Вы находитесь на странице: 1из 9

ESCOLA SUPERIOR DE JORNALISMO DO PORTO

Campanha de Comunicao
EMPRESA: WEB.COM
Ana Catarina Esteves

2012

TRABALHO INDIVIDUAL PROFESSOR: VITOR MOUTINHO

Introduo
Numa era cada vez mais digital, a procura sobre os conhecimentos que a Web nos proporciona aumenta a cada dia que passa. Mais do que o saber, preciso o saber-fazer (know-how). O mercado de trabalho cada vez mais competitivo, e um lugar a ocupar numa empresa pode ser disputado por centenas de pessoas, logo cada pequeno detalhe pode ser o motivo de algum se distinguir. J nos chegaram notcias de como a criatividade levou a casos de sucesso e de ofertas de trabalho. Os vdeo curriculum so um exemplo disto mesmo. No meio de uns tantos currculos em papel, h algum capaz de ser ousado e de mostrar empresa que tem ideias novas/frescas e que consegue ser uma mais-valia para esta, trazendo-lhe algo de novo. Por outro lado, as empresas utilizam cada vez mais as redes sociais para promoverem as suas marcas, produtos e servios e chegarem junto do seu pblicoalvo, as que no o fazem correm o srio risco de ficarem para trs no desconhecido. As ferramentas esto criadas, mas preciso saber utiliza-las a nosso favor. deste princpio que nasce a ideia da criao desta empresa. A WEB.COM uma empresa criada muito recentemente, destinada a dar formaes sobre novas prticas Web nomeadamente sobre redes sociais e novos suportes digitais de forma que as pessoas aprendam a tirar partido do que podem ter ao seu dispor para realarem as suas competncias e se distinguirem, actualizando-se ao mesmo passo que o prprio mundo. A WEB.COM vende os seus cursos on-line, e uma vez que ainda se est a lanar no mercado e desconhecida, ter que passar por uma campanha de promoo e comunicao da prpria empresa, de forma a criar confiana e visibilidade junto das pessoas. Ir procurar fazer chegar as suas informaes junto do pblico-alvo que definiu atravs de vrias estratgias/meios, como iremos observar ao longo deste trabalho.

A WEB.COM

A WEB.COM uma empresa criada muito recentemente, destinada a dar formaes de curta durao sobre novas prticas Web. A empresa que visa vender os seus cursos na internet possu formadores com um vasto curriculum debruado sobre esta rea, que iro transmitir os seus conhecimentos de forma a serem uma mais-valia para quem se est a lanar no mercado de trabalho ou para quem quer reforar as suas competncias. Numa fase inicial, os cursos sero ministrados na cidade do Porto, e, numa fase segunda, se o projecto atingir os objectivos pretendidos, sero posteriormente leccionados em outras cidades do pas, como Coimbra e Lisboa. Os cursos a ministrar tero a durao de trs meses, decorrero em horrio ps-laboral (sextas das 19 s 22h e sbado das 9 s 12h) e sero divididos em dois mdulos: redes sociais e novos suportes digitais. Algumas redes sociais como o youtube, facebook, twitter e linkedin iro ser exploradas ao longo dos mdulos, de forma que os formandos sejam capazes de utiliza-las como uma ferramenta para realarem o seu trabalho e as suas competncias. Noutro mdulo iro tambm aprender a trabalhar com programas como o Prezi, a fazer vdeo curriculum, vdeo press release, entre outros. Todas estas tecnologias esto ao seu dispor para se conseguirem distinguir num mercado de trabalho cada vez mais feroz, ento h que saber fazer uso delas e tirar-lhes o proveito. Alm de poderem ser utilizadas como uma forma de se auto-promoverem e mostrarem aquilo que so capazes de fazer mediante a sua formao, podem tambm ser um aliado para se melhorar o desempenho de determinada empresa, pois possvel divulga-la a mais gente, controlar visitas, nmeros, entre muitos outros aspectos. As empresas sero tambm, portanto, um universo onde pretendemos actuar, mostrando-lhes a importncia de no mundo actual saberem cuidar da sua imagem e divulga-la da forma mais correcta ao maior nmero de pessoas. O preo por pessoa ser de 300 euros pelo trimestre. No final dos mdulos, a WEB.COM fornece aos seus alunos um certificado com as competncias adquiridas, valido para uso no curriculum vitae pessoal. OBJECTIVO

O objectivo geral ser, em primeiro lugar, e visto que a empresa ainda se est a lanar no mercado, divulg-la ao mximo, junto do maior nmero de pessoas e nos meios mais diversificados. A campanha de comunicao pretende criar confiana, seriedade e credibilidade junto das pessoas, angariando o maior nmero de alunos possvel. O baixo preo do curso, e a competncia/qualificao dos formadores sero uma arma a favor da empresa, que pretende satisfazer as necessidades de quem a procura, de forma a ficarem com uma imagem positiva e transmitirem o testemunho da sua experiencia junto dos seus conhecidos.

