Вы находитесь на странице: 1из 5

Anatomia do Sistema Digestivo Resumo do Sistema Digestivo Boca A cavidade bucal tem como limites: os lbios na extremidade externa

e s fauces da extremidade interna comunicando com a faringe ou regio bucofaringe. 1 Revestida com camada de clulas pavimentosas estratificadas, no queratinizadas (exceto na margem dos lbios). 2 Lbios e bochechas ajudam na mastigao e na fala sendo limites laterais da boca. 3 O teto formado anteriormente pelo palato duro e posteriormente pelo palato mole (tem na sua terminao a vula). 4 - Na parte inferior da boca tem assoalho na qual se encontra a lngua. Lngua est no assoalho da boca. A lngua apresenta um pice, que fica junto aos dentes incisivos, uma margem que est em relao com os dentes e as gengivas de cada lado e, um dorso com forma convexa, caracterizando por um sulco mediano. 1 A lngua apresenta como movimentos: Protruso, retruso e lateralizao, por msculos extrnsecos. 2 Sua forma definida por sua musculatura intrnseca. 3 Ajuda na movimentao dos alimentos, deglutidos e na formao das palavras. 4 Localiza-se em sua regio do dorso vrias papilas ou botes gustativos (relacionada a gustao) (Papilas fungiformes, Papilas valadas e papilas foliadas). J as Papilas filiformes no apresentam estes botes gustativos, esto relacionadas presso e temperatura. 5 A lngua esta conectada ventralmente com o assoalho da boca pelo frnulo lingual, que quando fundido causar a condio de lngua presa. Dentes 1 Apresentam como partes: Coroa (coberta por esmalte), colo e razes (fixam os ossos alveolares, tanto nos ossos maxilar e mandibular). 2 - Cavidade pulpar, canal radicular e forame apical, por onde passam vasos e nervos que daro o suprimento e sensibilidade que as clulas dentais. 3 - Os dentes permanentes apresentam 32 dentes no total divididos em: 4 incisivos, 2 caninos, 4 pr-molares e 6 molares. J os dentes decduos 20 dentes no total, divididos em: 4 incisivos, 2 caninos e 4 molares. Glndulas Salivares Essas glndulas so produtoras da saliva que umedecem o bolo alimentar: as membranas mucosas; os alimentos para formar o bolo; dissolve algumas molculas dos alimentos e contm amilase (enzima) salivar que inicia a digesto dos carboidratos (ptialina). As glndulas salivares so: 1. Glndulas Partidas Abaixo e a frente da orelha. 2. Glndulas Submandibulares mediais ao ngulo da mandbula 3. Glndulas Sublinguais no assoalho da boca. Faringe Descrita no sistema respiratrio.

