Вы находитесь на странице: 1из 21

incerto e no h registros de quando e onde surgiu o alpinismo industrial de forma profissional.

Fatos apontam para o incio da dcada de 1970,quando empresas de engenharia de pases como Frana,Espanha e Inglaterra perceberam as vantagens de substituir a mo-de-obra tradicional por escaladores de rocha.Essas empresas descobriram no mtodo uma soluo rpida ,prtica e segura para servios em altura. J no final da dcada de 1970,na Gr-Bretanha,os prprios escaladores viram nesta atividade uma sada para poderem continuar praticando seu esporte e ganhar dinheiro com trabalhos em altura. Dessa forma,comearam a surgir as primeiras empresas do que hoje conhecido mundialmente como a indstria moderna do acesso por corda. O aumento do nmero de empresas trouxe a necessidade de criar regras para o mercado,principalmente nos quesitos qualidade e segurana. Em 1987,um grupo de empresas criou o IRATA Industrial Rope Access Trade Association ou Associao Comercial do Acesso por Corda,primeira associao de empresas do setor. O IRATA nasceu com o objetivo de promover e manter o padro das atividades industriais do acesso por corda.Depois de estruturada a associao passou a fornecer orientao, treinamento e certificao a profissionais que atuam na rea. Atualmente,o acesso por corda uma atividade reconhecida mundialmente e j conta com vrias associaes de empresas espalhadas em diversos lugares no mundo. No Brasil, recentemente vrias empresas da rea reuniram-se com a ABNT e desenvolveram a norma brasileira, ABNT NBR 15475, Acesso por corda - Qualificao e certificao de pessoas, primeira edio 26/03/2007, vlida a partir de 26/04/2007 e ABNT NBR 15595:2008 e ABENDE NA 006 / Setembro de 2008 Qualificao e certificao de pessoal em acesso por corda.

- O que ? As ltimas dcadas tm sido marcadas por sucessivos avanos cientficos e tecnolgicos, afetando todos os setores da sociedade. Para os trabalhos em altura no poderia ser diferente, a necessidade de um mtodo de melhoria da qualidade, segurana, praticidade, rapidez e facilidade de acesso fez com que se desenvolvesse o Alpinismo Industrial substituindo a utilizao de andaimes e escadas pela tcnica de acesso por corda. Essa tcnica tem sido cada vez mais difundida, vemos sua utilizao para segurana sobre telhados, restaurao de imveis tombados, na conteno de encostas, na penetrao em espao confinado, no trabalho off-shore, Instalaes de peas, soldas especializadas, reparos de construo civil, montagem de estruturas para eventos, poda de rvores, montagem de torres, ambientes confinados, evacuao de vitimas, entre outros. Assim, os meios tradicionais de deslocamento e de acesso j no representam mais a soluo ideal, se comparados com as novas tcnicas e os produtos disponveis no mercado para os mesmos fins, sobretudo no que diz respeito aos requisitos relacionados economia e segurana que se aplicam ao Alpinismo Industrial.

- Normas - ABNT NBR 15475, Acesso por corda - Qualificao e certificao de pessoas, primeira edio 26/03/2007, vlida a partir de 26/04/2007.

www.marski.org Servios e Treinamento em Altura

- ABNT NBR 15595:2008 e ABENDE NA 006 / Setembro de 2008 Qualificao e certificao de pessoal em acesso por corda.Norma NBR 15595 Acesso por corda - Procedimento para aplicao do mtodo. Procedimento para aplicao do mtodo com o objetivo de garantir a segurana e eficincia dos profissionais no acesso por corda. A regra se aplica para subida, descida, deslocamentos horizontais, resgate e auto-resgate dos profissionais em mtodos para acessar estruturas (on shore e off shore) ou ambientes com caractersticas naturais (encostas), nos quais as cordas esto conectadas s estruturas construdas ou naturais. Norma NBR 15475 Acesso por corda - Qualificao e certificao de pessoas Esta Norma estabelece uma sistemtica para a qualificao e certificao de profissionais de acesso por corda por um organismo de certificao. A certificao nesta Norma d ao profissional um atestado de competncia geral em acesso por corda. Ela no representa uma autorizao para realizar a atividade, uma vez que a responsabilidade continua sendo do empregador. Esta Norma no se aplica s atividades de esporte de montanha, turismo de aventura e servios de emergncia destinados a salvamento e resgate. IRATA - Industrial Rope Access Trade Association/Associao Comercial Industrial do Acesso da Corda. (organismo criado no Reino Unido - UK) Industrial Rope Access Technical um conjunto de tcnicas e sistemas criado para tornar segura, vivel e mais rpida as tarefas que envolvem atividades de alto risco em ambientes verticais, resgates e espaos confinados.

