Вы находитесь на странице: 1из 3

1) (Unimep SP) A experincia de Rutherford, realizada em 1911, consistiu em bombardear lminas metlicas com partculas:

a) gama b) alfa c) beta d) psitron e) neutrino.

2) (Fuvest SP) O tomo constitudo de 17 prtons, 18 nutrons e 17 eltrons apresenta, respectivamente, nmero atmico e nmero de massa iguais a:
a) 17 e 17 b) 17 e 18 c) 18 e 17 d) 17 e 35 e) 35 e 17

3) (UFAL) Os ons representados por de:


a) prtons, somente. b) eltrons, somente. c) nutrons, somente. d) prtons e eltrons, somente. e) prtons, nutrons e eltrons.

apresentam o mesmo nmero

4) (Ufla MG) Quando um eltron se move de um nvel de energia de um tomo para outro nvel de energia mais afastado do ncleo desse mesmo tomo, podemos afirmar que:
a) no h variao de energia b) h emisso de energia c) h absoro de energia d) o nmero de oxidao do tomo varia e) h emisso de luz de comprimento de onda definido.

5) Faa a distribuio eletrnica em subniveis de energia:


a) 8O b) 11Na c) 18Ar d) 21Sc e) 35Br f) 40Zr
6) (Uneb BA) Um estudante fez as seguintes afirmaes sobre o modelo atmico de Rutherford: I Os eltrons movem-se em orbitas circulares ao redor do ncleo, com energia definida. II. As cargas positivas ocupam um pequeno volume do tomo, constituindo o seu ncleo, que responsvel pela maior parte da massa do tomo. III. As cargas negativas tm seu comportamento no tomo descrito por quatro nmeros qunticos. Com respeito a estas afirmaes pode-se dizer que: a) I, II e III so verdadeiras. b) Apenas I e II so verdadeiras. c) Apenas II e III so verdadeiras. d) Apenas I verdadeira.

e)

Apenas II verdadeira.

7) Quais so os nmeros de prtons (Z), de massa (A), de nutrons (N) e de eltrons (E) de um tomo de potssio em seu estado normal?

8) (UFSM RS) Assinale a alternativa correta. a) Istopos de um elemento so tomos com diferentes nmeros atmicos e mesmo nmero de massa. b) elemento qumico definido como um conjunto de tomos de mesmo nmero atmico. c) o nmero de massa de um tomo a soma do seu nmero de prtons e dos seu nmero de eltrons. d) ocorre on positivo ou ction quando o nmero de prtons menor que o nmero de eltrons. e) o nmero atmico pode ser definido pelo nmero de prtons ou de eltrons do tomo. 9) (Fafeod MG) Quantas das afirmaes dadas a seguir esto corretas? I. A lei de Lavoisier (conservao das massas) e a Lei de Proust (propores definidas) serviram de base para a teoria Atmica de Dalton. II. A descoberta das partculas alfa () foi de fundamental importncia para a descoberta do ncleo no tomo. III. Foi interpretando o espectro descontinuo (espectro de linhas) que Bohr props a existncia dos estados estacionrios no tomo. IV. Quando o eltron de um tomo salta de uma camada mais externa para outra mais prxima do ncleo, h emisso de energia. a) 0 b) 1 c) 2 d) 3 e) 4

10) Faa a distribuio eletrnica em subniveis de energia:


a) 8O b) 11Na c) 18Ar d) 21Sc e) 35Br f) 40Zr

11) (UFG GO) Leia o texto a seguir:


A cincia dividiu o que era ento considerado indivisvel. Ao anunciar, em 1897, a descoberta de uma nova partcula que habita o interior do tomo, o eltron, o fsico ingls Joseph John Thomsom mudou dois mil anos de uma histria que comeou quando filsofos gregos propuseram que a matria seria formada por diminutas pores indivisveis, uniformes, duras, slidas e eternas. Cada um desses corpsculos foi denominado tomo, o que, em grego, quer dizer no-divisivel. A descoberta do eltron inaugurou a era das partculas elementares e foi o primeiro passo do que seria no sculo seguinte uma viagem fantstica ao microuniverso da matria.
Cincia Hoje, vol. 22, n. 131, 1997, p. 24.

A respeito das idias contidas nesse texto, correto afirmar que: a) A partir da descoberta dos eltrons, foi possvel determinar as massas dos tomos; b) Os eltrons so diminutas pores indivisveis, uniformes, duros, slidos eternos e so consideradas as partculas fundamentais da matria; c) Os tomos, apesar de serem indivisveis, so constitudos por eltrons, prtons e nutrons. d) Com a descoberta do eltron, com carga eltrica negativa, pode-se concluir que deveriam existir outras partculas, os nutrons, para justificar a neutralidade eltrica do tomo. e) Descobriu-se que os tomos so os menores constituintes da matria.

12) Um tomo possui 19 prtons, 20 nutrons e 19 eltrons. Qual dos Seguintes tomos seu istono?
a) b) c) d) e)

13) (Vunesp) O on

possui:

a) 19 prtons b) 19 nutrons c) 39 eltrons d) nmero de massa igual a 20 e) nmero atmico igual a 39

14) (UFPI) O sulfeto de zinco (ZnS) tem a propriedade denominada de fosforescncia, capaz de emitir um brilho amarelo-esverdeado depois de exposto luz. Analise as afirmativas a seguir, todas relativas ao ZnS, e marque a opo correta.
a) salto de ncleos provoca fosforescncia. b) salto de nutrons provoca fosforescncia. c) salto de eltrons provoca fosforescncia. d) eltrons que absorvem ftons aproximam-se do ncleo. e) ao apagar a luz, os eltrons adquirem maior contedo energtico.

15) (Unifor CE) A descoberta do ncleo atmico est relacionada com experincias realizadas por:
a) Thomsom b) Milikan c) Faraday d) Bohr e) Rutherford

16) (Mackenzie SP) O nmero de prtons, de eltrons e de nutrons do tomo , respectivamente:


a) 17, 17, 18 b) 35, 17, 18 c) 17, 18, 18 d) 17, 35, 35 e) 52, 35, 17

17) (UFSC) Em relao configurao eletrnica nos nveis e subniveis dos tomos, analise as seguintes afirmativas.
I. Quanto mais distanciado do ncleo se encontrar o eltron, maior ser o seu contedo energtico. II. A terceira e quarta camadas admitem, no mximo, 18 eltrons e 32 eltrons, respectivamente. III. A primeira camada a menos energtica e pode ter, no mximo, 8 eltrons. Est(ao) correta(s), pelo modelo atual: a) I apenas. b) II apenas c) III apenas d) I e II apenas.

Вам также может понравиться