Вы находитесь на странице: 1из 8

18

DIREITOS HUMANOS E MEIO AMBIENTE Vanessa Cristina Sperandio, 1

RESUMO: O presente artigo tem por objeto o estudo sobre o direito humano a um meio ambiente equilibrado. Se a proteo ambiental tem como objetivo garantir a manuteno ou a gerao de condies necessrias a um entorno ambiental saudvel em si mesmo e ao desenvolvimento da espcie humana, podemos argir que o direito ao ambiente direito humano por excelncia, mesmo no estando reconhecido em nenhum instrumento jurdico internacional sobre direitos humanos. PALAVRAS CHAVE: Meio ambiente, Direitos humanos, Crise ambiental. ABSTRACT: The present article has for objective the study on the human right to a balanced environment, if the environmental protection have objectives to guarantee the maintenance or generation of necessary conditions at spill environmental healthy in himself and to the species human's development, we can interrogate that the right to the atmosphere is par excellence a human right, same not being recognized in any juridical instrument of international ambit on human rights.

Vanessa Cristina Sperandio, professora de Direito do UNIVAG

1. INTRODUO

A proteo ambiental tem se tornado tarefa inevitvel do Estado contemporneo, que deve criar condies para a preservao e fruio de bens ambientais, permitindo mesmo a caracterizao deste como um Estado Ps-Social ou um Estado Ambiental, como se ver nas linhas que seguem. Assim, procura-se, inicialmente, neste estudo, examinar a atual crise ambiental e seus reflexos sobre o Estado e a cidadania. Adiante, cuida-se do meio ambiente como direito, cuja responsabilidade compartilhada por todos (Estado e coletividade). Em seguida, analisa-se o Direito Ambiental no mbito dos direitos humanos. Finalmente, guisa de concluso, procura-se apresentar uma sntese das idias desenvolvidas no corpo do trabalho. A bibliografia composta pelas obras nacionais referidas e reproduzidas ao longo do texto, buscando-se (sempre que possvel) o que h de melhor e de mais atual na doutrina sobre o tema. Quanto legislao, abordagem nfase dada ao ordenamento constitucional brasileiro, buscou-se examinar a Constituio da Repblica do Brasil. No restam dvidas de que o meio ambiente um bem merecedor da tutela jurdica, tanto no nvel do Direito nacional como no nvel do Direto regional, estadual e municipal.

2. A CRISE AMBIENTAL

A crise ambiental por que passamos decorre do processo civilizatrio moderno e se identifica com o atual estgio de desenvolvimento da humanidade.

20

Atualmente, presenciamos uma mudana no sistema ecolgico planetrio, capaz de comprometer os sistemas ambientais elementares. Este transtorno influi diretamente no gozo de direitos humanos, tais como o direito vida e sade, direitos estes garantidos, h muito tempo, como direitos humanos. Este aspecto nos levaria a pensar que o direito a um meio ambiente adequado j deveria fazer parte da lista de direitos humanos declarados nos diversos instrumentos jurdicos internacionais sobre a matria. A pior crise a dos recursos renovveis. Em todo o planeta, as espcies marinhas, terrestres e areas, as florestas tropicais e sua incomensurvel reserva gentica, a camada superior do solo, a gua potvel, etc., esto em um movimento acelerado de diminuio, j que a explorao maior e mais veloz que a renovao. Esta crise, acrescida da mudana climtica e da destruio da atmosfera, afeta a vida humana, e de todos os seres vivos, de forma alarmante e talvez irreversvel. Assim, quando se fala em crise ambiental, no se remete apenas aos aspectos fsico, biolgico e qumico das alteraes do meio ambiente que vm ocorrendo no planeta. A crise ambiental bem mais que isso: uma crise da civilizao contempornea. uma crise de valores, que cultural e espiritual. Nesse sentido, a superao da crise ambiental implica no apenas conciliar o desenvolvimento econmico-social com a proteo do meio ambiente, isto , garantir o chamado desenvolvimento sustentvel, mas, sobretudo, promover "uma verdadeira mudana de atitude da civilizao e dos seus hbitos predatrios que comprometem no s o futuro das prximas geraes, mas o prprio equilbrio do planeta" (PORTANOVA, 2000, p. 242). Em sntese, a crise ambiental que nos acomete civilizatria. Sua superao reside na busca de uma definio mais ampla do que seja o homem e do seu espao na natureza, bem como de sua relao com o meio ambiente, numa ponderao de interesses econmicos e ecolgicos, sob pena de a degradao ambiental tornar-se ameaa (endmica ou epidmica) qualidade de vida humana e excluso do futuro.

