Вы находитесь на странице: 1из 9

Dominar a arte da escrita um trabalho que exige prtica e dedicao. No entanto, conhecer seu lado terico muito importante.

e. Aqui voc encontra um resumo desta teoria. Aplique-a em seu trabalho mas no se esquea: voc precisar fazer a sua parte, isto , escrever. SIMPLICIDADE Use palavras conhecidas e adequadas. Escreva com simplicidade. Para que se tenha bom domnio, prefira frases curtas. Amarre as frases, organizando as idias. Cuidado para no mudar de assunto de repente. Conduza o leitor de maneira leve pela linha de argumentao. CLAREZA O segredo est em no deixar nada subentendido, nem imaginar que o leitor sabe o que voc quer dizer. Evidencie todo o contedo da sua escrita. Lembre-se: voc est comunicando a sua opinio, falando de suas idias, narrando um fato. O mais importante fazer-se entender. OBJETIVIDADE Voc tem que expressar o mximo de contedo com o menor nmero de palavras possveis. Por isso no repita idias, no use palavras demais ou outras coisas que s para aumentem as linhas. Concentre-se no que realmente necessrio para o texto. A pesquisa prvia ajuda a selecionar melhor o que se deve usar. UNIDADE No esquea, o texto deve ter unidade, por mais longo que seja. Voc deve traar uma linha coerente do comeo ao final do texto. No pode perder de vista essa trajetria. Por isso, muita ateno no que escreve para no se perder e fugir do assunto. Eliminar o desnecessrio um dos caminhos para no se perder. Para no errar, use a seguinte ordem: introduo, argumentao e concluso da idia. COERNCIA A coerncia (coeso) entre todas as partes de seu texto, fator primordial para se escrever bem. necessrio que elas formem um todo. Para isso, necessrio estabelecer uma ordem para as idias se completem e formem o corpo da narrativa. Explique, mostre as causas e as conseqncias. EXEMPLOS Obedecer uma ordem cronolgica um maneira de se acertar sempre, apesar de no ser criativa. Nesta linha, parta do geral para o particular, do objetivo para o subjetivo, do concreto para o abstrato. Use figuras de linguagem para que o texto fique interessante. As metforas tambm enriquecem a redao. NFASE

Procure chamar a ateno para o assunto com palavras fortes, cheias de significado, principalmente no incio da narrativa. Use o mesmo recurso para destacar trechos importantes. Uma boa concluso essencial para mostrar a importncia do assunto escolhido. Remeter o leitor idia inicial uma boa maneira de fechar o texto. LEIA E RELEIA Lembre-se, fundamental pensar, planejar, escrever e reler seu texto. Mesmo com todos os cuidados, pode ser que voc no consiga se expressar de forma clara e concisa. A pressa pode atrapalhar. Com calma, verifique se os perodos no ficaram longos, obscuros. Veja se voc no repetiu palavras e idias. medida que voc rel o texto, essas falhas aparecem, inclusive, erros de ortografia e acentuao. No se apegue ao escrito. Refaa se for preciso. No tenha preguia, passe tudo a limpo quantas vezes forem necessrias. No computador, esta tarefa se torna mais fcil. Faa sempre uma cpia do texto original. Assim voc se sentir vontade para corrigir quanto quiser, pois sabe que sempre poder voltar atrs. Estrutura de uma Descrio CARACTERSTICAS Situa seres e objetos no espao (fotografia) A perspectiva do observador focaliza o ser ou objeto, INTRODUO distingue seus aspectos gerais e os interpreta. Capta os elementos numa ordem coerente com a disposio em que eles se encontram no espao, caracterizando-os DESENVOLVIMENTO objetiva e subjetivamente, fsica e psicologicamente na redao. No h um procedimento especfico para concluso. Considera-se concludo o texto quando se completa a CONCLUSO caracterizao. Uso dos cinco sentidos: audio, gustao, olfato, tato e viso, que, combinados, produzem a sinestesia. Adjetivao RECURSOS farta, verbos de estado, linguagem metafrica, comparaes e prosopopias. Sensibilidade para combinar e transmitir sensaes fsicas (cores, formas, sons, gostos, odores) e psicolgicas O QUE SE PEDE (impresses subjetivas, comportamentos). Pode ser redigida num nico pargrafo.

