Вы находитесь на странице: 1из 11

O PODER DE MERCADO E SEUS LIMITES

RUI MANUEL DA CUNHA SAMORA


Aluno N 21130231

RESUMO: Karl Marx identificou as Falhas de Mercado: Externalidades e Poder de Mercado. O presente trabalho incidir unicamente no Poder de Mercado. importante compreender o modo como este interfere com o normal desenvolvimento da actividade do mercado, quais os mecanismos que o promovem e quais os que o previnem, bem como as vantagem e desvantagens que dele advm para o consumidor.

INSTITUTO POLITCNICO DE COIMBRA


INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL MAIO DE 2007

NDICE

1 BREVE BIOGRAFIA DE KARL MARX .......................................................... 2 2 FALHAS DE MERCADO.................................................................................... 2 3 PODER DE MERCADO E CONCORRNCIA................................................ 3 3.1 - Concorrncia perfeita .................................................................................... 3 3.2 - Concorrncia Imperfeita................................................................................ 3 3.3 Monoplio ....................................................................................................... 4 3.4 Monopsnio .................................................................................................... 5 3.5 Prticas monopolistas .................................................................................... 5 3.6 - Oligoplio ........................................................................................................ 6 4 IMPACTO DO PODER DE MERCADO NO BEM-ESTAR........................... 6 5 RESTRIES AO PODER DE MERCADO .................................................... 6 5.1 - Avaliao do poder de Mercado.................................................................... 7 6 A EXPRESSO DO PODER DE MERCADO.................................................. 8 BIBLIOGRAFIA ................................................................................................. 9 LINKS UTILIZADOS........................................................................................ 10 LINKS TIS................................................................................................... 10

1 BREVE BIOGRAFIA DE KARL MARX


Karl Heinrich Marx, reconhecido filsofo e economista poltico, nasceu numa famlia judia da classe mdia a 5 de Maio de 1818 em Trveris Frequentou o curso de Direito na Universidade de Bona mas acaba por se transferir para a Universidade de Berlim onde se cativa pela filosofia. Aps o doutoramento subsiste apenas pela publicao de alguns artigos, pois a sua posio de esquerda no bem aceite pelo poder absolutista prussiano. Sem nunca ter conseguido uma vida desafogada, Karl Marx falece a 14 de Maro de 1883, em Londres.

De entre as suas obras destacam-se em particular as seguintes: Manuscritos econmico-filosficos (konomisch-philosophische Manuskripte), 1844 (publicados apenas em 1930); A Guerra Civil de Frana Crtica da Filosofia do Direito de Hegel A Sagrada Famlia (Die heilige Familie), 1845; A Ideologia Alem (Die deutsche Ideologie), 1846; Manifesto do Partido Comunista (Manifest der Kommunistischen Partei), 1848; Trabalho Assalariado e Capital, 1849; O 18 Brumrio de Lus Bonaparte (Der 18 Brumaire des Louis Bonaparte); O Capital (Das Kapital) - Livro I, publicado em 1867; Livros II e III, publicado postumamente por Engels.

2 FALHAS DE MERCADO
Os trabalhos de Marx sobre economia poltica deram-lhe especial notoriedade e relevo histrico. Marx previu que o capitalismo, ou mercado puro, sucumbiria a si prprio transitando a economia para um socialismo e posteriormente para um comunismo, ou seja, a longo prazo a economia atingiria o equilbrio sendo planificada. Marx chegou a esta concluso identificando vrias falhas no capitalismo. As falhas encontradas foram as externalidades, o poder de mercado, e a explorao do operrio. As externalidades so as consequncias indirectas, positivas ou negativas, que as aces de mercado tm nos produtores. O poder de mercado o tema do trabalho e ser desenvolvido mais adiante.

A explorao do operrio no hoje entendida como falha, naturalmente, mas na poca, Marx que a actividade capitalista era um meio de beneficiar os ricos e explorar os pobres pois o lucro era obtido pela mode-obra dos operrios.