21

3. ESTADO E CIDADANIA NO CONTEXTO DA CRISE AMBIENTAL

A devastao do meio ambiente tem levado o Estado a repartir, com a sociedade, a responsabilidade pela proteo ambiental, que deixou de pertencer ao domnio exclusivamente pblico, passando tambm ao domnio privado. O dever de proteger o meio ambiente cada vez mais compartilhado entre o Poder Pblico e os cidados. Isso implica o surgimento de outro Estado, de outra cidadania, que tm plena conscincia da devastao ambiental, planetria e indiscriminada, provocada pelo desenvolvimento, aspirando, assim, a novos valores, como a tica pela vida, o uso racional e solidrio dos recursos naturais, o equilbrio ecolgico e a preservao do patrimnio gentico. A emergncia do Estado e da cidadania ambientais importa ainda o reconhecimento de novos institutos e de novas garantias que propiciem respostas adequadas a esses anseios. Nesse contexto, o Direito Ambiental, por meio da mxima efetividade de seus princpios e regras, assume importncia singular como viabilizador do bem-estar da sociedade que vive a crise ambiental a sociedade contempornea. Jos Afonso da Silva, a propsito, assevera: O problema da tutela jurdica do meio ambiente manifesta-se a partir do momento em que sua degradao passa a ameaar no s o bem-estar, mas a qualidade da vida humana, se no a prpria sobrevivncia do ser humano [...] O que importante que se tenha conscincia de que o direito vida, como matriz de todos os direitos fundamentais do homem, que h de orientar todas as formas de atuao no campo de tutela do meio ambiente. Cumpre compreender que ele um fator preponderante, que h de estar acima de quaisquer outras consideraes como as de desenvolvimento, como as de respeito ao direito de propriedade e como as de iniciativa privada. (SILVA, 2000, p. 28, 67)

22

Essa preocupao, ressalte-se, h de ser com a proteo do patrimnio ambiental global, isto , considerado em todas as suas manifestaes (meio ambiente artificial, meio ambiente cultural, meio ambiente natural e meio ambiente social).

4. O MEIO AMBIENTE COMO DIREITO FUNDAMENTAL

Ao se tratar de direitos fundamentais, neste trabalho, ter-se- em vista o direito ao meio ambiente como direito fundamental da terceira gerao. O surgimento do direito ao meio ambiente e dos demais direitos fundamentais da terceira gerao , assim, explicado por Bonavides (2001, p. 523): Ao se referir aos direitos fundamentais da terceira gerao, Bobbio (1992, p. 6) assinala que "ao lado dos direitos, que foram chamados de direitos da segunda gerao, emergiram hoje os chamados direitos da terceira gerao [...] O mais importante deles o reivindicado pelos movimentos ecolgicos: o direito de viver num ambiente no poludo". O direito ao meio ambiente um exemplo de "direito fundamental como um todo", medida que representa um leque paradigmtico das situaes suscetveis de consideraes, no mbito de normas tuteladoras de direitos fundamentais. Nessa esteira, o direito ao meio ambiente, como direito fundamental da terceira gerao, pode referir-se ao direito de o Estado: a) omitir-se de intervir no meio ambiente (direito de defesa); b) de proteger o cidado contra terceiros que causem danos ao meio ambiente (direito de proteo); c) de permitir a participao do cidado nos procedimentos relativos tomada de decises sobre o meio ambiente (direito ao procedimento); e finalmente, de realizar medidas fticas, tendentes a melhorar o meio ambiente (direito de prestaes de fato). O reconhecimento definitivo do direito ao meio ambiente, como direito fundamental da terceira gerao, j foi feito pelos ordenamentos jurdicos de vrios Estados. Nesse sentido, importa observar que, no sistema constitucional brasileiro, o art. 225, caput, da Constituio

23

Federal, impe o entendimento de que o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado um dos direitos fundamentais. Da por que o meio ambiente considerado bem de uso comum do povo, e essencial sadia qualidade de vida. Portanto, hoje em dia podemos incluir o meio ambiente saudvel e equilibrado como um dos direitos fundamentais humanos, mas infelizmente temos visto ainda grandes violaes dos Direitos Humanos no Brasil, incluindo a a degradao do meio ambiente. Isto tem repercutido negativamente no cenrio mundial, mostrando que ainda temos grande e difcil caminho a percorrer. Entretanto, para que qualquer desses direitos seja efetivamente observado e respeitado, deve haver muita vontade poltica em mbito internacional, regional, somado conscientizao da problemtica em apreo. No podemos esquecer ainda que a proteo dos direitos humanos fundamental, sem o que estaremos fadados a viver na obscuridade de nossos instintos, com rompantes de egosmo, violncia e desrespeito aos mais fracos e ao meio ambiente.