PBLICO-ALVO Dadas as caractersticas e os princpios que esto na base da construo da prpria empresa, e uma vez que pretende vender os seus cursos na internet, o seu pblico-alvo ser, em grande parte, o pblico consumidor de contedos Web, ou seja, um pblico jovem (que rondar essencialmente os 18 e os 45 anos). Ou seja, jovens e adultos que pretendam explorar as suas competncias no mundo da Web, de forma a utilizarem os instrumentos aprendidos ao longo da formao para se lanarem no mercado de trabalho ou, uma vez j l inseridos, se tornarem mais competitivos e com novas competncias para acompanharem as tendncias e contriburem para melhorar, no fundo, a imagem e o desempenho da instituio que representam. As empresas sero ento tambm um pblico no qual a WEB.COM pretende apostar. Por lei, cada empresa ter que fornecer o mnimo de 35 horas anuais certificadas de formao a cada um dos seus trabalhadores, segundo o artigo 125, n 3 e 4 do Cdigo de Trabalho. Assim sendo, a WEB.COM visa conseguir algumas parcerias com determinadas empresas no sentido de lhes fornecer estas horas de formao anuais. Estas empresas a quem nos direccionamos sero, num plano inicial, empresas que estaro mais directamente ligadas nossa rea de formao (ex: empresas de comunicao, marketing, design, consultadoria, entre outras), mas tambm empresas que possuam algum cujo cargo implique alguns dos conhecimentos que sero transmitidos nos nossos mdulos (por exemplo, saber divulgar a sua empresa e transmitir uma imagem positiva desta). CAMPANHA DE COMUNICAO (no valor de 2500 euros)

Logtipo: A WEB.COM acha importante ter um logtipo que a identifique, que as pessoas olhem e possam reconhecer de que empresa se trata. O preo de um logtipo identificativo da empresa poder rondar os 50 euros. (Contactos: Francisco Freitas Cardoso 916490220; http://franciscocardoso.blogspot.com/

Exemplo:

Criao de um facebook: criar uma pgina de facebook da empresa, onde contenha todas as informaes relevantes sobre esta, tais como os cursos a ministrar, os formadores, o local da formao, os horrios e os custos. Deve parecer uma pgina sria e profissional, merecedora de confiana, para conseguir credibilizar as pessoas. Os contactos telefnicos e endereos de email para contactarem a WEB.COM caso queiram mais alguma informao ou desejem inscrever-se devem tambm estar nesta pgina. A criao desta pgina no tem qualquer custo monetrio.

Divulgao por telefone e por e-mail: uma forma de divulgar a empresa sem custos. Basta pegar numas pginas amarelas ou junto da Associao Empresarial do Porto e recolher os contactos de pessoas, de forma a lhes conseguirmos transmitir as informaes da nossa empresa.

Cartes de visita: estes cartes so um elemento de identificao da empresa crucial. So importantes para distribuir junto das empresas a quem

pretendemos apresentar-nos, assim como em algumas faculdades. O nome e o contacto/site da empresa estaro l presentes. O preo de 1000 cartes deste tipo ser de 60 euros, na Publigraff (http://publigraff.com/index.php-a=20.htm)

Panfletos: Os panfletos sero tambm um instrumento importante para uma empresa que ainda desconhecida e se est a lanar no mercado. So teis para distribuir pelas ruas, afixar em postes, oferecer junto das faculdades e das empresas, podendo assim fazerem-se chegar a um grande nmero de pessoas. Este panfleto dir tambm todas as informaes relevantes da empresa e os contactos da mesma. O preo de 5000 panfletos monocromticos, de tamanho A5, ser de 30 euros na Publigraff.

Divulgao por carta: apostar na divulgao atravs do envio de cartas pelo correio poder tambm ser uma boa aposta. As pessoas lem certamente, no rasgam a carta que lhes chegou a casa sem perceberem de que se trata. E mesmo que no lhes interesse, pode haver sempre algum conhecido com quem se lembrem de comentar. O preo ficar por: papel timbrado a trs cores em papel IOR, formato A4 2000 unidades ficam por 95 euros; envelopes com janela de silicone, 11 x 22, impresses a 4 cores 2000 unidades custam 157 euros; (ambos os preos so atravs da Publigraff). Quanto ao envio das cartas, as 2000 ficariam por 600 euros. Total: 95+157+600= 852 euros.

