Вы находитесь на странице: 1из 2

AO AFIRMATIVA 2003

Pndaro nos preveniu de que o futuro muralha espessa, alm da qual no podemos vislumbrar um s segundo. O poeta tanto admirava a fora, a agilidade e a coragem de seus 4 contemporneos nas competies dos estdios quanto compreendia a fragilidade dos seres humanos no curto instante da vida. Dele a constatao de que o homem apenas o sonho de 7 uma sombra. Apesar de tudo, ele se consolar no mesmo poema: e como a vida bela! O sculo XX, que para alguns foi curto, para outros foi 10 dilatado em seu sofrimento. Foi o sculo da mais renhida luta entre a opresso totalitria e a dignidade dos seres humanos. provvel que nele no tenha havido um s dia sem algum 13 confronto blico. Mas, em que sculo os seres humanos conheceram a paz? Todos os tempos so opressivos, mas o nosso tempo o 16 mais pesado de todos, e no s porque nele nos toca viver. A tecnologia nunca serviu tanto tortura, ao vilipndio e morte quanto serve hoje. No h mais liberdade em nenhum lugar do 19 mundo: os satlites nos ouvem e nos seguem pelas cmeras de televiso, pelo telefone celular, pelo uso do carto de crdito, pelo desenho de nossos olhos. Podemos morrer, ao atender a uma 22 chamada telefnica, e grilhes explosveis por controle remoto impedem aos prisioneiros um direito sempre reconhecido, o de buscar a prpria liberdade. 13__ A insero de vrgula imediatamente aps estdios (R.4) torna o perodo gramaticalmente errado. (e)

As colonizaes nas Amricas produziram encontros desiguais, fundamentalmente experincias histricas, envolvendo trocas culturais, dominao, 4 conflitos, protestos e confrontos, que inventaram novas europas e fricas. Do sculo XV ao sculo XIX, navios de vrias procedncias cruzaram mares. Levavam e 7 traziam mercadorias, produtos e tambm idias e experincias. Em um processo histrico de longa durao, os mundos do trabalho encontraram-se por 10 meio de um movimento transatlntico, envolvendo povos e etnias, e produziram identidades das mais diversas. Nas Amricas, nesse processo, o trabalho compulsrio 13 constituiu um fato social sequer questionado no incio para o desdobramento da colonizao e a produo de riquezas. Flvio dos Santos Gomes. Sonhando com a terra, construindo a cidadania. In: Jaime Pinsky (Org.). Histria da cidadania, p. 462 (com adaptaes). Julgue os itens que se seguem, a respeito das idias e das expresses presentes no texto acima.

22 Se a forma verbal cruzaram (R.6) fosse substituda pela forma no pretrito imperfeito cruzavam , o perodo apresentaria problemas de coerncia, porque os sentidos seriam alterados. (e) Ter um ministro negro no Supremo Tribunal Federal representa um avano, no h dvida, em um pas onde os negros h sculos so passageiros de terceira classe. Igualmente, 4 representa muito ter negros no ministrio, uma boa bancada negra no Congresso, negros na diretoria de grandes empresas, na universidade, nas profisses chamadas liberais e na imprensa. 7 Tudo o que signifique para os negros possibilidades de ascenso social mais amplas do que as oferecidas pelo antigo e caricato binmio futebol/msica popular representar um passo 10 importante na criao de uma sociedade harmnica e civilizada. Ainda assim... Ainda assim, fica-se cogitando se a nfase no est sendo 13 posta na ponta errada da contradio social. Temos um negro no Supremo, mas no os temos entre os garons, nos restaurantes dos Jardins, em So Paulo. Temos negros no ministrio e no 16 Congresso, mas faltam negros nas lojas dos shopping centers chiques das vrias cidades do pas. O desemprego entre os negros maior do que entre os brancos no s por causa do nvel 19 educacional mais baixo, mas tambm da barreira odiosa representada pelo medo do patro de, recrutando-os, espantar a freguesia, quando no se espantam eles prprios. o estigma de 22 outra caricata tradio da vida brasileira, aquela que se esconde sob o rtulo sinistro da boa aparncia. 44 __ O emprego do tempo futuro do presente, na terceira ocorrncia (R.9), exigncia do emprego do modo subjuntivo em signifique (R.7). (E)

Вам также может понравиться