5. CONCLUSO

Ao fim e ao cabo deste estudo, verifica-se que a edificao e a estruturao do Estado Ambiental de Direito constituem tarefa rdua, em face da complexidade dos problemas de degradao ambiental, da incapacidade do Estado de resolv-los e da necessidade de mudanas (profundas) nas estruturas da sociedade organizada. A atual crise ambiental tornou indispensvel assegurar o desenvolvimento sustentvel, cuja principal caracterstica reside na possvel conciliao entre o desenvolvimento, a preservao do meio ambiente e a promoo da qualidade de vida humana.

24

A proteo ambiental deixou de ser questo ligada a grupos radicais para se tornar patrimnio comum de todas as foras sociais. Isto contribuiu para a difuso de uma conscincia ambiental que se manifesta tanto no mbito individual como no institucional. Da o extraordinrio desenvolvimento das cincias e das polticas ambientais, bem como a proliferao de leis e atos normativos sobre matria ambiental. O direito ao meio ambiente (ecologicamente equilibrado) direito da pessoa humana, integrando a denominada terceira gerao dos direitos fundamentais, e a proteo do meio ambiental dever do Estado e da coletividade, redundando em verdadeira solidariedade em torno de um bem comum. Diante do que foi exposto, a concluso no poderia ser outra: o direito ao meio ambiente equilibrado assegurado pela Constituio como direito fundamental de terceira gerao, diretamente relacionado com o direito vida das presentes e futuras geraes. Entretanto, mesmo uma legislao ambiental avanada no o bastante para a efetiva proteo do meio ambiente, pois h enorme contradio entre o que est nas leis e a realidade. Enfatizando: as normas jurdicas existem. Falta ento concretiz-las. Para tanto, indispensvel a conscientizao da sociedade de que ns humanos no somos donos da natureza, e sim fazemos parte dela. A isso alie a conscientizao de seu papel na sociedade como cidado a vontade poltica das autoridades competentes. Decerto, um processo - ainda que em transio - que demarca substancialmente uma posio crescente no cenrio jurdico, econmico, poltico e social internacional. Seu reconhecimento poderia aprimorar a Declarao de 1948. Um meio ambiente sadio e

ecologicamente equilibrado vido valor social a ser reclamado porque determina um desejo unnime e prioritrio da humanidade e demais espcies: a vida.

25

6. BIBLIOGRAFIA

BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Traduo de Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Campus, 1992. BONAVIDES, Paulo.Direito Constitucional. 8 ed., So Paulo, Editora Malheiros, 1999. BRASIL. Constituio (1988). Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988, com as alteraes adotadas pelas Emendas Constitucionais de n 1, de 1992, a 31, de 2001, e pelas Emendas Constitucionais de Reviso de n 1 a 6, de 1994. So Paulo: Atlas, 2000. CANOTILHO, Jos Joaquim Gomes. Direito Constitucional e Teoria da Constituio. 3 ed., Coimbra, Editora Almeida, 1998. CHAGAS, Mrcia Correia. O Direito ao Meio Ambiente Como Direito Fundamental Vida. Dissertao de Mestrado em Direito Pblico da Universidade Federal do Cear, Fortaleza, 1998. MACHADO, Paulo Affonso Leme. Direito Ambiental Brasileiro. 7 ed., So Paulo, Editora Malheiros, 1998. MIRANDA, Jorge. Manual de Direito Constitucional. 3 ed., Coimbra, 1996. PORTANOVA, Rogrio. Qual o papel do Estado no sculo XXI?: rumo ao estado do bem estar ambiental. In: LEITE, Jos Rubens Morato. Inovaes em direito ambiental. Florianpolis: Fundao Jos Arthur Boiteux, 2000. PRADO, Luiz Regis. Crimes Contra o Ambiente. So Paulo, Editora Revista dos Tribunais, 1998. SILVA, Jos Afonso da. Direito ambiental constitucional. So Paulo: Malheiros, 2000.

Вам также может понравиться