Esfago tubo muscular que conecta a faringe ao estmago, a poro superior contm msculos esquelticos (musculatura voluntria), a poro inferior formada de msculos lisos (musculatura involuntria). O esfago possui trs segmentos: no pescoo, segmento cervical, no trax, segmento torcico, no abdome, parte abdominal do esfago. O esfago passa por um stio ou hiato no msculo diafragma que recebe o nome de hiato esofgico. Estmago Apresenta pregas gstricas que deixa o meio cido (cido clordrico e pepsinognio que ativa no contato com o cido clordrico a pepsina). Outras enzimas so secretadas como: a renina (age sobre a casena do leite) a lpase (age sobre os lipdios). Este rgo vai do stio cardaco orifcio da Crdia ou esfncter esofgico (transio do estmago com o esfago) ao esfncter pilrico (transio do estmago com o intestino delgado duodeno). O estmago dividido em: fundo, corpo e regio pilrica. Apresenta duas curvaturas: uma curvatura maior (insere o omento maior) e menor (insere o omento menor), duas incisuras: a angular mais inferior e incisura cardaca mais superior perto da regio do fundo do estmago. Intestino Delgado Apresenta um meio bsico. Local principal de digesto e absoro de nutrientes. As enzimas que atuam no intestino delgado so: amilase, maltase, sacarase e lactase : agem sobre os carboidratos, Lpases: age sobre os lipdios, peptidases: agem sobre as protenas. O intestino delgado apresenta trs regies que so: 1 Duodeno um rgo retro-peritonial, recebe a ampola Hematopancreatica pela papila duodenal maior ou papila de Vater o esfncter que regula a liberao o esfncter de Oddi e o ducto pancretico acessrio pela papila duodenal menor (na 2 poro do duodeno - chamada poro descendente). Sendo a primeira com o nome superior e a terceira parte com o nome horizontal. 2 Jejuno Esta parte do intestino delgado fica suspenso pelo mesentrio e na sua maior parte do tempo fica vazia. 4 leo Esta parte tambm fica suspensa pelo mesentrio, conectado ao intestino grosso rodeado pela valva ileocecal (transio do intestino delgado com intestino grosso). Intestino Grosso: Este rgo composto: ceco, colo ascendente, colo transverso, colo descendente e colo sigmide, reto e canal anal. Ocorre reabsoro de gua, restos de nutrientes aproveitveis, sintetizar vitamina K do complexo B, armazena e elimina as fezes. O reto posicionado anteriormente ao sacro. Sua mucosa tem formas longitudinais, apresentando dois esfncteres um interno no voluntrio e outro externo voluntrio. rgos Acessrios do Sistema Digestivo Glndulas Salivares descritas acima. Pncreas Esse rgo divide em: cauda, corpo e cabea. Tem dois ductos que libera o sulco pancretico (enzimas e substncias para neutralizar a acidez do estmago formando um sistema tampo).

Fgado O fgado apresenta quatro lobos: lobo direito, lobo esquerdo, lobo quadrado e lobo caudado. Tem trs ligamentos: o falciforme, redondo e coronrio. Este ltimo ligamento conecta o fgado face inferior do diafragma, uma das funes do fgado produzir a sais biliares. Vescula Biliar e Ducto Biliares A vescula biliar um pedao pequeno de saco na face inferior do fgado, serve como local de armazenamento de bile (que produzido pelo fgado). O ducto cstico drena a vescula biliar, une-se com o ducto heptico comum, para formar o ducto coldoco, que se une com o ducto pancretico para entrar no duodeno (atravs da mpola hepatopancreatica desembocando na papila duodenal maior).

O Aparelho Digestivo

O trato gastrointestinal (GI) uma superfcie especializada do corpo formada pela boca, lngua, faringe, esfago, estmago, intestino delgado, intestino grosso e rgos acessrios (pncreas, fgado e vescula biliar). Ao entrar no trato GI o alimento mastigado e ento misturado e lubrificado pelas secrees digestivas come comeam a atacar as protenas, porm o alimento ainda no est pronto para ser absorvido pela corrente sangnea. Ao ser conduzido para o intestino delgado, o alimento sofre a ao de novas secrees (do fgado, pncreas e paredes do intestino delgado que ocorre a absoro para a corrente sangnea). O alimento que no foi absorvido passa para o intestino grosso. Finalmente, os produtos de excreo so eliminados atravs do nus. Absoro : O material digerido deve atravessar as clulas mucosas a fim de atingir a corrente sangunea. Este importante processo ocorre que exclusivamente nos intestinos, se bem que os mecanismos de absoro sejam ainda muito mal compreendidos. Algumas substncias simplesmente difundem para a corrente sangnea quanto sua concentrao na luz intestinal mais alta que no sangue. Por meio de processo ativo com gasto de energia. A camada interna tem vilosidades que so projees que aumentam a superfcie de contato para melhor absoro.

Passos nos processos mecnicos do sistema digestivo: 1 - A mastigao mistura o alimento com a saliva, reduzindo o tamanho dos pedaos,

formando o bolo alimentar. 2 - Deglutio o movimento que leva o bolo para a faringe. Os msculos constritores da

faringe movimentam o bolo para o esfago. 5 6 Peristaltismo o movimento que impele (passa) o alimento no esfago. Motilidade Gstrica Ocorre em todo o estmago principalmente no fundo do estmago ( rea de armazenamento e mistura). As contraes peristlticas amassam o alimento e o misturam com o suco gstrico para convert-lo no quimo semi-fluido. A quantidade e a composio qumica do quimo no duodeno ajudam a controlar a motilidade gstrica e seu esvaziamento.

