Вы находитесь на странице: 1из 18

Universidade de Trs-os-Montes e Alto Douro

Mestrado em Ensino da Educao Fsica no Ensino Bsico e Secundrio

As relaes intergeracionais e a educao fsica


Projecto de Dissertao

As relaes intergeracionais e a educao fsica

Mestrado em Ensino da Educao Fsica no Ensino Bsico e Secundrio

Orientando: A.Sousa

ndice

Problema e desenvolvimento .........................................................................3 Pertinncia do tema........................................................................................5 Objectivos ......................................................................................................7 Metodologia ................................................................................................... 7 Mtodo Delphi.................................................................................................8 Vantagens e desvantagens do Mtodo Delphi...............................................11 Contexto em estudo .....................................................................................12 Geogrfico ...................................................................................................12 Amostra........................................................................................................ 12 Instrumento de Pesquisa...............................................................................12 Procedimentos metodolgicos ......................................................................13 Principais passos na implementao do mtodo delphi.................................13 Tcnica de Anlise dos dados .......................................................................15 Cronograma .................................................................................................15 Bibliografia ...................................................................................................16

Projecto de Dissertao A Sousa

As relaes intergeracionais e a educao fsica

Mestrado em Ensino da Educao Fsica no Ensino Bsico e Secundrio

Problema e desenvolvimento A longevidade humana uma rdua conquista, porm, a maioria das pessoas parece no estar preparada para a aceitar quer viver muito, mas sem envelhecer, mas o envelhecimento inexorvel. O envelhecimento um processo que se inscreve no tempo, mesmo antes do nascimento desenvolvendo-se ao longo da vida e sendo acompanhado de mudanas progressivas da estrutura biolgica, psicolgica e social dos indivduos ou seja o envelhecimento dependente de uma multiplicidade de factores (Holliday 1995). Segundo as perspectivas evolucionistas, com o envelhecimento aumenta a probabilidade de os mecanismos metablicos entrarem em falncia (Lithgow e Kirkwood 1996), e por conseguinte provocarem deteriorao da estrutura e da funo de vrios rgos e tecidos (Rowe 1985). O envelhecimento , desta forma acompanhado de uma maior vulnerabilidade humana (Rowe 1985). A evoluo demogrfica nos pases europeus, no sculo XXI, constitui um verdadeiro desafio e assenta numa tendncia do envelhecimento demogrfico das populaes que ocorre actualmente em muitos pases. Com isto, a idade repercute-se na capacidade de trabalho e, segundo um estudo realizado no Instituto de Sade no Trabalho da Finlndia, as diferenas individuais respeitantes a essa capacidade, em que convergem factores individuais e factores especficos da actividade profissional, dependem do tipo de trabalho que os indivduos exercem. O conceito de Envelhecimento Activo formulado pela Organizao Mundial de Sade (OMS) prope a seguinte definio: envelhecimento activo o processo de optimizao de oportunidades nos domnios da sade, da participao e da segurana, com o objectivo de prolongar a qualidade de vida das pessoas medida que envelhecem. A OMS chama a ateno para o forte vnculo entre actividade e sade, lembrando a enorme importncia de se melhorar a qualidade de vida no decurso da velhice mediante a preservao do bem-estar mental fsico ao longo do ciclo de vida. Porem a velhice acabou por
3