3 PODER DE MERCADO E CONCORRNCIA


3.1 - Concorrncia perfeita
Um mercado em concorrncia perfeita um modelo terico pois todos os mercados tm falhas, mas auxilia a compreenso do poder de mercado. A concorrncia referida de preos e haver apenas um preo de mercado, o qual no influenciado por nenhum agente de mercado. Verifica-se tambm que todos os produtos so iguais independentemente do produtor, e todos os compradores so conhecedores das mudanas de mercado. Saliente-se tambm que cada produtor tem apenas uma nfima quota de mercado e no h quaisquer barreiras entrada no mercado. Nesta situao todos os compradores e vendedores esto em situao de igualdade face ao mercado e o preo do produto definido apenas pela interaco entre a oferta e a procura. Sem barreiras entrada no mercado, qualquer produtor poder entrar. No entanto s permanecer tendencialmente no mercado os produtores que consigam produzir com menores custos, e portanto em concorrncia perfeita o mercado ser mais eficiente. O preo de mercado no alterado pela quantidade de produto vendido por cada agente, e assim, todos os produtores vendem ao preo de mercado, pois se tentarem vender a um preo mais elevado no conseguem pois os compradores conhecem todo o mercado e compram concorrncia. Tambm no vendem a preo inferior pois s estariam a perder lucros. Deste modo todas as unidades produzidas so vendidas ao mesmo preo, o preo de mercado.

3.2 - Concorrncia Imperfeita


De facto o mercado em concorrncia perfeita poder verificar-se em muito poucas situaes, pois habitualmente o mercado tem concorrncia imperfeita, ou seja, no se verificam as condies anteriormente indicadas e portanto os produtores no se encontram em igualdade de situao. Neste caso alguns produtores tm algum poder de mercado, o que lhes d a possibilidade de afectarem directamente o preo de mercado. O poder de mercado pode ser atribudo em especial por restries entrada de outros produtores e/ou prticas monopolistas. Como exemplos de restries entrada, temos por exemplo:

A concentrao de matrias-primas em determinada regio dificulta a entrada de uma empresa exterior pois poder ter maior dificuldade em obter as matrias-primas necessrias sua produo. A produo em grande escala normalmente bastante eficiente e dificulta consideravelmente a entrada de uma empresa de menor capacidade pois esta no tem a mesma capacidade tcnica de produo e como tal ter maiores custos unitrios de produo. A publicidade e as marcas j implantadas no mercado so tambm barreiras pois ser necessrio que um concorrente tenha fortes custos igualmente em publicidade para que o seu produto seja bem sucedido e a sua marca se torne bem conhecida. As barreiras legais so provavelmente as maiores barreiras entrada de produtores no mercado. So exemplos as concesses e as patentes que, com as quais os seus detentores so defendidos pela lei contra qualquer utilizao por concorrentes. As tarifas aduaneiras oneram o fluxo de produtos favorecendo as empresas nacionais, logo dificultando a entrada de empresas estrangeiras. Estas restries, ou barreiras, pela sua natureza podero ser naturais ou legais, conforme a sua origem seja a evoluo natural do mercado ou uma qualquer imposio legal.

3.3 Monoplio
Quando num mercado se encontra um produtor j implantado e existem barreiras entrada de outros concorrentes, est-se numa situao de monoplio. A origem da palavra monoplio do grego: monos+polein, que significa um+ vender. Quando este monoplio natural, pois resultou do impedimento da entrada no mercado de outros concorrentes por barreiras naturais, normalmente deve-se ao desenvolvimento de um produtor e do melhoramento da sua capacidade produtiva que no conseguiu ser acompanhada pelos restantes concorrentes. Este tipo de monoplio normalmente benfico para o consumidor pois resultou da concorrncia normal do mercado. Os monoplios legais, conseguidos por imposio legal, no so normalmente benficos para os consumidores pois so artificiais, de outro modo no necessitariam de proteco legal. O facto de um agente ter poder de mercado significa que poder decidir que quantidade produzir, ou a que preo vender os seus artigos, no podendo nunca decidir os dois, pois tal depende da procura. Por exemplo: o nico mini-mercado do bairro poder subir os preos dos seus artigos mas a quantidade que vende dependem da procura que ter. Por vezes no fcil identificar um monoplio, pois aparentemente, muitas situaes parecem no o ser. o caso da coca-cola, que no sendo a nica cola do mercado tem o seu produto bem diferenciado das restantes colas, e sendo assim a nica empresa a vender o produto com aquele conjunto de caractersticas: garrafa caracterstica, imagem de marca e sabor. Na verdade o mercado das colas tem alguns monoplios que disputam entre si o mercado com um marketing agressivo, pois cada um detm algum poder de mercado.

