Вы находитесь на странице: 1из 14

GOVERNO DO ESTADO DE RONDNIA SECRETARIA DE SEGURANA, DEFESA E CIDADANIA POLCIA MILITAR DO ESTADO DE RONDNIA

PROPOSTA DE RESTILIZAO DAS INSGNIAS DOS POSTOS DO OFICIALATO DA POLCIA MILITAR DO ESTADO DE RONDNIA

THIAGO RAPHAEL CAMPOS DA SILVA 2 Tenente PM MARCELO VICTOR DUARTE CORRA 2 Tenente PM

CACOAL 2011

SECRETARIA DE SEGURANA, DEFESA E CIDADANIA POLCIA MILITAR DO ESTADO DE RONDNIA

PROPOSTA DE RESTILIZAO DAS INSGNIAS DOS POSTOS DO OFICIALATO DA POLCIA MILITAR DO ESTADO DE RONDNIA

1. INTRODUO Considerando que o uniforme elemento basilar e representativo de qualquer instituio militar e que traz consigo profundos sinais histricos que ligam intrinsecamente a autoridade hierrquica ao smbolo que ostenta, a presente exposio visa sugerir a reestilizao (nova forma) e/ou o aperfeioamento das insgnias dos Postos do oficialato da Polcia Militar do Estado de Rondnia, bem como suas respectivas descries tcnicas para confeco, a fim harmonizar o uso das referidas figuras distintivas no mbito da Corporao, adequar-se a legislao pertinente, aproximar oportunamente parte da nossa simbologia das demais instituies policiais militares do pas e avivar o sentimento solene quanto ao uso da farda.

2. SIGNIFICADOS Pelo Dicionrio de Sinnimos de Antenor Nascentes, pgina 230, Nova Fronteira, 3 Edio, Rio de Janeiro, 1981 apud 1CARMO, 2006:

Distintivo: o sinal que serve para distinguir, isto , separar, estabelecer diferena entre membros de uma coletividade e as pessoas a ela estranhas; Insgnia: o sinal distintivo, representativo de uma dignidade Os scios traziam no peito o distintivo da sociedade, mas a diretoria trazia as respectivas insgnias.

ANTNIO E. SUCENA DO CARMO Sargento Praquedista do Exrcito Portugus, renomado colecionador de insgnias militares e autor de inmeras obras sobre histria militar. Em 2004 foi agraciado com a Medalha do Mrito Histrico Terrestre do Brasil. 2

Pelo Dicionrio da Terminologia Militar de TCor/AM de Vicente H. V. Soares e Maj Eduardo A. N. Adelino, pgina 497, Edio dos Autores, sem data apud CARMO, 2006:

Distintivo: Insgnia de pano ou metlica usada no fardamento em posio regulamentarmente definida e que se destina a permitir a identificao da especialidade, do posto, da funo que desempenha, da nacionalidade, etc..., de um militar.

3. A IMPORTNCIA E INFLUNCIA DOS SMBOLOS Ao longo dos anos o smbolo tm se arraigado de tal forma ao homem que permeando o seu imaginrio, passou a exercer considervel influncia nas tomadas de deciso, galgando por vezes o estigma indelvel de honra e virtude e representando de alguma forma os ideais e aspiraes do povo. Como retrato disto, encontra-se as histricas Legies Romanas, que nos tempos do medievalismo, tinham cores, brases e insgnias to associados s foras militares que alm de utilizar estandartes prprios para indicar sua posio e destacar pelo uso de armaduras, vestes e elmos seus membros uns dos outros, possuam legionrios treinados para nos momentos de flagelo, fitar o olhar na insgnia do imperador, de sua famlia ou de seu exrcito para renovar suas foras. Deste modo, embora o modelo policial militar adotado no Brasil siga padres, nomenclaturas e objetos prprios e diferentes das tropas romanas, percebemos que o vnculo do homem ao emblema que carrega permanece essencialmente o mesmo. Quanto ao significado semitico dos tipos de signos, vejamos qual a traduo da expresso smbolo:

Smbolos so signos em que, no havendo uma relao de semelhana ou de contiguidade, h uma relao convencional entre representante e representado. Os emblemas, as insgnias, os estigmas so smbolos. A relao simblica intensional, isto , o simbolizado uma classe de objectos definida por propriedades idnticas 2 (FIDALGO, 1999).