Projecto de Dissertao A Sousa

As relaes intergeracionais e a educao fsica

Mestrado em Ensino da Educao Fsica no Ensino Bsico e Secundrio

se tornar um problema social muito em especial nas sociedades que exacerbaram a valorizao da jovialidade. Nos EUA, o estudo das relaes intergeracionais alcanou o relevo e a importncia devida, facto que impulsionou a existncia e desenvolvimento do maior nmero de estudos e pesquisas realizadas nos ltimos 60 anos. Desde a dcada de 50, nos estados unidos, inmeros investigadores tem direccionado o seu interesse cientfico para o estudo das relaes denominadas de intergeracionais Attias-Donfut (1988, p.36) a existncia do indivduo enquanto tal resulta da unidade de experiencias passadas e presentes. Essas experincias situadas historicamente assentam os alicerces noo de pertencimento a uma gerao. A integeracionalidade um conceito que desperta a imagem de diferentes grupos etrios com caractersticas prprias da sua poca e que esto unidos por elos histricos e vivencias sociais. Para Goldman e Paz (2002), a relevncia da intergeracionalidade est no intercmbio entre diferentes grupos etrios e a possibilidade de toras de saberes, experiencias e vivencias sociais entre as geraes possibilitando a coeso das relaes entre os grupos. A integeracionalidade ultrapassou as barreiras dos EUA, espalhando-se por innumeras cidades do mundo (Foyster, 2001: Petra, Steffens, Melanie, 2002; Sourtzi, Kalokermou & Lemonidou, 2005). Nos ltimos anos, um pouco por toda a Europa, o fenmeno das Relaes Intergeracionais tem suscitado um interesse crescente e uma preocupao geral, contribuindo para o aumento de estudos e pesquisas na rea (Oliveira, 2011, p.5) A actividade fsica como uma pratica integradora, pode possibilitar a convivncia entre pessoas de diferentes geraes, permitindo a convivncia intergeracional, fortalecendo os elos entre as diferentes geraes. Por outro, pode promover a sade, estimulando o bem-estar biopsicosocial dos indivduos.
4

Projecto de Dissertao A Sousa

As relaes intergeracionais e a educao fsica

Mestrado em Ensino da Educao Fsica no Ensino Bsico e Secundrio

Em vrios pases existem projectos integeracionais implementados, mais concretamente com recurso rea da educao fsica escolar. Em Portugal existem alguns projectos integeracionais em grande parte dos servios e instituies socioeducativos de hoje, de base associativa e cooperativa, nomeadamente, as Instituies Particulares de Solidariedade Social (IPSS), acolhem crianas e idosos, jovens e adultos nos seus espaos e actividades. No entanto, envolvendo o ambiente escolar, encontramos o projecto Redes de Encontro Intergeracionais desenvolvido durante o ano lectivo 2005/2006, este projecto envolveu meia centena de participantes. (Palmeiro, 2007). O programa seguiu uma sequencia, invocando para o efeito uma estratgia eclctica (Palmeiro, 2008, p.87) () aco entre o desenvolvimento do programa curricular (da escola e do lar) e as aces definidas pelos participantes (Juniores e seniores).
Quadro 1. Dimenses nacionais

Fonte: Palmeiro, 2007b, p.113

A possibilidade de e desenvolvimento do programa curricular (da escola e do lar) e as aces definidas pelos participantes (Juniores e seniores). Pertinncia do tema A escolha do tema As relaes intergeracionais e a educao fsica, um tema pouco estudado em Portugal, ainda que o nosso pas apresentam um nmero elevado de idosos. Por este motivo, e por motivos de ordem profissionais considero que estamos perante um tema com elevado potencial e pertinncia.
5

Projecto de Dissertao A Sousa

As relaes intergeracionais e a educao fsica

Mestrado em Ensino da Educao Fsica no Ensino Bsico e Secundrio

A actividade fsica pode ser uma prtica integradora, e possibilitar a convivncia entre pessoas de diferentes geraes, permitindo a convivncia intergeracional, fortalecendo os elos entre as diferentes geraes. Por outro, pode promover a sade, estimulando o bem-estar biopsicosocial dos indivduos. Por outro lado a escola enquanto espao de educao formal um meio de transmisso de conhecimento, saberes, atravs de um currculo reproduzido na forma de um programa que a transforma numa educao organizada, planeada e controlada (Martins, 1993). Deve no entanto repensar que a transmisso dos saberes vo para alm do saber cientfico, tendo a escola igualmente a funo de transmitir o saber social, moral e sobretudo de educao cvica. Desta forma, a escola uma instituio complexa formada por agentes educativos que devem formar o jovem para a aceitao das diferenas mas tambm para o processo involutivo, evitando desta forma o confronto e maus-tratos intergeracionais. Na perspectiva de Fernandes (1997:34) a velhice constitui, ...uma realidade nova na histria das populaes das sociedades industrializadas e as projeces indicam, com alguma certeza, que, no mundo civilizado, a tendncia para o envelhecimento acentuada. A situao agudiza-se de forma problemtica pela intensidade e amplitude que o fenmeno atinge j nos nossos dias. Como profissional deparo-me com duas realidades diferentes, isto , as crianas e jovens esto num processo de desenvolvimento fsico, psicolgico, social, e os idosos deparam-se com um processo involutivo, com perdas das suas funes fsicas, psquicas e at mesmo capacidade sociais. A combinao destas geraes, como Palmeiro (2007, 2008) benfica para ambas, criando desta forma uma conscincia social para o problema que a sociedade moderna se depara com a longevidade. Porque que o idoso no pode frequentar a escola, inserido numa turma normal? Ser que os jovens aceitariam a presena de um idoso que decidiu concluir os seus estudos? Qual o beneficio das aulas de educao fsica? Ser que existiria ajuda integeracional no contexto de actividade fsica?
6