3.4 Monopsnio
A situao de existncia de apenas um vendedor (monoplio), tambm uma situao de manifestao de poder de mercado a existncia de um nico comprador, que tem a denominao de monopsnio ( do grego monos+ opsnia um+comprar).

3.5 Prticas monopolistas


No obstante a designao monoplio designe apenas uma empresa, corrente deparamo-nos com prticas monopolistas que tm exactamente o mesmo resultado. Das vrias prticas monopolistas salientam-se as seguintes: Revendedores exclusivos Acordo de preos e de produo Fixao de preos de revenda Propostas concertadas Cartis

A revenda exclusiva resulta do acordo entre produtores e revendedores, quando os estes ltimos so abastecidos sob condio de no venderem produtos de outros concorrentes. Esta prtica tem um alto grau de eficcia, pois dificulta verdadeiramente a entrada de novos concorrentes. O acordo de preos entre concorrentes funciona quando o produto de todos eles estiver bem estandardizado. Com a fixao de um preo acima dos custos mdios de todos os concorrentes, estes eliminam a concorrncia entre si e todos lucram, ficando o consumidor, naturalmente a perder. Com a fixao do preo de revenda por parte dos produtores, os retalhistas ficam sem capacidade de interveno sobre o lucro que tm na venda dos produtos, eliminando assim a concorrncia entre retalhistas e assegurando um aposio firme do produto no mercado controlada pelos produtores. As propostas concertadas so infelizmente uma realidade conhecida no universo da construo civil. Resulta do acordo prvio de vrias empresas em no apresentar propostas abaixo de um determinado valor, tendo como contrapartida assegurado que efectuar alguns trabalhos da empreitada a concurso, ou que ser a empresa ganhadora do concurso seguinte. Os cartis so associaes de produtores que funcionam como um nico. Possuem uma organizao comum que promove as vendas dos produtos e reparte os lucros por todos, eliminando assim a concorrncia que fariam normalmente entre todos, e podendo assim fixar os preos mais altos do que normalmente seriam.

3.6 - Oligoplio
Em muitos casos, no existe apenas um produtor a dominar o mercado mas sim um nmero reduzido de produtores que possuem uma elevada cota de mercado. So exemplos disso a indstria petrolfera, automobilstica, de cigarros, entre outros. A influncia deste grupo de produtores no mercado notria e embora no seja um monoplio puro manifesta-se de forma muito semelhante. Os cartis so uma forma organizada de oligoplio, havendo de facto uma estrutura concebida para conciliar todos os produtores do oligoplio.

4 IMPACTO DO PODER DE MERCADO NO BEM-ESTAR


O facto de um produtor, pelo facto de deter algum poder de mercado poder vender os seus produtos a um preo superior, faz com que tenha um lucro anormal, lucro este que pago directamente pelos consumidores sem nenhuma maior valia adicional. Deste modo, a existncia de monoplios implica sempre um decrscimo de bem-estar do grupo de consumidores, pois se o mercado funcionasse em concorrncia perfeita poderiam comprar o produto a um preo mais baixo.