Estrutura de uma Narrao CARACTERSTICAS Situa seres e objetos no tempo (histria) Apresenta as personagens, localizando-as no tempo e no INTRODUO espao. Atravs das aes das personagens, constroem-se a trama e o DESENVOLVIMENTO suspense, que culminam no clmax da redao. Existem vrias maneiras de concluir-se uma narrao. CONCLUSO Esclarecer a trama apenas uma delas.

RECURSOS

O QUE SE PEDE

Verbos de ao, geralmente no tempo passado; narrador personagem, observador ou onisciente; discursos direto, indireto e indireto livre. Imaginao para compor uma histria que entretenha o leitor, provocando expectativa e tenso. Pode ser romntica, dramtica ou humorstica.

Estrutura de uma Dissertao Discute um assunto apresentando pontos de vista e juzos de CARACTERSTICAS valor. Apresenta a sntese do ponto de vista a ser discutido (tese). INTRODUO Amplia e explica o pargrafo introdutrio. Expe argumentos DESENVOLVIMENTO que evidenciam posio crtica, analtica, reflexiva, interpretativa, opinativa sobre o assunto. Retoma sinteticamente as reflexes crticas ou aponta as CONCLUSO perspectivas de soluo para o que foi discutido. Linguagem referencial, objetiva; evidncias, exemplos, RECURSOS justificativas e dados. Capacidade de organizar idias (coeso), contedo para discusso (cultura geral), linguagem clara, objetiva, O QUE SE PEDE vocabulrio adequado e diversificado.

A Crnica na estrutura de uma redao


Da descrio, a crnica tem a sensibilidade impressionista; da narrao, imaginao (para o humor ou a tenso); e da dissertao, o teor crtico. A crnica pode ser narrativa, narrativo-descritiva, humorstica, lrica, reflexiva, ou combinar essas variantes com as singularidades do assunto. Desenvoltura e intimidade na linguagem aproximam o texto do leitor. E um gnero breve (curta extenso), que no tem estrutura definida. Toda possibilidade de criao permitida nesse tipo de redao, que corresponde a um flagrante do cotidiano, em seus aspectos pitorescos e inusitados, a uma abordagem humorstica, a uma reflexo existencial, a uma passagem lrica ou a um comentrio de interesse social.

Dez passos para fazer uma boa redao: 1) Planeje bem o texto, cada pargrafo dever conter um enfoque do tema; 2) Evite idias prontas, clichs, frases feitas: a cada dia que passa, de sol a sol, na sociedade em que vivemos, atualmente, nos dias de hoje, o governo deve tomar uma providncia;

3) no esquea o ttulo, afinal um trabalho sem ttulo muito estranho. Entretanto, atente como de faz o ttulo; 4) obedea sempre ao nmero de linhas solicitado. Cuidado com o tamanho da letra, no faa roda de carreta; 5) faa a sua melhor letra, qualquer tipo serve, no entanto procure no misturar tipos; 6) evite rasuras, mas, se elas ocorrerem, coloque o erro entre parnteses; 7) use linguagem formal, voc no est no boteco da esquina para empregar coloquialidades como parar para pensar, tem tudo a ver... 8) no interrompa o processo da frase enfiando um ponto no lugar errado. A frase tem um ritmo, logo no use ponto antes de pois, o qual, sendo que; 9) procure no utilizar interrogaes. Geralmente, elas tm respostas bvias; 10) no converse com o corretor. Redao em vestibular no carta para a me. No mais, fazer o sinal da cruz e partir para o abrao. O desenvolvimento a redao propriamente dita. No desenvolvimento, o aluno dever discutir os argumentos apresentados na Introduo. Em cada pargrafo, escreve-se sobre um, e somente um, argumento. Os pargrafos argumentativos da redao, alm do que estudamos juntamente com a introduo, podem ser feitos de diversas maneiras diferentes: 01) Hiptese: Apresentar hiptese no desenvolvimento a tentativa de buscar solues, apontando provveis resultados. Na hiptese, o aluno mostra estar interessado pelo assunto e disposto a encontrar solues, para melhorar a situao. Com a hiptese, praticamente, no se corre o risco de apenas expor o assunto. 02) Paralelismo: Trabalhar com o paralelismo, no desenvolvimento, apresentar um mesmo assunto com diferentes enfoques, apresentar correspondncia entre idias ou opinies diferentes em relao ao mesmo argumento. Por exemplo, em se tratando de informtica, discutir sobre o mercado de trabalho, no apenas argumentando que a mquina tomou o lugar do homem, mas tambm apresentando o aumento de emprego na rea, os recursos tcnicos disponveis, a comodidade, etc... 03) Bilateralidade: Trabalhar com a bilateralidade apresentar aspectos positivos e aspectos negativos, pontos favorveis e pontos desfavorveis do argumento. trabalhar com os "prs e contras", sem dar nfase a apenas um deles.