Projecto de Dissertao A Sousa

As relaes intergeracionais e a educao fsica

Mestrado em Ensino da Educao Fsica no Ensino Bsico e Secundrio

Objectivos As relaes integeracional uma rea cientifica estudada h mais de cinco dcadas, no entanto a possibilidade de criar um programa activo, em pleno funcionamento e a nvel nacional, pelo menos no contexto educativo, parece-nos que estar longnquo. Perante as vrias perguntas que fomos realizando ao longo do processo de interiorzao do estado da arte, surgiram objectivos especficos, aos quais procuraremos ter resposta no nosso estudo: Identificar ou descrever o O conceito de idoso o O seu papel da educao fsica na vida diria do idoso o A escola na vida diria do idoso Identificar o conceito elaborado pelo idoso sobre a educao fsica e a escola Analisar a diferena de opinio (construes simblicas) sobre a as relaes intergeracionais em contexto escolar segundo: o O gnero, o Estrato socioeconmico o Estrato sociocultural

Metodologia No que respeita escolha da metodologia de investigao, a questo deve colocar-se na melhor seleco das metodologias face ao plano de investigao em estudo e face ao problema em anlise. Questionando-se de igual forma a formao do investigador ao nvel da metodologia de investigao, que este prope utilizar, ou seja; o conhecimento aprofundado da metodologia que se vai utilizar, no controlo das variveis externas, dos objectivos de estudo, da escolha da amostram, da construo rigorosa dos instrumentos de recolha de dados e da forma como estes vo ser tratados (Oliveira et al., 2004, p. 42). Ainda segundo os mesmos autores, a metodologia faz parte de um todo coerente, rigoroso e ordenado, no podendo ser uma escolha quase que aleatria entre o qualitativo e o quantitativo, desprovida do conhecimento relativo a cada passo e resultado final pretendido.
7

Projecto de Dissertao A Sousa

As relaes intergeracionais e a educao fsica

Mestrado em Ensino da Educao Fsica no Ensino Bsico e Secundrio

O mesmo cuidado deve ser tido no que respeita ao local escolhido para desenvolver a investigao, aconselhando-se ao principiante, a escolha de locais onde seja, em maior ou menor grau um estranho (). As pessoas intimamente envolvidas num ambiente tm dificuldade em distanciar-se, quer das preocupaes pessoais, quer do conhecimento prvio que possuem das situaes (Bogdan et al., 1994, p. 86).

Mtodo Delphi O mtodo Delphi, cujo nome deriva da referncia o orculo da cidade de Delfos (da Grcia antiga), que segundo a lenda, era capaz de fornecer a viso do futuro aqueles que o solicitassem, foi aplicado pela primeira vez em 1948, com o objectivo de prever os resultados das corridas de cavalos (Neto, 2000). Na dcada de 50, nos Estados Unidos, pela RAND Corporation, que adoptou o nome Delphi, uma vez que este mtodo, visavam efectuar previses a longo prazo sobre temticas complexas atravs da estruturao da opinio de um grupo de peritos/especialistas (Salles Filho et al, 2001; .Linstone & Turoff, 2002). Em 1963, o mtodo Delphi realizado pela RAND Corporation, ganhou abrangncia mundial com a publicao do artigo Report on a Long-Range Forecasting Study (Dalkey & Helmer, 1963). Segundo Dalkey & Helmer (1963) o propsito do Delphi conseguir atingir o mximo de consenso nas opinies emitidas pelo grupo de especialistas atravs de uma serie de questionrios detalhados intercalados com retornos controlados das opinies. O desenvolvimento do mtodo Delphi consiste de 5 (cinco) estdios:
O primeiro estdio de desenvolvimento do mtodo Delphi, foi

classificado pelos militares como sigilo e tinha como objectivo adquirir o consenso entre os grupos de peritos militares sobre um determinado problema. Este estgio est relacionado ao incio da dcada de 50 at ao incio da dcada de 60, quando o mtodo foi classificado.

