Вы находитесь на странице: 1из 2

FRIEDMAN, John. General Theory of Polarized Development. In: Growth Centers in Regional Economic Development. Niles Hansen Ed.

, New York: Free Press, 1972.

Princpios fundamentais da Teoria Centro-Periferia John Friedman A. Desenvolvimento como processo de inovao O processo histrico pode ser compreendido como uma sucesso temporal de paradigmas scio-culturais. Simon Kuznets atribui esta sucesso de paradigmas ao aparecimento do que ele chamou "inovaes peridicas". Segundo Kuznets, a maior inovao de nossa prpria poca a "extensa aplicao da cincia soluo dos problemas de produo econmica." Esta inovao na realidade, um vasto complexo de inovaes tcnicas, institucionais e culturais interligadas tem antecedentes no passado. Ela comeou com uma srie de inovaes isoladas que ocorreram em diferentes momentos da histria e foram interligando-se gradualmente, induzindo uma transformao estrutural do sistema social tradicional. O sistema social em direo ao qual o desenvolvimento contemporneo se orienta um sistema que tem uma alta capacidade de, continuamente, gerar e adaptar transformaes inovadoras. Assim, de acordo com esta interpretao, o desenvolvimento pode ser caracterizado como um processo descontnuo e cumulativo que ocorre quando uma srie de inovaes elementares organiza-se em conjuntos de inovaes e, finalmente, em sistemas de inovaes em larga escala. B. Relaes de dependncia em um sistema espacial O desenvolvimento, ocorrendo atravs de um processo de inovao descontnuo, porm cumulativo, no se origina em todos os lugres ao mesmo tempo. A tendncia o processo de inovao (base do desenvolvimento) ter origem em um nmero relativamente pequeno de "centros de mudanas". As inovaes tendem a difundir-se a partir desses centros (que sero chamados "regies centrais" ou "core regions"), em direo aos espaos exteriores (chamados "regies perifricas"). Assim, as regies centrais so subsistemas da sociedade, organizados territorialmente, que tm uma alta capacidade de gerao inovadora; as regies perifricas so subsistemas cujas orientaes de desenvolvimento so, em grande parte, determinadas a partir das regies centrais, em relao s quais, elas (as regies perifricas) permanecem em substancial dependncia. Assim, as regies perifricas podem ser identificadas por suas relaes de dependncia para com as regies centrais. C. Relaes centro/periferia em uma hierarquia de sistemas espaciais As regies centrais localizam-se em uma rede hierarquizada de sistemas espaciais: o mundo, as regies continentais, as naes, a regio subnacional, a micro-regio, o municpio, a cidade, etc.

Se uma dada rea constitui ou no um sistema espacial (de acordo com a teoria centro/periferia) depende do padro apresentado por suas relaes externas. Onde uma "rea core" identificada como dominando parte das decises vitais de populaes em reas externas a ela, um sistema espacial pode ser caracterizado. Por outro lado, deve-se observar que um dado sistema espacial pode ter mais de uma "rea core". Existe, tambm, por definio uma correlao entre a extenso e a complexidade de uma "rea core" e a magnitude do sistema espacial por ela centralizado. Assim, para um sistema espacial, de escala mundial, o core apropriado pode ser uma vasta e complexa rea como a "Megalopole" do noroeste dos Estados Unidos. Ao nvel da micro regio, por exemplo, o core pode ser uma cidade de mdio porte. Em funo da natureza assimtrica de suas relaes com as reas core de mais alta hierarquia, os cores de nvel inferior apresentam, em seu comportamento, uma dualidade: para os sistemas espaciais sob sua descendncia atuam como centros; para as regies core de hierarquia superior, comportam-se como periferia. D. Funcionamento das relaes centro/periferia e o desenvolvimento de conflitos At um certo limite, o carter auto-reforador do crescimento da regio core tende a ter resultados positivos sobre o processo de desenvolvimento dos sistemas espaciais sob sua dependncia; todavia, disfunes podem aparecer uma vez transposto este limite. Assim, se se desenvolvem condies para a assimilao das inovaes geradas no centro e, a partir da, para o incio da gerao de inovaes no mbito das prprias unidades espaciais perifricas, essas unidades podero ser integradas a um ou mais sistemas centrais. Neste caso, as possibilidades de ocorrncia de conflitos so menores. Ao contrrio, se os efeitos positivos da difuso de inovaes a partir das reas centrais comearem a ser superados pelos efeitos negativos resultantes da excessiva dependncia da periferia, as possibilidades de um agravamento das tenses sociais e polticas entre setores da periferia e as reas core so bem maiores. Esse agravamento de tenses sociais e polticas pode, por sua vez, provocar conflitos de cuja amplitude depende a manuteno, a fragmentao ou a extino de um dado sistema de relaes centroperifricas.

Вам также может понравиться