Associando outro valor mencionada relao, 3Dr. Frei Antnio Moser (2011), leciona que existem smbolos com significados to profundos dentro de um determinado
2

ANTNIO FIDALGO professor de Cincias da Comunicao na Universidade da Beira Interior em Covilh, Portugal, fundador da Biblioteca de Cincia da Comunicao e especialista em retrica e semitica.
3

ANTNIO MOSER - frade da Provncia Franciscana da Imaculada Conceio, telogo, filosofo, professor doutor do ITF e assessor da CNBB para assuntos de Biotica. 3

contexto histrico e cultural que quando abraados com ardor, manifestam e alimentam o respeito e o despertar de energias inesperadas.

4. LEGISLAES E INSGNIAS DAS DEMAIS CORPORAES MILITARES ESTADUAIS DO PAS. No mago desta idia, encontra-se a Portaria n 340 DF de 04 de outubro de 1971 do Ministrio do Exrcito, como marco basilar e fundamento terico para a construo das insgnias dos Postos dos Oficiais das Polcias Militares, inclusive sendo este diploma o assentador das Garruchas Cruzadas como smbolo bsico das Policias Militares (PPMM). Desta maneira, a fim de consolidar parmetros e embasamentos relativos a simbologia dos Postos, a seguir observaremos o que estabelece a norma instituidora das insgnias dos Postos do oficialato nas PPMM e como o assunto tratado pelo Regulamento de Uniformes e Insgnias da Polcia Militar do Estado de Rondnia RUI PMRO (Decreto n 7462, de 08 de maio de 1996) e demais regulamentos de corporaes militares estaduais do pas. 4.1 Portaria n 340 DF de 04 de outubro de 1971 Assim fixou a norma:
(...) 1 Parte O Distintivo Bsico das Polcias Militares, classificao e uso das insgnias. Art. 1 - O distintivo bsico constitudo por 2 (duas) garruchas cruzadas, de metal dourado, na forma da fig.01. Art. 2 - Os postos so assinalados de acordo com a discriminao seguinte: 1 - Oficiais Superiores a. Coronel PM Trs insgnias compostas, colocadas no sentido longitudinal das platinas (Fig. N 02) b. Tenente Coronel PM Duas insgnias compostas e uma insgnia simples, colocadas na disposio idntica a da anterior (Fig. N 3) c. Major PM Uma insgnia composta e duas simples (Fig. 4) 2 - Capites e Oficiais Subalternos a. Capito PM Trs insgnias simples (Fig. 5) b. Primeiro Tenente PM Duas insgnias simples (Fig.6) c. Segundo Tenente PM Uma insgnia simples (Fig. 7)

d. Aspirante a Oficial PM Uma insgnia base (Fig. 8) 2 Parte Da Confeco Art. 10 - As insgnias dos Oficiais e Aspirantes a oficiais das Polcias Militares so constitudas de trs tipos de estrela, assim descritas: 1. Insgnia base Estrela singela, cinzelada, toda dourada, com 25 (vinte e cinco) milmetros de dimetro (fig.17) O crculo central vermelho esmaltado e contm, em relevo, uma estrela cinzelada simples em ouro. O espao entre as circunferncias de cor azul esmaltado, tangenciado com as vrtices internas da figura base e tem uma bordadura de cinco estrelas, em prata. Um resplendor em prata, de formato cruciforme, formado de 36 (trinta e seis) lminas convexas envolve a figura central ficando em plano inferior. O conjunto tem 25 (vinte e cinco) milmetros no eixo maior (Fig.18) 2. Insgnias compostas Formadas por um escudo de duas circunferncias perfiladas em ouro. O Crculo central esmaltado e contm, em relevo, uma estrela cinzelada, simples em ouro. O espao entre as circunferncias de cor azul esmaltado tangenciado com vrtices internas da figura base e tem um bordadura de 5 (cinco) estrelas em prata. Um resplendor em ouro, em formato em formato cruciforme, formado de 36(trinta e seis) lminas convexas, envolve a figura central, ficando em plano inferior. Um segundo resplendor, em ouro, tambm em formatura cruciforme, sobressai nos vrtices internos do primeiro, apresentado 20 (vinte) lminas convexas, ficando em plano inferior. O conjunto tem 25 (vinte e cinco) milmetros no dimetro maior (Fig. 19).

