Вы находитесь на странице: 1из 11

Centro Universitrio Leonardo da Vinci

NEAD Ncleo de Ensino a Distncia

EQUIPE
E EBENZER

Jesus como exemplo de ser humano

IPENA 2011

GENI MORASCO GEZIEL GARCIA DA SILVEIRA JOS PAULO BOCELLI LARITA JORGE SILVA VERA LUCIA SIMES CAMPOS

JESUS COMO EXEMPLO DO SER HUMANO Projeto apresentado para integralizao das Prticas do Mdulo Teologia/Bacharelado em NEAD Ipena - SP.

Mrcia Clemente

IPENA 2011

ii

SUMRIO 1. TEMA/OBJETO............................................................................................................ 01 2. JUSTIFICATIVA......................................................................................................... 02-03 3. OBJETIVOS.................................................................................................................. 04 4. METODOLOGIA......................................................................................................... 05-06 5. CRONOGRAMA........................................................................................................... 07 6. REFERNCIAS............................................................................................................. 08

1. TEMA/OBJETO Vivemos em um mundo de diferentes crenas e culturas e, essa diversidade faz com que existam diferentes definies acerca da figura de Jesus. Vemos muitos conflitos acontecendo no mundo por causa da intolerncia religiosa, diferentes grupos religiosos querendo forar uma crena que acreditam ser a nica correta, deixando de lado o livre arbtrio. A figura de Jesus tida por muitas religies como o precursor do evangelho, mas tambm uma figura que gera divergncia de opinies quanto a sua real funo, origem e carter. Os cristos acreditam que ele o messias, o filho de Deus; no Islamismo ele um dos profetas mais amados por Al, mas no considerado um ser divino; no Judasmo, Jesus no considerado o messias e quem acredita nisso considerado pelos judeus um herege, Jesus tido como um obstculo que faz a maioria do mundo errar. Este projeto tem como tema central o carter humano de Jesus, apontando-o como exemplo de liderana, superao, amor ao prximo entre outras caractersticas positivas.

2. JUSTIFICATIVA No h como negar que Jesus foi totalmente humano, pois ele teve um nascimento, teve alma; foi circuncidado; teve crescimento em estatura e sabedoria; chorou; teve fome; sede; sono; cansao; tristeza; sofreu; sentiu dor; foi aoitado; foi crucificado; morreu; foi sepultado. No livro de Lucas captulo dois versculo sete, lemos: E deu luz o seu filho primognito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque no havia lugar para eles na estalagem. Ainda em Lucas captulo dois versculos cinqenta e dois, vemos: E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graa para com Deus. Jesus foi verdadeiramente humano, os milagres e maravilhas operados em seu ministrio terreno eram fruto de um alto nvel de f, de uma intensa dedicao na orao, comunho com o pai e um elevado estado de espiritualidade. Em Lucas captulo dois versculo quarenta, comprovamos: E o menino crescia e se fortalecia em esprito, cheio de sabedoria; e a graa de Deus estava sobre ele. Mais uma comprovao de que os milagres que operava era fruto de orao e do esprito santo sobre ele como vemos em Atos captulo dez versculo trinta e oito: Como Deus ungiu a Jesus de Nazar com o Esprito Santo e com virtude; o qual andou fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele. Assim como Elias aumentou o azeite da botija e a farinha da panela da em I Reis 17:8-16, Eliseu aumentou o azeite de certa viva II Reis 4: 1-7, Jesus continuou operando maravilhas usando apenas a f, orao e o poder do esprito santo. Essas aes nos so tambm palpveis, pois o prprio Jesus disse em Joo capitulo catorze versculo doze: Na verdade, na verdade vos digo que aquele que cr em mim tambm far as obras que eu fao e as far maiores do que ests porque eu vou para meu pai.

Jesus foi exemplo de ser humano, pois pregava o amor, perdo, compaixo, no tinha preconceito e praticava tudo o que ensinava, pois andava com cobradores de impostos, doentes, fariseus, prostitutas e no condenava ningum. Foi exemplo de superao, pois foi levado ao deserto para ser tentado e no pecou, foi perseguido, injuriado, aoitado e julgado mesmo sendo inocente e em nenhum momento murmurou ou questionou o que estava acontecendo com ele. Sofreu as aflies deste mundo mantendo a f, santidade e a comunho com Deus. Em Hebreus captulo quatro versculo quinze vemos o exemplo de superao ante a tentao e o pecado: Porque no temos um sumo sacerdote que no possa compadecer-se das nossas fraquezas; porm um que, como ns, em tudo foi tentado, mas sem pecado. Todos os milagres que Jesus realizou foram delegados tambm a seus filhos, a f mediante a comunho com Deus nos garante poder e autoridade. Jesus foi exemplo para que pudssemos seguilo, am-lo e imit-lo, precisamos ser seus discpulos, conhecendo assim o poder da f, perseverana e vitria sobre o pecado. Mas afinal, quem foi Jesus? Homem? Deus? Filho? Profeta? Herege? Para responder todas essas questes imprescindvel tecer consideraes de cunho reflexivo direcionado a discusses do carter humano de Jesus, comprovando que ele era homem, possua natureza e carter humano. provocar questionamentos direcionados para o tema central focalizando Jesus como exemplo.

3. OBJETIVOS 3.1. OBJETIVO GERAL Criar possibilidades de um processo reflexivo referente natureza humana de Jesus, aprimorando assim o conhecimento sobre as diferentes vertentes religiosas e suas perspectivas sobre o tema abordado.

