Вы находитесь на странице: 1из 2

GUA VIDA, gua elemento vital, gua purificadora, gua recurso renovvel, so alguns dos significados referidos em diferentes

s mitologias, religies, povos e culturas, em todas as pocas. Os ciclos de energia fsica, qumica e biolgica que engendram ou conservam as diferentes formas de vida nos ecossistemas naturais da Terra, em geral, e nos contextos antrpicos, em particular, esto intimamente ligados ao ciclo das guas. Entretanto, a ocorrncia de secas ou enchentes em rea onde no mora ningum ou que no constitui objeto de vantagens scio-econmicas e polticas no passa de um fenmeno fsico. Portanto, a opo pelo desenvolvimento sustentvel processo que deve compatibilizar, no espao e no tempo, o crescimento econmico, com a conservao ambiental, a qualidade de vida e a eqidade social torna a seca ou enchente um fato social, para alm de sua marca fsica. De fato, de origem social o comportamento humano que agrava os efeitos da seca ou da enchente pelo desmatamento, pela ocupao das vrzeas dos rios, pela impermeabilizao do solo no meio urbano, pelo lanamento de esgoto no-tratado nos rios, pelo desperdcio da gua disponvel. tambm de origem social a atitude poltico-cientfica diante da questo, na qual pode prevalecer tica enviesada de unilaterizao fsica ou social. Nessas condies, a avaliao do problema da gua de uma dada regio j no pode se restringir ao simples balano entre oferta e demanda. Deve abranger tambm os inter-relacionamentos entre os seus recursos hdricos com as demais peculiaridades geoambientais e scio-culturais, tendo em vista alcanar e garantir a qualidade de vida da sociedade, a qualidade do desenvolvimento scio-econmico e a conservao das suas reservas de capital ecolgico. Nossa motivao bsica neste trabalho recusa o determinismo fsico-climtico que tem servido de justificativa cultura da crise da gua no Mundo ou no Brasil, bem como a cultura da seca na regio Nordeste. As condies fsico-climticas que predominam na regio Nordeste do Brasil podem, relativamente, dificultar a vida, exigir maior empenho e maior racionalidade na gesto dos recursos naturais em geral e da gua, em particular, mas no podem ser responsabilizadas pelo quadro de pobreza amplamente manipulado e sofridamente tolerado. Destarte, o que mais falta no semi-rido do Nordeste brasileiro no gua, mas determinado padro cultural que agregue confiana e melhore a eficincia das organizaes pblicas e privadas envolvidas no negcio da gua.

Significados da crise da gua


O Brasil apresenta em todos os quadrantes do seu territrio as condies necessrias ao desenvolvimento da vida, j assinaladas por Aristteles, no sculo IV aC a presena simultnea de terra, ar, gua e calor. "Terra e ar existem em todos os lugares e com qualidade propcia vida em geral. Restam gua e calor: se falta um ou outro, a vida desaparece". gua e calor no faltam no Brasil e, relativamente, gua na regio Nordeste.

Вам также может понравиться