www.marski.org Servios e Treinamento em Altura

www.marski.org Servios e Treinamento em Altura

Descida por cordas com freios auto-blocantes

www.marski.org Servios e Treinamento em Altura

Acesso por cordas e descida de pessoal

www.marski.org Servios e Treinamento em Altura

www.marski.org Servios e Treinamento em Altura

www.marski.org Servios e Treinamento em Altura

www.marski.org Servios e Treinamento em Altura

www.marski.org Servios e Treinamento em Altura

www.marski.org Servios e Treinamento em Altura

Deslocamentos Horizontais

www.marski.org Servios e Treinamento em Altura

www.marski.org Servios e Treinamento em Altura

Passagem de ns por sistemas de polias

www.marski.org Servios e Treinamento em Altura

Ns Bsicos

N de fita

Pescador duplo

www.marski.org Servios e Treinamento em Altura

Oito

Volta de Fiel

www.marski.org Servios e Treinamento em Altura

Meio volta de fiel (n UIAA) deve sempre ser utilizado com mosqueto tipo pra ou HMS com a trava fechada

Machard (prussik francs)

www.marski.org Servios e Treinamento em Altura

Cordas Estticas : uma corda para sistemas no quais seja necessrio realizar a descida usando sistema de polias (deve ter 3 vezes o tamanho do maior resgate necessrio, usando um sistema de reduo 3:1), uma corda para o resgate em si (pouco maior do que a maior altura possvel), uma segmento de corda para montar um sistema de ancoragem e um segmento de corda apenas para realizar a elevao da vtima e liberao desta do talabarte. Dimetro recomendado de cordas com 10,5mm a 12,00m Cordelete auxiliar, utilizado para sistemas simples de polias 2:1 e 3:1 e tambm para montagem de ns auto-blocantes e backups em sistemas de ancoragem. Dimetro recomendado de 7mm Capacete com lanterna de cabea (headlamp) Fitas tubulares fechadas em anel e abertas, utilizadas para ancoragens e para extender a distncia do freio autoblocante e tambm no resgate em si Sistemas de polias fixas e oscilantes, o mnimo para montar-se um sistema 3:1 so duas polias. Ascensores, o mnimo necessrio para montar-se um sistema 3:1 de um ascensor. Freios mecnicos autoblocantes, tipo Petzl Grigri , Petzl ID, Petzl Stop, Trango Cinch ou equivalentes. O mnimo necessrio um freio autoblocante (freio mecnicos manuais do tipo tubo como o ATC podem ser muito teis).

www.marski.org Servios e Treinamento em Altura

Placas distribuidoras de foras (para montagem em sistemas de ancoragem) Freios do tipo Pra , HMS e D simtricos, de ao, com trava Cadeirinhas (integrais ou no) com ponto de ancoragem ventral (ao invs do dorsal). Estribo de ascenso (as vezes basta um estribo para que um auto-resgate seja realizado) Luvas Cantil ou garrafa para gua Alimento Binculos Canivete Rdio de comunicao Mochila para transporte rpido dos materiais Lona para montar e dispor todos os equipamentos no cho (e serve inclusive como uma maca improvisada se for necessrio.

www.marski.org Servios e Treinamento em Altura

Lembre-se sempre : No fechar ns do tipo boca de lobo ao redor de estruturas No submeter mosquetes (principalmente de ligas de alumnio) a foras tri-axiais Certificar-se de que todos os ns esto feitos corretamente Rechecar e testar o sistema de descenso antes de soltar-se do talabarte Utilizar cordas estticas, no submet-las a cantos vivos. Utilizar capacete Descer sempre que possvel com uma corda ou cordim auxiliar (corda retinida). Sempre que possvel ter um resgatista no solo auxiliando e coordenando os trabalhos eventuais de solo Agir com rapidez mas sem descuidar principalmente da sua segurana. Sempre que possvel montar sistemas de redundncia (backup) para o resgatista e a vtima. Isso basicamente se resume a ancorar uma corda auxiliar e prender-se a esta utilizando-se de um trava-quedas ou mesmo um n auto-blocante. Os ns bsicos so : n oito, pescador duplo, volta de fiel, meia-volta de fiel (n uiaa), n de fita, prussik e marchard O site na internet http://www.animatedknots.com possui excelentes