3.2. OBJETIVOS ESPECFICOS Sensibilizar os participantes para a abordagem da questo Levantar questionamento e reflexo a respeito do tema central. Tecer consideraes a respeito dos diferentes contextos que a natureza humana de Jesus estudada e questionada. Despertar para a reflexo de citaes referenciais o exemplo de ser humano representado pela figura de Jesus. Desmistificar conceitos. Propiciar a Igreja e as suas lideranas momento de reflexo levando ao aprofundamento do tema.

4. METODOLOGIA O projeto ser desenvolvido por alunos do Curso de Teologia visando um trabalho na Igreja do Evangelho Quadrangular situada no municpio de Ribeiro Bonito/SP. Este projeto permitir a reflexo e prtica de um tema apaixonante da figura de Jesus sendo de suma importncia para a maturidade espiritual das pessoas. Trar condies para que possa ser iniciado um trabalho srio, verdadeiro com bases crists na igreja com os lderes dos grupos participantes desse projeto e nas igrejas que desejarem iniciar um trabalho de fundo reflexivo importante para o crescimento espiritual. Enfim o projeto possibilitar a disseminao e desmistificao de velhos conceitos atualmente inseridos em nossas igrejas apontando ns criticos e canalizando para o entendimento do carter humano de Jesus, apontando-o como exemplo de liderana. 4.1. OPERACIONALIZAO DOS OBJETIVOS 1 Etapa Construo do instrumento de aplicao do projeto O presente projeto envolver, primeiramente, uma investigao acerca do tema, atravs de leituras, pesquisas e discusses sobre o assunto principal do projeto. Seu embasamento terico ser retirado da Bblia Sagrada e artigos religiosos sobre o tema aqui estudado. De posse das informaes colhidas, o grupo discutir a viabilidade operacional para o desenvolvimento do projeto, definindo o local, populao alvo, numero de participantes, estratgia operacional mais adequado para o pblico alvo, cronograma das atividades. Aps incansveis discusses do grupo operacional decidimos delimitar o projeto a uma Igreja do Evangelho Quadrangular no municpio de Ribeiro Bonito/SP. A populao alvo ser as lideranas formalizadas dentro da instituio e pessoas interessadas no tema, o nmero de participantes ser de at 15 pessoas e a estratgia operacional ser atravs de reunies previamente agendadas de acordo com o cronograma contido nas agendas das disciplinas.

2 Etapa Estratgia Operacional Inicialmente iremos formar um grupo de estudo com a liderana local e pessoas interessadas no tema para discusses e encaminhamentos. Como proposta levaremos questes pr- elaboradas envolvendo Jesus Cristo por nortear e incentivar a busca por material que pudesse complementar, auxiliar , embasar as discusses e reflexes. A estratgia ser de levantar questes reflexivas da figura de Jesus junto s lideranas da Igreja que possibilitar a construo de material educativo. Por intermdio dos resultados obtidos com discusses e fechamentos partiremos para a construo de um projeto mais amplo que viesse alimentar uma discusso maior ampliando para as lideranas regionais, estaduais, nacionais e internacionais. 3 etapa - Organizao e Execuo A organizao e execuo foram baseadas nas orientaes contidas na agenda das disciplinas. Exposio da proposta ao Superintendente Regional da Igreja do Evangelho Quadrangular e o Pastor local da Igreja de Ribeiro Bonito. Levantamento junto a Igreja do Evangelho Quadrangular de Ribeiro Bonito da liderana local e de pessoas interessadas para agendar a nossa primeira reunio com exposio das questes relevantes da proposta. O cronograma dessas reunies de discusses ser estabelecido a partir disponibilidade dos executores do projeto e dos participantes. 4 etapa Avaliao A avaliao ser estabelecida pelo grupo de execuo e participantes aps a reunio.

5. CRONOGRAMA Segue a nossa agenda para realizao dos trabalhos. AGENDA DA PRTICA ATIVIDADES A SEREM ETAPAS DATA/PERODO DESENVOLVIDAS: SUGESTES Definio da equipe (cinco integrantes) e montagem do ETAPA 1 Outubro de 2010. projeto. Leituras e estudos de textos sobre o tema. Elaborao do projeto. Escolha do local de aplicao do projeto. Aplicao do projeto. Anlises e interpretaes ETAPA 4 Maro de 2011 construo do memorial descritivo (INDIVIDUAL). Socializao ETAPA 5 20 de abril de 2011 Entrega da Prtica e do Paper referente ao Mdulo VI. CARGA HORRIA TOTAL 80h 05 15 20 20 20 C/H

ETAPA 2

Novembro e dezembro de 2010. Janeiro e Fevereiro de 2011

ETAPA 3

6. REFERNCIAS BBLIA ON LINE. Disponvel em: <http://bibliaonline.com.br>. Acesso em: 12/03/2011.

BBLIA. Bblia de Estudo Pentecostal. Portugus. Joo Ferreira de Almeida. Revista e Corrigida. Ed.1995. QUEM foi na verdade Jesus de Nazar, o Cristo. <http://www.doutrinasbiblicas.com/ quemfoijesuscristo_t/quemfoijesuscristo.htm>. Acesso em: 10 mar 2011. WIKIPEDIA. Jesus. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Jesus> Acesso em: 10 mar 2011.

Вам также может понравиться