Вы находитесь на странице: 1из 5

35

5.6 5.6.1

CALIBRAO DE PLACA DE ORIFCIO O BJETIVOS

Neste experimento tem-se por objetivo calibrar uma placa de orifcio atravs do clculo da vazo pela integrao do perfil de velocidade levantado por um tubo de Pitot localizado na entrada do tubo. 5.6.2 F UNDAMENTAO T ERICA Temos a equao de Bernoulli:

P v2 + + gz = constante ao longo de uma linha de corrente 2

( 41 )

Para o caso do mdulo, a medida de velocidade por meio de tubos de Pitot baseada na diferena de presso esttica e total. Portanto tem-se:
P1 v12 P v2 + + gz1 = 2 + 2 + gz 2 2 2

( 42 )

Hipteses: 1. Um fluido incompressvel; 2. Movimento permanente; 3. Escoamento sem atrito; 4. Escoamento ao longo de uma linha de corrente; 5. z1 = z2; 6. Escoamento uniforme nas sees 1 e 2 (incio e fim).

Mas se 1 = 0 , ento:

v2 v2 P P2 = 2 1 1 2 2
P P2 = 1
2 v2 2

( 43 )

( 44 )

Assim,
P1 P2 = v2 2
1 2

( 45 )

Ento a velocidade :
2 (P P2 ) v= 1 Onde: P 1 = presso no ponto 1 P 2 = presso no ponto 2 v = velocidade do fluido = densidade do fluido

( 46 )

36

A presso no ponto 1, P 1, pode ser medida pelo uso de uma tomada de presso cujo orifcio tem o eixo paralelo a direo do escoamento. Este tipo de sensor de presso denominado tubo de Pitot. A presso no ponto 2, P 2, pode ser medida pelo uso de uma tomada de presso cujo orifcio tem o eixo perpendicular a direo do escoamento. Assim podemos medir a velocidade se sabemos de antemo os valores da presso esttica e a presso total num dado ponto. A Figura 16 mostra as posies de tomada de presso para um medidor de vazo do tipo orifcio.

Figura 16 - Esquema de um medidor de vazo do tipo orifcio

Supondo escoamento de fluido ideal, a aplicao da equao de Bernoulli entre as seces (1) e (2), tem-se:
2(P1 P2 ) Q= 4 2 d 1 Co D Onde: Ad= rea em relao ao dimetro menor (d). Cc = Coeficiente de contrao. Co Ad
1 2

( 47 )

O coeficiente de contrao C c depende do fluido e da velocidade e indica quanto a veia lquida contrai ps a restrio na rea de escoamento. Para a Placa de Orifcio o coeficiente de contrao vale 1. A incluso de um coeficiente de velocidade Cv elimina a hiptese de fluido ideal, e a vazo real Q, escrita como: 2(P P ) Q = C Q Ad 1 2 Onde: CQ = Coeficiente de vazo
1 2

( 48 )

Pode-se ento determinar o CQ para calibrar a Placa de Orifcio, atravs do clculo da vazo por integrao de perfil de velocidade. A vazo por integrao de perfil ser dada por: Q= v A ( 49 )

A velocidade mdia obtida pelo levantamento do perfil de velocidade utilizando o tubo de Pitot no duto de entrada.

37

O levantamento do perfil de velocidade dever ser feito em dois dimetros perpendiculares e no mnimo com sete pontos. A Figura 17 mostra as tomadas de presso:

Figura 17 - Tomadas de presso no duto de entrada

As distncias entre os pontos s iguais. Como deseja-se construir apenas um perfil o de velocidade, a velocidade de cada ponto ser uma mdia aritmtica entre os dois pontos correspondentes. Por exemplo, para o clculo de v 2 : v +v + v +v v 2 = 2 2 b b ( 50 ) 4 Determinadas as velocidades correspondentes a cada posio, constri-se um grfico da seguinte forma:

v
Ajuste um polinmio!

r
R
Figura 18 - Grfico para a determinao da velocidade mdia

Com o grfico, ajustam-se os coeficientes de um polinmio de grau n (o grau do polinmio aquele que apresentar o menor erro de desvio padro). De posse da equao, utiliza-se o conceito de velocidade mdia dado pela expresso: Velocidade mdia v igual a soma de todas as velocidades dividido pela rea dessa seco. Logo, partindo desta definio:

38

v = Porm, atravs da Figura 19:

vdA dA

( 51 )

dA = 2rdr

dr

dA = 2rdr
Figura 19 - Esquema da seco transversal de um anel

Assim,

v =

vdA = 2 vrdr dA R
2

( 52 )

Onde v o polinmio ajustado (Lembre-se: v = v(r)!) Calculada a velocidade mdia e com o valor da rea da seco transversal do tubo calcula -se a vazo pela equao ( 49 ). Com a vazo volumtrica pode-se calcular o coeficiente de vazo adimensional pela expresso: Q CQ = 1 ( 53 ) 2( p1 p 2 ) 2 Ad Com a velocidade mdia calcula-se o nmero de Reynolds: Re = v D ( 54 )

Com os valores de C Q e Re constri-se o grfico de calibrao da placa de Orifcio. 5.6.3 M ATERIAIS E M TODOS

5.6.3.1 MATERIAIS

39

placa de orifcio (Material = Lato; Relao de reas = 0,45 e Coeficiente de vazo (C Q) = 0,676); um tubo longo; tubo de Pitot; manmetros.

5.6.3.2 MTODOS Colocar o mdulo em operao atentando para a seguinte seqncia: 1. Fechar vlvulas 1, 2, 3, 4, 5 de entrada do sistema; 2. Abrir totalmente a vlvula 6, de sada do sistema; 3. Acionar o ventilador. No dever haver reao nos manmetros; 4. Abrir o registro 5, correspondente aos medidores a serem calibrados; 5. Coletar temperatura e presso ambientes; 6. Devero ser coletados dados de 5 pontos de vazes diferentes, isto , 5 aberturas diferentes no registro 5. 7. Para cada ponto do registro 5, devero ser tabulados os dados de diferena de presso, lidos nos manmetros em U, para os elementos a serem calibrados e o elemento de referncia. 8. O levantamento do perfil de velocidade no elemento de referncia, dever ser feito em dois dimetros perpendiculares e no mnimo com 7 pontos, conforme Figura 18. Pontos importantes: Manmetro inclinado a 10 para medida das presses do elemento de referncia. Anotar temperatura e presso ambie ntes! 5.6.4 R EFERNCIAS

1. STREETER, Victor L. Mecnica dos Fluidos, Ed. McGraw-Hill do Brasil Ltda, 1974. 2. SISSOM, L.E. PITTS, D.R. Fenmenos de Transporte, Ed. Guanabara, 3 edio. 3. FOX, R.W., McDonald, A. Introduo a Mecnica dos Fluidos. 4. VENNARD, J.K., STREET, R.L. Elementos de Mecnica dos Fluidos, Ed. Guanabara Dois, 5 Edio 1978. 5. BIRD, R.B.; STEWART, W.E.; LIGHFOOT, E.N. Transporte Phenomena, Wiley. 6. PERRY, R.H.; CHILTON, C.H., Chemical Engineers Han&book, MacGraw- Hill 5 edio, 1973. 7. DELME, G.J. Manual de Medio de Vazo, Ed. Edgar Blcher, 1982. 8. GOMIDE, Reynaldo Operao Unitrias, Vol. II, edio do autor, 1997.

Вам также может понравиться