Вы находитесь на странице: 1из 3

1. O que publicidade?

A publicidade uma forma de comunicao paga atravs da qual se transmitem mensagens orais ou visuais que se destinam a informar e influenciar o pblico-alvo, utilizando o espao e tempo de diversos meios de comunicao disponveis. A publicidade pode ser de produto ou institucional. A publicidade de produto consiste na divulgao dos atributos e vantagens do produto. A publicidade institucional est focada na organizao (empresa com fins lucrativos ou no) que fornece e comercializa produtos. O publicitrio, a grosso modo, responsvel em divulgar uma ideia, produto e servio. E muitas vezes a marca da empresa, neste caso, seu cliente.

2. O que Propaganda?
um modo especfico de apresentar informao sobre um produto, marca, empresa ou poltica que visa influenciar a atitude de uma audincia para uma causa, posio ou atuao. Apesar do termo "propaganda" ter adquirido uma conotao negativa, por associao com os exemplos da sua utilizao manipuladora, a propaganda em seu sentido original neutra, e pode se referir a usos considerados geralmente benignos ou incuos, como recomendaes de sade pblica, campanhas a encorajar os cidados a participar de um censo ou eleio, ou mensagens a estimular as pessoas a denunciar crimes polcia, entre outros. A propaganda uma atividade humana to antiga quanto os registros de que algo acontece ou aconteceu. Os escritos de romanos como Lvio so considerados obras-primas da propaganda estatal pr-Roma. O termo em si, origina da Sagrada Congregao Catlica Romana para a Propagao da F (sacra congregatio christiano nomini propaganda ou, simplificando, propaganda fide), o departamento da administrao pontifcia encarregado da expanso do catolicismo e da direo dos negcios eclesisticos em pases nocatlicos (territrios missionrios). A raiz latina propagand_ remete ao sentido de "aquilo que precisa ser espalhado. Mtodos usuais para transmitir mensagens de propaganda incluem noticirios, comunicaes oficiais, revistas, comerciais, livros, folhetos, filmes de propaganda, rdio, televiso e psteres, que relacionem o produto/servio oferecido quanto as suas caractersticas e benefcios. No caso da divulgao de uma idia ou conceito o meio utilizado deve corresponder ao pblico-alvo da campanha e acompanhado da linha de pensamento do seu criador, a fim de instigar no pblico o interesse e a aderncia ideia/conceito. Com o advento da internet comercial (deste fins de 1995 no Brasil - veja: histria da Internet no Brasil), um novo espao ganhou forma nas mdias on-line. Inicialmente na forma de banners, depois com sites, hot-site e recentemente com diversos recursos de mdias sociais, novos mtodos tem obtido grande sucesso na transmisso de mensagens publicitrias.

Q7. O que um RP?

Q8. Qual a funo do RP?

definio: Relaes Pblicas uma funo administrativa que avalia as atitudes pblicas, identifica as diretrizes e a conduta individual ou da organizao na busca do interesse pblico, e planeja e executa um programa de ao para conquistar a compreenso e a aceitao pblicas. James E. Grunig Atividade-fim de Relaes Pblicas planejar, implantar e desenvolver o processo total da comunicao institucional da organizao como recurso estratgico de sua interao com seus diferentes pblicos e ordenar todos os seus relacionamentos com esses pblicos, para gerar um conceito favorvel sobra a organizao, capaz de despertar no pblico credibilidade, boa vontade para com ela, suas atividades e seus produtos. Enquanto marketing prende-se estreitamente ao produto e a sua promoo, tendo por foco a marca, Relaes Pblicas concentra-se na identidade da organizao e na sua filosofia comportamental, tendo por foco sua imagem projetada na opinio pblica. O profissional de Relaes Pblicas, pela lei brasileira, precisa ser formado em curso superior, ter registro no Conselho da categoria e pode exercer sua atividade como profissional liberal, assalariado ou de magistrio nas entidades de direito pblico ou privado, tendo por fim o estudo ou aplicao de tcnicas de poltica social destinada intercomunicao de indivduos, instituies ou coletividades. As funes de Relaes Pblicas esto expressas no decreto n. 63.283, de 26/9/1968, que regulamentou a profisso. Consideram-se atividades especficas de Relaes Pblicas as que dizem respeito: a) orientao de dirigentes de instituies pblicas ou privadas na formulao de polticas de Relaes Pblicas; b) promoo de maior integrao da instituio na comunidade; c) informao e a orientao da opinio pblica sobre os objetivos elevados de uma instituio; d) ao assessoramento na soluo de problemas institucionais que influem na posio da entidade perante a opinio pblica. e) ao planejamento e execuo de campanhas de opinio pblica; f) consultoria externa de Relaes Pblicas junto a dirigentes de instituies; g) ao ensino de disciplinas especficas ou de tcnicas de Relaes Pblicas.

Funo estratgica: Relaes Pblicas exerce uma funo estratgica importante nas organizaes modernas ao planejar e executar sua comunicao e seus relacionamentos com os mais diversos pblicos. Da a necessidade que tem as organizaes de oferecer ao profissional de Relaes Pblicas condies adequadas para ser bem sucedido na sua funo em benefcio da prpria organizao.

Q9. Qual a fun de um assessor de imprensa?


A Assessoria de Imprensa um instrumento dentro do composto de Comunicao desenvolvida para as organizaes, fazendo parte das atividades da rea de comunicao. Ao contrrio do que alguns equivocadamente pensam, a traduo do ingls Publicity no tem a ver com Publicidade, mas apenas assessoria de imprensa. Sua principal tarefa estabelecer ligao direta entre uma organizao do primeiro, segundo ou terceiro setoresA Assessoria de Imprensa trata da gesto do relacionamento entre uma pessoa fsica, entidade, empresa, rgo pblico e a imprensa. No Brasil, os profissionais que desempenham a funo de Assessoria de Imprensa costumam ter formao em Relaes Pblicas e em Jornalismo. A grosso modo, o assessor de imprensa o profissional responsvel por fazer a ponte entre a empresa e um veculo de comunicao. Ele no vende matrias a um jornal, tampouco coordena campanhas de marketing ou publicidade, embora as delimitaes entre as profisses tm diminudo e algumas funes possam se mesclar. Conheo muitos assessores que acabam organizando eventos e ajudando em outras reas do cliente.

Вам также может понравиться