5 RESTRIES AO PODER DE MERCADO


Como j se referiu, quando alguns produtores detm excessivo poder de mercado, os consumidores so fortemente penalizados, pelo que deve haver mecanismos de controlo e limitao do poder de mercado. Esses mecanismos so normalmente exercidos por entidades criadas para o efeito, que monitorizam e regulam a actividade de determinados sectores. Em Portugal temos, entre vrias, as seguintes entidades reguladoras: C.M.V.M. Comisso de Mercado de Valores Mobilirios Faz o acompanhamento permanente da actuao das pessoas ou entidades que intervm no mercado de capitais com o objectivo de detectar actos ilcitos, nomeadamente na negociao em bolsa, difunde informaes, nomeadamente sobre empresas cotadas. E.R.S.E. Entidade Reguladora do Sector Energtico A ERSE tem como objectivo assegurar a objectividade das regras de regulao e a transparncia das relaes comerciais entre operadores e entre estes e os consumidores. ANACOM. Autoridade Nacional de Comunicaes A ANACOM tem como objectivo a regulao, superviso e representao do sector das comunicaes.

INCI Instituto da Conservao e do Imobilirio Compete-lhe atribuir os ttulos para o exerccio das actividades reguladas, nomeadamente, Alvar de Construo, Ttulo de Registo, Licena de Mediao Imobiliria e Inscrio de Angariador Imobilirio. A sua actuao visa potenciar um mercado de construo e do imobilirio moderno e competitivo atravs de uma efectiva aco inspectora e fiscalizadora. Substitui o extinto IMOPPI. ERC Entidade Reguladora para a Comunicao social Efectua a regulao e superviso de todas as entidades que prossigam actividades de comunicao social em Portugal, e vem substitui a AACS (Alta Autoridade para a Comunicao Social, j extinta) Cada sector de mercado tem a sua regulao pois de outro modo, como o mercado apresenta falhas, poderia no seu curso livre levar a pontos de equilbrio que socialmente resultavam em realidades dspares. Como tal no desejvel, compete ao governo, atravs das entidades referidas, acompanhar e controlar os mercados e a actividade econmica de modo a poder intervir em caso de necessidade.

5.1 - Avaliao do poder de Mercado


De modo a poder controlar e limitar o poder de mercado dos produtores, necessrio poder efectuar a avaliao do poder dos diversos produtores. Para tal utilizam-se rcios, como por exemplo o rcio de concentrao das quatro empresas. Avalia-se a dimenso da quota de mercado detida pelas quatro maiores empresas do sector e compara-se com o total do sector. Esse rcio d uma indicao da distribuio de poder de mercado.

Figura 1 Rcio das 4 empresas para vrios sectores produtivos

Pode verificar-se que os primeiros quatro mercados so amplamente dominados por apenas quatro empresas, havendo portanto a um grande poder de mercado. Os mercados onde os concorrentes mais se aproximam da concorrncia perfeita so o da carne embalada e o da siderurgia.

6 A EXPRESSO DO PODER DE MERCADO


Constata-se que o teor dominante quase nenhum mercado funcionar em concorrncia perfeita. De algum modo, todos os produtores detm algum poder de mercado, seja por um produto ter melhor divulgao, ou por ser moda, ou porque um produtor est em excelente situao geogrfica.

BIBLIOGRAFIA

Ttulo: Autor: Edio: Editora: Pags.:

Introduo economia George Frederik Stanlake Fundao Calouste Gulbenkian 296 a 315

Ttulo: Autor: Edio: Editora: Pags.:

Economia Pedro Arroja Volume 1 2 Edio Areal Editores 194 a 211

Ttulo: Autores: Edio: Editora: Pags.:

Economia Samuelson & Nordhaus 14 Edio Mc Graw Hill 189 a 198

Ttulo: Autor: Edio: Editora: Pags.:

Introduo economia Joo Sousa Andrade Minerva VI-17 a VI-47

LINKS UTILIZADOS

http://pt.wikipedia.org/wiki/Karl_Marx http://rationalargumentator.com/Smith_Marx.html

LINKS TEIS
ANACOM CMVM ERC ERSE www.anacom.pt www.cmvm.pt www.erc.pt www.erse.pt/vpt/entrada/aerse/

10

Вам также может понравиться