4.2 Regulamento de Uniformes e Insgnias da Polcia Militar do Estado de Rondnia


(...) Art. 28. Os postos so assinalados por insgnias no formato de estrela com quatro pontas, podendo ser simples e composta, de acordo com a discriminao seguinte (grifo nosso): a)Coronel PM Trs insgnias (estrelas) compostas. b)Tenente-Coronel PM Duas insgnias (estrelas) compostas e uma simples. c)Major PM Uma insgnia (estrela) composta e duas simples. (...) a)Capito - Trs insgnias (estrelas) simples. (...) a)1 Tenente - Duas insgnias (estrelas) simples. b)2 Tenente - Uma insgnia (estrela) simples.

(...) a)Aspirante-a-Oficial - Uma insgnia base (estrela singela) com 05 (cinco) pontas. (...) 2. PEAS COMPLEMENTARES 4) Luva de ombro b)Para Aspirantes-a-Oficial - Uma estrela de cinco pontas vasada, bordada com linha branca em tecido azul marinho igual ao fardamento; c)Para Alunos-a-Oficial - Uma estrela de cinco pontas vasada e inscrita num crculo, tudo bordada com linha branca em tecido azul marinho igual ao fardamento; d)Para Oficiais Subalternos e Intermedirios - Estrelas de quatro pontas bordadas com linha branca em barra, conforme o posto, em tecido azul marinho igual ao fardamento; e)Para Oficiais Superiores - Estrelas de quatro pontas bordadas com linha branca conjugada com estrelas de oito pontas bordadas com linha amarelo-ouro (laranja) em barra, conforme o posto, em tecido azul marinho igual ao fardamento.

4.3 Regulamento de Uniformes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amap


(...) 2 - Para efeito de aplicao e uso, tendo como finalidade o equilbrio e angulao adequados, devero ser consideradas as exigncias de linhas verticais e horizontais imaginrias que coincidiro respectivamente com as linhas mdias da largura e da altura dos distintivo, orientando seu correto posicionamento. M SIMO A_ A descrio, a disposio, a confeco e o uso das insgnias obedecero as seguintes prescries: a) Oficiais - formadas por estrelas compostas e simples: 1 - Estrela Composta: constitui-se de uma estrela basilar de oito pontas, eqidistantes, tendo, cada ponta, a forma de um tringulo constitudo por nove bastes longitudinais e simtricos entre si, que so disposto em descendncia ao basto central, na medida em que se afastam deste. Sobre esta centrada uma faixa circular onde esto distribudas, de forma regular, cinco estrelas pentagonais minsculas. O crculo descrito pela borda interna da faixa vermelho e nele estampada a insgnia da base do CBMAP; 2 - Estrela Simples: constitui-se de uma estrela basilar de quatro pontas, eqidistantes, tendo, cada ponta, a forma de um triangulo constitudo por nove bastes longitudinais e simtricos entre si, que so dispostos em descendncia ao basto central, na medida em que se afastam deste. Sobre esta centrada uma faixa circular onde esto distribudas, de forma regular, cinco estrelas pentagonais minsculas. O crculo descrito pela borda interna da faixa vermelho e nele estampada a insgnia da base do CBMAP; b) Aspirante-a-oficial- formadas por estrelas cinzeladas: 1- Estrelas Cinzeladas: constitui-se de uma estrela pentagonal cujas pontas distribuem-se de forma eqidistante e regular.