Procure trabalhar com apenas dois pargrafos no desenvolvimento: um com os aspectos favorveis; outro com os desfavorveis. 04) Oposio de idias: Trabalhar com oposio de idias explorar com o mesmo interesse crtico dois plos que sustentam a discusso. Por exemplo, em se tratando de educao infantil, explorar a educao masculina e a educao feminina com o mesmo interesse, mostrando as diferenas existentes. 05) Causas e conseqncias: Trabalhar com causas e conseqncias apresentar, em um pargrafo, os aspectos que levaram ao problema discutido e, em outro pargrafo, as suas decorrncias. 06) Exemplificao: Seja qual for a introduo, a exemplificao a maneira mais fcil de se desenvolver a dissertao. Devem-se apresentar exemplos concretos, que sejam importantes para a sociedade. Argumente sobre personagens histricas, artsticas, polticas, sobre fatos histricos, culturais, sociais importantes. Frases-modelo, para o desenvolvimento: Apresento, aqui, algumas frases que podem ajudar, para iniciar o desenvolvimento. No tomem estas frases como receita infalvel. Antes de us-las, analise bem o tema, planeje incansavelmente o desenvolvimento, use sua inteligncia, para ter certeza daquilo que ser incluso em sua dissertao. S depois disso, use estas frases: Frases para pargrafos causas e conseqncias: Ao se examinarem alguns ..., verifica-se que ... . Pode-se mencionar, por exemplo, ... Em conseqncia disso, v-se, a todo instante, ... Frases para pargrafos prs e contras: Alguns argumentam que .... . Alm disso ... . Isso sem contar que .... Outros, porm, ..... . H registros histricos de ....... que ....... Frases para pargrafos trajetria histrica: Antigamente, quando ... , percebia-se que ... Atualmente, observa-se que ... Em conseqncia disso, nota-se ...

Outras frases: Dentre os inmeros motivos que levaram o... incontestvel que ..... A observao crtica de fatos histricos revela o porqu de ...... Fazendo um estudo de ....... , percebe-se, por meio de ...... , .... Ligao entre os pargrafos do desenvolvimento: muito importante que os pargrafos do desenvolvimento tenham ligao, a fim de que no transformem a dissertao em uma seqncia de pargrafos desconexos. Segue, a seguir, uma srie de frases para a ligao entre os pargrafos. Alm disso ... Outro fator existente ... Outra preocupao constante ... Ainda convm lembrar ... Por outro lado ... Porm, mas, contudo, todavia, no entanto, entretanto ... A primeira frase que o aluno deve ter em mente a seguinte: Em uma dissertao, nada proibido, nada obrigatrio; tudo depende de bom-senso. Portanto use sua inteligncia, no momento de escrever uma redao. Evite repeties de sons, de palavras e de idias. Palavras terminadas em o, so, sso, dade, mente provocam eco na sua redao. A repetio de palavras denota vocabulrio escasso. A repetio de idias demonstra falta de cultura, de conhecimento geral. Em vez de substituir as repeties por sinnimos, reestruture o perodo, pois a idia continuar sendo repetida. Reestruturar o perodo significa reescrev-lo, dando outra formao sinttica. Por exemplo, em vez de escrever O homem est destruindo a Natureza, sem pensar no seu prprio futuro reestruture para Destri-se a Natureza, sem se importar com o futuro Evite o exagero de conectivos (conjunes e pronomes relativos). Por dois motivos: para evitar a repetio e para no elaborar perodos muito longos.