ilustraes e dicas de como fazer os ns

www.marski.org Servios e Treinamento em Altura

Relao de materiais para resgate em altura

Material Cadeirinha modelo BigWall, da Conquista Montanhismo

Descrio de Uso No propriamente um modelo para trabalho em altura, por isso seu valor um pouco mais caro que o convencional, entretanto, apresenta excelente conforto e resistncia. Link para conhecer o produto: http://www.arcoeflecha.com.br/p-223-Cadeirinha-Big-Wall-UIAA-Conquista-Montanhismo.html

Quantidade

Peitoral

Para facilitar eventualmente facilitar alguns resgates em altura. http://www.arcoeflecha.com.br/p-338-Peitoral-ConquistaMontanhismo.html Os dois itens anteriores podem ser substitudos por uma cadeirinha integral, na verdade, essa deveria ser a opo escolha de vocs, at porque este modelo atende de forma plena as especificaes do MtB.

Cadeirinha Integral

http://www.territorioonline.com.br/produto/cinturao-de-segurancaresgate--conquista http://www.arcoeflecha.com.br/p-673-Cadeirinha-Resgate-Conquista-Montanhismo.html Sugiro ter vrios metros desta corda. Um rolo de 100m seria razovel para iniciar os trabalhos com muita segurana. Link :

Corda esttica de poliamida 12mm

http://www.territorioonline.com.br/produto/corda-estaticapoliamida-12mm--rodo-cordas http://www.casadascordas.com.br/newsite/sessoes.asp?item=35&Ca tegoria=132 importante que tenha suporte mandibular e aprovao CA. Link : http://www.arcoeflecha.com.br/p-334-Capacete-Focus-c-Sup.-deLanterna--Montana.html Existem diversos modelos, alguns realmente muito baratos (na faixa de 20 a 30 reais).

100

Capacete com suporte para lanterna Lanterna de Cabea Trava Quedas para uso com cordas com o dimetro adequado das

http://www.territorioonline.com.br/departamento/trabalho-vertical_trava--quedas

www.marski.org Servios e Treinamento em Altura

cordas utilizadas Ao menos um descensor auto-blocantes, idealmente dois. Descensor Linear AutoBlocante http://www.territorioonline.com.br/departamento/ascensores-edescensores Sugiro ter-se ao menos um blocante : Blocante (Ascensor) http://www.territorioonline.com.br/departamento/ascensores-edescensores Diversas cintas, incluindo fitas avulsas http://www.ultrasafe.com.br/site/index.php?page=estribos-de-fita-2 Sugiro um mnimo de 6 mosquetes ovais e 4 mosquetes HMS, todos com trava Mosquetes ovais com trava, Mosquetes HMS http://www.ultrasafe.com.br/site/index.php?page=mosquetoes e ainda : http://www.casadascordas.com.br/newsite/sessoes.asp?item=24&Ca tegoria=115 1 2

Cintas de Ancoragem

Vrios

20

So necessrias pelo menos duas polias para fazer um sistema de reduo 3:1. Uma excelente opo so as polias duplas oscilantes da Alpen Pass : Bloco de Polias ou Polias http://www.territorioonline.com.br/produto/polia-dupla-oscilante24kn--alpen-pass

http://www.ultrasafe.com.br/site/index.php?page=sistema-3-1-em-zsubida-e-descida Placa distribuidora de foras http://www.territorioonline.com.br/produto/placa-multiplicadora-5furos--kong

1 ou mais

No est relacionado mas seria altamente recomendvel que haja uma lona para organizao dos materiais no cho, uma mochila individual para transporte destes materiais, caderneta para anotao de ocorrncias, e por ltimo, uma mochila de trabalho em altura. Fique a vontade para sanar eventuais dvidas Atenciosamente, Davi Marski www.marski.org
www.marski.org Servios e Treinamento em Altura

Вам также может понравиться