Projecto de Dissertao A Sousa

As relaes intergeracionais e a educao fsica

Mestrado em Ensino da Educao Fsica no Ensino Bsico e Secundrio

O segundo estdio denominado novidade tem o seu incio em meados

ou final da dcada de 60. Durante esse estgio, o mtodo foi primeiramente utilizado pelos planeadores das organizaes como um instrumento de previso para servios humanos e da indstria.
O terceiro estdio denominado popularidade, data do final da dcada

de 60 at meados de 1970. Durante essa poca inicia-se a divulgao do mtodo Delphi por meio de publicaes de artigos, abordando-o como mtodo de investigao.
O quarto estdio: a investigao inicia-se por volta de 1975 com um

inesperado ataque de Sackmans sobre o mtodo Delphi. No nos vamos debruar sobre essa crtica mas apenas referenciar pela sua importncia, devido ao carcter cientfico iniciado sobre o mtodo Delphi nesse perodo
O quinto e ltimo estdio do desenvolvimento do mtodo Delphi a

sua continuidade. A partir da dcada de 80, novos estudos e investigao surgiram e novas aplicaes e nomeaes foram acrescentadas a este mtodo. Como ponto forte entre os citados, nessa investigao, o mtodo Delphi interage directamente com os profissionais envolvidos no estudo do contributo das BE na criao de hbitos leitores. Para a utilizao e aplicao do mtodo Delphi nessa investigao, foram usadas algumas propriedades fundamentadas em Linstone e Turoff (2002:4): Os problemas no esto adaptados s tcnicas analticas de modo preciso, mas trazem benefcios de julgamento subjectivos na esfera pblica As opinies individuais contribuem para a anlise de uma situao abrangente ou complexa, muitos indivduos representam diferentes contextos socioprofissionais relacionados com a experincia ou competncia dos especialistas; necessrio que muitos indivduos possam interagir efectivamente face-a-face, mas o tempo e os custos tornam inviveis reunies frequentes em grupo; A discordncia entre os indivduos podem ser inaceitveis, por isso deve ser assegurado o anonimato durante todo o processo;
9

Projecto de Dissertao A Sousa

As relaes intergeracionais e a educao fsica

Mestrado em Ensino da Educao Fsica no Ensino Bsico e Secundrio

A heterogeneidade dos participantes deve ser preservada para permitir validar os resultados, ou seja de modo a evitar o domnio sobre o outro, no haver influncias. O Delphi tem por objectivo corroborar as convergncias de opinies e realar os consensos sobre assuntos muito concretos, graas a colaborao de peritos, atravs de questionrios interactivos sucessivos que preserva o anonimato das respostas. Segundo Godet (2000) o objectivo mais frequente dos estudos Delphi fazer incidir os esclarecimentos dos especialistas sobre zonas de incertezas com vista a coadjuvar na tomada de decises futuras. Para Godet (1993) o mtodo Delphi processa-se por interrogaes aos peritos com a ajuda de questionrios sucessivos, a fim de pr em evidncia convergncia de opinies e destacar consensos (Godet, 1993:181) sobre uma determinada questo ou assunto. Parisca (1995) considera que o Mtodo Delphi baseia-se no principio da inteligncia colectiva e que trata de conseguir um consenso de opinies expressadas individualmente por um grupo de pessoas seleccionadas cuidadosamente como especialistas qualificados em torno do tema por meio da interaco sucessiva de um questionrio retroalimentado dos resultados pela ronda anterior, aplicando clculos estadsticos. De acordo com Linstione e Turoff (2002: 3) o Delphi pode ser definido como um mtodo para estruturar o processo de comunicao em grupo desde que esse processo seja efectivo em permitir um grupo e indivduos, como um todo, partilhar um problema complexo. Para realizar essa comunicao estruturada necessrio prover: a) Algum feedback das contribuies de conhecimento e informao do individuo; b) Uma avaliao do perfil do grupo; c) Oportunidade para rever as perspectivas individuais; d) Anonimato para as respostas individuais. Portanto, de acordo com o exposto acima, essa investigao pautou-se no paradigma interpretativos com abordagem qualitativa e para a recolha de dados empricos, utilizou-se o mtodo Delphi questionrio on-line.