4.4 Regulamento de Uniformes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Esprito Santo (...) Art. 28
2 Oficiais 1. Insgnia Composta: estrela radiada com oito pontas, bordada, tendo em seu interior duas machadinhas na cor amarelo-ouro, cruzadas em um ngulo de 45, com uma tocha na cor amarelo-ouro ao centro, sobre um fundo vermelho circundado, primeiramente, por uma coroa amarelo-ouro, depois por uma coroa azul e por ltimo por uma coroa na cor amarelo-ouro. Os raios das oito pontas sero na cor amarelo-ouro. Na coroa azul haver cinco estrelas de cinco pontas na cor amarelo-ouro, igualmente espaadas, com uma delas alinhada com o eixo da tocha. 2. Insgnia Simples: estrela simples com quatro pontas, bordada, tendo em seu interior duas machadinhas na cor amarelo-ouro, cruzadas em um ngulo de 45, com uma tocha na cor amarelo-ouro ao centro, sobre um fundo vermelho circundado, primeiramente, por uma coroa na cor branca, depois por um crculo azul e por ltimo por um crculo na cor branca. Os raios das quatro pontas sero na cor branca. Na coroa azul haver cinco estrelas de cinco pontas na cor branca, igualmente espaadas, com uma delas alinhada com o eixo da tocha. 3. Estrela Simples: estrela de cinco pontas, bordada, na cor amarelo-ouro

4.5 Regulamento de Uniformes da Polcia Militar do Distrito Federal

(...) ANEXO N. 1 AO REGULAMENTO DE UNIFORMES DA POLCIA MILITAR DO DISTRITO FEDERAL. a. Insgnias Base: (Fig. 75) Estrela singela, cinzelada, toda dourada, medindo 25mm de dimetro. b. Insgnia Simples; (Fig. 74) Formada por um escudo de duas circunferncias perfiladas, em prata; o crculo central vermelho,esmaltado, e contm uma estrela cinzelada, simples em ouro, o espao entre as duas circunferncias azul, esmaltado, tangenciando com os vrtices internos do resplendor, que prata, tem o formato cruciforme, e composto de trinta e seis (36) lminas convexas, envolvendo o escudo central ficando sob este; o conjunto tem 25mm no eixo maior. c. Insgnia Composta (Fig. 69) Formado de escudo idntico ao da Insgnia Simples, resplendor de metal dourado, composto de dois resplendores idnticos tambm da Insgnia Simples, superpostos, tendo as pontas alternadas; o conjunto mede 25mm no eixo maior.

4.6 Regulamento de Uniformes da Polcia Militar do Estado do Paran


(...) Art. 29 - As insgnias destinam-se a identificar os postos e graduaes na PMPR e tm as seguintes classificaes, composio e uso: (...) Estrela Singela estrela cinzelada, toda dourada. Insgnia Simples PM formada por um escudo de duas circunferncias perfiladas, em prata; o crculo central em vermelho esmaltado contm, em relevo,

uma estrela cinzelada, simples, em ouro; o espao entre as circunferncias de cor azul esmaltado, tangenciando com os vrtices internos da figura base e tem uma bordadura de cinco estrelas, em prata; um resplendor, em prata, de formato cruciforme, formado de 36 lminas convexas, envolve a figura central, ficando em plano inferior. Insgnia Composta PM s varia da insgnia simples PM por ser o citado resplendor em ouro e possuir um segundo resplendor, tambm em ouro, e de formato cruciforme, que sobressai nos vrtices internos do primeiro, apresentando 20 lminas convexas, ficando em plano inferior.

4.7 Regulamento de Uniformes da Polcia Militar do Estado do Rio de Janeiro


(...) Art. 26 - As insgnias dos Oficiais e Aspirantes a Oficial so constitudas de trs tipos de peas assim descritas: (...) I - INSGNIA BASE - Estrela singela, cinzelada, em metal dourado com vinte e cinco milmetros de dimetro, a de tamanho grande ( fig 127 ), a pequena com milmetros de dimetro (fig.128): (...) II - INSGNIA SIMPLES - Formada por um escudo de duas circunferncias perfiladas em prata. O crculo central vermelho esmaltado e contm, em relevo, uma estrela cinzelada, em ouro. O espao entre as circunferncias e de cor azul-francs, esmaltado e tem uma bordadura de cinco estrelas, em prata. Um resplendor em prata, cruciforme, formado por trinta e seis lminas convexas, envolve a figura central, ficando em plano inferior. O conjunto tem vinte e cinco milmetros de dimetro, em tamanho grande (fig 127); em tamanho pequeno, tem dez milmetros de dimetro (fig 128): (...) III - INSGNIA COMPOSTA - Formada por um escudo de duas circunferncias perfiladas em ouro. O crculo central e o espao entre as circunferncias so idnticos aos da insgnias simples. Embaixo, um resplendor em ouro, cruciforme, formado de trinta e seis lminas convexas, envolvendo o escudo. Um segundo resplendor, em ouro, tambm cruciforme, sobressai nos vrticos internos do primeiro, apresentando vinte lminas convexas, em plano inferior. O conjunto tem vinte e cinco milmetros de dimetro, em tamanho grande (fig 127); em tamanho pequeno tem dez milmetros de dimetro (fig 128):