rgos de comunicao Social: os mdia so um difusor de informao por excelncia, sendo de grande escala o pblico que conseguem atingir. Portanto, o que a WEB.COM pretende conseguir negociar com alguns rgos de comunicao, para que estes publiquem noticias/informaes da empresa. Sero enviados alguns press-release para junto destes, essencialmente para os que so mais lidos e ouvidos no Norte (que onde funcionar a empresa), como o Jornal de Notcias, o Correio da Manh, Rdio Nova Era e Rdio Comercial. Seria tambm importante tentar promover as informaes dos cursos da WEB.COM junto de revistas de carcter educativo, e at mesmo tentar chegar a um acordo ou parceria com estas para publicarmos com alguma frequncia peas feitas por ns. Em troca, as suas revistas seriam um manual a possuir pelos alunos nas nossas formaes, e teriam a sua publicidade gratuitamente no nosso site.

Publicidade no Jornal de Noticias: dada a tiragem deste jornal junto na rea onde a empresa ir funcionar (Porto), pretendemos apostar numa publicidade neste jornal. Com as medidas das mais pequenas, esta publicidade custar na volta dos 300 euros.

Publicidade no Facebook: uma vez que o nosso pblico-alvo essencialmente um pblico jovem ou um pblico virado para a internet, e visto o facebook ser um instrumento utilizado todos os dias pela esmagadora maioria destes, a WEB.COM decidiu apostar tambm em publicidade nesta rede social. Segundo uma simulao feita pela nossa empresa, com 400 euros investidos em duas semanas, permitiramos que fossem feitos 800 cliques por dia na publicidade da nossa empresa (so 17 cntimos descontados em cada clique).

Criao de um site da empresa: A WEB.COM pretende criar um site prprio da empresa, com todas as informaes relevantes acerca da mesma, e onde os interessados se podero inscrever para os cursos que iro decorrer. Para tal, contrataria o freelancer webdesing Jos Monteiro, que criaria o site sobre a WordPress gratuitamente, e que atravs dos templates lhe daria as caractersticas mais prprias que gostaramos (ex: cores/formas). Ele construiria o site e suportaria a despesa anual e, em troca, a WEB.COM fazialhe publicidade gratuitamente no site da empresa e seria tambm um dos nossos formadores durante o primeiro ano. Por sua vez, o alojamento do site ser acordado com a JPS Informtica, que em vez de cobrar 100 euros nossa empresa, ter no nosso site a sua publicidade sem lhe cobrarmos dinheiro. Contactos: JPS Informtica: 255522015 Jos Monteiro 933229111; http://www.linkedin.com/profile/view?id=12845978&locale=en_US&trk=tyah

Outdoor: dada a sua dimenso e localizao estratgica, os outdoors tambm so um instrumento lido por um elevado nmero de pessoas. Como tal, a WEB.COM queria colocar, inicialmente, um na cidade no Porto. O preo de um outdoor em lona ronda os 250 euros, fora o aluguer e o material (suporte), que depende da empresa que os aluga e do prprio sitio onde est disposto. Por norma, segundo consegui apurar, ronda os 500 euros. Total: 750 euros. PREO FINAL DA CAMPANHA: 50+60+30+852+300+400+750=2442 euros

CONCLUSO

A WEB.COM acredita ser uma empresa inovadora e dinmica, com os olhos voltados para o futuro. Por estar atenta s novas tendncias e importncia que estas tm revelado num mercado de trabalho cada vez mais competitivo, decidiu lanar-se com os cursos que pensa serem bastante procurados no momento, seja para quem deseja ingressar no mundo laboral ou mesmo por quem j nele est inserido. Pretende essencialmente mostrar as ferramentas que esto ao nosso dispor para se conseguir marcar a diferena e no se deixar ficar para trs. Ao ministrar preos que considera serem bastante acessveis, pretende que se v conseguindo chegar a pouco e pouco s pessoas, e dando-lhes as formaes pelas pessoas mais competentes possveis, de forma que o grau de satisfao dos formandos seja positivo e da em diante fale da WEB.COM aos seus conhecidos. Aps esta campanha que decorrer numa fase inicial de promoo da empresa, a WEB.COM pretende que as suas ideias tenham chegado ao maior nmero de pessoas possveis e que consiga mostrar a sua seriedade e profissionalismo. As empresas deparam-se inmeras vezes com este tipo de problemas: precisam de cativar novos pblicos, chegar a mais pessoas, transmitir uma boa imagem da sua empresa e da forma mais eficaz. Com as poucas verbas que normalmente se dispe para este tipo de trabalhos, o desafio tentar ser o mais hbil possvel e chegar aos melhores preos do mercado, criando a nossa prpria rede de contactos.

Вам также может понравиться