismo, extrado das fontes vivas da natureza, percebia as vibraes dos mundos e as emanaes da vida universal. O que o Cristo recebia diretamente dos seres superiores, o druida obtinha-o atravs das correntes transmissoras do pensamento dos seres desencarnados. Produzem-se na hora atual novas associaes fludicas, que no se condensam ainda, mas destinadas a formar um foco atrativo que ser o quarto ciclo. Este aceitar a realidade da vida superior susceptvel, em certas condies, de comunicar com os seres humanos dotados de conhecimentos cientficos combinados com um ideal elevado. As suas convices ajudaro a restabelecer o equilbrio necessrio entre a existncia material e a inspirao espiritual. Mensagem recebida em 23 de abril de 1926. MENSAGEM NMERO 3 Extrada do livro O Gnio Cltico e o Invisvel, de Len Denis. Manteve-se a ortografia da verso original.

Вам также может понравиться