4.8 Regulamento de Uniformes da Polcia Militar do Estado do Paraba


(...) Art. 15 - A composio e disposio das insgnias de Comandante-Geral PM, Subcomandante-Geral PM, Oficial Superior PM, Oficial Intermedirio PM e Oficial Subalterno PM obedecem s seguintes prescries: (...) Estrela com oito pontas, sendo cada uma das pontas da estrela em formato de resplendor, composto por nove lminas na cor amarelo-ouro (dourado). A estrela contm em seu centro um escudo formado por duas circunferncias, sendo o crculo central vermelho com contorno dourado, contendo uma estrela simples de cinco pontas na cor amarelo-ouro (dourado). A circunferncia externa na cor azul contendo cinco estrelas de cinco pontas na cor amarelo-ouro (dourado). Estrela com quatro pontas, na cor cinza escuro (prateada), sendo cada uma das pontas da estrela em formato de resplendor composto por nove lminas, dispostas em linha reta. A estrela contm em seu centro um escudo formado por duas circunferncias, sendo o crculo central vermelho com contorno amarelo-ouro (dourado), contendo uma estrela simples de cinco pontas na cor cinza escuro

(prateada). A circunferncia externa na cor azul contendo cinco estrelas de cinco pontas na cor cinza escuro (prateada).

4.9 Regulamento de Uniformes e Apresentao Pessoal da Brigada Militar


(...) Art. 14 Insgnia a representao especfica de determinado posto ou graduao, sendo constitudas conforme estabelece os pargrafos deste artigo. I - estrela simples: constituda por um escudo de duas circunferncias perfiladas em prata, sendo o circulo central vermelho-esmaltado e contendo, em relevo, uma estrela cinzelada simples, em ouro, com o espao entre as circunferncias de cor azul-esmaltado, tangenciando com os vrtices internos da figura-base, tendo uma bordadura de cinco estrelas pequenas, em prata e, um resplendor prateado de formato cruciforme, formado de trinta e seis lminas convexas que envolve a figura central, ficando em plano inferior, que no conjunto tem vinte e cinco milmetros no eixo maior; II - estrela composta: constituda por um escudo de duas circunferncias perfiladas em ouro, sendo o crculo central vermelho-esmaltado contendo, em relevo, uma estrela cinzelada, simples, em ouro, com o espao entre as circunferncias de cor azul-esmaltado, tangenciando com os vrtices internos da figura base, tendo uma bordadura de cinco pequenas estrelas, em prata e, um resplendor dourado de formato cruciforme, formado de trinta e seis lminas convexas, que envolve a figura central ficando em plano inferior, e no segundo resplendor dourado, tambm de formato cruciforme, sobressai nos vrtices internos do primeiro, apresentando vinte lminas convexas, ficando em plano inferior, que no conjunto tem vinte e cinco milmetros no eixo maior.