10

Projecto de Dissertao A Sousa

As relaes intergeracionais e a educao fsica

Mestrado em Ensino da Educao Fsica no Ensino Bsico e Secundrio

Vantagens e desvantagens do Mtodo Delphi A principal vantagem da tcnica Delphi est no facto de reunir opinies de vrios indivduos que sem ter que os reunir no mesmo local, o que poderia dificultar no s a nvel logstico mas sobretudo ao nvel do tempo necessrio. As desvantagens desta tcnica, de um modo em geral, prendem com o problema ocasional do retorno dos questionrios e na identificao dos indivduos que participaram no estudo. Outra desvantagem a identificao do grupo/amostra, ou seja, a resposta questo: quem so os peritos deste tema? s vezes, e em conformidade com o estudo, um grupo multi-profissionais o ideal, outra vez um grupo mais homogneo. Quadro 2. Vantagens e desvantagens da tcnica Delphi
VANTAGENS Permitem aos participantes permanecerem annimos Econmica (baixo custo de aplicao) DESVANTAGENS Julgamentos referem-se ao grupo seleccionado que pode no ser representativo Tendncia a eliminar posies extremas e forar um consenso mdio. Necessidade de mais tempo em comparao com outras tcnicas como grupos nominais. No deve ser visto como a soluo final

Isenta de presso social, influncia de personalidade e dominao individual Leva a distribuio de informao e ao debate entre os participantes

Conduz ao pensamento independente e Requer habilidades em comunicao evoluo gradual das opinies escrita Um painel bem seleccionado pode fornecer uma perspectiva analtica ampla dos problemas locais e relacionados Requer tempo adequado (cerca de 30 a 45 dias para a realizao de um processo com dois rounds) e comprometimento dos participantes

Pode ser usada para alcanar consenso entre grupos hostis entre si Fonte: Carter e Beaulieu (1992:5)

11

Projecto de Dissertao A Sousa

As relaes intergeracionais e a educao fsica

Mestrado em Ensino da Educao Fsica no Ensino Bsico e Secundrio

Contexto em estudo Geogrfico O estudo ser efectuado em varias escolas pblicas, numa regio do litoral, mais concretamente, no distrito de Aveiro. Amostra A maior parte da validade das investigaes realizadas com o mtodo Delphi recai na opinio de na opinio de especialistas que participam no grupo, por isso, que a amostra no aleatria j que no se requer representatividade Para Landeta (1999), o especialista ou perito uma pessoa cujo situao e recursos pessoais lhe permitem contribuir positivamente para a realizao do objectivo que motivou o inicio do trabalho com Delphi "e que pode por sua vez, apontar um perspectiva relevante investigao. Os especialistas formam seleccionados com um objectivo e com a segurana de que o seu conhecimento era adequado e a necessria experiencia profissional e/ou pessoal para ter uma opinio valida sobre as bibliotecas escolares e o seu papel no desenvolvimento da leitura em crianas. Este tipo de amostra com inteno, apoiada nos pressupostos de que o conhecimento do pesquisador sobre a amostra pode a mesma. ser Estes usado para seleccionar casos representativos para

pressupostos esto baseados no critrio de lgica que se explica devido a reviso dos casos em conformidade com um critrio de importncia (Brill, Bishop, & Walker, 2006). Instrumento de Pesquisa Como tcnica de investigao, utilizou-se o inqurito questionrio Delphi com o objectivo de validar a nossa interpretao dos factos. As tcnicas qualitativas de recolha de dados nessa investigao foram:
12

Recolha de documentos atravs de reviso bibliogrfica Recolha de dados e informao disponveis em sites da rea
Projecto de Dissertao A Sousa

