Вы находитесь на странице: 1из 3

EXTENSIVO PLENO Direito Internacional Prof.

Diego Pereira Machado Aula 1 2009/1

MATERIAL DE AULA

Tpicos: 1. 2. 3. 4. 5. INTRODUO SOCIEDADE INTERNACIONAL. FUNDAMENTO DO DIP. FONTES DO DIP. SUJEITOS DO DIP. TPI.

INTRODUO:

Origem - O que esta Paz de Vestflia de 1648? No sculo XVII, em 1648, durante a Idade Moderna, foram assinados os Tratados de Westphalia, que levaram ao fim/acabaram com a Guerra dos Trinta Anos (1618 a 1648) entre catlicos e protestantes. Foram os primeiros documentos a trazer uma configurao dos Estados bastante similares a que conhecemos hoje.

Sociedade internacional.

FUNDAMENTO DO DIP: Voluntarista: subjetivista. Objetivista: Sculo XIX. Regra do pacta sunt servanda: A mais correta. Regra prevista na Conveno de Viena sobre o Direito dos Tratados de 1969, em seu art. 26.

FONTES DO DIP: Fontes materiais - Fontes formais: emanam de uma autoridade. CF; lei; analogia; equidade; princpios gerais do direito; jurisprudncia.

As fontes formais podem ser: primrias ou substanciais (CF) e secundrias (Leis; costumes; princpios gerais do direito, doutrina).

Plano internacional no h autoridade superiora sociedade internacional.

ROL DAS FONTES DO DIP:

-1

EXTENSIVO PLENO Direito Internacional Prof. Diego Pereira Machado Aula 1 2009/1

- Art. 38 do Estatuto da C.I.J. TRATADOS INTERNACIONAIS: a principal.

COSTUMES INTERNACIONAIS: segunda grande fonte do DIP.

O costume diferente do uso e da cortesia. Dois elementos necessrios para configurar um costume internacional: o material/objetivo (prova de uma prtica geral) e o psicolgico/subjetivo/espiritual (aceita como sendo o direito).

Teoria do objetor persistente: PERSISTENE, que essa expresso a da questo objeo persistente.

Com esses 2 elementos tem eficcia erga omnes, podendo ser aplicado a todos os Estados. Como no h hierarquia, assim tratado derroga costume e vice-versa.

O costume pode ser universal, regional ou at local. Ex.: mar territorial, asilo poltico. Quem alega um costume tem o nus de provar.

PRINCPIOS GERAIS DO DIREITO: geralmente aceitos pelas naes civilizadas.Ex.: direito adquiridos, coisa julgada, pacta sunt servanda. Boa-f.

Meios auxiliares: decises judiciais e doutrina dos publicistas. NO SO FONTES!

NOVAS FONTES DE DIP: As novas fontes no esto no rol do art. 38, com exceo da equidade. ANALOGIA E EQUIDADE. OBS.: Art. 38, 2do ECIJ da aplicao da equidade (ex aequo et bono) pela CIJ depende de anuncia expressa dos Estados.

Atos unilaterais dos Estados.

Decises das Organizaes Internacionais.

Jus cogens: Jus cogens so normas rgidas, o oposto de soft Law, de regras flexveis. So imperativas e inderrogveis, opondo-se ao antigo jus dispositivm. Conveno de Viena sobre Direito dos Tratados trata nos arts. 53 e 64. Ex.: Declarao Universal dos Direitos do Homem de 1948.

Soft Law: Direito flexvel ou Direito Plstico, oposto de jus cogens. Surgiu no sculo XX com o Direito Internacional do Meio Ambiente. Este tipo de regra prev um programa de ao para os Estados.

-2

EXTENSIVO PLENO Direito Internacional Prof. Diego Pereira Machado Aula 1 2009/1

Codificao do DIP: significa sistematizao. Alnea a do 1 do art. 13 da Carta das Naes Unidas de 1945. Para isso a ONU criou a Comisso de Direito Internacional (CDI). uma tendncia.

SUJEITOS DO DIP: INTRODUO: Um sujeito pode ter uma atuao ATIVA (capacidade de atuao no mbito internacional um Estado mantm ralaes no mbito internacional ou indivduo peticiona) ou PASSIVA (a quem o Direito direcionado, o indivduo responsabilizado).

CONCEITO: (...) aqueles seres ou organismos cuja conduta regulada pelo Direito Internacional Pblico e em relao aos quais quaisquer concesses de direitos e imposies de obrigaes so por eles determinadas. (Professor Valrio).

Personalidade jurdica internacional capacidade para agir internacionalmente.

CLASSIFICAO: a) Estados; b) coletividade interestatal; c) coletividade no-estatal; d) indivduos (ou particulares). SANTA S: Estado da Cidade do Vaticano. sujeito do DI, configurando um Estado. O Papa Chefe do Estado (do Vaticano) e Chefe da Igreja Catlica (Santa S). A Santa S possui direito de legao. O Estado da Cidade do Vaticano um Estado instrumental a servio da Santa S.

COMIT INTERNACIONAL DA CRUZ VERMELHA: uma organizao autnoma e neutra/imparcial com sede em Genebra. Nasceu em 1859 na Itlia. Direito Internacional Humanitrio. A Cruz Vermelha no pode celebrar tratados. No sujeito de DIP, pois uma associao de direito privado, assim como a Anistia Internacional.

INDIVDUOS: compem o conceito contemporneo de Direito Internacional.Eles podem atuar de forma ativa (peticionando ou TPI recebendo proteo hoje os diplomtica de seus ilcitos Estados) ou passiva (sendo da

responsabilizados

particulares

praticam

internacionais

teoria

responsabilidade penal internacional dos indivduos). Sua atuao limitada.

TPI (ou International Criminal Court - ICC) responsabilidade penal internacional do indivduo ( 4 do Art. 5 da CF e Tratado de Roma de 1998).

-3

Вам также может понравиться