Motilidade Intestinal - Ondas peristlticas mais fracas que aquelas do estmago que ocorre no intestino delgado.

Motilidade do Intestino Grosso O peristaltismo mais lento de todos. A distenso do reto inicia o reflexo da defecao, ocorre no intestino grosso.

O fgado e o pncreas O fgado e o pncreas canalizam suas secrees ao aparelho digestivo. As secrees do pncreas so particularmente importantes. Elas incluem enzimas dos trs tipos fundamentais, proteases, amilases e lpases. Alm da poro enzimtica de suas secrees, o pncreas fornece tambm uma quantidade aprecivel de ons bicarbonato a qual importante na neutralizao do cido clordrico secretado pelo estmago. As secrees pancreticas so controladas por hormnios e por reflexos nervosos. Elas so conduzidas para o trato gastrointestinal atravs de um ducto que desgua na poro descendente do duodeno. Temos tambm um ducto pancretico acessrio que desgua na parte descendente do duodeno passando pela papila menor s constituindo sulco pancretico. As enzimas proteolticas mais importantes so: tripsina, a quimotripsina e a carboxipolipeptidase. As vrias elastases e

nucleases so de menores importncias. Quem ativa o tripsinognios so as enteraquinases. O Fgado apresenta algumas funes bsicas como: Secretar a bile a ser armazenada na vescula biliar, participao no metabolismo e armazenamento de nutrientes, atua na produo de elementos sanguneos e a coagulao, destru hormnio estrgeno e participar no processo de desintoxicao. O ducto biliar comum do fgado desemboca no duodeno, unindo antes com o ducto pancretico passando pela papila maior. Atravs deste ducto o fgado secreta um material conhecido como bile. A bile auxilia a partio dos grandes aglomerados de molculas de gorduras em fraes cada vez menores. Este processo chamado de emulsificao. o mesmo principio que permite a mistura de leo com gua quando voc lava as mos com um sabo (no caso, o sabo um emulsificante). Ocorrendo no intestino, a emulsificao permite que mais molculas de lpase entrem em contato com os lipdeos, aumentando, desta forma, o desdobramento dos lipdeos em cidos graxos e glicerol. Anotaes Extras:____________________________________________________________ Exerccios Sistema Digestivo 1 Anatomicamente, o estmago um rgo cavitrio. A comunicao desse rgo com o esfago e o duodeno se faz, respectivamente, pela(o). a) Crdia e glote b) Crdia e piloro c) Crdia e vlvula ileocecal d) Piloro e colduco e) Crdia e canal ileocecal 2 No intestino humano, existem inmeras vilosidades cuja principal funo : a) Aumentar a superfcie de absoro dos alimentos digeridos. b) Transformar o excesso de glicose em glicognio. c) Produzir enzimas para a digesto do amido. d) Reservar parte dos alimentos digeridos. e) Absorver o excesso de gua do quilo.

3 - Enzimas que atuam em pH alcalino sobre gorduras, em ph neutro sobre carboidratos e em ph cido sobre protenas podem ser encontradas, respectivamente: a) No pncreas, na boca e no estmago. b) No pncreas, na vescula biliar e no estmago. c) Na vescula biliar, na boca e no duodeno. d) Na boca, no pncreas e no estmago. e) No pncreas, na boca e no duodeno. 4 - O sistema digestivo responsvel por reduzir as molculas grandes dos alimentos em unidades menores e, dessa forma, permitir que sejam absorvidas. Ao observarmos o processo digestivo e absortivo, correto afirmar: (CARGO: Tcnico em Nutrio e Diettica) PROVA OBJETIVA 21/10/2007 a) A amilase (ptialina) inicia a digesto dos amidos na boca. b) No esfago liberada a saliva, que lubrifica e umedece os alimentos. c) O intestino grosso o local primrio de absoro de nutrientes. d) Grandes quantidades de gordura so digeridas na boca pela ao da lpase lingual. 5 - Identifique os rgos abaixo:

Вам также может понравиться