As relaes intergeracionais e a educao fsica

Mestrado em Ensino da Educao Fsica no Ensino Bsico e Secundrio

Construo e validao do questionrio Delphi as intenes que presidem adopo de um inqurito por questionrio remetem, no entender de Cohen e Manion (1984), para: a) descrever as condies naturais de existncia de um fenmeno; b) identificar regularidades ou padres que justificam a existncia dessas condies e c) determinar as relaes ou conexes existentes entre os eventos especficos. Seleco dos participantes Questionrio Delphi enviado por correio electrnico (emails) Recolha de dados e informao (comunicao verbal), contactos com alguns dos participantes do Delphi Sistematizao e tratamento dos dados e informaes obtidas por meio dos questionrios Delphi 1 ronda (Anexo I) Anlise qualitativa do questionrio Delphi 1 ronda Feedback da 1 ronda aos participantes Delphi Sistematizao e tratamento dos dados de informaes obtidas por meio de questionrio 2 Ronda Delphi (Anexo II) Feedback da 2 Ronda aos participantes do Delphi Anlise qualitativa do questionrio Delphi 2 ronda Descrio dos resultados.

Procedimentos metodolgicos Principais passos na implementao do mtodo delphi A abordagem consiste em questionar os especialistas por meio de sucessivos inquritos, destinados a revelar convergncia e potenciais consensos. As principais fases / passos deste processo so (Fowles, 1978): Passo 1. Determinar e formular as perguntas Ateno especfica seleco das perguntas e sua formulao, de modo a maximizar a utilidade da informao a recolher. Passo 2. Seleccionar os especialistas

13

Projecto de Dissertao A Sousa

As relaes intergeracionais e a educao fsica

Mestrado em Ensino da Educao Fsica no Ensino Bsico e Secundrio

Os especialistas devero ter conhecimentos na rea em estudo, bem como estar preparados para se envolverem neste tipo de procedimento. Passo 3. Formular um primeiro questionrio para envio aos especialistas O primeiro questionrio deve conter informao sobre a natureza do estudo e incluir duas ou trs perguntas semi-abertas e abertas. Passo 4. Analisar as respostas ao primeiro questionrio As respostas so analisadas para determinar a tendncia geral, bem como as respostas mais extremas Passo 5. Formular um segundo questionrio para envio aos especialistas Pede-se a cada especialista, informado sobre os resultados da primeira ronda para enviar novas respostas e justific-las se diferirem da tendncia geral Passo 6. Enviar um terceiro questionrio Este questionrio destina-se apenas aos especialistas cujas respostas foram extremas. -lhes pedido para criticarem os argumentos dos que apoiaram o ponto de vista oposto. A comparao das opinies exerce uma influncia moderadora e vem facilitar a existncia de uma convergncia entre os pontos de vista. Este repete-se at que haja um consenso. Passo 7. Anlise do processo e elaborao da concluso final

As fases de seleco dos participantes, elaborao do questionrio, 1 ronda (etapa), processamento estatstico e indicadores e 2 ronda de confirmao ou modificao de opinies so, apesar da referida flexibilidade, comuns s diversas aplicaes do mtodo.
Esquema 1. Estrutura Base de um processo delphi

14

Projecto de Dissertao A Sousa

As relaes intergeracionais e a educao fsica

Mestrado em Ensino da Educao Fsica no Ensino Bsico e Secundrio

Fonte: Giovinazzo, 2001

Tcnica de Anlise dos dados

Das respostas obtidas nas perguntas abertas recorreu-se anlise de contedo para efectuar uma lista segundo a repetio de itens ou semelhanas agrupando segundo categorias que permitiram avanar para a segunda ronda de perguntas apoiada por um questionrio com a escala de Likert.