No generalize; seja especfico. Utilize argumentos concretos, fatos importantes. Uma redao cheia de generalizaes demonstra a falta de cultura de seu autor, a falta de conhecimentos gerais, a falta de contato com a realidade atual. Para evitar esse problema, leia bastante; leia jornais, revistas, livros; assista a programas de reportagens, a filmes; interesse-se pela cultura; alimente sua inteligncia. No faa afirmaes incoerentes. Como Os jovens esto totalmente sem informaes hoje...; Ningum gosta de ler...; No h escritores bons hoje em dia.... A incoerncia tambm demonstra falta de conhecimento. No faa afirmaes levianas. Como Todo poltico corrupto... No afirme o que no pode ser provado. No escreva perodos muito curtos nem muito longos. Evite mais de dois perodos por linha, ou seja, no coloque mais do que dois pontos finais em uma mesma linha. Evite escrever mais de duas linhas sem um ponto final sequer. No faa pargrafos muito curtos nem muito longos. O ideal seria que os pargrafos contivessem, no mnimo, 4 linhas e, no mximo, 7 linhas. Estruture adequadamente os perodos. Perodos mal-estruturados demonstram falta de conhecimento da lngua. Observe a pontuao. Nunca coloque vrgula entre o sujeito e o verbo, nem entre o verbo e o seu complemento. No use expresses populares e cristalizadas pela populao. A dissertao um trabalho tcnico, portanto no se admitem expresses populares. Expresses cristalizadas so frases comuns a qualquer cidado, de qualquer nvel cultural. No use expresses vulgares. Por ser um trabalho tcnico, no h espao para vulgaridades. No use linguagem figurada. Todas as palavras da dissertao devem ser usadas em seu sentido exato. Se for usar ttulo, faa-o por meio de expresso curta. Alguns concursos vestibulares exigem ttulo na dissertao. Se for o caso, use poucas palavras e s coloque ponto final, se usar verbo.

Cuidado com usos de conjunes: mas, porm, contudo so adversativas, indicam fatores contrrios; portanto, logo so conclusivas; pois explicativa, e no causal. No deixe os pargrafos soltos. H de haver ligao entre eles. A ausncia de elementos coesivos entre oraes, perodos e pargrafos erro grave. No use a palavra eu nem a palavra voc e evite a palavra ns. A dissertao deve ser impessoal. No se dirija ao examinador, como se estivesse conversando com ele. No use palavras estrangeiras nem grias. Por ser trabalho tcnico, use apenas palavras da Lngua Portuguesa. Atente para no elaborar frases ambguas. Se houver duplo sentido em uma frase, como o examinador saber por qual optar? Atente para no entrar em contradio. Preste ateno a tudo o que for exposto na redao, para no dizer o contrrio mais frente. Lembre-se de que h quatro palavras muito importantes: Originalidade e Criatividade - No trabalhe com exemplos muito simples ou comuns; seja criativo. Use sua inteligncia. Homem e Sociedade - Tudo o que for colocado em sua redao deve ser importante para a sociedade de um modo geral, e no apenas a voc ou a um pequeno grupo de pessoas. Um dos mtodos mais fceis de elaborar dissertao. Tente produzir um texto, da maneira como veremos aqui. Dissertar o ato de discorrer sobre determinado assunto, buscando sempre argumentaes que leve a alguma concluso. Para elaborar uma dissertao de vestibular, o aluno deve, antes de comear a escrever, planejar cuidadosamente o texto. O planejamento da dissertao deve seguir rigorosamente os seguintes aspectos: 1) Ler atentamente o tema; 2) Reler o tema, anotando as palavras-chave (palavra que encerra o significado global de um contexto, ou que o explica e identifica-o); 3) Interpretar o tema denotativamente: definir o sentido do tema, ou seja, alcanar com a inteligncia a inteno do autor, partindo das palavras-chave, elaborando perguntas relacionadas ao tema;

4) Interpretar, se necessrio, conotativamente o tema: compreender o significado das palavras usadas em sentido figurado; 5) Delimitar a idia apresentada pelo tema: reestruturar o tema com suas prprias palavras, de acordo com a interpretao feita anteriormente.

Вам также может понравиться