4.10 Regulamento de Uniformes da Polcia Militar do Estado do Acre


(...) Art. 24 As insgnias dos Oficiais e Aspirante a Oficial da Polcia Militar so contribudas de trs tipos de estrelas, assim descritas: 1. Insgnia Base. Estrela singela, cinzelada, toda prateada com vinte e cinco milmetro de dimetro. (fig.41). 2. Insgnia Simples. Formada por escudo de duas circunferncias, perfiladas em prata. O crculo central vermelho esmaltado e contm em relevo, uma estrela cinzelada, simples em ouro. O espao entre as circunferncias de cor azul esmaltado, tangenciando com os vrtices internos da figura base e tem uma bordadura de cinco estrelas em prata. Um resplendor, em prata, de formado cruciforme, formado de 36 (trinta e seis) lminas convexas, envolve a figura central ficando em plano inferior. O conjunto em 25 (vinte e cinco) milmetros no eixo maior. (fig. 42). 3) Insgnia Composta. Formada por um escudo de duas circunferncias perfiladas em ouro. O crculo central vermelho esmaltado e contm em relevo, uma estrela cinzelada, simples em ouro. O espao entre as circunferncias de cor azul esmaltado, tangenciando com vrtices internos da figura base, e tem uma bordadura de 05 (cinco) estrelas, em prata. Um resplendor em ouro, de formato cruciforme, formado de 36 (trinta e seis) lminas convexas, envolve a figura central, ficando em plano inferior. Um escudo resplendor em ouro, tambm de formato cruciforme sobressai nos vrtices internos do primeiro, apresentando 20 (vinte) lminas convexas ficando em plano inferior. O conjunto tem 25 (vinte e cinco) milmetros, no dimetro maior. (fig. 43).

5. CONSIDERAES No exame deste largo rol, 09 (nove) Regulamentos de Uniformes foram apresentados, dos quais, aps o cotejamento e anlise de todas as especificaes infere-se a seguinte avaliao quantitativa: a. 06 (seis) se amoldaram perfeitamente alguns com descrio Ipsis Litteris a regra estabelecida pela Portaria n 340 DF de 04 de outubro de 1971; b. 02 (dois) atenderam o estabelecido na norma maior, inovando apenas por descreverem o mesmo smbolo de outra forma; e c. 01 (um), o Regulamento de Uniformes e Insgnias da Polcia Militar de Rondnia, adotou outras insgnias, e, conseqentemente, pouco ou nada assemelhou-se da regra basilar.

Disto, entende-se que o RUI PMRO foi o nico instituto desta proposta distante da regra originalmente fixada - inclusive em relao a outras corporaes coirms no citadas no entanto, acredita-se tambm, que tal caderno alcanou o objetivo proposto de regular e especificar os smbolos em discusso. Todavia podemos considerar tecnicamente que a nossa legislao, no que concerne ao assunto tratado, foi singela e diminuta em demasia. Quanto a origem ou motivo das insgnias bordadas dos Postos divergirem entre as utilizadas nas Platinas dos uniformes, nada de concreto ou indicado em termo foi encontrado durante a pesquisa, entretanto, pelo o apurado, rumores revelam que os atuais smbolos (estrelas) foram adotados, pois nos idos passados no havia em Rondnia empresa ou pessoa hbil para tecer (bordar) com a riqueza de detalhes necessria.

6. PROPOSTA Por fim, no sentido de toda esta apresentao, conforme prescreve o Art. 10, o Art. 68 e o Pargrafo nico do Decreto n 7462, de 08 de maio de 1996 (Regulamento de Uniformes e Insgnias da Polcia Militar do Estado de Rondnia) e a fim reestilizar/aperfeioar as insgnias e descries tcnicas dos Postos do oficialato da PMRO, bem como no intuito de harmonizar o uso das referidas figuras no mbito da Corporao, adequar-se a legislao pertinente, aproximar parte da nossa simbologia das demais coirms e avivar o sentimento solene quanto ao uso da farda, propomos o que segue:

a. Que as insgnias dos Postos do oficialato utilizadas nas Luvas de Ombro sejam descritas e confeccionadas da seguinte forma:

10

Estrela Base (singela): Estrela cinzelada, toda dourada, com 25 (vinte e cinco) milmetros de dimetro. (Figuras 1 e 2)

Fig. 1

Fig. 2

Insgnia Simples: Formada por um escudo de duas circunferncias perfiladas em prata; o crculo central em vermelho esmaltado contm, em relevo, uma estrela cinzelada simples em ouro; o espao entre as circunferncias de cor azul esmaltado, tangenciando com os vrtices internos da figura base e tem uma bordadura de cinco estrelas em prata; um resplendor em prata, de formato cruciforme, formado de 36 (trinta e seis) lminas convexas, envolve a figura central, ficando em plano inferior. O conjunto tem 25 (vinte e cinco) milmetros no eixo maior. (Figuras 3 e 4)