Cronograma
Reviso da Literatura Outubro Novemb ro Dezemb ro Janeiro Fevereir o Maro Abril Maio Junho Metodologi a Anlise dos dados Concluso e Preparao Documento final

15

Projecto de Dissertao A Sousa

As relaes intergeracionais e a educao fsica

Mestrado em Ensino da Educao Fsica no Ensino Bsico e Secundrio

Bibliografia

Bogdan, R. C.; Biklen, S. (1994). Investigao Qualitativa Em Educao Uma Introduo Teoria E Aos Mtodos: Cincias Da Educao. Porto: Porto Editora. Isbn 972-0-34112-2. Cohen, L; Manion, L. (1984). Research Methods in Education. Croom Helm; Estrela, M. T. (2008). As Cincias da Educao, Hoje. In J. M. SOUSA (org.), Actas do IX Congresso da SPCE Educao para o sucesso: polticas e actores. Funchal: SPCE, pp. 15-35. Foyster, E. (2001). Parenting was for life, not just for childhood: the role of parents in the married lives of their children in early Modern England.The Historical Association. Published by Blackwell publishers. USA Goldman, S.; Paz, S.F. (2002).Geraes: notas para iniciar um debate. Revista GerAo. Ano I, Rio de Janeiro: ANG, 2002. Jelenec, P. & Steffens, M. C. (2002). Implicit attitudes toward elderly woman and men. 2: p.15-22 Lambrinou, E.; Sourtzi, Kalokerinou, A. & Lemonidou, C. (2005). Reliability and validity of the Greek version of Kogans Old People Scale. Journal of Clinical Nursing, 14, p. 1241-1247 Landeta, J. (1999). El mtodo Delphi. Barcelona: Ariel LESSARD-HERBERT, Michelle et al. (1994), Investigao Qualitativa,

Fundamentos e Prticas, Lisboa, Instituto Piaget.

16

Projecto de Dissertao A Sousa

As relaes intergeracionais e a educao fsica

Mestrado em Ensino da Educao Fsica no Ensino Bsico e Secundrio

Meschel, D. S. & Mcglynn, R. P. (2004). Intergeneracional contact, attitudes, and stereotypes of adolescents and older people. Educational Gerontology, 30, p. 457-479 Oliveira, L; Pereira, A; Santiago, R. (2004). Investigao Em Educao : Abordagens Conceptuais E Prticas. Porto Editora. Isbn 972-0-344736-8. Palmeiro, C. (2007). O esforo do nosso tempo. Aprender na e com a vida as respostas da Pedagogia Social. Cadernos de Pedagogia Social. Lisboa: UCP, p. 125-134 Palmeiro, C. (2007b). A interaco geracional como estratgia educativa: um contriburo para o desenvolvimento de atitudes, saberes e competncias entre geraes. Porto. FPCEUP (Tese de Doutoramento) Palmeiro, C. (2008). A educao intergeracional no horizonte da Educao Social: compromisso do nosso tempo. Cadernos de Pedagogia Social. Lisboa: UCP, p. 81-100 Pardal, L. A.; Correia, E. (1995). Mtodos E Tcnicas De Investigao Social: Formao Contnua. Porto: Areal. Isbn 972-627-344-7. Patton, M. Q. (1990). Qualitative Evaluation and Research Methods. Newbury Park, California, Sage Publications. Patton, M.Q. (2002). Qualitative research and evaluation methodsNewbury Park, CA: Sage Publications. Puig JM. (1999). tica e valores: mtodos para um ensino transversal. So Paulo: Casa do Psiclogo. Quivy, R. [Et Al.] (2008). Manual De Investigao Em Cincias Sociais. Trad. Joo Minhoto Marques, Maria Amlia Mendes E Maria Carvalho: Trajectos. 5 Ed. Lisboa: Gradiva. Isbn 978-972-662-275-8. Quivy, R., & Campenhoudt, V. (1998). Manual de investigao em Cincias Sociais.Lisboa: Gradiva.
17

Projecto de Dissertao A Sousa

As relaes intergeracionais e a educao fsica

Mestrado em Ensino da Educao Fsica no Ensino Bsico e Secundrio

Saunders, M., Lewis, P. y Thornhill, A. (2000). Research Methods for Business Students. Edinburgh Gate, England, Prentice Hall. Siedentop, D. (1994). The Sport Education Model. In, Siedentop, Daryl Editor, Quality PE Through Positive Sport Experiences: Sport Education, 3-15. Human Kinetics. Sousa, A. B. (2009). Investigao em Educao (2 ed.): Livros Horizonte. Tuckman, B. (2000). Manual de investigao em educao. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian.

18

Projecto de Dissertao A Sousa

Вам также может понравиться