Fig. 3

Fig. 4

Insgnia Composta: Formada por um escudo de duas circunferncias perfiladas em ouro; o crculo central em vermelho esmaltado contm, em relevo, uma estrela cinzelada simples em ouro; o espao entre as circunferncias de cor azul esmaltado, tangenciando com os vrtices internos da figura base e tem uma bordadura de cinco estrelas em ouro; um resplendor em ouro, de formato cruciforme, formado de 36 (trinta e seis) lminas convexas, envolve a figura central, ficando em plano inferior; um segundo resplendor em ouro, com pontas alternadas e sobressaindo em relao ao primeiro, de formato cruciforme, formado de 20 (vinte) lminas convexas, ficando em plano inferior. O conjunto tem 25 (vinte e cinco) milmetros no eixo maior. (Figuras 5 e 6)

Fig. 5

Fig. 6 11

b. Que insgnia do Coronel PM, Subcomandante Geral da PMRO seja assim descrita e confeccionada: Formada por 03 (trs) insgnias compostas dispostas longitudinalmente no mesmo estilo da insgnia de Coronel PM, ladeado em ambos os lados por ramos de louros com caules cruzados e na cor amarelo-ouro. (Figuras 7 e 8)

Fig. 7

Fig. 8

c. Que as insgnias quando bordadas na Luva de Ombro fiquem desta forma:

Coronel PM

Coronel PM

Capito PM

Major PM

2 Tenente PM

2 Tenente PM

Aspirante-a-Oficial PM

12

Respeitosamente, Cacoal, 13 de setembro de 2011.

THIAGO RAPHAEL CAMPOS DA SILVA 2 Ten PM Proponente

MARCELO VICTOR DUARTE CORRA 2 Tenente PM Proponente

13

REFERNCIAS

AVISO MINISTERIAL N 102, de 17 de julho de 1993. Ministrio da Guerra; PORTARIA N 340 DF, de 04 de outubro de 1971. Ministrio do Exrcito; Termo de Deliberao n 001 do Conselho de Comandantes-Gerais das Polcias Militares e Corpos de Bombeiros Militares do Brasil. So Paulo, 13 de abril de 2000; Regulamento de Uniformes e Insgnias da Polcia Militar do Estado de Rondnia (RUI PMRO). Decreto n 7462, de 08 de maio de 1996; Regulamento de Uniformes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado Do Amap. Portaria n 236/06 DDRH, de 16 de novembro de 2006; Regulamento de Uniformes e Insgnias do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Esprito Santo (RUICBMES). Decreto n. 2.232-R, de 17 de maro de 2009. Regulamento de Uniforme da Polcia Militar do Distrito Federal (RUPM). Decreto n 8.580 de 03 de abril de 1985. Regulamento de Uniformes da Polcia Militar do Paran. Decreto n 3.568, de 02 de maro de 2001; Regulamento de Uniformes da Polcia Militar do Estado do Rio De Janeiro. Decreto n 8898, de 01 de abril de 1986; Regulamento de Uniformes da Polcia Militar da Paraba (RUPMPB). Decreto n 45.993, de 14 de novembro de 2008;. Regulamento de Uniformes e Apresentao Pessoal da Brigada Militar. Decreto n 122, de 23 de agosto de 1982; Anexo Portaria n PM4-001/2.1/97. Descrio e especificao das peas dos uniformes da Polcia Militar do Estado de So Paulo Proposta de Texto Base n 014 da Diretoria de Suprimento do Exrcito Brasileiro. Braslia, 15 de janeiro de 2002; FIDALGO, Antnio. Semitica Geral. Universidade da Beira Interior. Covilh, janeiro de 1999; CARMO, Antnio E. Sucena do Carmo. Os dois principais smbolos das tropas praquedistas portuguesas: Tradio e Vocao. Edio do Autor. Lisboa, 2006; e MOSER, Antnio A importncia dos smbolos na vida e na cultura dos povos. Franciscanos. Disponvel em: http://www.franciscanos.org.br/v3/vidacrista/artigos/moser/artigos_56.php. Acesso em 02 de setembro de 2011.

14

Вам также может понравиться